Testamos o novo Hotmail; confira as mudanças

Por Fabiano Candido e Guilherme Pavarin, de INFO Online
• terça, 18 de maio de 2010
Reprodução
INFO Online testou o novo Hotmail nesta terça-feira, por convite da Microsoft: novos recursos deixam e-mail da empresa com cara de Gmail

SÃO PAULO – Em busca da fórmula de e-mail perfeita, a Microsoft mostrou hoje ao mundo como será o seu novo Windows Live Hotmail, que deve chegar a todos os computadores no mês que vem.

As promessas de melhoria, como não poderiam deixar de ser, são muitas: mais organização, melhor limpeza, navegação melhorada para celulares e maiores integrações com ferramentas de edição e sites ditos “sociais”.

A missão desse pacote de novidades é uma corrida contra o tempo. Mesmo afirmando ter 360 milhões de usuários ativos e estando bem à frente da audiência do Gmail, o atual serviço da Microsoft perde cada vez mais espaço e popularidade para as conexões com as ferramentas do Google.

Além disso, o Hotmail é alvo de queixas de muitos usuários de smartphones, dado a dificuldade em realizar algumas tarefas simples, como filtrar mensagens e enviar arquivos pequenos como fotos em JPG.

Contra tudo isso, a Microsoft vem para a luta e, a julgar pelo anúncio feito esta manhã, sente-se preparada para superar os rivais. Suas armas são suas próprias ferramentas, a exemplo do estocador de fotos Skydrive, o mensageiro instantâneo Live Messenger e, claro, o buscador Bing; todas elas vêm integradas e cheias de novidades para o Live Hotmal.

Com um convite disponibilizado pela companhia, INFO Online testou o novo e-mail e deixa aqui algumas de suas impressões. Confira:

Filtros para redes sociais e mensagens:
O Live Hotmail ganha filtros pré-configurados na barra de ferramentas. Eles filtram as mensagens vindas de redes sociais, de grupos de discussões e mensagens não lidas. Isso facilita a vida de quem recebe muita mensagem no dia a dia, sobretudo quem possui perfis de LinkedIn, Facebook e orkut movimentados. As notificações são todas agrupadas em uma área especial, evitando uma aglomeração.

O uso do Bing para buscar páginas e imagens
O recurso de busca de e-mail foi aprimorado. O usuário agora vê sugestões de pesquisa por remetente (De), assunto e destinatário (Para). O recurso - que usa o algoritmo do Bing - também faz busca na web. Isso vale tanto na pesquisa por temas quanto na busca por imagens. O curioso é que quando se busca por fotos, não é necessário que o usuário saia da aba em que está para anexar as figuras, pois se abre um atalho na mesma página, no canto direito; já quando a pesquisa é geral, abre-se uma nova aba de pesquisa. Nossa opinião? Bem, se tudo ocorresse dentro da página, talvez as buscas fossem mais produtivas.

Integração com o Messenger na página
Inspirado  no Gtalk do Google, o Messenger ganha uma integração parecidíssima na ala esquerda do Hotmail. Deste modo, qualquer usuário de Hotmail pode mandar mensagens instantâneas para os contatos durante uma sessão sem a necessidade de instalar um software especificamente para isso. O recurso pode ser desabilitado para quem está desacostumado.

Vídeos do YouTube no corpo do e-mail
No novo Hotmail, os links do YouTube são incorporados automaticamente ao corpo da mensagem. Com isso, o usuário não precisará mais sair do Hotmail para ver a mídia. O mesmo vale para o Hulu, segundo os americanos.

  

Comentários

///