App da Nasa exibe fotos tiradas em marte

Por Gabriela Ruic, de EXAME.com
• domingo, 15 de janeiro de 2012
Reprodução

São Paulo – A última novidade do dinâmico mundo dos aplicativos para dispositivos móveis é o Mars Images, um serviço oferecido pela NASA e que traz fotografias tiradas em solo marciano diretamente para o aparelho.

Desenvolvido pelo cientista Mark Powell, da NASA, o aplicativo aproveita as câmeras instaladas no veículo espacial Opportunity, que está em missão em Marte desde 2004, para capturar e enviar fotos tiradas em Marte diretamente para a Terra.

O aplicativo é gratuito e que pode ser instalados tanto em aparelhos iPhone, iPad quanto em smartphonesAndroid e também permite que o usuário veja fotos antigas, armazenadas no arquivo do veículo. Em breve, a NASA vai disponibilizar no mesmo app, imagens tiradas por outro veículo que também passou um tempo em Marte e cuja missão já foi encerrada, o Spirit.

Spirit e Opportunity foram lançados ao espaço nos idos de 2003 e desembarcaram em solo marciano já em 2004, em lados opostos do planeta. O objetivo da missão era encontrar evidências da existência de água na superfície do planeta.

Comentários

///