4 ótimas câmeras com diferentes propósitos

O INFOlab testou 2 DSLRs, 1 superzoom e uma câmera híbrida

• 14 de setembro de 2012
Para os fotógrafos que não se satisfazem mais com as imagens registradas por uma compacta, as opções são praticamente incontáveis.

O número de modelos híbridos – câmeras com grandes sensores e lentes cambiáveis, mas sem espelho - cresceu muito. As DSLRs apelidadas de “semiprofissionais” acumulam recursos como GPS integrado, processamento veloz de imagem e gravação de vídeo em 1.080p.

Pensando nos entusiastas, e até nos profissionais buscando uma segunda câmera, o INFOlab separou 4 produtos, um para cada categoria de câmera (profissional, semiprofissional, superzoom e híbrida).

Clique nas imagens para ler o review completo



Nikon D800 - Nota 9

O selo FX da Nikon (assim como o DX, da Canon), que estampa as câmeras full-frame, chama atenção dos entusiastas de fotografia e profissionais. Ele é inserido em câmeras com sensor de tamanho similar ao filme de 35 mm. Como a matéria fundamental da fotografia é o registro de luz, quanto maior o sensor, mais luz será captada. O resultado é claro: mais qualidade de imagem, fotos maiores, baixo ruído e mais nitidez. Esse é um dos motivos que colocam a D800 no radar de vários fotógrafos. Além do sensor de 35,9 por 24 mm, a Nikon conseguiu atingir a resolução de 36,3 megapixels, transformando a D800 em uma DSLR de qualidade quase impecável. Mas, todos esses recursos têm um preço salgado: a nova câmera sai por 17.999 reais.



Sony A77 - Nota 8

A câmera semiprofissional da Sony foi feita para amantes da fotografia que não têm tanto conhecimento para operar uma profissional, mas conseguem utilizar alguns recursos mais técnicos e não dispensam a ajuda do modo automático em algumas ocasiões.

Os modos de exibição disponíveis pela A77 são PASM, Auto (controla praticamente todos os aspectos da imagem), Auto+ (analisa a cena e define o tipo mais adequado de configuração), Panorama e Panorama 3D e Cenas (igual a câmeras compactas, traz ajustes pré-definidos: Retrato, Esporte, Macro, Paisagem, Pôr do sol, Cena noturna, Crepúsculo sem tripé e Retrato noturno). Também há a função Memory Recall (MR), que recupera um preset anterior (como ISO, abertura, tempo de exposição, etc).

Guia de compras

///

Comentários

///
10 Impecável. O produto é perfeito. Não há nada a ser melhorado.
9,0 - 9,9 Ótimo. Qualidade excepcional. É difícil, mas não impossível, aperfeiçoar alguma coisa.
8,0 - 8,9 Muito bom. Satisfaz as necessidades do usuário e é bastante superior à média do mercado.
7,0 - 7,9 Bom. Atende bem às necessidades do usuário, embora tenha alguns pontos fracos.
6,0 - 6,9 Médio. Seus pontos fortes superam as falhas e ele atende à maioria das necessidades.
5,0 - 5,9 Regular. Pode ser uma solução satisfatória para alguns usuários.
4,0 - 4,9 Fraco. Embora possa ser útil em algumas situações, o produto tem problemas substantivos.
3,0 - 3,9 Muito Fraco, As falhas são graves, anulando os eventuais pontos fortes.
2,0 - 2,9 Ruim. Não há atrativos a destacar; só pontos fracos.
1,0 - 1,9 Bomba. O produto é tão ruim que é difícil achar utilidade para ele.
0 - 0,9 Lixo. Você não deve aceitar esse produto nem de graça.

Últimas do gadgets

///