Tecnologia pessoal
Serviços 3G falham com usuário, diz Idec
Felipe Zmoginski, de INFO Online Quinta-feira, 05 de novembro de 2009 - 18h51INFOLAB |
![]() |
Conexão 3G: Idec vê falta de transparência e regulação |
SÃO PAULO - O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) apresentou um estudo, hoje, sobre os serviços de banda larga 3G oferecidos por Vivo, TIM, Claro e Oi em São Paulo.
Segundo o Instituto, estes serviços apresentam diversos problemas, como velocidade irregular e falta de transparência nas negociações entre consumidor e prestador de serviço.
Ao analisar as vendas de 3G, o Idec apontou que as teles não fornecem com clareza informações sobre as instabilidades a que o 3G está exposto e informações importantes sobre a qualidade do serviço são informadas apenas no contrato de venda. Para o Instituto, falta transparência nestas negociações.
O Idec também apontou a ausência de regras claras para as operações 3G, que deveriam ser definidas pela Anatel. A falta de uma regulação mais objetiva deixaria os consumidores desprotegidos.
O instituto concentrou suas críticas, no entanto, nos problemas de velocidade que os produtos 3G apresentam, já que frequentemente os usuários têm acesso a uma velocidade real muito abaixo da velocidade contratada.
Para a advogada do instituto, Estela Guerrini, as teles se eximem de responsabilidade por meio de cláusulas contratuais que definem como velocidade mínima assegurada apenas 10% da banda contratada. Segundo o Idec, estas cláusulas são abusivas e visam transferir para o consumidor a responsabilidade por não ter um bom serviço.
Na opinião de Estela, as empresas de telefonia vendem mais acessos do que são capazes de atender e, depois, justificam seus problemas alegando distância do usuário em relação à antena da operadora e número excessivo de usuários conectados ao mesmo tempo na mesma região.
-
O que importa se isso não for dito em escala nacional, façam propaganda façam alguma coisa que realmente faz com que todos os outros brasileiros vejam o que esta acontecendo.
A gente sofre para ter um serviço mediocre de 1MB e no japão se usa conexão calculada em Giga pô vamos sair da pré história e trabalhar com vontade e produto descente. Eu também estou fudio pois cai no conto da VIVO
A INFO podia fazer uma revista com esta matéria pelo amor de Deus sejam nossas vozes!!!
enviado por: antonio cesar do nascimento em 06/12/2009 - 20:14 -
Contratei o serviço 3G da VIVO que na loja me disseram que era de 1 MBPS de velocidade e ilimitado. Verifiquei que depois de 2 GB de trafego eles limitaram minha velocidade a 128 KBPS. Quando entrei em contato com a VIVO, me falaram que a VIVO não vende velocidade e que a mesma poderia variar até 1 MBPS, que estando entre 300 KBPS e 1 MBPS estaria normal e que a limitação dos 2 GB de trafego esta em contrato, porem não assinei nenhum contrato contendo essa clausula.
Quanto a ANATEL, não serve pra nada, pois não toma nenhuma atitude, se limitando somente a registrar sua queixa. A operadora que deixa pra le dar um retorno sempre no ultimo dia estabelecido pela ANATEL não lhe dando nenhuma resposta ou solução do problema, que sempre se resume a velocidade.
Pequenas causas (judiciário) tambem, pois nos dia de hoje não adianta guanhar uma causa, pois voce ganha mais não leva! Foi assim comigo que ganhei uma ação contra um certo cartão de crédito numa causa indenizatória e atá hoje aguardo que a justiça obrigue a mesma a me pagar.A sentença saiu mais a justiça não tem força para que se faça comprir! Um absurdo!! E é assim com as operadoras que fazem o que querem com a conivencia da ANATEL.Falasse sobre boicote as operadoras! mais como fazer se lamentavelmente somos obrigados a dispor desse serviço que se tornou indispensável nos dias de hoje?
Tamos fudidos!!!!!!
enviado por: roberto luis de frança em 10/11/2009 - 07:47 -
Tem uma outra sacanagem, que é a do modem. Comprei o serviço, com o modem da Sony Ericsson, Md 300, e, após seis meses funcionando mal e porcamente, deu pau. Na Claro, me informaram que, sendo problema do modem, eu sou obrigada a continuar na fidelidade, e tenho que resolver com a sony ericsson. la me disseram que tenho que atualizar o software, já que meu computador é Mac. Sabem quanto custa a atualização? 50 euros! ninguém na operadora me disse que eu teria que pagar pra atualizar o software do modem, quando contratei o serviço, e agora, sem acesso por causa disso, tenho que continuar pagando 85 reais por mês. A Anatel não serve pra nada; passaram pra Claro, que me disse o que já tinha dito antes: o problema é com a Sony Ericsson. Tudo de volta ao começo! E quem me defende?
enviado por: Raquel Ritter Longhi em 09/11/2009 - 12:01 -
Mas não é privilégio de S.Paulo... no Rio de Janeiro é a mesma desfaçatez, a mesma "cara-de-pau" de vender uma coisa e entregar outra.
Infelizmente é o que se vê... as grandes corporações fazem o que querem com o consumidor e nada acontece.
enviado por: Juscelino Damasceno em 09/11/2009 - 07:54 -
recebi um telegrama da claro com a ameaça de me cobrar quase 170 reais por excesso de trafego de dados. eu sugiro um boicote nacional a claro. se possivel a todos os serviços. mas se nao for possivel a todos os serviços, pelo menos ao serviço de acesso a internet. eu liguei pra cancelar e nao consegui. liguei pra anatel e ainda nao tive resposta. no telegrama consta uma resoluçao 477 da anatel que nao tem nada a ver com esse assunto de trafego de dados. cuidado com a claro !!!!
enviado por: MARCOS GARCIA SOUTO em 08/11/2009 - 10:28 -
Slavis Kalento,
não adianta defender as operadoras. Elas acompanham o tráfego, sabem muito bem a diferença entre a demanda média e máxima do serviço e poderiam muito bem ter infraestrutura para atender na velocidade contratada em 90% do dia (na verdade até mesmo 100%, excetuando em casos atípicos como morte do Michael Jackson, que não acontecem todo dia).
Não adianta inventar desculpas para falta de investimento no sistema. Eles não investem porque o que mais dá lucro é vender o máximo de assinaturas e investir o mínimo no sistema.
Se o contrato obriga a fornecer 10%, eles garantem que vão fornecer só 10% no horário de pico e foda-se o consumidor.
Mas isso é palhaçada, má-fé, etc, e a Anatel tinha sim que enquadrar esses exploradores.
enviado por: Leandro em 07/11/2009 - 12:03 -
Rodrigo, assinei TIM porque a Claro cobrava por deslocamento SIM. Isso foi em Janeiro/2009. Só se modificaram o contato.
enviado por: Rodrigo Funchal em 06/11/2009 - 16:43 -
Pessoal, vamos ser realistas. O que existe, na verdade, é propaganda enganosa. As opradoras vendem serviço como sendo 2Mbps, 8Mbps, 30Mbps ou o que for mas na verdade a velocidade não é esta. Esta é a velocidade da sua casa (ou escritório) até a operadora. Daí para frente, esquece. NENHUMA operadora vende este tipo de serviço (aqui vale para o ADSL também) com banda garantida. Porque NENHUMA operadora tem banda suficiente para entregar. Basta que o IDEC ou quem quer que seja peça quantos usuários a operadora tem, quanto de banda tem vendida e quanto de banda te disponível. Alô INfo, esta é uma idéia de matéria. Todo mundo certamente vai ficar abismado. E isto não é só aqui no Brasil, vale para qualquer lugar do mundo. A diferença é que aqui elas mentem ou omitem certos "detalhes". Daí ser propaganda enganosa. Uma vez que o IDEC obrigar as operadoras a deixar tudo claro em seus anúncios e na hora de informar os clientes, a coisa vai mudar. Agora, com certeza quem comprou este gato por lebre tem toda a razão de reclamar. Só não espere que vá receber os seus 8 ou 30Mbps de banda. No máximo será indenizado. Porque a operadora não vai ter como entregar. Todo este tipo de acesso é compartilhado e realmente depende de quantos usuários estão utilizando ao mesmo tempo. E como eles colocam cada vez mais usuários sem ampliar a capacidade, já viu. Quem acredita que vai ter um link de 30Mbps real deve acreditar também no Papai Noel. Pelo menos por enquanto. Mais para o futuro a coisa muda.
enviado por: Slavis Kalento em 06/11/2009 - 16:42 -
Saint-Clair se isso acontecer eu volto pra espanha,o lugar da onde eu nunca devia ter saido ou senaum vo usa nextel...srss
OW tipo na boa fala pra vc6,6 não tem noção o tanto que na espanha o serviços da telefonica e bom,cara paga uma mixaria e o serviço e otimo sempre fui bem atendido nunca tive problemas...
Telefonica brasil "isso e uma vergonha"
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 06/11/2009 - 16:40 -
Concordo com a materia. Sou de Belém e tenho um acesso 3G da TIM que é muito ruim. Muitas vezes anão conecta, quando conecta a conexão é muito instável e velocidade também. Serviço da pior qualidade, o engraçado é que se atraso a conta eles cobram multa, juros. Só o Brasil em que as empresas são impunes enquanto os consumidores não tem seus direitos assegurados.
Quando isso irá mudar?
enviado por: Danilo Lourenço Costa Oliveira em 06/11/2009 - 16:32 -
Felipe Antonio sua informação não procede. Verifiquei com a Claro e eles não cobram deslocamento nos planos 3G banda larga. Agora outros planos eu não sei.
enviado por: Rodrigo em 06/11/2009 - 15:17 -
As operadoras tem softwares capaz de detectar o trafego mensal dos usuarios e quando o trafego aumenta muito você começa ter a sua taxa de dowload reduzida, eles fazem isso para economizar banda de internet, ou seja pagamos um valor absurdo e somos boicotados... quem guenta...
enviado por: Felipe Antonio em 06/11/2009 - 14:43 -
CUIDADO A CLARO ESTA COBRANDO TRANSFERENCIA DE DADOS SE PREPAREM PARA A SURPRESA NA PROXIMA CONTA MEU IRMAO ESTA EM MACEIO E RECEBEU 170 REAIS DE CONTA, A CLARO INFORMOU QUE COLOCOU O NOVO CONTRATO NOS MEIOS DE DIVULGAÇÃO... É BRINCADEIRA!!!
enviado por: Felipe Antonio em 06/11/2009 - 14:39 -
As agencias reguladoras se converteram em extnsão do sindicato das concessionárias de serviço público.Exemplos abundam em todas as áreas, v.g., o caso da Aneel, a serviços das distribuidoras de energia elétrica,que nega sobrepreço das tarifas de energia eletrica identificado por outros órgãos insuspeitos,como o TCU.
È intolerável que funcionários de concessionárias se convertam em dirigentes dessas agências, em manifesto criminoso concluio, tudo em preju[izos do consumidores.
enviado por: Euvaldo Carvalho Silva em 06/11/2009 - 14:20 -
Caro Sandro Robert, eu vou lhe dar uma solução para pagar menos pela internet em seu estado. Como o serviço 3G não tem roaming (taxa de deslocamento) você pode comprar o serviço em um estado e utilizar o serviço em outro estado. Então Sandro Robert compre um plano 3G em outro estado e depois use a velocidade do seu plano na sua cidade. Se eu não me engano o plano de 1mbps está R$119,90.
enviado por: Rodrigo em 06/11/2009 - 14:17 -
Grande descoberta!
Como todos disseram aqui... estamos cientes dos péssimos serviços oferecidos pelas operadoras. Mas o que fazer? Na minha rua adoraria usufruir dos serviços da NET (banda larga + TV a cabo), mas infelizmente dependo de não sei quem para cabear a minha rua. Engraçado que na rua abaixo da minha tem.
O jeito é se contentar com a net meia-boca mesmo. =/
enviado por: Andressa Bortolace dos Santos em 06/11/2009 - 13:59 -
André Pelinser: cara, você disse TUDO! É por aí mesmo: não adianta mais esses órgãos nos informarem que o serviço é ruim. Isso, sabemos todos. Até o Dr. Ulisses Guimarães, que jaz no fundo do mar, já sabe. A questão agora é mais prática e premente: O que se vai fazer pra melhorar os péssimos serviços que nos são oferecidos? Precisamos de atitudes CONCRETAS!
enviado por: Saint-Clair Stockler em 06/11/2009 - 12:29 -
Eliezer: sem querer jogar praga: deixa a Telefonica comprar a GVT pra ver se você vai continuar "tirando onda" ;-)
enviado por: Saint-Clair Stockler em 06/11/2009 - 12:27 -
Meus amigos, se no Sul e Sudeste a situações é esta, imaginem aqui no Amazonas, que temos a internet mais cara e mais lenta do mundo. Para ter idéia a Vivo, oferece um plano de 100K por R$ 120,00, porém, consegui-se apenas navegar de 23 a 40 K. Qdo ligamos para operadora, tudo não presta, meu computador, meu o Sistema Operacional e outros, menos o serviço 3G.
Queria saber qdo isso vai mudar...
enviado por: Sandro Robert em 06/11/2009 - 12:07 -
IDEC e ANATEL vejam os comentários dos usuários e percebam qual é o canal pelo qual eles vêm: o site da Info, onde claramente muitas pessoas se interessam e entendem de tecnologia. Todos aqui (e todos aqueles que contratam qualquer serviço MEDÍOCRE de telecomunicação em nosso país) sabem da deficiência (e proposital incompetência) das "empresas" que temos no mercado. O ponto não é o IDEC apontar isso. TODOS sabem. O ponto é que a ANATEL deveria fazer aquilo para que foi criada e realmente regular o mercado! Nossos serviços tem qualidade ABAIXO DA CRÍTICA e só se faz pesquisas para apontar isso. Onde estão as atitudes, ANATEL e IDEC??? Onde?? Quem pune as operadoras pelas conexões ridículas, preços abusivos, desrespeitos aos usuários?? Vocês, chefes da ANATEL e IDEC, certamente viajam para outros países e podem comparar os serviços. Por acaso gostam de ser terceiro mundo? Querem continuar assim para sempre?? ANATEL e IDEC (e demais órgãos do gênero) mexam-se!!
enviado por: André T. Pelinser em 06/11/2009 - 11:41 -
Ee prefiro a minha turbonet mega max flex ultra power GVT de 15 mb a 79,90.rsrs
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 06/11/2009 - 11:35 -
Acabei com todos os meus problemas de conexão 3G da Claro após adquirir uma antena de celular externa de 14Dbi. Sei que é muita sacanagem ter que comprar alguma coisa a mais para fazer funcionar um serviço, mas o resultado está tão bom que pra mim vale a pena com certeza. Agora minha conexão (que ficava todo tempo mudando de EDGE para HSDPA) mantem-se constante, sempre com sinal máximo! O único detalhe é comprar a antena certa para sua operadora. Verifique se na sua cidade é 850Mhz, 900Mhz ou 1800Mhz antes de comprar.
enviado por: Daniel Almeida Chagas em 06/11/2009 - 11:32 -
Já que o IDEC verificou o óbvio, por que não move uma ação contra os responsáveis por esse abuso: a ANATEL, claro.
Pois eu já fiz todos os procedimentos e protocolos viáveis, tanto na operadora quanto na ANATEL, e nada de melhoria. Mover ação contra as teles é fácil, mas não adianta nada!!!! E as multas ou punições que a ANATEL impõe, as teles se riem de todas. Por que se levassem a sério, se fosse sério, se realmente ferisse o bolso, já teriam se corrigido. Sabe como eles se defendem disso, aumentam nossa conta! Todos sabem que as teles são os campeões em reclamações e ações de todo gênero.
Mas cadê uma ação real da ANATEL?? Se nós não podemos contar com o órgão que deveria nos proteger, a minha pergunta é: quem tem força suficiente para uma ação por ineficiência contra a ANATEL????
enviado por: Silvia Muller Becerra em 06/11/2009 - 11:16 -
Qaundo eu tenho problema com alguma operadore eu abro chamado e anoto o protocolo se o problema não é resolvido eu entro em contato com a anatel. Ai eu ganho um novo prazo, mas isso tem um beneficio, se eles não cumprem o prazo da anatel eles são multados. Adoro comentar com a atendente "Parece que a empresa X alem de fazer pouco caso de mim tambem não dão a menor importancia para vocês" Isso motiva muito o funcionario da anatel a cuidar com mais "Carinho" atenção do seu problema. E caso não funcione vá no procom tambem e sempre anote protocolos. Ai provavelmente o problema estará resolvido, mas se não resolverem você pode entrar com uma ação por danos morais contra a operadora.
enviado por: Rodrigo em 06/11/2009 - 09:14 -
Desculpem a sinceridade, mas boa parte do que acontece é culpa nossa.
Qntos aqui tiveram problemas com suas respectivas operadoras e naum acionaram órgãos competentes como PROCON, Pequenas Causas, etc.?
Sei que eh uma "dor de kbça" mto grande dispor de tempo para essas ações, mas ao menos temos nossos prejuízos minimizados,e naum me refiro apenas sobre o aspecto financeiro, mas tb a frustração, q naum pode ser mensurada.
Recorrer, por direito, a esses órgãos "geram" registros oficiais de insatisfação para q alguma coisa seja feita no futuro por algum órgão sério e competente. Por hora pode ateh ser a Anatel, q eh o q temos.
Existem tb outras ações q podemos executar q saum menos cansativas, por exemplo, naum contratar o serviço. Haja vista q o serviço de 3G de "todas" as operadoras naum funcionam adequadamente, entaum naum adianta mudar de operadora.
"Se vendem eh pq tem gente comprando!"
enviado por: Anderson Campista Barbosa em 06/11/2009 - 08:57 -
Gostaria de ver uma reportagem na info sobre os comentarios abaixo.
Perguntando principalmente:
1 - Porque vendem um plano ilimitado pelo absurdo de R$120 e só liberam 1GB de download nessa velocidade?
2 - Porque anunciam que tem serviço 3G em certas localidade quando vocês não tem?
3 - Porque dificultam tanto a vida do cliente transferindo e fazendo o cliente esperar no telefone? É de propósito fazer o cliente esperar para ele acabar desistindo?
4 - Porque quando você vai em uma loja reclamar o atendente não pode resolver nada? O maximo que ele pode fazer é ligar para a central e tambem esperar e ficar sendo transferido.
5 - Quando você liga para a central tem que informar seu numero e selecionar um numero referente ao seu problema, porque o atendente sempre tem que transferir você pro local correto e cada vez pede seu numero denovo.
6 - Porque o 3G é o serviço de banda larga mais caro do pais, e ainda super limitado a só 1GB. Porque fazem propaganda enganosa dizendo plano 1/Mbps Ilimitado? Isso é um absurdo, isso da menos de 3horas navegando na velocidade maxima.
Vejam os comentários e entrem em contato com a telecom
Lembrem de perguntar quando eles vão comesar a tratar o consumidor com respeito?
Tambem pergunte porque eles investem tanto em propaganda e promoçoes mas não diminuem os valores dos planos ou aumentam a qualidade do serviço.
As coisas tem que mudar.
Chega desse oba oba as nossas custas.
O serviço mais caro do Brazil esta com a pior qualidade!
enviado por: Rodrigo em 06/11/2009 - 08:09 -
A menos de uma semana ouvia uma nota em que o serviço #3G no EUA enfrenta um congestionamento, o aparelho tenta conecta e cai e quando conseque a velocidade é nula. Agora eu pergunto preciso comentar alguma coisa sobre a pátria Brasil?
enviado por: Rodrigo Farias em 06/11/2009 - 07:02 -
Amigos humildemente eu acho que, a história das tecnologias em telecomunicação no Brasil, segue o padrão do descaso, das especulações, do se cola-colô, maracutaias sem fim. Antigamente algumas empresas privadas estrangeiras, exploraram por muitos anos a telefonia no Brasil, mas o governo dizia que elas não teriam condições de ampliar o sistema, então criaram várias estatais com o dinheiro público para impulsionar o crescimento no setor; ganharam muito dinheiro, não investiram no sistema como deveriam, criaram as bolsas de telefones a preço de ouro, e por haver uma grande demanda, ainda iludiam a população dizendo que seriam proprietários de um grande investimento. Pois bem, com o dinheiro público as teles se levantaram sem oferecer um serviço satisfatório à população, então às manifestações da população deram um álibi perfeito para os órgãos estatais reguladores e políticos da época, começaram a sucatear todas as teles e forçar a privatização, vendendo tudo a um preço bem camarada. E as empresas estrangeiras novamente conseguiram o que queriam, uma concessão de muitos anos ganhando dinheiro do povo, dizendo que estão fazendo grandes investimentos, mas só estão fazendo perfumaria, e já ganharam dinheiro suficiente para montar outras empresas com nomes pomposos, pois assim que a Anatel, abrir licitações para novas concessões para empresas e/ou tecnologias, serão as mesmas que voltarão, com outros nomes, outros perfumes, com as mesmas regalias, sem regras, sem fiscalização, e com a amigona Anatel na defensoria; por fim, temos que ser, ao mesmo tempo, usuários e políticos, para nos defender, pois nós trabalhamos e pagamos caro por tudo isso e não temos o retorno adequado; Vamos falar alto sim, e ditar as regras para os que nos enganam e para os próximos que tentarão nos enganar, isso é justo. Marcos Araujo - SP
enviado por: marcos araujo em 06/11/2009 - 03:08 -
Em julho eu contratei a internet 3G da Oi. No papel, parecia o máximo: velocidade de 1MB, limite de download de 10GB, enquanto nas outras este limite era de 2GB. Mas, na prática, nada disto valeu a pena. Eu, que moro no centro(!) de Sorocaba, não encontro um sinal 3G de mais de 70% na minha casa. E sempre que me conecto pela rede 3G a conexão caí. Eu ligo na Oi para reclamar, eles me deixam 30 minutos esperando e depois a ligação caí. E quando alguém me atende, o atendente é sempre mal educado e a qualidade da chamada é péssima. Como na Oi não há fidelidade, eu ligo para cancelar o serviço. Já se passaram mais de 3 meses e quem disse que eu consigo cancelar aquela !$*&!@*)???
enviado por: Marcos Massami Ishioka em 06/11/2009 - 01:54 -
Gente,parabens pra mim eu sou o unico cara que não tenho problema om 3G.
Contratei uma TIM de 600kbps e navego tranquilamente a 20kbps..Exelente velocidade..
Dowload?que que isso?e de comer?
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 06/11/2009 - 00:49 -
Assinei o serviço 3G da Oi há um mês. No dia em que fiz a contratação, verifiquei se havia cobertura em meu bairro através do site. Então, liguei para a Oi. A atendente me pediu todos os dados como endereço, CEP, etc. Após verificar ela me disse que havia cobertura em meu bairro. Assinei o serviço. Porém, depois de receber o modem, passei aproximadamente três semanas tentando efetuar a conexão, mas não conseguia. Quando ligava para a Oi, sempre diziam que iam direcionar minha chamada para o suporte técnico. Depois de muito esperar, a ligação era encerrada "misteriosamente". Então, enviei e-mail para um programa de rádio que defende os interesses dos consumidores. Somente após ter feito isso, recebi um contato da Oi. Qual o problema? Disseram que o lote do meu modem tinha um problema no discador e me deram o endereço de um site para baixar o novo programa. Só depois desse procedimento todo, consegui efetuar a conexão à Internet. A "velocidade"? Apenas consigo me conectar na rede 2G, que chega a ser igual ou, muitas vezes, mais lenta que o acesso discado. A resposta da Oi para essa situação? "Não há cobertura 3G em minha residência". Porém, essa importante informação apenas me foi dada após todo o cansativo procedimento acima mencionado. Resumo: Venderam-me "gato por lebre"!
enviado por: Augusto Marreiros em 05/11/2009 - 23:55 -
Quando eu comprei o serviço eu fui orientado de que a cobertura 3G ainda não é 100% e que só pega nos principais pontos da cidade. Sempre funcionou muito bem na minha casa e no meu trabalho e agora a cobertura já aumentou bastante. Porem a vendedora me informou que o meu plano é de 500kbps e é ilimitado, e que eu poderia baixar o que eu quisesse. Já tenho o serviço a mais de 1 ano e até hoje não tive a velocidade reduzida. Mas se reduzirem eu vou entrar no procon e reclamar com a operadora e anatel. Eles anunciam ilimitado , como podem limitar a 128kbps um plano ilimitado? Isso é um absurdo.
Tomara que logo eles corte esse oba oba dessas empresas que só garantem 10% da velocidade contratada e comessem a tomar as redias e deixar o serviço decente.
enviado por: Rodrigo em 05/11/2009 - 22:31 -
Onde eu moro funciona muito bem, mas tem lugares que parece conexão discada. Aqui no Brasil as operadoras fazem o que querem, pois não tem fiscalização e nem punição, então sempre continuaremos com serviçoes ruins.
enviado por: Manoel Paulo Matias de Ataide em 05/11/2009 - 21:23 -
Contratei o serviço 3G da CLARO. No começo é sempre muito bom mas
depois de 2 meses enfrento quedas e instabilidade. A mensalidade
é sempre pontual.Enquanto essas operadoras não forem multadas isso
sempre ocorrerá. O nosso problema principal é não ter órgãos reguladores independentes. Uma cambada de paus-mandados.
enviado por: Izaias Corrêa Filho em 05/11/2009 - 21:15 -
Sou usuário 3G da Claro há mais de um ano e já passei por todos estes problemas citados na reportagem. Sinal oscilante, ou inexistente, queda de velocidade, dificuldade de ser atendido, falta de clareza nas negociações (desde a compra do modem). Ultimamente porém (2 meses pra cá), reconheço que a qualidade do serviço (sinal, velocidade, estabilidade da conexão, etc.)melhorou bastante aqui na minha cidade (Feira de Santana-BA), no entanto ainda sofremos uma queda de velocidade (para míseros 128k) após 1GB de tráfego, o que, na minha opinião é um absurdo.
enviado por: Anderson Amorim em 05/11/2009 - 20:43 -
Putz, mais desperdício de dinheiro píblica com pesquisas que vão chegar a um resultado óbvio, e mais uma vez, a Anatel que devia fazer o papel dela não faz. Já que as teles não conseguem oferecer um serviço estável e razoável, pelo menos deveriam cobrar o valor justo pelo que oferecem e não esse absurdo por um serviço medíocre.
enviado por: Sandro F. Sousa em 05/11/2009 - 20:20 -
O pior é que até as operadoras de conexão física tem essa cláusula de 10% da velocidade, a NET aqui em são josé por exemplo dificilmente passa dos 20% da banda contratada e praticamente NUNCA nem na alta madrugada se consegue atingir mais de 50%. E não adianta reclamar a resposta será a mesma: "no seu contrato so garantimos 10%". O engraçado é que durante o dia parece que essa velocidade é FIXADA, faço testes diários e não pode ser coincidência! É sacanagem mesmo! Já usei 3G também e a situação é pior, raramente se passa dos 10%.
enviado por: Bruno Ferreira Porto em 05/11/2009 - 20:08 -
Bela merda que o IDEC fez, já sabemos de tudo isso. Providencias?!?! Nenhuma!!! O que adianta ficar falando o que já sabemos, que as teles fazem isso, fazem aquilo, esconde isso... Infelizmente é esse o país em que vivemos, as empresas fazem o que querem e como querem e não há nenhuma punicão.
enviado por: Antonio Carlos em 05/11/2009 - 19:42





12
