América Latina lidera a adoção de computação em nuvem, diz estudo

Por Rafael Ferrer, de INFO Online
• quarta, 02 de maio de 2012
sxc.hu

São Paulo - Um estudo divulgado recentemente mostra que 39% das companhias que atuam na América Latina possuem aplicativos hospedados na nuvem. Já nos EUA esse número é de 19%, e na Europa, esta tecnologia é usada por 12% das empresas.

Ainda de acordo com a pesquisa, grandes empresas na América Latina e na Ásia lideram a adoção de aplicativos no modelo cloud computing. Nos EUA e na Europa as companhias são mais conservadoras em relação a esta tecnologia.

O estudo foi conduzido pela consultoria Tata Consultancy Services com mais de 600 gestores de TI de organizações com receita superior a um bilhão de dólares.

O número de aplicativos corporativos baseados em cloud computing tende a crescer em média 18% até 2014, segundo a TCS. A expectativa é que a América Latina continue à frente em relação ao modelo (56%), seguido por Ásia-Pacífico (50%). Já EUA e Europa ficariam com 34% e 24%, respectivamente.

A principal barreira para a adoção da computação em nuvem é a preocupação com a segurança dos dados corporativos, principalmente em nuvens públicas. Cerca de 20% das empresas americanas e europeias que participaram da pesquisa afirmaram que colocariam seus aplicativos de missão crítica em nuvens públicas. Em nuvens privadas, esse número salta para 66% nos EUA e 48% na Europa.

últimas notícias de TI

///

Comentários

///

Whitepapers

///