Saiba como será o parque Angry Birds no Brasil

• segunda, 08 de julho de 2013 - 13h57
Victor Pickersgill
Peter Vesterbacka  Angry BirdsPeter Vesterbacka: 1,7 bilhão de downloads do game Angry Birds

São Paulo - O finlandês Peter Vesterbacka não sai de casa sem seu casaco de capuz vermelho. Atual diretor de marketing da desenvolvedora Rovio, a criadora dos famosos passarinhos invocados do game Angry Birds, Vesterbacka foi quem deu o empurrão inicial na startup, em 2003, e depois se tornou seu mentor. Hoje, a marca estampada em seu casaco de moletom é reconhecida em qualquer lugar do mundo.

O jogo para plataformas móveis lançado em 2009 já foi baixado mais de 1,7 bilhão de vezes. Se os desenvolvedores da Rovio levam o crédito por fazê-lo simples e intuitivo, cabe a Vesterbacka o mérito de tê-lo inserido na cultura pop.

O finlandês de 44 anos instituiu na empresa a filosofia de pensar grande. Em parceria com a Nasa, por exemplo, a versão Angry Birds Space foi lançada da Estação Espacial Internacional. Seu maior trunfo, no entanto, foi transformar a marca em algo muito além dos games. Bichos de pelúcia, refrigerantes, roupas e até patinetes fazem parte do imenso portfólio de licenciamento da Rovio. Os produtos representam 45% da receita de 129 milhões de dólares da empresa.

Peter Vesterbacka esteve no Brasil para anunciar a criação dos parques de diversões Angry Birds. Ele contou a INFO sobre sua filosofia de trabalho e a construção de uma marca ícone.

Por que seu cartão de visita tem como cargo Mighty Eagle (Águia Poderosa)? Digamos que sempre quis escrever no cartão algo que criasse um motivo para começar uma conversa. Mighty Eagle é um dos personagens do jogo, faz parte da história da empresa e sempre desperta a curiosidade das pessoas.

Fazer coisas inusitadas é estratégia para a Rovio? É como fazemos marketing. Fazer as coisas de um jeito diferente agrega valor, especialmente em uma área tão disputada como a de games e entretenimento. É importante se destacar. E pensar grande. Vamos anunciar o Angry Birds Space? Então vamos fazer esse lançamento no espaço!

Existe algum ingrediente mais importante na fórmula de sucesso do Angry Birds? É uma combinação de muitas coisas. O jogo é ótimo. Os personagens são queridos pelas pessoas. Mas acho que tivemos muito timing. O Angry Birds foi um dos primeiros jogos criados para o touch screen. Além disso, a marca foi construída para o marketing boca a boca, pois gera uma pergunta: por que os pássaros estão bravos?

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