Review: Galaxy S Duos

Aparelho alia configuração intermediária com bom suporte a dois SIM cards

Por e , de INFO Online
• quarta, 20 de fevereiro de 2013
//

Avaliação

Prós: Dual SIM; boa configuração
Contras: Duração de bateria; não toca XviD e DivX
Conclusão: Aparelho com desempenho acima da média entre os Dual SIM
7.9
R$ 1.049
Comparar
  • 0
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
Configuração 8,4
Usabilidade 8
Diversão 7,8
Bateria 7,3
Design 7,8

Avaliação de Airton Lopes / Com visual inspirado no Galaxy S III e Android 4 modificado para ter a mesma interface do smartphone mais cobiçado da Samsung, o S Duos é a prova de que celular com entrada para dois SIM cards não é sinônimo de aparelho fraco. Ele não é um modelo topo de linha, mas tem acabamento e configuração respeitáveis. O processador de 1 GHz é o padrão, mas o Galaxy S Duos trabalha com mais memória RAM (768 MB), o que ajuda a rodar aplicativos com suavidade e bom visual, pois sua tela de 4 polegadas tem alta definição. O gerenciamento dos SIM cards oferece uma função para que o usuário nunca perca uma chamada, mesmo quando está usando um chip para falar e recebe uma ligação no outro. Essa segunda chamada pode ser encaminhada para a outra linha, para ser atendida ou mantida em espera. Mas esse redirecionamento é tarifado pela operadora. Se preferir manter o recurso Dual Sim Ativo desligado, a segunda chamada cairá no correio de voz, como em outros celulares de dois chips.

Avaliação de Cauã Taborda / Equipado com um Cortex A5 rodando a 1 GHz, o Galaxy S Duos posaria nas prateleiras como um simples intermediário. Mas, para tornar sua oferta mais atraente, o aparelho que simula o visual do Galaxy S III apelou para o suporte a dois cartões SIM.

//

Em duas linhas

Para que o Ice Cream Sandwich gerencie duas linhas de forma simultânea sem muitos engasgos, a memória RAM ganhou um reforço em relação aos concorrentes dessa categoria. São 768 MB. Durante nossos testes, o conjunto equilibrado entre o processador e memória garantiu suavidade no sistema e abertura de aplicativos. No entanto, no gerenciamento das linhas, há uma lentidão aparente. O próprio sistema gera um alerta, de que o uso das linhas em modo simultâneo pode deixar o S Duos mais lento, ou seja, há um sacrifício do desempenho para que os dois chips recebam ligações ao mesmo tempo.

Independente do uso no modo Dual SIM ativo, o aparelho permite que o usuário escolha para qual chip será feita a chamada em uma ligação. No modo não simultâneo, as chamadas encaminhadas a outra linha, enquanto se está em uma ligação, são encaminhadas automaticamente para a caixa de mensagens. No modo ativo o usuário ouviria um bip e a chamada ficaria em espera. Como comentado acima, essa operação de redirecionamento é tarifada e seu custo varia para cada operadora. Em nossos testes, o Dual SIM ativo não funcionou colocando um SIM card Tim e outro Claro.

Para inserir os dois cartões é necessário remover a tampa traseira e também a bateria. O acesso ao primeiro SIM é simples e descomplicado. O problema surge no segundo cartão. A falta de espaço faz com que a remoção seja difícil. É preciso recorrer a uma caneta ou qualquer outro objeto para tornar a tarefa menos árdua.

Na listagem de chamadas recebidas, efetuadas e perdidas, um pequeno ícone identifica qual dos cartões está envolvido. No menu de configuração dos SIM cards, é possível atribuir um nome ou número ao cartão, facilitando seu uso. Para quem possui mais de dois cartões, o aparelho identifica as informações atribuídas a um cartão já utilizado.

//

Construção

Com um corpo construído completamente em plástico, o Galaxy Duos empresta o visual do Galaxy S III. Menor e ligeiramente mais espesso, o aparelho falha em entregar uma carcaça mais sólida. Mesmo que o aspecto final do S III não reforce uma construção mais sólida, sua tampa traseira em policarbonato e uma resina protetora em todo o aparelho lhe dão uma força extra. Isso não se repete no Duos, que tem uma abordagem muito mais óbvia em direção à redução de custos.

Pesando 119 g e medindo 6,3 por 12,0 por 1,1 cm, ele é um aparelho confortável no geral. Seus cantos arredondados conferem uma boa pegada e, graças à tela de 4 polegadas, é possível operá-lo com uma única mão com certa praticidade.

Mantendo um visual simples, o Duos traz uma alavanca para controle de volume em uma das laterais e, na outra, uma entrada para cartão microSD acompanhada de um botão para bloquear/desbloquear a tela. Na face superior há uma entrada P2 para fones. Um botão dedicado para a câmera pode fazer falta, principalmente pelo fato de o registro veloz de imagem do S III não estar presente.

//

Tela e interface

Com resolução de 800 por 480 pixels, a tela de 4 polegadas faz um bom trabalho. Mesmo que serrilhados sejam perceptíveis em alguns aplicativos e até mesmo em itens da interface TouchWiz, a representação fiel das cores e bom brilho compensam a densidade de pixels. A resposta aos toques é boa, mesmo nas extremidades, o que dá ao Duos uma ligeira vantagem em relação a outros aparelhos de dois chips, que normalmente contam com hardware mais tímido e painéis de menor qualidade.

Rodando o Ice Cream Sandwich (Android 4.0.4), o Duos conta com os recursos tradicionais da interface Samsung. Eles incluem um ótimo organizador de contatos, com integração com o Facebook e um grande número de campos, ações com movimento de pinça e aplicativos pré-instalados.

Os destaques são o ChatOn (mensageiro da Samsung), GameHub (Jogos selecionados pela Samsung) e Notas (anotações e lembretes). Não traz um pacote de escritório, comum nos modelos topo de linha.

O player multimídia aceita os formatos MP3, eAAC+, WMA, WAV, MP4, H.263, H.264 e WMV. Para áudio, são exibidas as capas de álbuns e as opções padrão estão disponíveis, como exibição por artista, música e criação de listas. Nos vídeos, não há reconhecimento de legendas. Há sintonia de rádio FM, gravador de voz e TrackID para reconhecer músicas tocando a seu redor.

//

Câmeras

Com 5 megapixels, a câmera do Duos faz um bom resultado com boas condições de luz. Mas, a exemplo de outros aparelhos intermediários, o resultado é ruim com pouca iluminação e há muita presença de ruído.

Reviews relacionados

///

Smartphones

Multilaser Agata

20/12/2012

Aparelho tem tela de 5 polegadas, aceita dois cartões SIM e tem boa duração de bateria

7.2
R$ 999

Comentários

///
//

Ficha técnica

  • Conexão: 3G
  • SO: Android 4
  • Processador: Qualcomm MSM7227A Snapdragon, Cortex A5 1 GHz
  • Armazenamento: 4 GB + microSD
  • Tela: 4
  • Câmera: 5 MP e 0,3 MP
  • Peso: 119 g
  • Duração de bateria: 7h23min

Categorias de Reviews

///

Reviews

///
INFO Online - Copyright © 2013, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.