Livro ensina geeks e nerds a cozinhar

Por Fernando Badô, especial para a INFO
• terça, 22 de fevereiro de 2011
Reprodução

SÃO PAULO - Miojo, pipoca de micro-ondas, pizza, sanduíche, salgadinho, muito café e muito refrigerante. Se esse é o seu cardápio básico e você sente orgulho por não pisar na cozinha, saiba que há uma nova geração de geeks que pensa justamente o contrário.

Projetar, testar, experimentar, errar e aperfeiçoar - os verbos mais conjugados por todos os tipos de programadores e profissionais de tecnologia - são as regras básicas para cozinhar bem e ser mais saudável. É o que tenta provar o cozinheiro por hobby e desenvolvedor de software por formação Jeff Potter, no seu recém-lançado livro Cooking for Geeks: Real Science, Great Hacks, and Good Food (Culinária para Geeks - Ciência, Hacks e Boa Comida, ainda sem versão em português).

Além de testar e dominar receitas malucas, como o bolo assado em 30 segundos, e ensinar a cozinhar alimentos usando nitrogênio líquido, Potter entrevistou personalidades do mundo nerd. Ele criou um cardápio baseado no cenário mais comum para quem vive envolto por códigos e máquinas e tem pouco tempo, pouco dinheiro e muita preguiça. "Meu desejo é fazer com que as pessoas gastem mais tempo prestando atenção em como comer, em vez de apenas agarrar o primeiro pacote de batata chips que aparecer na frente", disse Jeff Potter à INFO. Para ele, quem cozinha tem melhor saúde. "Fazer sua própria comida é uma maneira de ter total controle sobre o tipo de substância que você coloca dentro do seu corpo", diz.

tags

///

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas