Tecnologia pessoal
Cigarro eletrônico será proibido no Brasil
Felipe Zmoginski, de INFO Online Quinta-feira, 23 de julho de 2009 - 11h24Divulgação/China Suppliers |
![]() |
Cigarro eletrônico: para FDA estes dispositivos são tão ruins quanto cigarro comum |
SÃO PAULO - Uma consulta pública em discussão na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) visa proibir a entrada no país de cigarros eletrônicos.
Estes dispositivos, geralmente fabricados na China, são idênticos a um cigarro comum na aparência e formato, porém não contém tabaco, mas sim um refil para nicotina e aromatizantes.
A ideia dos inventores do e-cigarro foi criar um equipamento que não dispensasse fumaça poluente e ajudasse a conter a ansiedade de fumantes que não conseguem deixar o fumo de lado.
Um estudo feito pela FDA, agência americana equivalente à Anvisa, apontou que estes dispositivos são tão cancerígenos quanto um cigarro comum e recomendou que sua comercialização seja suspensa nos Estados Unidos, onde não há nenhuma regra que o proíba.
No Brasil, a legislação exige que qualquer alimento, medicamento ou produto que afete a saúde humana seja registrada na Anvisa antes de ser comercializada. Apesar disso, cigarros eletrônicos podem ser encontrados em bancas de jornal, comércio ambulante ou em sites de leilão na web.
Procurada pelo Plantão INFO, a Anvisa informou que uma consulta pública em fase final de análise está definindo uma norma que proibirá totalmente a entrada destes dispositivos no Brasil. Embora seu comércio não seja permitido, atualmente é possível trazer os e-cigarros para o país sob o argumento de uso próprio.
-
Associação dos Consumidores de Vaporizadores Pessoais • 26/09/2011 - 17:32
A quem se interessar sobre a matéria, sugiro que visitem este link http://abravapi.blogspot.com/ este blog esta em desenvolvimento e trata-se de uma iniciativa com propósito de criar uma associação para impetrar ação judicial coletiva em desfavor desta absurda resolução da ANVISA. O Blog dispõem de informações extremamente relevantes sobre cigarro eletrônico e este abuso que vem sendo praticado pela ANVISA
-
joão Marcelo Kuhn • 30/07/2011 - 20:58
Certos tipos de comentários são dignos de pena, são realmente lamentáveis. Mas não acho justo tentar agredir verbalmente essas pessoas, no mínimo, desinformadas. O erro maior por parte delas é o de tentar opinar acerca daquilo que não têm a menor noção. Posto isto, vamos à minha modesta opinião; opinião de um fumante desde os 8/9 anos de idade, sendo que hoje tenho 41. Se agora me encontro junto de vocês é porque, como a maioria aqui, creio, também estou buscando alternativas para banir de vez o tabagismo de minha vida. Eu gostaria muito que inventassem a cachaça eletrônica a fim de satisfazer os viciados desta modalidade sem deixá-los a merce dos riscos causados pelo líquido nocivo. Com o respectivo pensamento já podem apostar qual é a minha visão sobre os e-cigarettes, né? Pra mim, não resta dúvidas de que o cigarro eletrônico é de fato algo substancial no trato para "escapar ao tabagismo" sem sequelas. Infelizmente, no Brasil, o dinheiro fala mais alto e por conseguinte vemos uma potencial saída para os problemas de saúde serem — inadvertidamente — proibida. Qual foi o critério estabelecido? — "Desconhecemos os reais malefícios causados pelo cigarro eletrônico; preferimos que o povo continue a usar o método analógico, pois desde sabemos que causa incondicionalmente a dependência física e psicológica, bem como doenças respiratórias graves e crônicas; também toda a sorte de câncer nos mais variados órgãos do corpo humano, sem contar o constante e eminente perigo coronariano. Contudo, entendemos que ainda assim é mais seguro do que o cigarro eletrônico! Fumantes passivos, tais como crianças filhos de fumantes ativos, por exemplo, são apenas um detalhe pormenor e não nos cabe maiores responsabilidades." Foi isso mesmo? É... o que continua em jogo não é o dinheiro público gasto com tratamentos de viciados em estágio terminal, mas sim a grana "doada" pelas indústrias do tabaco para campanhas políticas, lógico que tudo meticulosamente camuflado. E então, como ir contra os grandes aliados?? Dinheiro público é fácil justificar no orçamento, difícil é alguém encontrar dinheiro ilícito debaixo de alguns colchões, quanto o mais se a cama se chama BRASIL.
-
Marcio Gilberto Mandel • 19/07/2011 - 10:55
Por mim, proíbe tudo, fumo eletrônico e comum. Fumante adora dizer que é um direito dele fumar onde quiser. Mas é um direito nosso, não sentir o fedor da fumaça deles. É como o cara defecar na rua. É direito dele se aliviar, mas é direito nosso não sentir o odor desagradável do seu excremento. A fumaça de um fumante é tão excremento quanto suas fezes. Desculpem esse texto tão porco...heheheh Rodrigo Melo • 23/07/2009 - 13:29 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Caro Rofrigo, sou fumante e lamento profundamente pela sua pessoa, porém, agradeço a Deus pelo meu problema ser tão infitamente menor que o seu, meu vício. Juro à você que se tivesse um cérebro como o seu já teria me suicidado, vá lá no meu blog... tem um artigo lá que vc vai gostar !!!!!!!!!!!!!!!!!!http://mandel-y-mandel.blogspot.com/
-
Mauricio Salmon • 15/07/2011 - 00:36
Eu estou em São Paulo e vendo cigarros eletrônicos, ele vêm em uma caixinha com um cigarro e 5 refiz, vendo refiz e e-liquid. O que tenho é este http://www.cigarroseletronicos.net/products/kit-e-cig-marlboro-18mg/ que está sendo vendido neste site a 49 Euros. Vendo por R$ 50,00 acessem www.cigarrosaudavel.blogspot.com, pagamento via pagseguro. (todos os cartões ou boleto)
-
Cigarro eletronico • 06/03/2011 - 18:13
Que é exactamente um cigarro eletrónico? Esta é uma pergunta pertinente, em poucas palavras, simula um cigarro tradicional, com o mesmo gosto, a mesma nicotina, a mesma sensação, mas sem mais de 4000 substâncias químicas encontradas no tabaco ou seja, é em tudo igual a um cigarro normal à excepção dos produtos químicos prejudiciais. Quando inalado, o cigarro eletrónico emite nicotina vaporizada. Não faz mal a Saude!! A proibição é apenas por causa dos cigarros convencionais que ficarão no prejuizo com esta evolução extraordinaria.. Não inventaram nada melhor para o fumador. www.cigarroseletronicos.net
-
Francisco Brianezi • 07/12/2009 - 17:34
Sou fumante, dependente de nicotina e uso os cigarros eletrônicos, que ajudaram em muito na diminuição dos cigarros comuns, me dando mais disposição e eliminando muitos dos sintomas prejudiciais que fumantes experimentam. Deixo uma questão: POR QUE NÃO SE PROÍBE O CIGARRO COMUM ENTÃO? Isso não é uma incoerência? Proíbem o eletrônico e nem se fala em proibir o comum. Claro que a resposta está no lobby do tabaco.
-
Henrique K. • 13/10/2009 - 08:13
Dizer que o cigarro eletrônico é tão cancerígeno quanto um cigarro comum é um exagero. Segundo análises do FDA, detectaram nitrosamina em pequenas quantidades em algumas amostras. Nitrosaminas estão presentes no bacon e na cerveja. Portanto, bacon é tão cancerígeno quanto cigarro? O vapor produzido pelo cigarro eletrônico é inodoro e dissipa no ar em dois ou três segundos. E não contém mais de 4000 substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro "analógico". A nicotina em si é um estimulante como a cafeína e não é cancerígena. O problema é que é muito, mas muito viciante. Qualquer fumante sabe da dificuldade de parar de fumar. Acho que seria uma boa ajuda a fumantes que queiram deixar de tragar 4000 substancias tóxicas e satisfazer a dependência da nicotina sem prejudicar ninguém.
-
Denis Queiroz • 16/09/2009 - 15:15
melhorar isso, (INDUSTRIA DO TABACO)Vocês (fda)querem ganhar menos? ''Cigarro eletrônico: para FDA estes dispositivos são tão ruins quanto cigarro comum''... Continuação: os cigarros comuns são como groselha, 1 parte de lucro para a industria do tabaco para 9 partes do lucro para o governo!!!vai mecher no bolso logo de quem do governo? aí você arruma em !!!!Brasil, qual é o seu negocio, o nome do seu socio!!!! Brasilllll,
-
Denis Queiroz • 16/09/2009 - 15:13
Claro, tudo tem um preço , quanto custa colocar o e-cigarro? (INDUSTRIA DO TABACO)=Quanto custa proibir o e-cigarro?, vamos melhorar isso, (INDUSTRIA DO TABACO)Vocês (fda)querem ganhar menos? ''Cigarro eletrônico: para FDA estes dispositivos são tão ruins quanto cigarro comum''... Continuação: os cigarros comuns são como groselha, 1 parte de lucro para a industria do tabaco para 9 partes do lucro para o governo!!!vai mecher no bolso logo de quem do governo? aí você arruma em !!!!Brasil, qual é o seu negocio, o nome do seu socio!!!! Brasilllll,
-
Rafael Yuji • 26/08/2009 - 16:49
Na verdade a FDA apontou 3 substâncias cancerígenas em uma quantidade extremamente baixa. O relatório da FDA sobre o cigarro eletrônico pode ser encontrado em formato pdf na internet. Qualquer descapacitado mental consegue ver que é muito melhor 3 substâncias possivelmente nocivas (devido a baixa concentração encontrada) ao invés das 4700 do cigarro tradicional. É a Anvisa atuando em defesa da Sousa Cruz e Philip Morris de forma competente.
-
Mônica de Oliveira Carvalho • 26/08/2009 - 16:23
Essa discussão deveria ser feita com quem é realmente fumante, como eu! Pois já cansei de trocar de cigarros e de locais de compra dos mesmos e sempre acabo com cigarros falsificados na mão. E é ridículo e hipócrita o cigarro convencional não ser proibido e o eletronico ser. Acho q a opção TEM q ser do fumante. Agora, alguns comentários idiotas, sobre o "chero" e sobre qto deveria ser pago por cada cigarro realmente tiram a paciência!! Vamos cobrar R$800,00 o grama do bacon!! Estupidez!!
-
FABIO ROSA • 20/08/2009 - 06:42
Gostei dos comentarios. O que dificultaria os novos fumantes, foi ótimo.Não fumantes têm razão, mas não precisam ser tão radicais, pois, fumante, é um dependente, assim como o alcoólatra é portador da doença do alcoolismo, e como toda doença, é preciso ser tratada. Comentarios sobre o poder público, os ganhos com o tabaco, as grandes empresas que perderiam com o cigarro eletrônico, estão cobertos de razão. Cá pra nós, estava com medo de usá-lo pelas informações oficiais de seus malefícios, mas aqui, encontrei um consenso, mais mal que o cigarro normal faz, acho que não faria. Então, vou comprá-lo para para de fumar, antes que o governo "esmerdeie" tudo. obrigado!
-
Ana Maria da Rosa Rugitzky • 09/08/2009 - 13:13
As mensagens postadas refletem um dos problemas que os fumantes encontram. Para mim os não fumantes têm algum problema pois quando se descobre que podemos fumar sem afetá-los ainda assim eles são contra nós. Quanto aos controles governamentais estou com o Jeferson Martinho, há muito em jogo. Maria Ângela você está certíssima, nunca ouvi falar de alguma família destruida por causa que a pessoa era fumante. Para terminar, vocês já observaram que na balada os não fumantes nem lembram do cheiro do cigarro? Será que é por causa do cheiro da bebida?
-
maria angela vachetini valtre • 04/08/2009 - 20:57
concordo que tem que haver certas proibiçoes no pais, querem proibir o cigarro, tudo bem, mas quem ja ouviu falar que alguem estava dirigindo fumando, atropelou pedestres, bateu o carro, matou pessoas no transito, quem ouviu falar que o cara chegou em casa fumando e espancou a mulher e filhos, eu sei que a bebida faz isso, mas ja ouviu dizer que o governo vai proibir a bebida? afinal quem mata mais o cigarro ou a cachaça?
-
rodrigo balbino da silva • 27/07/2009 - 09:32
Gostaria que as pessoas se conscientizasse e respeitasse as pessoas que não fumam. Não me importa se ela fumam o cigarro tradicional ou o eletronico, apenas odeio o cheiro do cigarro. Infelizmente as pessoas precisam de regras para se respeitarem, como por exemplo é preciso bancos especiais para as pessoas darem acento aos idosos. Nosso país é maravilhoso, o nosso podre é a falta de respeito.
-
Jorge Wicksell Sousa Mendes • 25/07/2009 - 13:48
Detalhe... para quem quiser comprar o cigarro custa em média $ 29,9 uns R$ 60,00, o líquido que coloca no cigarro 35ml dá pro mês inteiro custa R$ 30,00, o site pra comprar direto da china é o www.bestecig.com, frete custa R$ 50,00 (somente com cartão de crédito internacional)agora se a ANVISA deixa entrar o produto ou não aí que está o problema! pois eu garanto já fiz mais de 10 tipos diferentes de tratamento anti-tabagismo e nenhum funcionou, mas este realmente funciona (é milagroso, rsrsrs).
-
Jorge Wicksell Sousa Mendes • 25/07/2009 - 13:38
exemplo de que ninguem faz nada são os escandalos políticos frequentes, seguro obrigatório de uma moto custar quase R$ 300,00, no meu estado (MA)o ICMS custa 17% o mais caro do país, bitributação em tudo que se compra e vende, funcionalismo público corrupto, "jeitinho brasileiro", esse meu país me envergonha, agora se eu começar a reclamar o que fazem? me mandam pra forca, pois o que me incomoda não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons. Este cigarro funciona pois já usei e fiquei 40 dias sem fumar pena que quebrou, pedi diversas vezes da china mas a ANVISA não deixa passar pela alfandega sempre devolve o produto. O país medíocre e sem jeito!
-
Jorge Wicksell Sousa Mendes • 25/07/2009 - 13:27
engraçado... o governo arrecada 14 bilhões por ano com cigarros, no país existem 40 milhões de fumantes. O ministério da Saúde gasta por ano 40 bilhões no sistema de saúde do Brasil, acredito que fumantes não chegam a ter despesa de 2 bilhões nos hospitais por ano, isso significa lucro de 12 bilhões por ano com cigarros e pessoas mortas. vocês acreditam mesmo que o Governo e a ANVISA vai mesmo deixar entrar no país um produto milagroso que faz as pessoas pararem de fumar? e a sousa cruz (maior pagadora de impostos do país) como fica? e a grana do governo? e os laboratórios que vendem remédio pra tratar doença dos fumantes? gente temos que pensar nos grandes, o povo que se lasque. sempre funcionou assim e sempre vai continuar funcionando, pois todos nós somos otários desde quando nascemos e vamos morrer otários. Pois ninguem faz absolutamente nada! e a única andorinha sozinha que fez verão foi Jesus Cristo.
-
André Lenci Lamas • 25/07/2009 - 07:35
Falta como tudo nos governos do Brasil criatividade, o cigarro eletrônico pode ser usado sem nicotina, porque não permitir o uso sem a comercialização de refil de nicotina? A Anvisa está preocupada com a saúde de quem afinal, pois hoje as 4700 substâncias tóxicas contidas no cigarro PREJUDICAM FUMANTES E NÃO FUMANTES, não é necessária audiência pública para ter bom censo, é necessário coragem para fazer o que é certo(no mínimo diminuir as 4700 substâncias proibidas), a Anvisa só faz jus ao que todos esperam de uma "agência reguladora" neste país, atender aos interesses privados(industria do tabaco)ou ao governo(imposto).Trabalho sério não depende de consenso em audiência pública.
-
Anônimo • 24/07/2009 - 22:07
Estupidez são os idiotas que fumam e acham que os outros são obrigados a sentir o chero da sujeira que são por perto. Se esses fumantes tem o direito de morrer por isso, tô nem aí, mas temos direito também de não tê-los por perto.
-
Nao Digo • 24/07/2009 - 21:52
Qual a graça de fumar um cigarro eletrônico? O bom mesmo é o cigarro tradicional, que precisa de fogo para ser acendido, tem tabaco de verdade e é apagado com o sapato ao ser jogado no chão. Cigarro eletrônico é uma estupidez sem-tamanho! Viva o cigarro comum e o seu prazer incomensurável!
-
Fábio Horbach Garcia • 24/07/2009 - 14:07
É lógico que o cigarro é uma droga lícita só porque "não deixa ninguém doidão" e dá dinheiro para o país, e não teria nada a ver se usassem parte da arrecadação pra cuidar de fumantes doentes, é culpa do governo que o cara tá morrendo? Eu não fumo, respeito quem fuma. Porém, acho que o dinheiro gasto no tratamento de fumantes deveria ser usado em entidades como AACD, porque as criaças não tem culpa de ter alguma deficiência, já o fumante tem, então ele que se vire pra pagar todo o custo de um "tratamento".
-
Helcio Hirao • 24/07/2009 - 13:45
Engraçado: todo mundo falando que o governo lucra com os impostos do cigarro... mas o governo também já percebeu que o dinheiro dos impostos NÃO cobre o valor para tratar os doentes de câncer decorrente desse vício. Ou o Ministério da Saúde não faz parte do governo?
-
Bruno de Oliva Bemfica • 24/07/2009 - 11:32
Engraçado como os não-fumantes são ditatoriais em suas opiniões. Quem fuma não discrimina não-fumantes. Acho sim que deve haver espaços separados para ambos, nos ambientes fechados como bares e restaurantes(e que esses ambiente IMPEÇAM a fumaça de chegar aos não-fumantes, isolando com um vidro por exemplo), mas proibir de fumar é interferir na liberdade pessoal de cada um, isso não é democracia.
-
Dimas José de Macedo Siggia • 24/07/2009 - 11:20
O problema é que o governo lucra com os altíssimos impostos sobre os cigarros, lucra com os impostos sobre a sua publicidade, lucra com os impostos sobre o seu transporte e distribuição, lucra com os impostos sobre os insumos para a sua produção, etc. E assim, arrecadando mais, sobra mais dinheiro para ser desviado dos gastos com a saúde...
-
Rodrigo • 24/07/2009 - 10:08
Wesley você fez um comentário muito interesante, o cigarro deveria ter sua venda controlada, e que já é fumante poderia continuar comprando, porem quem ainda não é não poderia mais ter acesso. Isso dificultaria novas pessoas começarem a fumar e ajudaria as futuras gerações a se livrarem desse vicio.
-
Anônimo • 24/07/2009 - 00:49
Política! Política! Política! Tudo política! Suponho que o e-cigarro seja reciclado, usa-se várias vezes, não? pois então!? Com qual cigarro se ganha mais dinheiro? de papel ou e-cigarro? podem falar: - O e-cigarro é claro! Por outro lado, o que lucra mais é o "cigarrinho de papel". Até que o "cara" morra ele continuará utilizando o "cigarrinho de papel". Política! concordo com a idéia do João Paulo.
-
Wesley Caiapó • 23/07/2009 - 21:29
Concordo com a proibição da venda pública. Afinal, é mais uma maneira de distribuir o vício. Mas talvez pudessem considerar a utilização desse dispositivo para fins terapêuticos. Com o devido acompanhamento médico, os fumantes interessados em acabar com o vício poderiam ser ajudados. Afinal, poderiam reduzir aos poucos as doses das drogas até que o dependente se sentisse confortável para deixá-la de vez.
-
Dauro S. Moura • 23/07/2009 - 17:17
Onde esta o refil com THC?
-
Joao Paulo • 23/07/2009 - 15:02
Que bom Rodrigo, fico feliz que esteja funcionando com você. Se esforce para largar dessa porcaria que você consegue. Boa sorte, abraços.
-
Rodrigo Amaro da Silveira • 23/07/2009 - 13:31
Eu sou consumidor desse cigarro eletrônico. Descobri faz um tempo porque queria parar de fumar e sinto que minha saúde está melhorando, não tenho mais tosse e estou super satisfeito com ele. Tem um sabor agradável e não fico mais com gosto de cinzeiro na boca nem com cheiro impregnado. Pra quem tiver interessado há muitas informações bacanas em YouTube. Que o governo não tire a única solução que encontrei para meu vício!!
-
Rodrigo Melo • 23/07/2009 - 13:29
Por mim, proíbe tudo, fumo eletrônico e comum. Fumante adora dizer que é um direito dele fumar onde quiser. Mas é um direito nosso, não sentir o fedor da fumaça deles. É como o cara defecar na rua. É direito dele se aliviar, mas é direito nosso não sentir o odor desagradável do seu excremento. A fumaça de um fumante é tão excremento quanto suas fezes. Desculpem esse texto tão porco...heheheh
-
Jeferson Martinho • 23/07/2009 - 12:27
Acho que esse texto precisaria de uma revisão contextual. A leitura do anúncio original da FDA e a divulgação pela imprensa dentro e fora do Brasil é clara ao dizer que a pesquisa encontrou DUAS substâncias potencialmente cancerígenas, e não as 4 mil do cigarro convencional. Mesmo assim, resta claro que esse anúncio ainda vai sofrer contestação dos fabricantes/importadores. O fato é que a briga em todo o mundo está apenas começando. E ocorrerá porque o produto entrou no mercado SEM CONTROLE oficial, e, pelo potencial de substituir de fato o cigarro, imaginem a preocupação da fortíssima indústria do tabaco e, principalmente, dos Governos, que são os maiores beneficiários diretos do tabagismo, através dos impostos (não fosse assim, a venda e o consumo do produto já estariam proibidos há muito tempo, sob a classificação de "droga").
-
Joao Paulo • 23/07/2009 - 11:44
Nunca ví isso para comprar. Por mim podem proibir a venda de todos os tipos de cigarros, ou se não poderiam vender a um preço muito alto, já que isso não é necessário para viver, é apenas um ""luxo"". Aumente 800% os impostos sobre tudo que compõe um cigarro e compense abaixando impostos de alimentos ou outras coisas que realmente são importantes para a vida.





12
