Tecnologia pessoal
Usuários ainda preferem DVD a streaming
Monica Campi, de INFO Online Terça-feira, 19 de abril de 2011 - 12h42Habi/Flickr.com |
![]() |
SÃO PAULO – Uma pesquisa da consultoria NPD Group afirma que, embora o streaming de vídeo esteja crescendo, os usuários ainda preferem comprar mídias físicas como DVD e Blu-ray.
A consultoria entrevistou 9.636 consumidores norte-americanos, com idade superior a 13 anos, no período de janeiro a março deste ano.
Neste período, 77% dos entrevistados afirmaram que assistiram filmes em DVD ou Blu-ray, 49% disseram ter visto um filme no cinema e somente 21% admitiu ter utilizado serviço de vídeo sob demanda na TV.
Estes mesmos consumidores afirmaram também que 78% dos valores que gastam com vídeos vão para a compra de mídias físicas. Vídeos sob demanda, pay-per-view e streaming representam somente 8% deste montante.
A NPD também aponta que a compra e aluguel de DVDs e Blu-rays caem 9% ao ano, mas a consultoria afirma que a morte dessas mídias ainda levará bastante tempo.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelas locadoras, não há sinais de grande crescimento destes novos formatos de visualização de vídeos. Além disso, transmissão online de filmes enfrentariam restrições com direitos autorais.
Últimas notícias de Tecnologia pessoal
24/05/2012 - 21h40 - Blog: Android esmaga iOS e Windows Phone
24/05/2012 - 19h00 - Google Plus ganha atualização para Android
24/05/2012 - 18h58 - App informa sobre o Aeroporto de Guarulhos
24/05/2012 - 18h35 - Jogo para iOS te leva para as galáxias
24/05/2012 - 18h24 - 91 Locker personaliza tela de bloqueio do Android
-
Reydson de Medeiros Romualdo • 01/05/2011 - 20:24
O problema do streaming é que muitas pessoas não se importam de ver um filme com uma qualidade inferior via streaming, desde que seja de graça. Ninguém quer pagar por um download. Eu pelo menos não pagaria. Se estou pagando, gosto de ter a mídia física, com encartes, embalagens que valorizem o produto... Por isso eu digo que o streaming não vai substituir o Blu-Ray, já que se os usuários podem fazer o streaming gratuito, por que as empresas iriam desistir do Blu-Ray se poucas pessoas iriam realmente pagar pelo download dos conteúdos?
-
Rasico • 26/04/2011 - 19:57
@Lucas César Mourão mudar seu nome nessa altura do campeonato já não adianta, pois meus @s estão com o seu nome completo. Tenta mudar no Twitter ou ambos, gênio. Chamar a atenção da Mônica Campi pra que ela apague meus comentários e/ou que perdoe os seus, não é exatamente a atitude de um cavalheiro honrado. Voce já tentou isso em outras ocasiões e não funcionou. Quanto ao seu olhar um pouco mais flexível sobre o tema eu reforço: Eles não vão coexistir. O blu-ray vai A.C.A.B.A.R! Ousaria ainda arriscar um prazo: 5 anos. A própria existência de tantos links e "estudos" como essa, só mostra o desespero dos defensores desse formato.
-
Lucas Mourão • 26/04/2011 - 15:40
@Cristina Nascimento: sem problemas, entretanto, minha presença no t.w.itter não é tão frequente quanto no msn. Na verdade nem me lembrava que eu tinha criado uma conta por lá rsrsrsrsr Abraços!
-
Cristina Nascimento • 26/04/2011 - 15:35
@lucas, vou t seguir então, tu me segue tb?
-
Lucas Mourão • 26/04/2011 - 13:59
Obrigado pela matéria Mônica Campi, apesar que ela confirma o que eu já sabia. Blu-ray e streaming poderão e deverão coexistir. Afinal, quanto mais opções para nós consumidores, melhor. Cada um adere a tecnologia de sua preferência. Abraços ;)
-
Rasico • 26/04/2011 - 10:11
Que “bitch”mané. Dá uma olhada na sua foto do Twitter. “Se alguém quer ser meu amigo, aí vai meu MSN”. Resultado: 4 seguidores. Uuuuaaahahahhahahahahha ... Só você não percebe o quanto é ridículo.
-
Lucas Mourão • 26/04/2011 - 07:00
@Rasico: Bitch, please... ^^
-
Rasico • 25/04/2011 - 18:34
@Lucas César Mourão, você só sabe postar links. Não tem opinião própria ou capacidade própria de observação. Seu vasto conhecimento vem de links... e de meia dúzia porque são sempre os mesmos! Se escreverem na PC World que 2+2=5 você vai dizer que a matemática está errada. Grande porcaria o apoio dessas empresas, que só fazem isso para defender seu "mercado de venda de plástico". Grande coisa o volume de vendas de blu-ray estar aumentando. O volume de vendas do Laser Disc, um dia esteve crescendo também. Fica tranquilo, o blu-ray vai crescer e existir por muito tempo ainda para atender a demanda de gente antiquada como você. A questão é que o streaming vai durar umas 200 vezes mais...
-
Lucas Mourão • 25/04/2011 - 17:08
@Rasico: ___ http://www.pcworld.com/article/216022/bluray_continues_to_thrive_in_spite_of_str eaming_threat.html _____ Leu?? Agora deu pra calar a boca??? PC World diz: "New information from the Blu-ray Disc Association, Digital Entertainment Group, indicates healthy growth for disc format." É... deve ser coisa de pobre mesmo... deve ser coisa de pobre mesmo ter como base de sustentação a Walt Disney Company, a Time Warner, a News Corp, a NBC Universal, a Sony Corporation... ahahahahhahahaahhahahahaha !!!! Você é o troll mais divertido que eu já encontrei!!! Continue postando por favor, pois seus comentários são cômicos!! OWNED !!! :D ______________________________________________________ Blu-ray is the best of High Definition ever. EVER !!! ^^
-
Rasico • 25/04/2011 - 16:51
@Lucas César Mourão Mais uma vez,você teve dificuldade na interpretação de texto: Quem disse à você que ninguém compra blu-ray por causa de preço? As pessoas não compram porque é inútil mesmo. Mal se encontra locadoras de video na rua. A poderosa Blockbuster ... abriu falência nos EUA e empresas de locação digital de filmes (streaming) como Saraiva Digital, Terra TV Video Store e NetMovies estão se proliferando. Aliás, o que vou fazer um disco de 100 giga se posso ter um HD com um 1 tera ou a mesma capacidade num pendrive? Tecnologias que não preciso reinventar a roda se quiser dobrar a capacidade... Aliás, moro e trabalho no Brooklin em SP que, caso não saiba, é um bairro nobre de uma cidade de alto poder aquisitivo... e nenhum dos meus conhecidos sentiu interesse em comprar um Blu-ray. Sabe como é né... ricaço não gasta dinheiro com porcaria...Isso é coisa de pobre mesmo.
-
Lucas Mourão • 25/04/2011 - 07:07
@Rasico: Você acredita no que quiser acreditar. Toda essa sua agressão na verdade só revela o seu desespero na tentativa fracassada de tentar provar que o Blu-ray é um fracasso. E no fundo você sabe quem não é. Já disse, estão criando o disco de 100GB, procure por BDX-L na Wikipedia antes de vir aqui tentar dar uma de "guru da tecnologia" com toda essa sua arrogância. Se você nunca viu ninguém que ainda tem um blu-ray é porque com certeza deve morar no Acre ou em qualquer outro fim de mundo, pois hoje o aparelho comum está com o preço nivelado ao DVD comum e só um troglodita como você poderia ainda preferir o DVD comum. Sim, defendo o blu-ray mesmo pois vejo que ao contrário do streaming, essa é uma idéia promissora!! Não é questão de conservadorismo meu caro, eu concordo que a Apple ajudou muito na evolução da música com o streaming de música. Mas o "peso" de arquivos de áudio jamais irá se comparar aos gigas e gigas de arquivos de vídeo. Então fica a dica: vê se cresce um pouco e tenha um pouco mais de maturidade quando for defender seus pontos de vista. Parece até que estou discutindo com um pivete de 14 anos teimoso...
-
Rasico • 24/04/2011 - 10:51
@Lucas César Mourão Para dados, existem HDs externos ou até pen drives com 256 Gb, melhores, mais eficientes e mais baratos. Existem até notebooks sem HD mas com memória flash, que são ultra rápidos. E você quer defender o blu-ray! Sempre haverá empresas atrasadas, investindo em tecnologias ultrapassadas, por causa de consumidores ignorantes e resistentes à novas tecnologias. Mas isso acaba um dia... Além disso, onde eu disse que "portabilidade se restringe a conectividade com a internet"? Você precisa aprender a interpretar texto, assim como o mercado... Você comprou seu blu-ray e quer acreditar que essa porcaria nati-morta valeu a pena, beleza. Mas a verdade é que a grande maioria dos consumidores abrem mão da ultra-mega-qualidade HD com som 7.1, por praticidade e conveniência, facilmente. Se não fosse assim, os mercados de internet móvel e celulares não estariam crescendo exponencialmente... mas se você curte um telefone fixo de disco, é uma "questão de gosto" como vc diria...
-
Taian Brito Monsores • 22/04/2011 - 15:05
Nunca diga nunca.
-
Lucas Mourão • 20/04/2011 - 21:08
@Rasico: Para seu esclarecimento, o Blu-ray foi teve seu lançamento comercial em 2006. Naquela época concorreu com o HD-DVD da Toshiba. O Blu-ray Disc não apenas serve para armazenamento de conteúdo em alta definição como também foi criado para armazenamento de dados. Com sua invejável capacidade de 50GB nos discos de camada dupla, o formato se popularizou incrivelmente bem aqui no Brasil de 2010 para cá, acompanhado da redução de preços de TV's Full HD. Uma TV Full HD sem um blu-ray player adequado está sem sombra de dúvidas sendo desperdiçada visto que o player do formato anterior (DVD) é incapaz de reproduzir as imagens com a qualidade máxima que o televisor pode exibir. ____________________________________________ Outra coisa: o formato do disco azul está fazendo tanto sucesso, que já está sendo criado o disco com capacidade de 100GB:___http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/panasonic-anuncia- blu-ray-regravavel-de-100gb-06042011-29.shl_____________________________________ ______________________________________________ Agora pense bem em quem está sendo a verdadeira piada aqui nos comentários meu caro. O que Apple conseguiu fazer com os arquivos de áudio ela NUNCA irá conseguir fazer com os arquivos de vídeo. Se pra você portabilidade se restringe a conectividade com a internet, deveria rever melhor seus conceitos. Não sou "baba-ovo" das companhias de entretenimento porque não ganharia nada com isso. Sou a favor do P2P na verdade. Contra fatos, não há argumentos. E aí estão os fatos para quem quiser ver: 1) O blu-ray está fazendo tanto sucesso que já estão criando o disco de 100GB - 2) O streaming no Brasil e no mundo inteiro não tem chance contra o P2P (afinal que tipo de otário vai PAGAR pra ficar horas e horas e horas baixando um filme??? Se o mesmo produto é compartilhado GRATUITAMENTE na rede??) 3) a Videolar investiu cerca de R$ 4 milhões de reais em uma nova máquina para fabricação de discos Blu-ray, e vai aumentar a sua capacidade de produção para 800 mil peças por mês___fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=7103 _____________________________________. Como eu disse anteriormente tudo é uma questão de gosto meu caro. Se você é feliz fazendo streaming, parabéns!! Mas não se engane pensando que o streaming irá matar as mídias físicas, porque os FATOS apontam justamente o contrário. Abraços!
-
Ricardo Andre Varnier • 20/04/2011 - 12:30
BD, DVD... Tenho NET e assisto muita coisa lá. Não é a mesma coisa, mesmo com a NET HD, mas sair prá alugar um filme ou contratar via internet me dá preguiça... 'Baixar'? Pior ainda, pois se baixar mais que 1 BDs ou uns 3 ou 4 DVDs, me reduzem a banda à 10% e aí, já viu, né?
-
Rasico • 20/04/2011 - 11:14
@ Lucas César Mourão, você realmente é uma piada. Essas empresas apóiam as mídias físicas pois elas AMAM ganhar dinheiro e vender plástico (LD, CD, DVD e Blu-Ray) é muito mais rentável do que vender só o conteúdo. O interesse deles é o mesmo que o das gravadoras de música contra o download, mesmo o pago. Você é tão baba-ovo dessas “indústrias do entretenimento” que deve acreditar mesmo que elas são espertas do que a Apple, que REVOLUCIONOU o mercado da música pelo mesmo motivo: acabou com o formato físico pois era o que o consumidor queria. Faz quase 10 anos que o nati-morto Blu-Ray foi lançado e não conheço NINGUÉM que tem um player desse tipo. Em pleno mundo, onde mobilidade e conveniência são as palavras da vez, me vem você me falar de DVD.
-
Lucas Mourão • 20/04/2011 - 10:17
@Rubens Alves: gosto não se discute é claro, mas o que enfatizo aqui é que a REALIDADE BRASILEIRA no que se refere a internet eu acho que nem preciso dizer: é horrível!!! Mal conseguimos carregar os v.ideos do Y.out.ube quanto mais fazer streaming!! Tenha dó né?!! Não troco a portabilidade da mídia física pela dependência de conexão com a internet. Assistir a programas como você diz assistir depende de uma conexão ultra veloz, coisa quase inexistente aqui na República das Bananas. E volto a frizar: o DVD pode até acabar, mas o Blu-ray não. São diversas empresas que estão por trás do incentivo ao uso do disco azul (e diga-se de passagem, são os maiores conglomerados de entretenimento do planeta). Então sejamos específicos: a sua inj.úria contra os discos azuis é pessoal. E não uma tendência. ;)
-
Rubens Alves • 20/04/2011 - 09:50
@Lucas Mourão... Olha, Lucas, como eu ja disse, tem 3 anos que eu montei um HTPC para mim (HTPC é um PC voltado para a reproducao de videos numa televisao, ele tem saidas HDMI, saida optica digital 7.1, etc.). --- E, depois disso, quando voce finalmente vê no seu dia a facilidade que é assistir a tudo com auxilio da internet (com qualidade de audio e imagem muito melhor que a TV Paga no Brasil -- tudo em alta definicao --, podendo assistir aos programas um dia depois dos americanos -- e ate no mesmo dia, ao vivo, junto com eles, se voce nao se incomodar com a qualidade de imagem --, pode montar sua propria grade de programacao, sem comerciais e etc... Depois disso tudo, você não quer saber mais de outra coisa! Nao uso streaming, mas no dia que streaming chegar nesse patamar tambem, será o maximo! ---- So depois de ter tudo digital é que voce entende que é muito melhor que usar midia plastica. Disco Blu-Ray é um porre, voce tem que procurar a caixinha com ele, colocar o disco no aparelho, esperar uma eternidade para o aparelho carregar o disco, depois tem que assistir videos obrigatorios (ou ficar tentando pula-los), mensagens do FBI, trailer de outros filmes... navegar por menus animados (tem que esperar a animacao acabar) que nem sempre respondem imediatamente, configurar audio e legendas... UM PORRE! --- Quando o video é digital, basta clicar no arquivo do video que ele ja sai tocando na mesma hora, sem frescura, sem menus animados chatissimos. Eu acho muitissimo melhor, mais rápido e mais pratico.
-
Lucas Mourão • 20/04/2011 - 07:05
@Fred Prateado: sim, eu conheço os releases em 1080p muito obrigado. Mas prefiro ele no Blu-ray que é muito mais prático e independe de uma banda larga de alta velocidade (coisa que carece na maioria das cidades brasileiras e você sabe disso). Acho uma maneira muito mais prática de se curtir Alta Definição no conforto de casa. E @Rubens Alves: Achar que o streaming um dia chegará às grandes massas é um tremendo equívoco (é como pensar que um dia pobre terá Apple Tv). Eu não repudio o streaming completamente, apenas acho que ele não tem chances de concorrer com uma mídia de armazenamento que eu posso levar pra qualquer lugar e assistir a qualquer momento. Enquanto isso no streaming e como em qualquer coisa que esteja na nuvem, você dependerá do sinal e sobretudo da QUALIDADE do sinal de internet de onde você estiver. O streaming será na minha concepção, apenas uma opção a mais para os cheios da grana... mas substituir o glorioso Blu-ray??? "HAHAHAHAHA... And I thought my jokes were bad". :)
-
Rubens Alves • 19/04/2011 - 21:12
@Lucas Mourão, telefone e televisao também ja foram coisas que só rico podia ter, e que eram restritos a poucos. Contudo, o tempo se encarregou de mostrar que nao eram fracassos.
-
Rubens Alves • 19/04/2011 - 21:09
Tem um detalhe errado com a materia... Ha cerca de 3 anos que eu abandonei completamente a tv (aberta e paga) e nao compro mais DVDs ou BDs. TUDO, eu disse TUDO o que eu assisto diariamente na tv (basicamente seriados e filmes em alta definicao) eu baixo da internet. Nao é metade, não é 80%, é TUDO! E, ainda assim, eu tambem preferiria o DVD ao streaming, se só me fossem dadas essas duas opcoes (streaming engasga muito, dá problemas, voce nao tem controle sobre as legendas, e etc.). Tem algo errado aí, né? Na verdade eu sou um exemplo de pessoa que abandonou completamente as midias fisicas, so que eu tambem nao gosto da opcao streaming (ao menos não do modo como está hoje, talvez no futuro).
-
Fred Prateado • 19/04/2011 - 20:06
Quem ainda diz que gosta de DVD é porque com certeza não conhece os releases 720p e 1080p rsrs
-
Lucas Mourão • 19/04/2011 - 15:22
@Aqui vai uma resposta ESPECIALMENTE para aqueles que ainda acham que streaming vai dar em alguma coisa: http://www.pcworld.com/article/216022/bluray_continues_to_thrive_in_spite_of_str eaming_threat.html
-
Lucas Mourão • 19/04/2011 - 15:06
@Rasico: Apesar de seus ataques típicos de troll, eu gostaria de informar ao senhor que sei muito bem do que estou falando sim! Time Warner, News Corp, NBC Universal, The Walt Disney Company. Você já ouviu falar nessas empresas?? Se as conhece, então fique sabendo que elas apóiam a Sony e são integrantes da Blu-ray Disc Association bem como Samsung, Philips, LG, Toshiba e outros tubarões do mundo corporativo. O Blu-ray Disc não irá NUNCA, NUNQUINHA perder para o streaming. Se o armazenamento em mídia física fosse um método tão arcaico como o senhor insiste em "profetizar", com certeza essas empresas não estariam envolvidas nisso. A indústria do entretenimento sabe muito bem que o streaming NÃO será capaz de atender a suas expectativas de venda porque concorre diretamente com o P2P (pirataria que é gratuita). Antes de bancar o "expert" no assunto, procure se informar melhor antes de vir defecar pelos dedos. Grato.
-
Henrique • 19/04/2011 - 14:29
Com a realidade que vivemos hoje onde a maioria tem internet abaixo de 1 mega seria uma resposta mais que lógica preferir um dvd do que streaming, já imaginou assistindo um lançamento todo engasgado? eu tacava fogo no meu televisor de tanta raiva...
-
Rasico • 19/04/2011 - 14:22
@Lucas falou muito, mas falou besteira. Primeiro que a pesquisa foi conduzida nos EUA. Além disso, há muitos serviços hoje, com preços de um aluguel de DVD, que pode iniciar a reprodução segundos após o pagamento ou quando você quiser. A questão aqui é a qualidade do video que, por causa da nossa banda "larga" tem que ser reduzida e os fornecedores desses serviços são fracos. Mas isso é uma questão de tempo e de amadurecimento. Se você acredita mesmo que DVD e Blu-Ray tem espaço num mundo como o de hoje, você não tem a menor idéia do que está falando...
-
Lucas Mourão • 19/04/2011 - 13:46
O maior problema quando se fala em streaming aqui no Brasil é evidentemente a qualidade de nossa internet. Banda larga que realmente pode atender a conteúdo HD ainda é precária na maioria do país. Na minha opinião, acho que sempre existirá a opção pelas mídias físicas principalmente para colecionadores e fãs que preferem um produto mais "concreto". Outro ponto relevante é que o DVD já tem o seu sucessor, o Blu-ray que está sendo muito bem mantido pela Blu-ray Disc Association que reúne os maiores conglomerados midíaticos e as maiores empresas de eletrônicos do mundo. O Blu-ray oferece para pessoas como eu, acesso a conteúdo em Alta Definição sem ter que esperar horas e horas para baixar um arquivo utilizando internet lenta. Concluindo, streaming e cloud computing não são coisas que qualquer um terá acesso. Isso é coisa de rico, restrita a poucos e fadada ao fracasso.
-
Carlos Murkalael Lima • 19/04/2011 - 13:45
Tem coisas que o dinheiro não pode comprar... Para todas as outras, existe o "download".
-
Jansen Brilhante de Albuquerque • 19/04/2011 - 13:45
O grande vilão das locadoras não é o vídeo sob demanda e sim a pirataria. Destes 77% que afirmaram assistir filmes em DVD ou Blu-ray, quantos assistiram versões piratas?





30
