808 PureView foi o último smartphone com Symbian, diz Nokia

Por Monica Campi, de INFO Online
• quinta, 24 de janeiro de 2013
Photopin

São Paulo – A Nokia confirmou que seu smartphone 808 PureView com câmera de 41 megapixels foi o último dispositivo que a empresa lançou rodando a plataforma Symbian.

As informações constam no balanço anual de 2012 divulgado nesta quinta-feira, 24, pela Nokia.

“Durante nossa transição para o Windows Phone ao longo de 2012, também continuamos a lançar dispositivos com Symbian. O Nokia 808 PureView, que demonstrou nossa capacidade de lidar com imagens e que foi lançado em meados de 2012, foi o último aparelho Symbian apresentado pela Nokia”, diz a empresa no relatório.

Embora a citação da Nokia pareça inconclusiva, não será mesmo uma surpresa caso a empresa não lance mais nenhum dispositivo Symbian. Isto porque, em seu relatório, a empresa cita que vendeu apenas 2,2 milhões de smartphones Symbian em 2012, contra os 9,3 milhões de dispositivos Asha e 4,4 milhões de aparelhos Windows Phone.

A decisão da Nokia de abandonar de vez o Symbian já estava traçada desde o início da parceria com a Microsoft anunciada em 2011. No mesmo ano, a empresa também encerrou as vendas de dispositivos com Symbian nos Estados Unidos, alegando que manteria o foco em lançamentos com o sistema Windows Phone.

O Nokia 808 PureView redefiniu as possibilidades do uso de câmera fotográfica em smartphones, com sua tecnologia que permite ampliar imagens detalhadamente em função da qualidade de seu sensor de 41 megapixels.

Há rumores de que a Nokia pretende lançar uma versão do 808 PureView com Windows Phone e que pode ser revelado já na feira Mobile World Congress, que ocorre em Barcelona no final de fevereiro.

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas