Tecnologia pessoal

Igreja católica diz que internet desumaniza

Reuters Domingo, 02 de agosto de 2009 - 11h32


Adrian van Leen/ Domínio Público
Igreja católica diz que internet desumaniza
  • FACEBOOK
  • RSS
  • IMPRIMA
  • ESPALHE

Comentários
  • Olha, vocês estão se preocupando demais em discutir pessoas e instituições que se esquecem de discutir idéias. Não é só porque uma idéia venha da Igreja Católica - com seu passado, presente e etc., (já se tornou até clichê discutir isso) - que essa idéia precise ser automaticamente falsa e errada. Eu concordo plenamente com o que eles dizem nesse ponto e nem por isso sou mais ou menos católico. Aliás, nem religioso eu sou, mas isso nem vem ao caso. O fato é que hoje em dia, quase todos os laços criados, sendo virtuais, são muito superficiais. A humanidade começou a se acostumar demais nas conveniências e tem se esquecido de focar nos próprios laços. Vejo em mundos virtuais, "amizades" acabarem por simples discussões de mecânica de joguinhos, gente que nunca se viu falando nos orkuts e msn e quando o assunto acaba, é como se a pessoa nunca nem sequer tivesse existido. Ela na verdade era uma "coisa" virtual ao qual se prestou ao momento e mais nada. Não tem como existir assim e manter sua humanidade por muito tempo. Me desculpem aos esfoladores de crentes, mas a pra mim, nesse ponto, a Igreja acertou. Just my 2 cents... =\
    enviado por: Leonardo A Silva em 07/08/2009 - 10:17
  • Olha, vocês estão se preocupando demais em discutir pessoas e instituições que se esquecem de discutir idéias. Não é só porque uma idéia venha da Igreja Católica - com seu passado, presente e etc., (já se tornou até clichê discutir isso) - que essa idéia precise ser automaticamente falsa e errada. Eu concordo plenamente com o que eles dizem nesse ponto e nem por isso sou mais ou menos católico. Aliás, nem religioso eu sou, mas isso nem vem ao caso. O fato é que hoje em dia, quase todos os laços criados, sendo virtuais, são muito superficiais. A humanidade começou a se acostumar demais nas conveniências e tem se esquecido de focar nos próprios laços. Vejo em mundos virtuais, "amizades" acabarem por simples discussões de mecânica de joguinhos, gente que nunca se viu falando nos orkuts e msn e quando o assunto acaba, é como se a pessoa nunca nem sequer tivesse existido. Ela na verdade era uma "coisa" virtual ao qual se prestou ao momento e mais nada. Não tem como existir assim e manter sua humanidade por muito tempo. Me desculpem aos esfoladores de crentes, mas a pra mim, nesse ponto, a Igreja acertou. Just my 2 cents... =\
    enviado por: Leonardo A Silva em 07/08/2009 - 10:15
  • Ronaldo, conheço os erros que a igreja cometeu. Como também conheço os erros que outras pessoas cometem em nome dela e de muitas outras. Por isso estou tentando ser o mais imparcial ao reclamar da notícia mas com posição definida em relação a minha religião. Eu não estou tentando encontrar culpados na desgraça do mundo porque sei que também tenho parte nisso quando faço inúmeras coisas de forma egoísta e egocentrista também. Tipo: Sou responsável pela sede de muitas pessoas quando fico entre um computador super potente e um mais eficiente em relação ao consumo de energia e o escolho o mais potente para ver orkut, msn e digitar texto. Afinal a energia ainda consome, infelizmente, a água que tem que ser desviada armazenada e, as vezes, indiscriminadamente jogada. Ficar tentando ir atrás do culpado somente pelo passado parece nos trazer conforto e esquecer das bobagens que podemos tratar e realmente importa no presente. Por hora, e no presente, só posso manifestar o meu repúdio pela publicação desta notícia que foi mal redigida pois ela é tendenciosa, não objetiva e indiretamente, ou não só tem como intensão reviver ódios e traumas em processo de cura. A internet é muito importante e disso eu concordo completamente com você, que não precisava colocar esses argumentos já que reforcei que ela é importante sim. Reclamei sobre o exagero que esse sim deve ser condenado e eu não estou especificando exagero em quê. Generalizo que o exagero é doentio seja ele qual for. Não vou me colocar nem aprofundar a mágoa que você, e sei que muitos outros também, pois esse realmente não é o melhor local para discutir isso. O problema é que quando pessoas não especializadas, e que também não convivem no meio, começam a tentar desqualificar pessoas e instituições sobre algo que não conhecem em sua plenitude mas acham que um clique no botão "enviar" dá um alívio e vende mais e mais rápido do que estudar e ir atrás do conhecimento de verdade não mereceria ser postado como notícia está muito mais próximo daquelas fofoquinhas que não valem ser passadas adiante. Muito menos pertencer Reuters e muito menos ser publicada na Infoexame.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 04/08/2009 - 17:50
  • Nossa! pensava que a Info não era assim tão péssima para redigir notícias! Que textinho despretencioso, com intenções duvidosas... hein?! O responsável por esse texto realmente pisou na bola! Estão precisando de jornalista ai?! LOL
    enviado por: Junior em 04/08/2009 - 16:39
  • Caro Laércio, posso ter viajado na inquisição me desculpe, mas o q. digo é o dominio sobre a raça humana, a religião foi instituida no planeta a milênios como meio de conter a agressão humana raça altamente predadora e destrutiva, reconheço se não fosse a religião os humanos já teriam se devorados uns aos outros, mas ainda hoje temos as mordaças, e somente a internet pode levar o conhecimento ao mundo, veja o Irã, veja o Mentecápto do Chaves amordaçando a imprensa na Venezuela, sem a internet o mundo não saberia o que rola lá, a religião controlou antigamente, hoje temos os governos com o exército e muito mais, temos o oriente cujo xiitismo religioso consegue iludir e fazer pessoas encherem os corpos de TNT matar e morrer, não saberiamos disso tudo sem a internet, pois isso digo ela deve ser livre e devemos fazer o possível para continuar assim, a cultura, a informação o mundo hoje esta lá e deve continuar lá, lhe digo os controles estão com os dias contados, mujito ainda vai rolar no planeta, mas os humanos só poderão se comunicar e saber através da internet livre e acessível.
    enviado por: Ronaldo Camargo em 04/08/2009 - 16:19
  • A Igreja falando sobre tecnologia é como a Madonna falando sobre bons costumes...
    enviado por: Francisco Prado Rodrigues em 04/08/2009 - 15:57
  • Se alguém é especialista em desumanização são eles. Bom, eu não estava por aqui, mas andaram matando bastante gente todos esses anos não foi? :P
    enviado por: Gabriel Rezende Camargo em 04/08/2009 - 11:19
  • Um pouquinho de bom senso. Basicamente só houve uma manifestação a respeito do que pode ocorrer com os excessos na internet. Isto é comentado todas as áreas. Mas como o comentário foi do arcebispo, então junta-se farinha na omelete e o resultado é outro, para alguns. Se fosse uma pregação daquelas tipo balela pura que tem certos jornais publicados por certas igrejas, eu até concordaria, mas o caso aqui é diferente, pois apenas foi feito uma chamada ao bom senso, sem falso moralismo, nem moral excessiva, nem nada disso. Internet demais faz mal. Ponto. Tem muita coisa legal, mas somos pessoas reais, então, é saudável o contato real, com pessoas de verdade. E se o comentário fosse da Madonna? Ou então, quem sabe, da Amy Winehouse (risos)...
    enviado por: Gilberto Strapazon em 04/08/2009 - 09:40
  • Moderníssima a igreja católica. Uma idéia mais retrógrada do que outra. E de mais a mais, o Vaticano não está nem aí com o Brasil. Basta ir no site deles e ver que existe versão em italiano, inglês, francês, alemão e espanhol.
    enviado por: Mario Lago em 03/08/2009 - 19:47
  • Ronaldo viajou legal e essas notícias passadas dessa forma acaba acontecendo algo como você está fazendo agora. Acendendo íras sobre algo que a igreja já pediu perdão pelo acontecido. Esses estígmas acontecem e pra se livrar disso mesmo com pedidos de perdão as pessoas continuam usando-as para deflagrar ódio. Na Alemanha até hoje tem pessoas achando que sua maioría ou predominância é ainda nazista e que não merecem o perdão, algo que no país existem vários monumentos em homenagem aos Judeus que morreram nessa época e que representa, um pouco, do pedido de desculpas que o país pede. O que eu desejo é paz entre as religiões os povos. Ronaldo, o que a notícia fez foi algo comparado a notícias desse genero: Igreja católica atravéz de um padre Fulano permite atos de pedofilia(Algo que sabemos que a igreja é totalmente contra), Pastor da igreja evangélica "beltrano" mata um adolescente(nesse caso o enfoque é julgar uma igreja por um ato super recriminado em qualquer religião e que a intensão é gerar notícia),"Templo Budista é a favor metodos abortivos afinal quem manda no corpo é o dono. Segundo, o monge Cicrano"(é só uma notícia fictícia mas o que eu quero dizer é ele não é lider de nenhuma religião e alguem, meio que sem responsabilidade no que diz, fala que isso é a opnião da igreja só porquê ele, que tbm é participante seguidor de sua religião, deu uma opnião dele e instituiu algo sem o real apoio de sua denominação. Lembrando, novamente, essas notícias são fictícias só pra exemplifica o que estou tentando dizer. Ficaría mais explícito que o intúito não é só gerar notícia se o título fosse algo como: Arcebispo de Igreja Católica, inglesa, condena exagero atravéz do uso da tecnologia de comunicação. Aí depois disso você podería descrever algo da forma mais leal e imparcial com o q foi dito. Eu não tenho competência para estar editando as matérias de qualquer trabalhador desta área, até porquê deve ter muito mais experiência e estudo em sua área nativa. Mas, como pode acontecer com qualquer escritor, reporter ou qualquer pessoa de qualquer profissão ligada a comunicação ou outras áreas e acho q o título foi infeliz. Apesar de meu rabisco do cabeçalho p/ a matéria acredito que com sua experiência e sua tecnica nesse trabalho você pode elaborar um título melhor e que condiz com a realidade s/ ofender a religião que como praticante dela me considero ofendido.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 03/08/2009 - 12:28
  • Devemos sempre buscar a verdade e tomar cuidado com as aparências. O título foi muito infeliz, sensacionalista e parcial. Lendo o conteúdo da matéria, já muito reduzido por sinal, é possível perceber que a não é uma posição oficial da igreja católica mas sim um arcebispo e que ele NÃO disse, entre outras coisas, que "o uso excessivo de emails e mensagens de texto por celulares esteja criando laços superficiais e minando a vida em comunidade.." Veja bem... o uso excessivo de algumas ferramentas. Muito infeliz essa notícia e muito infeliz a forma que ela chega a milhares ou até milhões de pessoas sem nenhuma responsabilidade. E o pior é que causa uma reação descontrolada e precipitada de algumas pessoas.
    enviado por: Felipe Nicoliello Derrico em 03/08/2009 - 11:09
  • O q. a igreja católica tem é o medo das mentiras chegarem a todo o povo do planeta, e a manipulação dos povos através da religião seja extinta.Ela não se preocupou com isso qdo por décadas queimaram 10 milhões de pessoas na inquisição, tb não se preocupavam qdo instituiram a mordaça na imprensa e nos governos até o aparecimento na internet.me desculpem os devotos, mas a internet trouxe o acesso, a ciência, a cultura, a informação em tempo real, esta libertando os povos do planeta da escuridão em que estavam até o momento, nada mais pode ficar escondido, as mentiras caem por terra abaixo, e as manipula~ções estão com os dias contados.
    enviado por: Ronaldo Camargo em 03/08/2009 - 10:55
  • Igreja? Que isso?
    enviado por: Arthur de Oliveira Cavalcante em 03/08/2009 - 00:59
  • Tinha me esquecido de algumas observações. As comunidades Shalom, Canção Nova, Recado e outras tambem grandes se usam desses e de outros meios da Internet para levar um pouco de Deus atravez dela. Assim deficientes que tem problemas de locomoção tem mais acesso a conteúdos das mesmas sem precisar ficar reclamado do governo ou de quem quer que seja. Deus nos deu a inteligencia nessas horas não custa nada usá-la para ir até o limite do proveitoso sem virar uma "doença".
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 03/08/2009 - 00:27
  • Olha eu acho que a matéria não deve ser tão levada a sério. Afinal só quem pode falar como igreja mesmo é o proprio Papa. E mesmo assim ele não deixa de estar certo quando se fala de exagero. Mas quanto a isso a culpa não é da internet que ele qualificou. E todo mundo sabe que em relação ao exagero isso independe de qual instrumento que a pessoa está usando. Afinal, quando se fala em exagero até mesmo a coisa mais benéfica pode ser qualificada como algo muito ruim(afinal remédio demais é veneno!). Ele tería essa mesma opnião quando se falasse de exagero no celular, até em falar demais(o que as vezes geram problemas, tambem, grandes). Quanto ao exagero e aos outros defeitos que nós temos esses onde quer que eles estejam podemos chamá-los de "cancer da sociedade". Para tudo isso só a prudência e sabedoria pode livrar até mesmo o que parece insano e transformá-lo em um real remédio sem contra-indicações. Infelicidades acontecem quando expressamos o coletivo por meio de uma opnião com embasamento curto e pessoal. O que podemos pensar!? Isso tambem vale pra quem fala demais: bem... Perdoai! Pois não sabem o que fazem.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 03/08/2009 - 00:20
  • Provavelmente há pessoas que só se comunicam pela internet, não possuem amigos com os quais se comunicam pessoalmente, mas isso já é um distúrbio mental e tem que ser tratado, não como se todo mundo tivesse ficando assim... infelizmente partes da igreja é muito radical e rejeita tudo que é tecnologia. A comunicação eletrônica, é justamente o contrário, ela permite laços de amizade que talvez não ezistiriam sem ela, além de tudo é um meio de comunicação muito importante. Felizmente não são todos os católicos que pensam assim, pois se escutassem realmente TUDO que a igreja diz, na minha opinião, estariam perdidos.
    enviado por: Tiago P. em 02/08/2009 - 20:40
  • Pra mim, o que a igreja fala, entra por um ouvido e sai pelo outro.
    enviado por: Lucas S em 02/08/2009 - 19:58
  • Caros, a Internet é uma ferramenta ótima para conhecer pessoas e reencontrar amigos, porém não devemos somente ficar teclando... Se queremos realmente uma amizade devemos fortalecer os laços no mundo real...
    enviado por: eder henrique em 02/08/2009 - 18:35
  • Concordo com a visão de amizade do arcebispo. No entanto, a internet não pode ser responsabilizada por estar educando a geração Y de maneira errada. Liberdade implica cometer erros... Se as pessoas começarem a viver coisas superficiais demais pela internet, fazer o quê?
    enviado por: Rodrigo de Matos Silva em 02/08/2009 - 16:12
  • Engraçado, o papau proibiu a camisinha entre os fieis e isso o povo não achou desumano.
    enviado por: Diego Sousa e Silva em 02/08/2009 - 16:11
  • [ops]cumprimenta...
    enviado por: Marcilene Machado Reinert em 02/08/2009 - 14:24
  • Olá a Todos... bom o texto mesmo afirma... O uso excessivo... e muitas vezes exclusivo... Vai dizer q vc não fica doido com aquele tipo de pessoa que estudou com vc, de repente te adiciona no Orkut mas quando passa por vc na rua nem te comprimenta??? Abraços!
    enviado por: Anônimo em 02/08/2009 - 14:21
  • Caros, não é isso que mostra diversas iniciativas da Igreja Católica. Um exemplo disso são as comunidades cristãs criadas por segmentos da Igreja como a Nação Católica (www.nacaocatolica.com.br) com mais de 10.000 membros e criada a menos de 3 meses...
    enviado por: Bob Tosh em 02/08/2009 - 13:57

Comente essa notícia

INFO Online - Copyright © 2012, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.