Atrix TV é o intermediário com TV digital

Aparelho tem desempenho mediano mas boa construção

• 11 de julho de 2012
Foto: Rafael Evangelista
Avaliação
7.7 /10
891.00 reais
atrixtv atrixtv atrixtv atrixtv

nossa avaliação

prós TV Digital; boa resolução de tela
contras Baixa compatibilidade com arquivos de vídeo
conclusão Aparelho para quem quer TV digital e um smartphone para uso comum

ficha técnica

  • 3G
  • Android 2.3
  • Cortex A5 1 GHz
  • 1 GB + microSD (2 GB)
  • Tela de 4”
  • Câmera de 8 MP
  • 130 g
  • 10h07min de bateria
Em janeiro de 2011 a Motorola apresentou ao mundo o Atrix, um smartphone revolucionário que teria a força necessária para substituir um netbook. Equipado com processador dual core, o Atrix chamava atenção por seu acessório webtop, um netbook com encaixe para o smartphone, que servia como central de processamento e comandava todo o show.

O conceito parece não ter decolado, já que a Motorola abandonou sua interface webtop em aparelhos mais modernos, como Razr e Razr Maxx. Agora, mais de um ano depois, a empresa decide revisitar o nome e lançar no Brasil o Atrix TV, um aparelho intermediário que tem como principal destaque a sintonia de TV digital no padrão 1-seg.

Com tela de 4 polegadas e resolução de 854 por 480 pixels, o Atrix TV fica acima da média na exibição de imagens. Como seu foco é a sintonia de TV digital, uma tela de qualidade é um recurso obrigatório. Assim como outros aparelhos que trabalham com o padrão 1-seg, a resolução não é das melhores. Mas não há grandes problemas quando a exibição acontece na pequena tela. Para não perder o sinal, o aparelho conta com uma antena retrátil.



O aplicativo MotoTV não é dos mais rápidos. A troca de canal demora de 3 a 5 segundos para acontecer. Os botões também não respondem da melhor forma possível. Os pontos positivos são a exibição do guia de programação, recurso para gravar a programação em MP4 com agendamento e a captura de tela de um canal (ao ativar a função são geradas quatro imagens para que o usuário selecione a melhor).

Rodando o Android 2.3 (Gingerbread) com MotoBlur, a interface do Atrix TV é muito similar à do Milestone 3. Com um visual bem modificado, as transições são pesadas e não muito ricas, ao contrário do que acontece nos aparelhos topo de linha da marca, como o Razr. Durante os testes do INFOlab observamos travamentos pontuais e lentidão com widgets muito carregados nas telas iniciais. O baixo desempenho é fruto do processador Cortex com um núcleo de 1 GHz e 512 MB de RAM.

Com 1 GB de memória interna, o Atrix TV sofre dos mesmos males dos intermediários. Mesmo com a transferência de apps para o cartão microSD, há momentos em que uma instalação na mesma pasta do sistema é necessária. Por esse motivo, quanto mais espaço interno um aparelho com Android oferecer, melhor será a vida do usuário.

A câmera de 8 megapixels faz o essencial: fotos com boa qualidade e gravação de vídeo em 800 por 480 pixels. Para as situações com pouca luz há um flash LED. A câmera frontal para vídeochamadas tem resolução de 1,3 megapixels.



O player de vídeo nativo é um ponto fraco do aparelho. Em nossos testes o Atrix TV rodou arquivos no formato MP4 e XviD sem legendas. Para acessar conteúdo de outros dispositivos, o aparelho traz os aplicativos MediaSee e MediaSer. O primeiro busca conteúdo de gadgets compatíveis com DLNA, o segundo é um servidor de arquivos para enviar conteúdo do aparelho a outros dispositivos.

Reviews relacionados

///

Comparativos

Qual o melhor intermediário com Android, S II Lite ou Honor?

15/06/2012

Aparelhos custam 999 reais, são equipados com telas de 4" e rodam o Gingerbread

Review completo »
0.0/10
0.00 reais

Smartphones

Galaxy Beam é o intermediário com projetor embutido

02/07/2012

Aparelho da Samsung tem processador dual core e ótima duração de bateria

Review completo »
8.2/10
999.00 reais

Comentários

///
10 Impecável. O produto é perfeito. Não há nada a ser melhorado.
9,0 - 9,9 Ótimo. Qualidade excepcional. É difícil, mas não impossível, aperfeiçoar alguma coisa.
8,0 - 8,9 Muito bom. Satisfaz as necessidades do usuário e é bastante superior à média do mercado.
7,0 - 7,9 Bom. Atende bem às necessidades do usuário, embora tenha alguns pontos fracos.
6,0 - 6,9 Médio. Seus pontos fortes superam as falhas e ele atende à maioria das necessidades.
5,0 - 5,9 Regular. Pode ser uma solução satisfatória para alguns usuários.
4,0 - 4,9 Fraco. Embora possa ser útil em algumas situações, o produto tem problemas substantivos.
3,0 - 3,9 Muito Fraco, As falhas são graves, anulando os eventuais pontos fortes.
2,0 - 2,9 Ruim. Não há atrativos a destacar; só pontos fracos.
1,0 - 1,9 Bomba. O produto é tão ruim que é difícil achar utilidade para ele.
0 - 0,9 Lixo. Você não deve aceitar esse produto nem de graça.

Últimas do gadgets

///