Galaxy S II Lite é o campeão intermediário

Com configuração equilibrada, aparelho se destaca na categoria

• 14 de maio de 2012
Foto: Cauã Taborda
Avaliação
8.4 /10
999.00 reais
galaxys2lite galaxys2lite galaxys2lite galaxys2lite galaxys2lite

nossa avaliação

prós Configuração equilibrada; bons recursos; compacto e leve;
contras Gravação de vídeo em 720p
conclusão Aparelho ágil e com boa relação entre custo e benefício;

ficha técnica

  • 3G
  • Android 2.3 (Gingerbread)
  • Cortex A9 1 GHz dual core
  • 8 GB + MicroSD
  • Tela de 4”
  • Câmeras de 5 MP e 1,3 MP
  • 119 g
  • 9h19min de bateria
A tradição não costuma ser caridosa com os smartphones da faixa intermediária. Com recursos similares a seus irmãos topo de linha, mas com diferenças cruciais, esses aparelhos podem ser comparados ao vice-campeão. Como aquele atleta que liderou a prova em vários momentos, mas que não apresentou o fôlego necessário para cruzar a linha de chegada em primeiro, o Galaxy S II Lite chama atenção por executar tarefas com a mesma eficácia de seu antecessor topo de linha a um preço bem mais atraente.

Classificada como Lite, termo originário do inglês e empregado em alimentos e bebidas com redução de gordura e açúcar, essa versão do Galaxy S II é na verdade mais gorda e pesada em relação à original. O aparelho pesa 119 gramas, contra 116 gramas do anterior. Medindo 6,3 por 12,32 por 1,06 centímetros, o S II Lite tem um corpo mais compacto e ligeiramente mais espesso. No entanto, nenhuma dessas características pode ser apontada como uma falha. Construído totalmente em plástico, o smartphone é muito confortável de manusear. Seu corpo curvado mescla o estilo do Galaxy X com a simplicidade costumeira da Samsung. Há controles laterais para volume, um botão dedicado a ligar/desligar o aparelho, o tradicional botão “Home” e outros dois botões sensíveis ao toque (Menu e Voltar). Infelizmente não há um botão dedicado a controlar a câmera traseira de 5 megapixels, que conta com flash LED e gravação de vídeo em 720p.



A tela Super AMOLED Plus de 4 polegadas tem resolução de 480 por 800 pixels e ótima resposta aos toques. Por conta do brilho com boa intensidade e a fidelidade nas cores, a tela torna a exibição de fotos e vídeos agradável. Outro fator que contribui para que o S II Lite seja um bom reprodutor multimídia é a compatibilidade com vários formatos. O player rodou sem engasgos arquivos MP4, XviD, DivX (com legenda srt), MKV, H.264, FLV e ASF. Mesmo sem uma porta HDMI, a Samsung oferece a conexão com TVs e outros dispositivos por DLNA com o AllShare, ou ainda com um adaptador (vendido separadamente). Com uma interface bastante agradável, o AllShare exibe raízes de pasta, capas de álbum para as músicas e miniaturas de fotos e vídeos. A conexão com dispositivos compatíveis é feita em poucos passos.

Para tornar o Android 2.3 mais completo, o Galaxy S II Lite traz a versão 4.0 da interface TouchWiz. Mesmo se distanciando da versão pura do sistema do Google, as modificações da Samsung são muito positivas. O player de música traz equalizações pré-definidas, tecnologia de melhoria de som DNSe e virtualização de canais 5.1. A capa dos álbuns recebe destaque na aba “Em execução”, mas ela pode ser trocada pelo equalizador se esse for o desejo do usuário. A troca de música é feita pelos botões dedicados ou pelo simples deslizar dos dedos na tela. Os curiosos também podem consultar informações sobre a música, banda ou um clipe no Google ou YouTube.



O catálogo de endereços é outro grande destaque da interface TouchWiz. Há opção para exibir somente contatos com números de telefone, mostrar ou ocultar grupos criados (incluindo os de redes sociais) e alterar a ordem da lista (primeiro ou último nome). Um toque na imagem de um contato abre a caixa Quick, com atalhos para chamada, texto ou e-mail. Ao deslizar o dedo para a direita sobre um contato gera uma ligação, o movimento na direção oposta cria uma nova mensagem. A conexão com Facebook ou LinkedIn mescla os contatos das redes com os do catálogo, evitando duplicatas. A página dos contatos exibe diferentes abas. A primeira traz as informações gerais como número de telefone e e-mails, a segunda reúne o histórico de ligações e mansagens, enquanto a terceira e quarta são dedicadas a atualizações de redes sociais. Ao digitar um número de telefone no discador, o aparelho oferece sugestões de contatos para o número correspondente. Mesmo parecendo um recurso elementar, ele não está presente nas versões puras do Android. As mensagens são agrupadas em conversas e, assim como no catálogo de endereços, um deslizar de dedos gera uma nova mensagem (esquerda) ou uma ligação (direita). Além do aplicativo de Gmail, que permite a sincronia de múltiplas contas, o Galaxy S II Lite traz um gerenciador padrão de e-mail com suporte a IMAP e POP. As pastas criadas online são exibidas ao lado das originais “caixa de entrada”, “rascunhos” e “itens enviados”. Para que o usuário não se confunda com inúmeras contas, é possível atribuir uma cor para cada uma.

Reviews relacionados

///

Smartphones

Xperia Mini Pro é compacto e ágil

03/01/2012

Aparelho tem Android 2.3, ótimo teclado QWERTY e boa tela

Review completo »
7.8/10
806.00 reais

Smartphones

Galaxy X é o puro-sangue da Samsung

24/04/2012

Aparelho é o primeiro a receber o Ice Cream Sandwich

Review completo »
9.1/10
1999.00 reais

Comentários

///
10 Impecável. O produto é perfeito. Não há nada a ser melhorado.
9,0 - 9,9 Ótimo. Qualidade excepcional. É difícil, mas não impossível, aperfeiçoar alguma coisa.
8,0 - 8,9 Muito bom. Satisfaz as necessidades do usuário e é bastante superior à média do mercado.
7,0 - 7,9 Bom. Atende bem às necessidades do usuário, embora tenha alguns pontos fracos.
6,0 - 6,9 Médio. Seus pontos fortes superam as falhas e ele atende à maioria das necessidades.
5,0 - 5,9 Regular. Pode ser uma solução satisfatória para alguns usuários.
4,0 - 4,9 Fraco. Embora possa ser útil em algumas situações, o produto tem problemas substantivos.
3,0 - 3,9 Muito Fraco, As falhas são graves, anulando os eventuais pontos fortes.
2,0 - 2,9 Ruim. Não há atrativos a destacar; só pontos fracos.
1,0 - 1,9 Bomba. O produto é tão ruim que é difícil achar utilidade para ele.
0 - 0,9 Lixo. Você não deve aceitar esse produto nem de graça.