Galaxy Note 2 ou Galaxy S III ?

Ajudamos a sanar essa dúvida cruel de quem busca desempenho

• 1 de novembro de 2012
Telas enormes, processadores quad core e todos os recursos do mundo Android com interfaces bastante inteligentes. As similaridades entre os dois aparelhos topo de linha da Samsung são grandes. Tanto o Galaxy S III e Galaxy Note 2 assumem a liderança em suas frentes de combate. De um lado, um smartphone tradicional que chamou atenção por sua interface adaptada. Do outro, a segunda geração de um aparelho que inaugurou a corrida dos híbridos entre tablets e celulares.

Com preços acima dos 2 mil reais, os dois aparelhos possuem o melhor hardware entre os aparelhos com Android no mercado brasileiro. Além disso, os dois são grandalhões e muito parecidos. Até mesmo em seus pontos negativos. Os dois aparelhos deixaram o LTE (4G) no padrão brasileiro de fora. Mas, como as redes ainda estão em testes, o HSPA+ pode permanecer o teto de velocidade por um bom tempo.

Na batalha de especificações, a briga é dura. Há uma vantagem matemática para o Note 2 que, por ser mais novo, traz um chip mais atual e 2 GB de RAM.



Benchmark Quadrant (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Samsung / Galaxy Note 2
6.033

Samsung / Galaxy S III
5.332

Motorola / Razr HD
4.728

LG / Optimus 4X HD
3.799



Com o processador mais atual e com maior velocidade, a vantagem do Galaxy Note 2 é percebida pelos benchmarks, mas, na prática ela é imperceptível. Os dois lidam com aplicativos sem engasgos, mesmo quando muitos estão rodando em paralelo. No entanto, a fluidez no sistema do Galaxy Note 2 é maior, graças ao Android 4.1 e recursos atualizados para a interface TouchWiz. Esse é, de fato, o grande trunfo do grandalhão de 5,5 polegadas em relação a seu irmão menor. A S Pen, caneta que controla a maioria das grandes funções do Note, evoluiu muito. O uso é muito prático, inclusive o reconhecimento de escrita. A substituição do teclado virtual ocorre sem grande sofrimento. Mas, para quem prefere as teclas virtuais, a Samsung inclui um teclado menor que pode ser alinhado à esquerda ou à direita. O objetivo é reduzir o incômodo e a falta de praticidade na hora de digitar com uma única mão.

Guia de compras

///

Comentários

///
10 Impecável. O produto é perfeito. Não há nada a ser melhorado.
9,0 - 9,9 Ótimo. Qualidade excepcional. É difícil, mas não impossível, aperfeiçoar alguma coisa.
8,0 - 8,9 Muito bom. Satisfaz as necessidades do usuário e é bastante superior à média do mercado.
7,0 - 7,9 Bom. Atende bem às necessidades do usuário, embora tenha alguns pontos fracos.
6,0 - 6,9 Médio. Seus pontos fortes superam as falhas e ele atende à maioria das necessidades.
5,0 - 5,9 Regular. Pode ser uma solução satisfatória para alguns usuários.
4,0 - 4,9 Fraco. Embora possa ser útil em algumas situações, o produto tem problemas substantivos.
3,0 - 3,9 Muito Fraco, As falhas são graves, anulando os eventuais pontos fortes.
2,0 - 2,9 Ruim. Não há atrativos a destacar; só pontos fracos.
1,0 - 1,9 Bomba. O produto é tão ruim que é difícil achar utilidade para ele.
0 - 0,9 Lixo. Você não deve aceitar esse produto nem de graça.