Uritonnoir: mictório natural reaproveita xixi em festivais de música

• sexta, 26 de julho de 2013 - 15h31
Divulgação
Uritonnoir

São Paulo - Em francês, Uritonnoir é uma mistura entre as palavras mictório e funil. O nome foi elaborado para batizar a criação do escritório de design Faltazi: um mictório feito de palha, com funis de plástico nos cantos, para absorver xixi em ambientes ao ar livre. E sabe por que ele é feito de palha? Pois a combinação deste material com a urina, depois de passar por decomposição, produz húmus, fertilizante natural que pode ser empregado em jardinagem e agricultura.

Além de ser uma opção mais natural, se comparado aos banheiros químicos de plástico, o Uritonnoir* é mais barato, não consome água e cria um recurso útil para a natureza- ou seja, ajuda a minimizar o impacto de grandes eventos, como festivais de música. Este mictório natural é portátil e pode ser montado de acordo com o tamanho do fardo de palha disponível. E dá até para montá-lo no jardim de casa. Basta encaixar os funis – vendidos pelo escritório – e amarrá-los com uma cinta no monte de palha. Este é por conta do cliente.

O nitrogênio da urina depositada ali reage com o carbono da palha e acelera o processo de decomposição do material, que pode demorar de seis meses a um ano. Depois de usado, o fardo pode ser levado para uma usina de compostagem, armazenado em algum lugar ou deixado ao ar livre até se decompor. E os funis podem ser reaproveitados na montagem do próximo Uritonnoir.

O mictório foi usado recentemente no festival de heavy metal Hellfest, realizado em junho na cidade de Nantes. A novidade faz parte de um projeto maior do escritório, chamado Ekovores, que busca a elaboração de sistemas integrados de gestão de resíduos e produção de alimentos. Curtiu?
Uritonnoir

Leia também

///

tags

///

Últimas notícias de Extras

///

Comentários

///