Tecnologia pessoal
Windows 7 usa código do Linux, admite MS
Felipe Zmoginski, de INFO Online Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 11h15Divulgação |
![]() |
SÃO PAULO - A Microsoft admitiu que uma ferramenta utilizada em favor do Windows 7 contém códigos desenvolvidos pela comunidade de código aberto e publicados sob licença GPL v2.
O aplicativo em questão é o USB Tool, uma ferramenta gratuita oferecida na Microsoft Store que permite a usuários criar arquivos de boot para o Windows 7 a partir de dispositivos USB, como um pen drive.
Este tipo de recurso pode ser muito útil, por exemplo, para instalar o Windows 7 em um netbook, que não possui drive óptico e, por tanto, deve copiar o sistema operacional de outras formas, como via download ou por meio de uma conexão a drive externo, via USB.
Em post no blog Port 25, o gerente da Microsoft para assuntos open-source, Peter Galli, explica que “após olhar o código em questão, nós podemos agora confirmar que ele esta aí (códigos sob GPL v2), apesar de isso não acontecer de forma intencional de nossa parte”, diz Galli.
Nota do autor: Em função do grande debate em torno da notícia, deixei mais claro no texto que o código em questão não faz parte do sistema operacional Windows 7, mas sim de uma ferramenta criada para facilitar a instalação do Windows 7 em máquinas sem drive óptico. Também estão no texto links para o texto de Peter Galli, da Microsoft, e para os termos da GPL v2, que embasam esta matéria. Não é intenção do texto discutir a qualidade dos sistemas operacionais e disputas em torno de distribuições Linux e o Windows.
-
Só porquê o baboo é um site declaradamente à favor de Windows os xiitas dizem que ele é a pior porcaria que existe, engraçado que ainda ñ vi site tão tedencioso e que se presta mais a atacar qualquer coisa referente à Windows do que criar matérias exaltando seu SO igual o Applemania, mas ninguém fala nada. Não tenho visto matéria enganatória no baboo criticando esse ou aquele SO...
enviado por: Oséias Gomes da Silva em 27/12/2009 - 21:36 -
Usuário Web...... Voce não pode disponibilizar algo criado em VB sob GPL....afinal vc usou um programa proprietário para criar. Você doar seu trabalho final a qualquer um, mas não disponibilizá-lo sob GPL. O Linux foi disponibilizado sob GPL. Há, e não confundam GPL com Open-Source, são coisas diferentes, ok? GPL foi criada por Richard Stallman, desenvolvedor do MIT e ope-source foi uma idéia concebida pelo Erick Raymond, que também são diferentes das licenças Free-BSD.
enviado por: Deyson Thome em 27/11/2009 - 00:22 -
O código está sob GPL V2. A GPL ( Licença Publica Geral ) implementada pela Fundação Software Livre, determina que todo sistema que use códigos livres, open-source é outra coisa, a Microsoft usou software-livre disponibilizado sob GPL, ela deve disponibilizar o windows da mesma forma. GPL é uma licença com essa característica, usou código GPL virou GPL. A M$ será de certo investigada pela 'The Software Freedom Law Center', e obrigada a se adequar a lei ou remover o código e ao pagamento de indenização aos desenvolvedores. Lembrem-se Free é livre e não grátis.....
enviado por: Deyson Thome em 27/11/2009 - 00:04 -
Esse código pegaram, mas o Windows 7 deve usar muito mais coisa do linux, se fosse 100% windows não precisaria usar o tal modo xp, que é na verdade um xp instalado via máquina virtual para poder ter todas as funcionalidades do windows....será que ninguém vê isso ?
Gostaria de ver o resultado de uma auditoria nos códigos fechados do windows..... Agora ' “após olhar o código em questão, nós podemos agora confirmar que ele esta aí (códigos sob GPL v2), apesar de isso não acontecer de forma intencional de nossa parte”, diz Galli. ', essa doeu...quer dizer que o código apareceu lá por acaso....por geração espontânea ? eita Microsoft cara de pau...
enviado por: Deyson Thome em 26/11/2009 - 23:55 -
Duvido que esses "especialistas" estivessem se mordendo tanto se o "erro imperdoável" tivesse sido cometido contra algo livre, opensource ou não-ms. "Ai, eu como especialista, expert, vou parar de assinar a revista". Pra início de conversa, se fosse especialista, não seria tão puxa-saco da MS e muito menos assinaria revistas...
enviado por: Carmelo em 23/11/2009 - 23:19 -
E uma vergonha para o Brasil ter esse tipo de jornalista que não conhece tecnologia realmente, esse tipo de profissional só fica lendo noticiais de outro site de TI, redes sociais, sou assinante da revista INFO e ultimamente leio esse tipo de noticias na Revista e no site, o que me faz pensar, será que não estou gastando dinheiro em vão?. Pra nós que trabalhamos com TI não importa se é Wndows, Linux, Unix, e Mac, se viola ou não Patentes, o que importa e se funciona ou não, o resto e balela.
enviado por: RAFAEL MANOEL PEREIRA em 23/11/2009 - 11:34 -
Todos se perderam em discussões inúteis sobre Windows vs Linux, quando deveriam é todos juntos estarem indignados pela desonestidade e sensacionalismo do título da matéria. Que jornalismo barato!!!
enviado por: Antonio Clébio Costa e Felix em 20/11/2009 - 12:58 -
Opensource é a oportunidade da seleção natural no mercado. Milhões de programadores de alto nível foram descobertos em lugares onde há pouco não existiam sequer computadores. Milhares de empresas surgiram, centenas de milhares de oportunidades que antes eram centradas em menos de meia dúzia de fornecedores estão sendo democraticamente distribuídas. Fortunas de bilhões de dólares surgiram na época do monopólio. Quantos analistas de sistemas passaram fome ou foram obrigados a mudar de profissão por causa disso? Mas isso vai acabar. Não porque nós analistas de sistemas queremos, mas porque administradores são obrigados a escolher o melhor custo benefício para que suas empresas continuem no mercado.
enviado por: Carmelo em 19/11/2009 - 20:34 -
Eu não podia deixar de entrar nessa. Vou fazer um cometário que não é sobre Linux ou Windows, mas sobre os modelos de desenvolvimento livre e proprietário: mais uma vez está provado que o open source é a chave para a verdadeira evolução da computação. Sistemas baseados no modelo de software proprietário atravancam o desenvolvimento da informática. A Microsoft sabe que seu modelo de desenvolvimento está no fim e tem tomado diversas atitudes no sentido de melhorar a interoperabilidade de seus sistemas, abrindo códigos e utilizando códigos open source nos seus produtos (lembram do ícone de RSS do IE8?). Não sou contra a Microsoft ou o Windows, sou contra esse modelo de desenvolvimento, pois acredito que o conhecimento deve ser compartilhado para que todos possam evoluir. Imaginem se Santos Dumont não tivesse compartilhado com todos sua invenção e tivesse se escondido atrás de patentes, com certeza teríamos aviões, mas a evolução das tecnologias de aviação demoraria muito mais pra acontecer.
enviado por: DALMER DA MOTTA VIEIRA em 19/11/2009 - 13:18 -
Dernivan Cardoso Borges, que boa noticia vc me deu, vou jogar Call Of Duty Modern Warfare 2 com minha ATI no Ubuntu.
enviado por: André Ricardo em 19/11/2009 - 12:29 -
Sabem de uma coisa, esse pra mim é o grande mal do ser humano.. a Prepotência, arrogancia e mania de superioridade.
Nesses 137 comentários, o que mais vi foram os "eu manjo mais" "isso ta errado" "a INFO isso" "a INFO aquilo".. tudo bem, o Mauricio sim faz m***** nos comentários, mas eu gosto dos post's do Felipe, e acho que começou uma perseguição com o cara. Quanto ao assunto, é por isso que sempre vão existir falhas, bugs, problemas e mais problemas nos OS. Se um sistema usa códigos nativos do outro, ta armada a confusão.. isso é ridículo!! Pq não compartilharem conhecimento para a criação de um sistema perfeito?
Algo com a segurança do Linux e a versatilidade e compatibilidade do windows! Isso sim seria perfeito
enviado por: mauricio santos de sousa em 19/11/2009 - 09:41 -
De que sistema o Eberton Konieczny Sobreira está falando que não tem drivers, nem roda jogos?!?!?!?!
Será que é o Linux?!?
Se for, é de dar risada.
Que eu me recorde, o Linux já reconhece automaticamente praticamente qualquer driver existente no mercado e no Windows é que você ainda precisa baixar os drivers ou ter o CDzinho que vem com o hardware, se não, ele não reconhece.
E não roda jogos? Urban Terror, Enemy Territory, Frets On Fire, Flight Gear F. Simulator, só pra citar alguns, dentre tantos outros jogos ficam onde?!?
Tenho certeza que ele sequer já viu um computador com Linux instalado.
Que coisa.
enviado por: Dernivan Cardoso Borges em 19/11/2009 - 08:21 -
Caramba... eu sabia que essa matéria daria muita "guerrinha" de OS.
Realmente achei infeliz a escolha do nome da matéria, é uma ferramenta apenas.. mas o título sugere que o próprio sistema da MS usa códigos linux.
Agora a piada mesmo está em ver a criançada aqui nos comentários fazendo disputa pra apontar que MS é isso, linux é aquilo!... o loko.. que falta de visão. Eu uso as três principais plataformas de OS disponíveis no mercado (incluindo Mac) há alguns anos e canso de repetir.... "Não há melhor sistema operacional!" O que existe é "O sistema operacional mais ideal para determinado usuário!" Tanto linux como Win como Mac tem características individuais que os tornam ideais para determinados tipos de aplicação.
Eu canso de ver os usuários de Win reclamar do linux por não se parecer com Win e não fazer as mesmas coisas que o Win faz... que viajem é essa? Linux não é pra ser um genérico do Windows.. a propósta é muito diferente! O Mac então.. tem toda a funcionalidade que o Windows e o Linux jamais sonham em ter... :P
Flww.. abraços a todos!
enviado por: Trishtar em 19/11/2009 - 01:08 -
Para pilotos de mouse, o bom mesmo é aquele OS que exige menos dedos e menos cérebro.
enviado por: João Pedro Madeira Gonçalves em 19/11/2009 - 00:04 -
Putz, e ainda não trocaram o título da notícia, nem explicaram no texto??? "Windows 7 usa código do Linux, admite MS" hahaha. Dá pra rir quando executivos "importantes" de grandes empresas falam que lêem Info para se manterem atualizados... Vai ver por isso várias grandes empresas não tratam bem os clientes nem dominam tecnologia como deveriam dominar (grandes empresas do ramo e de telefonia). Grande fonte de informação vocês lêem, viu, que me desculpem. Assinei a revista há uns meses porque estava com saudades dela impressa para ler offline, mas ultimamente, vou te falar viu... Acho que vou imprimir blogs pessoais pra ler na rua (já que sou um pobre sem 3G que preste), porque ler coisas por aqui tá cada vez menos interessante. Se bem que valeu a pena, como Diego Tadiotto profetizou, foi divertido ler os comentários. rs... Info, Info, se cuida!
enviado por: Marcos Elias Picão em 18/11/2009 - 18:52 -
Jornalismo sensacionalista. É o que devo esperar da Info Online daqui pra frente? A prioridade me parece mais a de se obter "pageviews" do que a de informar (ou DESinformar nesse caso).
enviado por: Luciano de Lucena Rezende em 18/11/2009 - 16:15 -
Título mais injusto e pejorativo à Microsoft, impossível. Por estas e outras que não irei renovar minha assinatura da Info! Galera mal preparada e tendenciosa... basta!
enviado por: Carlos Alberto Prado em 18/11/2009 - 16:03 -
É isso aí pessoal, continuem sentando o pau no Windows mas não deixem de usar o SO da Microsoft, que com certeza vcs o tem nas suas máquinas, mesmo que seja dual-boot. Aliás, mais de 70% dos computadores do mundo usam WINDOWS. Os demais sisteminhas operacionais são bobagens, não tem driver, não dá pra rodar jogos, não tem plataforma de programação para jogos como o DirectX, tudo é incompatível e tralalá... só funciona USB e olhe lá, tem que dar comandos em shell pra rodar.
Do Windows 7 em diante a coisa vai ser diferente.
Parabéns Microsoft pelo ótimo SO. Uso deste a versão Beta, RTM, e tá rodando tudo. Obrigado.
enviado por: Eberton Konieczny Sobreira em 18/11/2009 - 15:41 -
Espero que a Microsoft passe a utilizar mais ainda códigos abertos para dar uma guinada nos códigos OpenSource e também ajudar nessa maravilhosa idéia.
Sobre a matéria, acredito que ficou tão distorcida que se tornou uma pérola. Mas é assim mesmo, errando que se aprende. Quem nunca errou? rs rs rs
Abraços!
enviado por: Alex Feleol em 18/11/2009 - 15:30 -
Só falta agora mudar o título sensacionalista do artigo. Um código sob GPL não necessariamente é código Linux.
enviado por: Juliano Nunes Silva Oliveira em 18/11/2009 - 15:06 -
Creio que você escolheu este título sabendo ser tendencioso e que iria causar discussões acaloradas e vários acessos à INFO. Concordo com o título sugerido por Charles Ringenberg, mais coerente com o conteúdo da matéria. Lamentável esta escolha editorial da revista. Vocês se esquecem que nós da área da informática não nos deixamos levar por qualquer blá-blá-blá de jornalista. Ao menos nem todos.
enviado por: José Antonio Mossri Neto em 18/11/2009 - 14:55 -
Me fazem rir com todo esse bafafa em cima de algo tão pequeno... Todos tacando pedra em um texto mal redigido, mal traduzido... Vejo que aqui tem muitos profissionais como também leigos na área e todos atrás de notícias e ou seguindo um link com um título no mínimo curioso e polêmico. Não defendo o autor e muito menos aqueles que o criticam, mas, tenho a opnião de que é muito fácil criticar algo que diverge de opniões formadas ou de algo que ouviu-se falar o contrário...
Sendo assim em vez de perderem o tempo inflando seus próprios egos atacando e criticando faça como os verdadeiros profissionais de informática e leiam notícias das principais fontes internacionais, onde tudo acontece, dominem o inglês e não TRADUZAM mas ENTENDAM o texto pra evitar confusões como essa do post do Felipe.
Não sejam, também, medíocres a ponto de preocuparem-se mais em criticar tecnologias e empresas do que trabalhar e expor seus pontos de vistas e seus pontos positivos. Defende uma tecnologia, um s.o, um padrão? Explore-os, torne-os interessante para outros em vez de criticar concorrentes...
enviado por: RICARDO DE JESUS UCHA CAMPOS em 18/11/2009 - 14:37 -
O que o Linux tem a ver com a história? Ainda bem que eu não leio INFO e nem vou começar. Isso é desrespeito com os leitores.
enviado por: Thiago Negri em 18/11/2009 - 14:00 -
Sugiro ao jornalista que mude o título para "Ferramenta do Windows 7 utiliza código GPLv2". O título realmente foi infeliz.
enviado por: Charles Ringenberg em 18/11/2009 - 13:20 -
O comentário lá em baixo do Diego Tadiotto foi profético. É muito divertido ler os comentários dessa matéria, que foi feita justamente para isso. Aliás parece que a Info está se especializando cada vez mais nesse tipo de estratégia, basta colocar um título sensacionalista para atrair um monte de leitores que mal terminaram de ler e já partem para a guerra fanática de SOs. Lamentável.
enviado por: Adinan Alves em 18/11/2009 - 11:31 -
Realmente muito infeliz o título. Não tem nada a ver com o conteúdo da matéria. Me lembra os títulos utilizados das notícias da seção "popular" dos portais afora. O pior de tudo é ter que ler a quantidade de asneiras sobre o Windows e sobre o Linux nos comentários. Parabéns, vocês superaram até o autor da matéria com tanta besteira concentrada. E ainda tem aqueles super conhecedores que saem por aí chamando os outros de otários. Coitados...
enviado por: Vinicius Fonseca em 18/11/2009 - 11:00 -
Ações típicas de brasileiro. Não tem grana para comprar algo original vai no pirata. Como disse anteriormente, se não tem grana, vai de Linux(mesmo eu não gostando). Pelo menos não incentiva ainda mais a pirataria de software.
enviado por: Joao Paulo em 18/11/2009 - 10:57 -
Bem, creio que vocês esqueceram do Fedora ( Versão "Free" do Red Hat ) e do CentOS ( Versão do RedHat copilada apatir dos repositorios ). Outra coisa, vocês criticam algumas empresas que fazem versões de linux alegando que elas querem lucros. Pois bem, A Microsoft visa o que? Seu Windows é verdadeiro, original e comprado na loja?? Bem, acho melhor ajudar uma empresa que faz por onde, dá suporte e até envia o seu SO de graça para você do que um ilegal. A é, otário são aqueles que pagam mais de 600 reais para usar algo que se tem de graça na internet ;-)
enviado por: Emerson Levi em 18/11/2009 - 10:42 -
Felipe, é infeliz mesmo o termo Linux ao invés de GPL no Título, além de não usar uma errata para corrigir o texto.
Mas toda essa discussão é meio inócua, me perdoem os apaixonados pela MS ou Apple ou Linux ou Sun.
Trabalho com computação a bastante tempo e hoje não me apaixono por mais nada, só procuro - bem objetivamente - ferramentas que me auxiliem.
Por exemplo , tenho usado o GoogleDocs para suporte e relação com clientes, uma ferramenta banal, mas muito eficiente.
Acho que muita coisa virá nesta direção.
Com um navegador conseguiremos resolver nossos problemas mais frequentes, com o tempo talvez todos.
Dai a discussão sobre SOs ficará só para especialistas, os usuários não vão querer saber de nada disso.
enviado por: Ricardo Valle Aleixo em 18/11/2009 - 10:18 -
Na instalação do Linux deve ter alguma mensagem subliminar que lava a cabeça das pessoas, eu heim. Como não enchergam a realidade?
enviado por: Joao Paulo em 18/11/2009 - 10:12 -
Enquanto os devotos da seita Linux ficam degladiando com usuários de Windows os verdadeiros "cabeças" do esquema (Linus e os donos da Red Hat, Debian e Ubuntu etc) estão cada vez mais ricos as custas de um bando de otários fanáticos que trabalham de graça. Isso sim é que ser trouxa.
enviado por: Fernando Luiz em 18/11/2009 - 09:33 -
Felipe você me decepicionou.
enviado por: Wagner Vieira Martins em 18/11/2009 - 08:59 -
Quanta gente trabalhou gratuitamente para que o Linux Red Hat se tornasse o que é hoje? E hoje a empresa Red Hat vende licença desse produto. Será que é possível ter o melhor Linux homologado para uso empresarial gratuitamente? Seriam otarios quem compra uma licença Red Hat? Ou significa que o melhor sempre terá um custo? cada um que faça sua análise.
enviado por: André Ricardo em 18/11/2009 - 08:55 -
Carmelo, eu ri muito quando eu li "façam como a microsoft, usem opensource escondido e botem a culpa na empregada" XD
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 18/11/2009 - 08:24 -
André Ricardo, abaixo você afirma que "Sempre vai ter um bobo que só cria o código e um esperto que vai ganhar dinheiro com isso". Para o seu raciocínio ficar perfeito, só faltou dizer que sempre vai ter um 0tári0 (ou milhões) que vão pagar sorrindo por algo que nasceu gratuito. Mas explicar isso para um usuário bem domesticado é mais ou menos como tentar fazer "mulher de malandro" trocar de marido.
enviado por: Carmelo em 18/11/2009 - 01:45 -
Nossa, quantas ameaças de "parar de assinar a revista", ou de "parar de acessar o site". É muito amor, paixão, é loucura pela empresa que tanto amam. É... parece que os dinossauros não foram extintos, eles cometeram suicídio com a simples possibilidade do surgimento de algo melhor, o ser humano. Será por isso que o slogan de uma conhecida distribuição linux é "Linux para seres humanos"? Façam como a MS, usem opensource escondidinho, se alguém ficar sabendo digam que foi a empregada que instalou, você não sabia de nada. Ou façam logo como o Bill Gates, pule fora do barco enquanto é tempo.
enviado por: Carmelo em 18/11/2009 - 01:35 -
Em que confusão voce se meteu hein Felipe!? Será que audiencia valeu a pena? Já não dava muita credibilidade a revista Info ha muito tempo, agora não gasto mais nenhum centavo com essa revista.
enviado por: André Ricardo em 18/11/2009 - 00:53 -
Quanto a nota do autor "Nota do autor: Em função do grande debate em torno da notícia, deixei mais claro no texto que o código em questão não faz parte do sistema operacional Windows 7" ficou pior ainda.
O que ele tinha que trocar, era o titulo da materia "Windows 7 usa código do Linux, admite MS", ja que o windows 7 nao usa o codigo do linux.Bota um titulo desses e depois escreve: "Não é intenção do texto discutir a qualidade dos sistemas operacionais e disputas em torno de distribuições Linux e o Windows" .favor respeitar a inteligencia dos leitores.
enviado por: MARCO ANTONIO WECKERLE FERREIRA em 17/11/2009 - 23:57 -
É impressionante, como alguem escreve um texto desses, com um titulo totalmente tendencioso, irresponsavel, pra nao dizer outra coisa.O titulo,(sensacionalista)nao tem nada a ver com a materia.
Eu sou assinante da info a muitos anos, e nao sei se continuarei renovando, porque materias como esta nao deveriam fazer parte de uma revista que se diz seria.
enviado por: MARCO ANTONIO WECKERLE FERREIRA em 17/11/2009 - 23:48 -
chupa micro$oft :)
enviado por: Wryel Covo em 17/11/2009 - 21:18 -
RESUMO: O LINUX NÃO TEM NADA A VER COM A HISTÓRIA E O CÓDIGO NÃO ESTÁ NO WINDOWS.
enviado por: Antonio Clébio Costa e Felix em 17/11/2009 - 20:10 -
O cara conserta a matéria mais ainda mantém o título sensacionalista. O código não tem nada de Linux e o tal código não está no Windows 7. Será que não entende? Jornalista desonesto!
enviado por: Antonio Clébio Costa e Felix em 17/11/2009 - 20:06 -
Este é o site da Info mesmo? Tantos comentarios de usuários mal informados... Jesus, pior que do que autor vai ser dificil.
enviado por: Alfeu Roberto Rafael em 17/11/2009 - 18:49 -
Felipe Zmoginski, tira o Linux do título dessa notícia e coloca GPL no lugar, quem sabe voce ainda consegue salvar sua carreira. Se depender dos leitores voce ja era.
enviado por: André Ricardo em 17/11/2009 - 18:09 -
Essa é a notícia mais idiota que li.
É de se lamentar que um site que representa uma revista renomada como a Info, permita que este tipo de conteúdo seja postado, sem ao menos uma revisão.
Isto com certeza manchará o nome da INFO.
Lamentável.
enviado por: Rodrigo Carvalho Cozzo em 17/11/2009 - 17:57 -
Além da parte tecnológica muito bem explicada por diversos comentaristas, fico com a opinião de que o mais importante é o site da INFO voltar a veicular notícias com conteúdo e principalmente títulos corretos. Estão realmente fazendo uso de manchetes sensacionalistas, que não se prestam nem aos blogs mais fajutos da rede. Talvez não seja um problema só dos jornalistas, mas uma orientação da Editoria ou da Direção, algo bem pior de se pensar...
enviado por: Marcio Vaz G de Souza Netto em 17/11/2009 - 15:13 -
Essa foi a maior bobagem que já li!!!!
enviado por: Fábio Rodrigo Moser em 17/11/2009 - 14:59 -
OIAIXUoaixuoaUxix
Diego Tadiotto, eu ja dei trela com os comentarios...
Muito ilario.
xD
enviado por: Iolar Demartini Junior em 17/11/2009 - 13:16 -
Parce que Felipe Zmoginski não tinha nada para escreverno dia. Notícia com chamada enganosa e não informa absolutamente nada. Triste que INFO Online está se igualando ao jornalismo popular com manchetes meramente vaziase enganosas. "Vaca deu luz a besero de duas cabeças"
enviado por: Rolf Miguel Winge em 17/11/2009 - 13:15 -
Não sei pra quê tanto alarde. Provavelmente o Win7 é a última versão paga de um sistema operacional da MS. É impossível manter um modelo desses, onde a concorrência oferece um produto muitas vezes melhor por um preço mais justo (Mac OS) ou mesmo de graça (Linux). O mais engraçado é que quando começarem a "dar" software (e já começaram), os mesmos "analistas" que aqui denigrem a comunidade livre dirão: "uow!!!! Noooossa!!! Grande sacada da MS!!!". Faça como a MS, use opensource desde já, ou faça como o tio Bill, pule fora enquanto é tempo.
enviado por: Carmelo em 17/11/2009 - 12:05 -
Que tal enterrar esse tópico de uma vez. O que eu to vendo aqui é cada um mais desinformado que outro. Se têm dúvida, pesquisem em outros sites, eu mesmo só achei essa informação no cnet. Tentei procurar no Mashable, que é atualizado todo dia mas nao achei.
enviado por: José Agripino Duarte da Silva em 17/11/2009 - 10:59 -
Nossa estou vivendo dias muito bons! Primeiro vi o Corinthians perder pro Havaí (Ueeeeeeba), depois a Microsoft admite publicamente que usou código livre (Ueeeeeeba) - Agora a TeleComica perdeu a disputa pela GVT (Ueeeeeeba) agora só falta dizer que vai ter pena de morte no Brasil para crimes de colarinho branco (Peculato, desvio de verbas publicas etc...) Ai seria um sonho!
enviado por: Francisco Alexandre em 17/11/2009 - 10:47 -
Ricardo Andre Varnier, isso foge do tópico, mas só para sua informação, a Hotmail não foi criada pela Microsoft, ela foi comprada em 1998 pela mesma. Isso explica porque utilizavam servidores Linux. O trabalho de migração para servidores próprios não poderia ser feito às pressas. Pessoal, acho que começaram a pegar pesado com a equipe de jornalismo da INFO. Até eu me arrependi do que postei. Não é para jogar a INFO no lixo, deixar de ler notícias do site ou esperar o Felipe sair da redação para jogar pedras nele. Era só para dar um toque, para tomar mais cuidado para evitar cometer erros sérios. Eles não são amadores. Respeito a equipe e gosto deles. Desculpem-me se fui muito rígido, não foi minha intenção. Mas, estou mesmo desapontado com títulos mal-elaborados e informações incorretas. Isso já vem acntecendo há algum tempo.
enviado por: Rafael Gomes Lima em 17/11/2009 - 10:21 -
Que ótimo jornalismo! Informações erradas, e ainda aqui na INFO, a coisa aqui no Brasil tá ficando feia mesmo, pessoas publicando espalhafatosas notícias falsas.
enviado por: Dogival Ferreira da Silva Junior em 17/11/2009 - 10:18 -
Ricardo, a Microsoft comprou o Hotmail pronto, isso foi em 1997 com 8,5 milhoes de usuarios rodando num mix de FreeBSD e Solaris, ai tem dois motivos pelo qual a Microsoft não usava servidores Windows: 1-O serviço veio pronto com servidores Unix (8,5 milhoes de usuarios), 2-A Microsoft realmente não tinha sistema operacional para tal tarefa, pois é nova no mercado de servidores, e evoluiu muito do Windows NT da época até os dias de hoje, que pode ser considerado um espaço de tempo muito curto se comparado com a idade do sistema Unix. Pessoal vamos pesquisar antes de falar as coisas aqui, senão vamos cometer os mesmos erros do autor desta notícia, e foi um erro absurdo que com certeza envergonhou a classe. http://en.wikipedia.org/wiki/Hotmail
enviado por: André Ricardo em 17/11/2009 - 10:01 -
Humpf! Por muitos anos o Hotmail foi armazenado em servidores Linux, isso significava que a MICOsoft não confiava nos seus próprios serviços!
enviado por: Ricardo Andre Varnier em 17/11/2009 - 09:37 -
Fernando Moreira, concordo contigo e estou largando a info também. Informações falsas e incompletas não me atraem. Ainda bem que tem gente que não confia cegamente na info. Adeus.
enviado por: Diego Tadiotto em 17/11/2009 - 08:57 -
Igor, é exatamente esse o ponto. Seria interessante se o autor tivesse a mesma humildade que você ao reconhecer o erro em postar algo que não tem certeza, não verificou as fontes ou mesmo não tem fontes confiáveis para provar o que diz. Fui beta tester do Windows Starter, a versão do W7 para netbooks, e nada foi dito a respeito da comercialização do Windows por meio de drives USB. Só DVD e download mesmo (assinaturas MSDN e outros modos). E ainda que fosse, o simples *uso* de software GPL não torna o produto final GPL também. Você pode usar qualquer GPL para criar software de código fechado (usar, nesse contexto, não significa utilizar parte do código-fonte).
Enfim, uma matéria mal escrita, provavelmente com pressa, sem profundidade, para leigos.
enviado por: Vinicius Canto xavier em 17/11/2009 - 08:26 -
O x da questão é pq o Felipe falou tantas asneira no primeiro post... Depois o modificou silenciosamente... Deveria ter postado uma errata... Atitude AMADORA de blog tendencionista... E até admirava o cara no podcast... Enfim... Info está saindo das minhas inscrições RSS... Já basta... Terceiro absurdo que acontece... Está FORA!!! E a revista encobre o mocinho que se acha engraçado... Com 93 comentários... Nem aparece na lista "Mais comentadas do Plantão INFO"... Gostaria muito do e-mail da Débora Fortes que ela respondesse algo para os leitores sobre essa atitude de um "repórter"...
enviado por: Fernando Bruno Moreira em 17/11/2009 - 08:19 -
Pessoal, creio que o objetivo NEM SEJA VENDER O WINDOWS 7 EM PEN DRIVES, até porque se fosse isso os pendrives já viriam formatados e prontos para boot... Acontece que nos EUA o Windows 7 pode ser comprado via download, e em vários países (incluindo Brasil) vários sistemas da MS (Vista, Server 2008, 7, Server 2008 R2, etc) podem ser baixados em imagem ISO para assinantes da TechNet ou MSDN. Um dos motivos é facilitar a instalação em pen drives para usar em netbooks, mas não que ele vá ser vendido em pen drives adoidado...
enviado por: Marcos Elias Picão em 16/11/2009 - 23:51 -
Sim, mas o que eu disse logo abaixo, eu devo ter feito confusão com a matéria que eu li sobre OS comercializado no pendrive e ter utilizado um pendriver já com o W7. Achei que esse fosse o pendrive mencionado na tal matéria e como havia menção ao imagemaster durante o boot acabei fazendo a associação a inserção do código no processo de boot de um possível pendrive comercializado pela MS [possível, por que dei uma procurada rápida na net e não encontrei nenhum anúncio de tal produto], então, como eu disse antes, por favor desconsideram a minha informação, por que eu não tenho prova real sobre isso.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 22:49 -
Entendi, mas com isso concordamos que não existe código na distribuição final. Eu tenho um script que faz algo parecido. Ele formata a mídia (HD ou pendrive), coloca a partição como ativa, copia os arquivos de boot e coloca uma imagem de SO, que utilizo no trabalho. Tudo isso utilizando o diskpart com um script unnattended.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 22:39 -
Exatamente isso Emerson... Todo esse processo pode ser feito manualmente e tornar o pendrive uma mídia bootável, mas como a maioria dos usuários compradores do W7 não saberiam realizar tal tarefa, foram desenvolvidos vários programas, para varias plataformas [entre ele o imagemaster] que realizam essa função. Foi isso o que eu quis dizer quando mencionei que a função dele é fazer o pendrive ser bootável. Agora estamos nos entendendo =p
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 22:35 -
Sim, a MS tem intenção (não sei se já esta vendendo) W7 em pendrives.
E Igor, não comentei porque acho desnecessário, mas sim, precisa ter o ntldr, etc para bootar, o que eu quis dizer é que para tal vc precisa apenas marcar a partição como ativa e colocar os arquivos de boot, em nada precisa de programas externos.
Eu não considero esse um site técnico, então evito entrar em muitos detalhes. Se estivesse conversando no MSDN, Technet, etc, teria colocado mais detalhes, desculpe-me
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 22:29 -
Usuário da Web, houve notícias, há um tempo atrás, de que a MS comercializaria pendrives com Windows 7 para instalação em netbooks, que não tem drive de CD/DVD. Se ela chegou a vender, eu não sei.
enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 16/11/2009 - 22:17 -
Emerson, eu discordo da sua informação. Quem faz o boot é a placa mãe juntamente com o conjunto de arquivos que estejam inserido no pendrive. Experimente apenas extrair os arquivos de um .iso para dentro de um pendrive e tente bootar. Se você conseguir apenas fazendo isso, me recomende o modelo da sua placa mãe, por que eu irei adquirir uma na hora.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 22:14 -
Igor, não invente: o Windows 7 não é comercializado em pendrive, e concluir que "pode-se afirmar que ALGUMAS versões do W7 realmente vem com código GPL embutido" é seguir a mesma lógica jornalística deste artigo: tudo errado.
enviado por: Usuário da Web em 16/11/2009 - 22:12 -
Ok Caio, isso é outra coisa que eu vou averiguar depois. Meses atrás eu li uma matéria dizendo que o W7 seria comercializado também em pendrives. Eu utilizei um pendrive de um amigo para testar o W7 e associei a essa notícia. Nesse teste, durante o carregamento, havia menção a ferramenta imagemaster, o que faz com que ela seja parte do carregamento da instalação do Seven. Como eu não sei se o pendrive foi "feito" ou foi comprado daquele jeito, por favor desconsiderem essa informação, já que eu não tenho certeza da fonte.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 22:12 -
"Windows 7 USB/DVD Download Tool. This handy and free tool will take a Windows 7 Setup ISO file and copy its contents to a bootable USB storage device. (It will also copy it to a bootable DVD.)".
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 22:12 -
É, porque do jeito que as coisas estão sendo colocadas aqui seria como se a Microsoft tivesse usado o SYSLINUX ou o GRUB para dar boot na pendrive, o que não é o caso.
enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 16/11/2009 - 22:11 -
E voce leu isso? E se o Windows 7 é comercializado em pendrive nao significa que existe código GPL no Windows, a forma que ele foi inserido no pendrive ninguem sabe, pois existem formas manuais sem uso de nenhum aplicativo para executar essa tarefa http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=33844&zoneid= 271&resumo=
enviado por: André Ricardo em 16/11/2009 - 21:52
enviado por: André Ricardo em 16/11/2009 - 22:09 -
Igor, qualquer pendrive é bootavel, quem faz o boot é a placa mãe, não algum programa.
Eu mesmo trabalho o dia todo com pendrives bootavel que criei manualmete. Existem vários programas na web que fazem isso automaticamente, ou se quiser fazer manualmente como eu faço, apenas precisa utilizar o programa diskpart que vem com o Windows.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 22:09 -
Se for isso mesmo, então a m**** é um pouco maior do que se pensava.
enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 16/11/2009 - 22:07 -
Igor, pelas notícias em outros sites vi que se tratava da ferramenta usada para extrair conteúdo da ISO do Seven para a pendrive; e não do sistema de boot usado para a pendrive.
enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 16/11/2009 - 22:04 -
Caio e Emerson, essa ferramenta é a mesma utilizada nos pendrives comercializados pela MS. A função da imagemaster não é apenas ler e extrair os arquivos para o pendrive e sim torná-lo uma mídia bootável [existe essa palavra?]. Experimentem adquirir uma versão em pendrive do windows 7, ou pegar emprestado com algum conhecido que a tenha adquirido e dêem uma olhada na tela de carregamento inicial.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 22:04 -
André, você parece um cara esperto leia novamente o meu comentário anterior e faça uma análise melhor sobre o que eu disse em relação a teoria e prática. Linux e GPL são coisas absurdamente diferentes na teoria. Na prática, 90% dos códigos licenciados sob GPL, são desenvolvidos com o intuito de rodar em alguma distro linux. Usuário Web, como eu disse anteriormente, o W7 é comercializado em pendrives que já vem com o tal código embutido para que o pendrive funcione como um cd de boot, com base nisso, pode-se afirmar que ALGUMAS versões do W7 realmente vem com código GPL embutido.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 22:01 -
Vocês estão confundindo as coisas. Não se trata de uma pendrive comercializada com o Windows 7 dentro; sim de uma ferramenta, disponibilizada para download pela Microsoft, onde você pega uma .iso do Windows 7 e converte para pendrive "você mesmo por sua própria conta" para poder instalar em seu netbook. Essa ferramenta continha código licenciado sob a GPL e portanto, o código fonte de toda a ferramente teve de ser disponibilizado.
enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 16/11/2009 - 22:00 -
Igor, vc esta enganado. A ferramenta que contem o código que gerou toda a confusão, apena le o .iso e extrai os arquivos para uma pendrive, mas não vai para a mesma. Ela é apenas um extrator de .iso, logo não é comercializada na pendrive com a instalação final.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 21:54 -
Meu amigo Igor, me desculpe, mas GPL é só um tipo de licença, GPL não significa Linux. De uma pesquisada nesse site http://www.gnu.org/licenses/gpl.html e veja se encontra a palavra Linux la... E se o Windows 7 é comercializado em pendrive nao significa que existe código GPL no Windows, a forma que ele foi inserido no pendrive ninguem sabe, pois existem formas manuais sem uso de nenhum aplicativo para executar essa tarefa http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=33844&zoneid= 271&resumo=
enviado por: André Ricardo em 16/11/2009 - 21:52 -
Duas informações básicas que eu acredito que vai acabar com boa parte das discussões aqui:
1) A aplicação que usava o GPL **não vem** no Windows 7. Ela era obtida via download na Microsoft Store, sendo utilizada para descompactar arquivos justamente para instalar o Windows 7.
2) GPL é uma licença, e quem cria aplicação sob GPL não tem **nada** a ver com Linux. Você pode criar uma aplicação em VB, C# e .NET que siga a GPL: Se eu criar uma aplicação em .NET sob a GPL v2 (e disponibilizá-la no SourceForge, CodePlex ou outro lugar), o que eu tenho a ver com Linux??
enviado por: Usuário da Web em 16/11/2009 - 21:51 -
Vinicius, eu já havia lido os links postados por você a um tempo atrás. O que você disse é basicamente o mesmo que eu, só com uma pequena diferença na interpretação. Você seguiu a lógica teórica e eu a prática. Na teoria, GPL e linux são realmente duas coisas muito diferentes, publicar algo sob tal licença não implica diretamente que isso será usado no linux, mas ai entra a prática. Na maioria dos casos, os códigos publicados sob essa licença, acabam sendo utilizados pelo linux, sendo feito em sua maioria, por programadores que se "apaixonaram" pelo modo de desenvolvimento colaborativo do linux e querem dar algo em troca. A prova que GPL nem sempre é utilizada no linux é a própria codeplex, fundada pela microsoft que tem sources sob GPL, porém um rápida pesquisa no google irá mostrar que códigos GPL são usados em linux em escala absurdamente maior que em qualquer outro OS.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 21:45 -
Igor, discordo. Existe código GPL que nada tem a ver com Linux, e portanto, quem o escreve não necessariamente precisa fazer parte da "comunidade Linux". Usar probabilidade para justificar isso não me parece muito lógico.
Recomendo a leitura dos seguintes links. Eles mostram duas coisas:
a) se escrever código e publicar como GPL fosse fazer parte da comunidade Linux, a própria Microsoft seria.
http://press.redhat.com/2009/07/21/red-hat-welcomes-microsofts-kernel-co ntribution/
b) a definição do que é GPL nada diz sobre obrigação de pertencer à uma comunidade qualquer.
http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
=> continuo achando o título e a matéria sensacionalista.
enviado por: Vinicius Canto xavier em 16/11/2009 - 21:34 -
Emerson, o código está sim no W7, dado que o mesmo é comercializado em pendrives. Seguindo a lógica que se compra o OS já no pendrive e o mesmo pendrive é iniciado pelo tal código GPL, pode se afirmar sim que o código está em algumas versões do W7
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 21:33 -
Vinicius, de certa forma quem faz código sob a licença GPL acaba sim se tornando membro da comunidade linux, dado que o código é livre e o principal utilizador de códigos sob tal licença são usuários e programados deste ambiente. A probabilidade de um código licenciado sob a GPL ser usado no linux é imensamente superior a chance dele ser usado no windows. Resumindo, em 90% dos casos, códigos GPL são sim parte da comunidade. [lembre-se que estamos falando de probabilidade e com isso temos excessões]
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 21:28 -
Felipe, acredito que vc nao leu meus posts direito, em nenhum momento comparo os SOs, apenas mostrei fatos que comprovam que seu artigo esta errado."O código não era do Linux, e o código não esta no Windows", foi o que escrevi. O post do Igor vai na mesma linha que os meus.
Caio, citei o Baboo pq os unicos sites brasileiros que leio são Info e Baboo, poderia citar o Winbeta, Bink.nu, Withinwindows, Anandtech, etc, mas acredito que a maioria dos usuários não conseguiriam entender em inglês e com tanto artigo técnico como o WithinWindows.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 21:26 -
Então Felipe, não ficaria melhor algo como "Windows 7 usa código sob GPLv2, a mesma utilizada no linux"? Não seria informação errada e seria um chamariz relevante para a matéria.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 21:24 -
Desculpe Felipe, mas pra mim "a idéia de Linux no título" não passa de uma forma de criar um bom título que chame a atenção.
Continuo com minha pergunta: quem escreve software e publica como GPL faz parte da comunidade Linux?
enviado por: Vinicius Canto xavier em 16/11/2009 - 21:23 -
Obrigado pela crítica, Igor. A ideia de Linux no título é fazer referência a códigos desenvolvidos pela comunidade Linux, como diz o texto. E não códigos retirados de uma "distribuição Linux"
enviado por: Felipe Zmoginski em 16/11/2009 - 21:16 -
A MS errou? Errou sim !! Nunca deveria ter usado um código (que nao eh nada de Linux) sem pedir permissão para o dono do mesmo. O que é triste, é ler um notícia "Windows 7 usa código do Linux" e "Versão para netbooks contém Linux" (sendo que nem versão especifica para tal existe. Isso é manipulação de informação. Se a revista ja estava sem crédito, agora pior ainda, ta na cara que começou a fazer isso, pra chamar atenção e ganhar ibope novamente.
enviado por: Tiago Franco em 16/11/2009 - 21:16 -
Felipe, quem escreve bibliotecas e as disponibiliza sob uma licença GPL faz parte da comunidade Linux?
enviado por: Vinicius Canto xavier em 16/11/2009 - 21:16 -
Felipe, a matéria está relativamente bem escrita, mas o título não. O códido usado não é do Linux e sim, a source de um programa chamado imagemaster, publicado no codeplex sob a GPLv2, que é a mesma licença sob qual o linux é publicado.
"As you've likely read and as was originally reported here, we've been investigating a report that the Windows 7 USB/DVD Download Tool, might contain GPLv2 code. The WUDT is a free tool that was offered by the Microsoft Store and which enabled customers to create bootable USB drives or DVD backup media from the electronic software (ESD) edition of Windows 7 that comes in an ISO format."
Ela realmente violou a GPL e admite isso, prometendo correção com a publicação do código usado, ainda na próxima semana.
Os dois principais erros foram apontados no blog withinwindows e aqui vão:
"First, Microsoft did not offer or provide source code for their modifications to ImageMaster nor their tool. According to GPLv2:"
"Second, Microsoft glued in some of their own licensing terms, further restricting your rights to the software (TermsOfUse.rtf). According to their terms"
Sim, eu sou usuário do linux, a exatos 3 anos eu não uso absolutamente nada de windows na minha casa [aliás, acabei perdendo a prática, só percebi isso quando peguei um trabalho pra fazer na última semana], mas realmente o título está errado. O código utilizado não era do linux e sim, um programa licenciado sob GPLv2.
enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 16/11/2009 - 21:10 -
Sinceramente, depois do concurso de melhor SO que coloca Android em comparação com Windows e MAC OS e mais essa to perdendo a confiança nas noticiais da Info
enviado por: José Agripino Duarte da Silva em 16/11/2009 - 20:58 -
Olá, Emerson. A matéria visa apenas reportar um fato envolvendo códigos desenvolvidos pela comunidade Linux em uma ferramenta usada pelo Windows 7. Não é intenção do texto discutir detalhes de licenciamento de software ou a superioridade de um sistema operacional sobre outro.
enviado por: Felipe Zmoginski em 16/11/2009 - 20:53 -
http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=36979& zoneid=221&resumo=
enviado por: Cléber Ivo de Oliveira em 16/11/2009 - 20:52 -
Basta ler isso:
http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=36979& zoneid=221&resumo=
Ahh Info...
enviado por: Cléber Ivo de Oliveira em 16/11/2009 - 20:51 -
Que essa matéria está incorreta, está sim, porquê eu fiquei sabendo dos fatos pelo Slashdot. "Quem quiser informações verdadeiras do que aconteceu, verifiquem no site do Baboo" O Baboo tá longe de ser um local de informações verdadeiras. Aquele ali é um xiita da MS. Quem quiser informações verdadeiras que pesquise em VÁRIAS fontes, não apenas em uma.
enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 16/11/2009 - 20:46 -
Cópia do e-mail enviado para contateinfo@abril.com.br: É lamentável ver que alguns dos principais "repórteres" da revista escrevam tantos absurdos.
Dessa vez Felipe Zmoginski cometeu um erro. Primeiro escreve absurdos sem fundamentos. Depois modifica o mesmo post sem emitir uma errata. Ao menos ele deveria como um bom profissional, para não dizer como um homem que se preze, assumir o erro, emitir uma errata. Agora MODIFICAR um post que foi ao ar, sem justificativa de forma que se torne mais adequado a realidade é algo amador. Era assinante antigo da revista, mas parei de assinar por achar que o conteúdo da revista fuja um pouco da realidade. Sempre achei o site "muito menos irreal". Mas de uns tempos para cá os repórteres passaram a escrever absurdos. Além dos reviews e comentários sobre produtos serem um tanto quanto tendenciosos para determinadas marcas. Dando a impressão que a Info recebe algo das mesmas. Sem mais, Fernando Bruno Moreira
enviado por: Fernando Bruno Moreira em 16/11/2009 - 20:38 -
Antes mesmo de ler o que foi postado no site do Baboo, eu já estava revoltado com esta notícia da INFO. Não é de hoje que colocam temas com duplo sentido e ainda contam as coisas de forma errada. Eu gosto muito da redação de vocês, mas já faz algum tempo que parece que publicam artigos só para gerar polêmica! Afinal, o que está acontecendo? Estão deixando o verdadeiro jornalismo de lado ou vocês não estão mais ligados em "tecnologia"? Sim, porque até atrasados vocês são. Acabei de ler um artigo que fala que foi descoberto uma forma de crackear o Windows 7. Ora, já sabiam fazer isso antes mesmo do Windows 7 ser lançado! Onde estavam? Em Saturno? Espero que possam melhorar nesses aspectos, senão terei que deixar de ler suas reportagens sem fundamentos e tendenciosas.
enviado por: Rafael Gomes Lima em 16/11/2009 - 20:34 -
Caramba, que absurdo é uma notícia que distorce completamente os fatos!! Vejam: http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=36979&zoneid= 221&resumo=info_abril_fud_contra_windows_7
enviado por: Antonio Clébio Costa e Felix em 16/11/2009 - 20:17 -
Alguem sabe o e-mail do ombudsman ou do editor geral da Info? Quem sabe conseguimos que a notícia ganhe uma errata com a informação verdadeira?
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 20:13 -
Ricardo, se a MS é um bicho papão ou não, não é o assunto da notícia. O que eu postei em nenhum sentido foi pessoal a ninguem, apenas quero evitar a propagação da desinformação que a notícia oferece.
Felipe, continua errado.
"Em blog, o gerente da Microsoft para open source 7 Peter Galli afirma que “após uma investigação preliminar” a companhia constatou a presença de códigos Linux na versão do Seven para netbooks"
O código não é do linux, e o código utilizado, NÃO esta no Windows.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 20:11 -
Thiago, o que me preocupa não e o fato em si.
Mas o precedente.
Será que esse será o único trecho de código aberto utilizado?
A MS comprou o DR-DOS e vendeu-o com MS-DOS, e começou aí sua carreira (não de desenvolvedora, mas de experta negociante).
No mito da fundação já carrega esse DNA.
Ao invés de criar, comprava aplicativos úteis ao seu negócio, e os incorporava ao Windows.
Vc conheceu o PC-Tools? o Defrag?
Tudo foi comprado e costurado numa colcha de retalhos chamada Windows.
Business! é o que melhor eles fazem, para nós usuários, que enriquecemos os executivos da MS, sobra comprar o que empurram, às vezes de melhor qualidade, outras de muito pior.
enviado por: Ricardo Valle Aleixo em 16/11/2009 - 20:01 -
Emerson, sou usuário do Windows desde a versão 2.1 (é sou meio velhinho neste ramo), isso foi em 1991 ou 1992 nem lembro bem.
Lógico que pulei algumas versões que foram ridículas (Milênio e Vista p.e.).
O que sei é que a MS é ótima em negócios, disso ninguém duvida.
Mas é perita em fazer produto duvidoso também. Veja que quando ela montou o NT sem base DOS, ela já poderia ter levado esse sistema para os desktops rapidinho, mas não o fez. Um produto superior que só veio para os desktops com o XP.
Talvez por interesse do negócio e não por interesse de melhor servir seus usuários.
Deu um tiro no pé com o Vista, e saiu correndo para lançar o Win7.
Eu, por precaução, não mudo de versão (trabalho com sistemas e não posso arriscar virar boi de piranha) antes de um ano do seu lançamento, e ter ouvido muitos elogios.
Digo isso porque vejo a MS correndo atrás do tempo perdido (como foi com o IE, lembra?), e essa não é a melhor política para uma empresa que queira se manter na ponta do mercado.
Ela corre o risco sim, de ser comida pelas bordas com as novas tecnologias que estão surgindo, tais como a nuvem e o mundo do software livre.
A IBM foi a maior até perder o jogo, a MS parece padecer do mesmo mal.
enviado por: Ricardo Valle Aleixo em 16/11/2009 - 19:52 -
André, o Codeplex é da MS sim, no entanto, a GPL não, e a mesma determina que para utilizar o código, vc tem que comunicar o autor e publicar o código final da utilização do mesmo (o programa gerado a partir do código utilizado), coisa que ela não fez, logo ela errou sim (não conheço tanto de GPL, se estiver errado os gurus sintam-se livres para me corrigir), a diferença é que os erros nada tem a ver com a reportagem publicada anteriormente.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 19:32 -
"Qual é a fração de código livre incorporada no Seven e quando isso deveria representar de desconto." Ricardo Valle, se informe, nao existe código livre incorporada no Windows 7, e sim na ferramenta que "nao vem instalada por padrao" no Windows e deve, por livre e espontanea vontade do usuário baixar com suas próprias mãos. O Windows 7 NAO É VENDIDO COM ESSA FERRAMENTA NELE.
enviado por: Tiago Franco em 16/11/2009 - 19:31 -
Felipe, repostar uma reportagem sem uma Errata, apenas diminui ainda mais a credibilidade da info... (parei de ler a revista a alguns anos, agora chegou a hora do online..)
Apesar de reduzir o tamanho dos erros, ainda continua errado. O ImageMaster é escrito em C# .net, para a plataforma Windows, novamente, não tem nada a ver com Linux. No site http://www.withinwindows.com tem até uma parte do código do qual o problema foi gerado.
Não sei de onde vc tirou a idéia do Linux
Ao Ricardo, o código foi usado em uma ferramente grátis que é baixada no site da MS, logo, não tem lucro.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 19:27 -
Emerson, não seja ridiculo ne evasivo, o Baboo é pra quem quer ser engando.
Site de verdade é o Guidadohardware.net
enviado por: Bruno gabriel em 16/11/2009 - 19:26 -
Codeplex é uma iniciativa da própria Microsoft, azar de quem doou seu código la, codigo aberto é isso, agora a Microsoft divulga o codigo desse mini aplicativo e já era, ta dentro da regras do jogo. Sempre vai ter um bobo que só cria o código e um esperto que vai ganhar dinheiro com isso.
enviado por: André Ricardo em 16/11/2009 - 19:24 -
Tudo bem, o código é livre... mas se é livre porque a MS cobra pelo seu uso? Qual é a fração de código livre incorporada no Seven e quando isso deveria representar de desconto.
Daqui a pouco a "soberana" (sic nossos amigos aí de cima) vai fazer uma versão "Lindows" e cobrar por ela como cobra pelos Windows?
enviado por: Ricardo Valle Aleixo em 16/11/2009 - 19:21 -
NOssa Fernando, essa parte de que o Boot fica mais rápido eu nao tinha lido ainda hehehe.
Que imaginação fértil esse jornalista tem.
enviado por: Tiago Franco em 16/11/2009 - 19:05 -
Eu só não entendi de onde surgiu que a ferramenta que "carrega a ISO" no Pen Drive vai deixar o BOOT mais rápido?!? Baboo é lixo... E agora o Felipe está querendo ser o Mauricio Moraes... Estamos perdidos...
enviado por: Fernando Bruno Moreira em 16/11/2009 - 18:56 -
Bruno, mostre fatos e eu posso concordar ou discordar com vc. Eu leio 51 feeds diariamente dos principais sites americanos e brasileiros, logo minha opinião é formada de várias fontes. Inclusive, isso é notícia velha, da semana passada, logo quando vi já sabia da verdadeira notícia a tempos.
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 18:51 -
Nossa quanta coisa ridícula em uma matéria só ! O bandinho de mal informado nao sabe que a ferramenta não "vêm com o WIndows 7" e sim deve ser baixada separadamente. Segundo que nao existe Windows 7 especial para "netbooks". Ignorância é uma coisa muito interessante, mas assusta-me a Abril permitir tamanha (...) em seu site. "Em blog, o gerente da Microsoft para open source 7 Peter Galli afirma que “após uma investigação preliminar” a companhia constatou a presença de códigos Linux na versão do Seven para netbooks" Estou rindo até agora essa parte !! heheh
enviado por: Tiago Franco em 16/11/2009 - 18:48 -
Felipe, eu não sei de onde vc obteve essas informações, mas a verdade é, o código utilizado é de uma ferramenta chamada ImageMaster, o qual esta no site codeplex (site para código livre, que usa GPL), que de acordo com a descrição do mesmo "ImageMaster is a .Net C# application for reading and writing disc images (*.iso files).", ou seja, código escrito em .net para montar arquivos iso (novamente, nada a ver com Linux). Muita gente confunde Linux com GPL, só porque é GPL, nao quer dizer que veio do Linux.
Nesse site explica direito o que aconteceu.
http://www.withinwindows.com/2009/11/06/microsoft-lifts-gpl-code-use s-in-microsoft-store-tool/
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 18:48 -
José Agripino: no total, as vários distros Linux não chegam a 1% do mercado. Portanto, os usuários do Linux não são o povão, mas o povinho :)
Só esclarecendo: além de usar o Windows 7, eu uso também algumas distros Linux: Ubuntu e Mandriva (em ambiente Gnome).
enviado por: Saint-Clair Stockler em 16/11/2009 - 18:47 -
Emerson o BABOO é o pai da MENTIRA!!!
a INFO poderia metir a votade que não chegaria aos pés das mentiras absurdas do BABOO(o maior site pra tontos do Brasil)
enviado por: Bruno gabriel em 16/11/2009 - 18:41 -
Caro, Emerson. A matéria informa objetivamente que há um recurso usado em versões do Windows 7 que leva consigo códigos desenvolvidos pela comunidade Linux, conforme admite a Microsoft em blog público.
enviado por: Felipe Zmoginski em 16/11/2009 - 18:36 -
Essa reportagem foi uma dos maiores absurdos que já li na internet. É impressionante como uma empresa respeitável como a Abril deixa publicar tamanha desinformação.
Não só o caso nada tem a ver com Linux, netbook ou qualquer outra coisa que essa reportagem mencionou, como os fatos citados são todos inverídicos, lamentável....
Quem quiser informações verdadeiras do que aconteceu, verifiquem no site do Baboo
enviado por: Emerson Yukio Honda em 16/11/2009 - 18:24 -
O mundo é dos espertos [2]
enviado por: Denis James em 16/11/2009 - 18:23 -
Toda a matéria é falsa e foi mal traduzida do inglês.
O único mérito de tudo isso, é a absurda ignorância de muita gente que mexe com computador.
Falta instrução básica, sm isso, não adianta discutir absolutamente nada.
enviado por: S C em 16/11/2009 - 17:55 -
Nononono: "...sabem ganhar dinheiro, "roubam" os códigos do rival e ainda se divertem com esses trouxas que continuam achando q o pinguim vai dominar o mundo algum dia".
Em defesa da MS não há caso de "roubo" de código nesse caso de um software sob licensa GPL. O uso é livre, mas desde que nao se imponham barreiras a distribuição.
A nao ser que sejam os pinguins de Madagascar (rs) a MS nao tem motivo pra rir de ninguém,e nem a intenção do Linux é dominar o mundo e sim distribuir o conhecimento e promover a evolução do software, acreditando que ele é um produto colaborativo e que a meu ver o lucro é só um embargo a essa crença. Acho que vc que deveria cair na real e prestar mais atenção no que diz.
enviado por: José Agripino Duarte da Silva em 16/11/2009 - 17:47 -
É engraçado como pessoas que não entendem nada de tecnologia se acham donas da verdade e opinam sobre coisas que não entendem e conhecem. É triste ver a ignorância de muitos brasileiros, mesmo daqueles que deveriam ser instruídos. A M$ violou sim a GPL. E é engraçado ver esse tal de "Saint-Clair Stockler" falar de um assunto que ele não domina, já que nem da área de tecnologia ele é. Por favor, antes de falar algo, procurem se informar sobre o assunto.
enviado por: João Paulo Mafra em 16/11/2009 - 17:16 -
Hahahaha, eu quase tive um enfarte de tanto rir, a M$ teve que assumir que 'copiou' trechos de código livre (ela deve ter feito muuuuito isso no Win7, mas disfarçou bem!) Só que vacilaram no boot e deixou transparecer. Aposto que o Ballmer deve ter 'cagado sangue' em ter que admitir isso... Hahahahahah mais, eu quero é mais....
enviado por: Francisco Alexandre em 16/11/2009 - 17:10 -
Sonho com o dia em que todos os aplicativos que uso irão funcionar no Linux - E por enquanto, uso Windows - O chato é ler os comentários dos fanboys aqui. Eu tento ser o mais imparcial possível (porque uso Windows, e já usei Linux), mas realmente é chato ver gente queimando a MS, principalmente quando o fulano usa Windows como segundo OS.
enviado por: Fábio Horbach Garcia em 16/11/2009 - 16:40 -
A união dos dois opostos trouxe uma nova era de software's agora resta ver como este barco irá navegar... :)
enviado por: Jefer em 16/11/2009 - 16:07 -
hahaha, o mais engraçado é ler esse papinho "socialista" de quem não cai na real... Coitadinhos! MS domina o mercado e não é só com os Windows nos desktops não... Domínios Active Directory, Exchange, ISA Server, e outros MUITOS programas da MS dominam o mercado corporativo! Os caras são feras, sabem o que é marketing, sabem ganhar dinheiro, "roubam" os códigos do rival e ainda se divertem com quem continua achando q o pinguim vai dominar o mundo algum dia! Acordem! Independente se os produtos da MS são melhores ou piores do que o Linux, os caram é que mandam! hahahahahaha
enviado por: Nononono em 16/11/2009 - 16:04 -
Linux quis imitar a M$ a vida toda.... agora esbanjam alegria por terem tido seu código copiado... os comentários no que diz respeito a guerrinha da M$X Pinguim sempre são as mais divertidos
enviado por: Charles J Ferrari em 16/11/2009 - 15:59 -
Haha. Pra quem paga pau pro Windows e fala mal de Linux, chupa essa =P. Mas isso nao me surpreende não, copiar a ideias dos outros e se achar a dona do pedaço tá no sangue da MS.
Saint-Clair Stockler: "Povinho do Linux", como assim?
enviado por: José Agripino Duarte da Silva em 16/11/2009 - 15:25 -
Matéria pra inchar nos comentários !!!! isso ta relacionado com a Windows 7 USB\DVD Download Tool e não com o "Linux" propriamente dito. A ferramenta em questão incorpora código aberto e viola a GNU (General Public License). A ferramenta facilita a preparação de um pendrive e copia os arquivos do Windows 7 para que se possa fazer uma instalação sem precisar gravar um DVD, instalando o Win7 usando apenas um penDrive.
A Microsoft não abriu o código-fonte das modificações feitas no software e incluiu seus próprios termos de licenciamento, ou seja, como se fosse ela a criadora\desenvolvedora do software. Este foi o "ÙNICO" erro da gigantesca do software (proprietário). Eu aceito como o tema foi colocado mas.... vamos explicar melhor do que se trata né???
GNU/Linux found....starting....
Press any key for reboot Windows....A..F..F..BSD !
enviado por: Haldrin Feitosa Figueiredo em 16/11/2009 - 15:12 -
Quem te viu e quem te ve MS... heheheheheh
enviado por: Marcos Rigo em 16/11/2009 - 15:06 -
"código do capeta" foi massa! Ae, Felipe, como é que pronuncia seu sobrenome? Quanto à notícia, dessa vez eu prefiro nem comentar, pq os comentários estão até aceitáveis em se tratando de uma discussão sobre SO's.
enviado por: carlosMessala em 16/11/2009 - 14:55 -
Como diria um professor do mestrado, "O mundo é dos espertos". Sorte de quem consegue subverter as coisas a seu favor. Azar de quem não consegue. É assim que o mundo atual funciona, e não venham com essa conversa utópica de software livre que essa só convence quem não faz parte do mundo de TI.
enviado por: Luiz Augusto Jacinto Rodrigues em 16/11/2009 - 14:52 -
É interpretação, a matéria fala sobre o uso de código livre ( GPL v2 ) no windows e para a
"gente mal informada" e o “povão”, segue trecho da licença:
“When we speak of free software, we are referring to freedom, not price. Our General Public Licenses are designed to make sure that you have the freedom to distribute copies of free software (and charge for this service if you wish), that you receive source code or can get it if you want it, that you can change the software or use pieces of it in new free programs; and that you know you can do these things.”
http://www.groklaw.net/article.php?story=20060118155841115
“...(e cobrar por este serviço se assim o desejar)...”
Quando a vulnerabilidade do Windows, isso é fato! Não há o que contestar ( apesar de suas inúmeras correções ). Até porque é o S.O. mais usado ( maior foco de ataque ).
Para ambiente servidor o Linux ganha em disparada, mas para desktop em que a grande maioria é de usuários de conhecimento básico ( advogados, médicos... ). Em termos de usabilidade... O Windows é o melhor!!! Seja ele da MS ou da "M$".
enviado por: Cledson Santos em 16/11/2009 - 14:24 -
Em teoria a m$ deve liberar as rotinas que tem o uso dos códigos linux. Isso pelas regras da GPL... Espero que liberem mesmo... E que teja cheio de gambiarras
enviado por: Rodrigo Fernandes Leme em 16/11/2009 - 14:03 -
Este fato só prova a qualidade dos softwares produzidos pela comunidade opensource para aqueles que ainda duvidam. Quanto a Microsoft o unico pecado foi não ser trasparente, realmente ninguém é obrigado a sair falando tudo, mas um item tão importante deveria ao menos ser mencionado.
A convivência nas empresas entre os softwares e multiplataformas está cada vez mais estreita, os usuários ainda insistem em se situarem como extremos.
enviado por: CETEC - Centro Educacional Tecnologico de Ensino e Cultura em 16/11/2009 - 14:02 -
Sr. Felipe.
Corrija esta matéria. A frase:
"O uso de códigos Linux pela Microsoft não é errado do ponto de vista legal, já que a licença GPL v2 torna os códigos publicados sob essa versão livres para uso."
É uma bobagem sem tamanho. Será que após 10 anos dos sistemas Linux estarem no mainstream, os senhores ainda não entenderam a licença GPL. Infelizmente, vários leitores daqui não entenderam, mas que os senhores que trabalham num veículo de mídia de TI não tenham entendido é triste.
Arrume o texto, para informar seus leitores corretamente. Se quiser eu escrevo pro senhor, pode me pedir por email, sem problemas.
enviado por: Henrique Marks em 16/11/2009 - 13:57 -
Eu quase tive um orgasmo MEEESSSSMO!!! Só pra acalorar a discussão: É obvio que a M$ iria utilizar a GPL pra dar uma copiadinha em alguns recursos, uma vez que em matéria de cópia ela entende muito bem... (De DOS até o W7) XD
Mas em termos de vulnerabilidade o Windows é melhor... XD (2)
enviado por: Andre M. em 16/11/2009 - 13:31 -
Bacana da Microsoft ter admitido a sua responsabilidade.
Me surpreende que os usuários windows cabeça aberta, "povão", etc... prefira reclamar de quem usa linux a comentar a matéria.
Isso deve ser um raciocínio tão avançado que eu nem consigo entender!
enviado por: Welington Veiga em 16/11/2009 - 13:11 -
Mas em termos de vulnerabilidade o Windows é melhor... XD
enviado por: Sidney Ribeiro Júnior em 16/11/2009 - 13:06 -
As bobagens que a "gente mal informada" está dizendo é sobre o uso do código de software aberto. Ele é livre, e você pode fazer uso dele, mas não poderá tirar a liberdade dele, escondendo o código (o que a Micro$oft fez), isso é violação de licença. E não foi a Microsoft que fez isso, o serviço foi terceirizado, outra empresa que "injambrou" (gambiarra de software) o código livre no Windows Seven.
A "gente mal informada" disse bobagem sim.
enviado por: Sidney Ribeiro Júnior em 16/11/2009 - 13:04 -
O objetivo da tecnologia é a progressão da humanidade.
O Linux é um excelente sistema operacional, tanto que seu código está sendo utilizado pela MS, mas em termos de usabilidade... O Windows é o melhor!!!
enviado por: Cledson Santos em 16/11/2009 - 13:03 -
"Gente mal informada e ainda dizendo bobagens sobre usuários Linux."
Cara, ninguem falou mal do Linux, ele só disse a verdade, que alguns vão ficar falando bobagens como sempre. Tenta não confundir as coisas...
enviado por: Denis Belo de Morais em 16/11/2009 - 12:55 -
"Mais uma grande sacada da MS, se o código é livre então ela não está cometendo nenhuma infração."
Errado, se o código é GPLv2 ela tem obrigação de redistribuir seu programa com o fonte. Se ela não o fizer, é infração.
Gente mal informada e ainda dizendo bobagens sobre usuários Linux.
Se a MS é lixo ou não, não vou entrar no mérito, mas seu comentário...
enviado por: Marcos Alexandre Lemos Rodrigues em 16/11/2009 - 12:37 -
Mais uma grande sacada da MS, se o código é livre então ela não está cometendo nenhuma infração. E a mudança de opinião não é nenhum demérito, muito pelo contrário ela demonstra bom senso ao reconhecer que o linux tem coisas boas que podem ser incorporadas ao Windows. Enquanto isso os xiitas de mente fechada continuarão com seu pensamento pequeno dizendo q a MS é um lixo , ruindows etc.
enviado por: Fernando Luiz em 16/11/2009 - 12:09 -
Por mim, pra deixar o Windows mais rápido, a Microsoft podia usar até códigos do Capeta! Eu quero é rapidez e um s.o. cada vez melhor!
O Povinho do Linux deve ter tido um orgasmo lendo essa matéria...
enviado por: Saint-Clair Stockler em 16/11/2009 - 12:00 -
Outra matéria que vai ser divertido ler os comentários...
enviado por: Diego Tadiotto em 16/11/2009 - 11:50 -
O opensource não era um "câncer" para a Microsoft?
enviado por: samuel camara de lemos filho em 16/11/2009 - 11:32
|
|








19






