Comparativo: Galaxy S III Mini vs Razr D3

Comparamos os dois intermediários que são cobiçados por seus recursos e preço

Por , de INFO Online
• sexta, 12 de abril de 2013
//

Ficha técnica

  • Samsung Galaxy S III Mini
  • SO: Android 4.1.1 (Jelly Bean)
  • Processador: Cortex A9 1 GHz dual core
  • Conexões: 3G, Wi-Fi (Dual Band), Bluetooth 4.0
  • Tela: 4 polegadas
  • Câmera: 5 MP e VGA
  • Peso: 115 g
  • Armazenamento: 3,5 GB
  • Bateria: 13h45min
  • Motorola Razr D3
  • Conexão: 3G
  • SO: Android 4.1
  • Processador: ARMv7 Cortex A9 dual core 1,2 GHz
  • Armazenamento: 4 GB + microSD
  • Tela: 4”
  • Câmera: 8 MP e 1,2 MP
  • Peso: 125 g
  • Duração de bateria: 13h19min

Com design relativamente compacto e configuração que os posiciona acima de outros aparelhos intermediários, os smartphones Galaxy S III Mini, da Samsung, e o Razr D3, da Motorola, se posicionam como opções viáveis para quem deseja uma ótima experiência no Android, mas não tem o necessário para investir em um topo de linha.

Mesmo com recursos muito similares, há uma grande discrepância no preço cobrado por cada modelo. Levando o nome do principal aparelho da linha Galaxy e também seu design, o S III Mini é vendido por 1.199 reais (desbloqueado). O Razr D3, na opção com dois chips, sai por 799 reais (desbloqueado). Essa diferença de 400 reais pode ser uma grande vantagem para o aparelho da Motorola. Mas será que ela é suficiente? Descubra a seguir.

[[Hardware e desempenho]]

Os dois aparelhos rodam a versão 4.1 do Android, a Jelly Bean. Chamada de projeto manteiga, ela é veloz e exige menos dos smartphones para entregar uma experiência satisfatória. Tanto o S III Mini como o D3 foram equipados com processadores Cortex A9 de dois núcleos. O clock do Razr D3 é ligeiramente maior, com 1,2 GHz, enquanto o S III Mini atinge 1 GHz. Esses 200 MHz adicionais renderam ao D3 um desempenho maior nos testes do INFOlab.

No benchmark Quadrant, o Razr D3 atingiu 3.398 pontos, enquanto o S III Mini somou 2.895 pontos. No AnTutu, a diferença é de quase mil pontos em favor do smartphone da Motorola.

Benchmark Quadrant (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho

LG / Optimus L5
1.483
Sony / Xperia J ST25a
1.844
Motorola / Razr D3
3.389
Samsung / Galaxy SIII Mini
2.895
Benchmark AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
LG / Optimus L5
2.849
Sony / Xperia J ST25a
3.755
Motorola / Razr D3
7.661
Samsung / Galaxy SIII Mini
6.716

Não há, no entanto, uma diferença perceptível na prática. Nos testes do INFOlab, os dois aparelhos executaram aplicativos sem nenhum engasgo. O sistema também se comportou dentro do esperado nos dois casos. Nos games, há um ligeiro ganho de desempenho no Galaxy S III Mini. A GPU do aparelho da Samsung é a Mali-400MP, enquanto o Razr D3 conta com uma PowerVR SGX 531.

Essa diferença também acontece nos vídeos. Além da GPU, a tela é um fator muito importante. Os dois contam com painéis LCD de 4 polegadas, mas a resolução do D3 é ligeiramente maior. São 480 por 854 pixels do Razr contra 480 por 800 pixels do Galaxy. Mesmo assim, o resultado obtido pelo smartphone da Samsung é ligeiramente superior. As cores apresentam maior fidelidade e há uma resposta mais precisa nos toques. A única exceção é o brilho, que no S III Mini chega a 370 lúmens, enquanto no D3 chega a 388 lúmens.

[[Interface e apps]]

Atingimos um ponto em que, pela primeira vez, a interface da Motorola é a que mais se aproxima da versão pura do Android. Isso é, de fato, uma vantagem. A paleta de cores e o aspecto geral do sistema são mais atraentes do que a TouchWiz. Com wigdgets muito grandes e com muita informação, as coisas na interface Samsung podem ficar confusas. Mas isso não é um problema muito grande, já que o usuário define o que será aplicado nas telas iniciais.

Deixando o visual de lado, o S III Mini é superior nas funcionalidades. Nele, recursos como DLNA e o Wi-Fi direct são integrados ao sistema. No D3 é necessário baixar um aplicativo desenvolvido por terceiros, como o Skifta, desenvolvido pela Qualcomm.

A Motorola não oferece nenhum aplicativo próprio de peso. A aposta está nos desenvolvidos diretamente pelo Google: Play Music, para áudio, Play Filmes, para locação de vídeos, Play Livros, Gmail, Google Plus, Gtalk, Mapas e outros. Outro destaque é o QuickOffice, que permite criar e editar arquivos do Microsoft Office. O aparelho da Samsung traz somente o Pollaris Office Viewer, que não habilita a edição de documentos. Os destaques do S III Mini são o S Voice, assistente de voz (em inglês), S Note, app de anotações com sete opções de modelos e o S Suggest, que indica aplicativos com base no perfil de uso.

//

Câmeras

Mesmo com 8 megapixels, a câmera do Razr D3 oferece um resultado ligeiramente inferior à do S III Mini, que conta com um sensor de 5 megapixels. Isso se deve à diferença na GPU, como já comentamos acima, mas também na construção dos componentes e no tipo de sensor adotado. Nas fotos do S III Mini, as cores estão mais próximas do real. Há também uma maior definição geral das imagens. Nos vídeos, o resultado com a imagem é similar, mas a baixa qualidade de captação de áudio do D3 faz com que o S III Mini oferece um vídeo com melhor qualidade geral.

Motorola / Razr D3

Samsung / Galaxy S III Mini

//

Leia os Reviews Completos

Samsung Galaxy S III Mini

Smartphone oferece boa usabilidade e bateria de longa duração

7.9
R$ 1.199
Prós: Excelente autonomia de bateria acima da média, possui swype, DLNA e Wi-Fi Direct.
Contras: Câmera poderia ser de 8 MP, poderia ter mais espaço interno.
Conclusão: Por um preço menor, o SIII Mini consegue oferecer uma experiência semelhante, mas não igual a oferecida pelo Galaxy SIII

Motorola Razr D3

Aparelho oferece configuração equilibrada e o Jelly Bean por 749 reais

7.9
R$ 749
Prós: Dual SIM; boa relação entre custo e beneficio
Contras: Feito em plástico que aparenta baixa qualidade
Conclusão: Aparelho com boa relação entre custo e benefício e que oferece ótima experiência com o Jelly Bean

Comentários

///

Categorias de Reviews

///

Reviews

///
INFO Online - Copyright © 2013, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.