TSE terá urna biométrica em 61 cidades

Por Felipe Zmoginski, de INFO Online
• sábado, 06 de fevereiro de 2010
Divulgação
TSE amplia número de cidades que terão biometria nas urnas

SÃO PAULO – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usará urnas com recurso de biometria em 61 municípios brasileiros nas eleições desde ano e não mais em apenas 50 cidades.

A decisão foi anunciada esta semana e, na prática, amplia os testes de biometria nas eleições brasileiras. Para a experiência acontecer, é necessário que todos os eleitores das cidades atendidas façam, antes, o cadastro de suas digitais num fórum da Justiça Eleitoral.

No dia da votação, após apresentar o título de eleitor, o cidadão usará sua digital para comprovar que, de fato, é a pessoa que diz ser e poder votar. A tecnologia reduz o risco de fraudes como, por exemplo, uma pessoa votar por outra, usando seu título.

Entre os novos municípios escolhidos que deverão começar o cadastramento até 18 de fevereiro estão quatro cidades do Rio Grande do Norte e três do Maranhão. Piauí, Mato Grosso, Acre e São Paulo também foram incluídos; cada um terá um município no programa.

As cidades selecionadas foram São José  do Mipibu (RN), Nísia Floresta (RN), Sales Oliveira (SP), São Vicente Ferrer (MA), São João Batista (MA), Piripiri (PI), Cajapió (MA), São Fernando (RN), Timbaúba dos Batistas (RN), Campo Verde (MT) e Assis Brasil (AC).

Segundo o TSE, as urnas biométricas diminuem as possibilidades de fraude na hora do voto, já que os eleitores cadastrados no sistema terão a urna liberada para votação por meio da impressão digital.

Nas eleições municipais de 2006, as urnas biométricas foram utilizadas em apenas três municípios brasileiros.

Leia também

///

tags

///

últimas notícias de TI

///

Comentários

///

Whitepapers

///