Segurança

Google elimina uso interno do Windows

Reuters Terça-feira, 01 de junho de 2010 - 10h48


Getty Images
Google elimina uso interno do Windows
Por falha de segurança, Windows não será mais usado nos escritórios do Google: segundo Financial Times , a decisão de migrar aconteceu depois do ataque dos hackers chineses
  • FACEBOOK
  • RSS
  • IMPRIMA
  • ESPALHE

  • Todo sistema operacional está sujeito à falhas, porque todo sistema operacional roda programas escritos por mal programadores, ou pelo menos desatentos. Errar é humano, assim como evoluir.
    enviado por: Anônimo em 09/06/2010 - 21:13
  • André Ricardo(Nosso querido Troll For Windows ®) Sei não viu... Aqui no Ceará o ensino médio usa Linux nas escolas do estado e todas as escolas do Município são Linux. Ou seja é com a educação que se começa o movimento. Aqui, assim como alguns estados(ou todos eles) do Sul, já colocaram essa preferencia. E não é uma tendencia só de estado não. Isso é tendencia em toda federação. A coisa tá crescendo. E quanto ao Live Messenger ele é perfeitamente utilizável. Mas que droga... me esqueci que alguns aqui não vão nem testar pra ver se funciona. Eu não sou fundamentalista e como a minha noiva precisa de algumas formulas específicas, não que o BROffice não tenha mas a nomenclatura é outra(para grandes planílhas prontas isso funciona como trocar de uma programação parecida para uma outra código a código em escala bem menor mas dá trabalho) do Office 2007 eu também o tenho instalado aqui. Isso dentre outras coisinhas for Windows quando me for relevante ou simplesmente por teste, algo que eu gosto de fazer desde o Windows.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 04/06/2010 - 10:58
  • SO, depende do ponto de vista e do conhecimento do "user", quando não sabe fica com o facil. Só porque temos uma linha de comando, já fica tudo mais complicado. Pode usar Windows, eu não recomendo.
    enviado por: Thiago Tozzi em 04/06/2010 - 07:04
  • Q raio q neguin fica batendo na mesma tecla! acorda!! Se liga!! Concordo com o q o Andre Ricardo falou, a maioria ker Win, pago ou pirata, naum importa, pra q dizer esse lance de democracia??? Tá certo q quase todos os pc's e notes vem com o win, mas pq a maioria só ker saber dele, se kisesse linux viria com ele, se naum gosta do win tira e põe linux, mas eu muuuuuuuuuuuuuuuuito raramente vejo alguem fazer isso. O q se vende neste ramo é o q a maioria ker e ponto final. Mas enfatizando q naum critico kem usa linux ou mac, mas desmerecer um SO eu axo sacanagem, seja ele qual for.
    enviado por: Cristina Nascimento em 03/06/2010 - 14:16
  • Redução de custos em empresas estão fundamentadas em fazer aquisição de tecnologias que eliminam postos de trabalho, cruel assim. O custo de uma licença é uma mera aquisição.
    enviado por: André Ricardo em 03/06/2010 - 13:50
  • "O linux é o sonho de qualquer fabricante, pergunte para a IBM. Poder disponibilizar um hardware sem pedir a bênção para um fabricante de software (commoditie)." Será que o Linux também é o sonho do consumidor?
    enviado por: André Ricardo em 03/06/2010 - 13:42
  • Ninguém é imbatível nessa área, onde uma simples idéia muda tudo. Com fabricantes economizando de um lado, não sendo obrigados a pagar licenças e podendo customizar seus sistemas e empresários do outro, precisando desesperadamente de alternativas financeiramente viáveis, o terreno é o melhor possível para inovações. As bordas já estão sendo "comidas", vide Android e OSX em tablets, notebooks e celulares.
    enviado por: Carmelo em 03/06/2010 - 13:04
  • Para aqueles que não entendem a escolha dos usuários... Já citaram aqui que a maioria dos usuários mal sabe qual sistema operacional usam, e isso é verdade, mas eles sabem muito bem os “aplicativos” que usam. Outros dizem que a maioria só usa o computador para MSN Messenger e Orkut, isso não sei, mas sei que eles querem e tem o direito de aproveitar máximo de cada serviço, e sabem que não tem nada melhor do que o Windows Live Messenger aliado ao Plus para o seu propósito. E onde eles podem encontrar os melhores aplicativos? Na nuvem "defendida pelo Google"? No Linux defendido pelos fundamentalistas? Resta saber quem são os burros e limitados, já que resolveram entrar no mérito.
    enviado por: André Ricardo em 03/06/2010 - 12:53
  • Mas o motivador do Google é outro, a Microsoft é seu concorrente direto e imbatível nos desktops, tanto é verdade que o Google sempre minimiza a importancia do desktop por saber que ninguem vence o Windows nesse campo de batalha. E olha que a Microsoft agora avança para cima do Tablets, hehehe. Não faz sentido o Google alimentar seu concorrente. Se algum dia o desktop morrer, o que nao acredito acontecer, será enterrado sem ninguém ter conquistado o lugar do Windows. Eu faria a mesma coisa no lugar do Google.
    enviado por: André Ricardo em 03/06/2010 - 12:04
  • @Paulo Eduardo Elias Hahn: Você deve ser um hacker que não concorda com Marc Maiffret, afinal, nem todos os hackers compartilham das mesmas ideias não me mesmo? http://tinyurl.com/y2k2kv3
    enviado por: André Ricardo em 03/06/2010 - 11:49
  • Aos usuários viciados: Se algum dia alguém te chamar de burro façam como aqui, não ligue, mas... dê um coice e continue pastando!
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 03/06/2010 - 10:09
  • Flavio Barbosa de Camargo Junior, Eles podem usar "Caixa de Areia" ou "Sandbox", maquiva virtual com Windows e pronto! Ali testam e tchau!
    enviado por: Paulo Eduardo Elias Hahn em 02/06/2010 - 23:42
  • Jefer, André Ricardo, Slavis Kalento... discordo em parte com vocês, ouçam "leonardo diniz" ele é o cara! Ainda assim acho que o google sairá ganhando em segurança mesmo em ataques planejados, por ter estações rodando Linux, e por que o Mac não ter se saído tão mau quanto o windows nas feiras. tem mais....
    enviado por: Paulo Eduardo Elias Hahn em 02/06/2010 - 23:36
  • O linux é o sonho de qualquer fabricante, pergunte para a IBM. Poder disponibilizar um hardware sem pedir a bênção para um fabricante de software (commoditie).
    enviado por: Carmelo em 02/06/2010 - 15:37
  • Os novos dinossauros estão aí... por enquanto. A concorrência, rápida e eficaz vai comendo pelas bordas, começando por celulares, netbooks e por fim e finalmente, o desktop. O windows em dispositivos móveis já é uma piada (de mau gosto).
    enviado por: Carmelo em 02/06/2010 - 15:33
  • @André Ricardo... As máquinas que vêm com linux não tem a sua licença cobrada, como você mesmo salientou, os fabricantes colocam uma margem em cima para ganhar mais e, nesse caso, mesmo que eu comprasse um computador sem sistema, ainda haveria essa margem.
    enviado por: Igor da C. M. Belchior da Cunha em 02/06/2010 - 15:27
  • Não tem mesmo o que argumentar meu querido, bye, bye. Os fatos estão aí, só não ve quem não quer. Espera só para ver o que vai acontecer com os tablets http://tinyurl.com/32artrm
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 14:50
  • ("é óbvio que tem de pagar pelo Windows" ... "da mesma forma que pagam pelo Linux tambem que vem instalado na maquina" ... "o que muitos queriam era mesmo o Windows 7, mas nao querem pagar") Gente, não dá mais pra argumentar com esse tipo de contra-argumento. Desisto. Perda de tempo! ;)
    enviado por: Luciano de Lucena Rezende em 02/06/2010 - 14:46
  • Há um certo exagero na motivação, mas faz sentido do ponto de vista mercantil...
    enviado por: Helvio Marinho em 02/06/2010 - 14:40
  • O que não pode é ficar botando a culpa nos usuários por suas escolhas. O fato dos computadores virem com Windows ja foi bem debatido em outras noticias, acho que não cabe repetiçoes aqui. Podem ter certeza de que se os clientes realmente nao quisessem um computador com Windows nenhum fabricante insistiria na ideia. É o mesmo que aconteceu com os netbooks, o linux parecia o sistema ideal, mas de tanto os clientes reclamarem hoje o Windows domina esses aparelhos.
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 14:34
  • É lógico que muitas pessoas usam Windows porque receberam seus computadores assim, é óbvio que tem de pagar pelo Windows, pois é um software comercial, da mesma forma que pagam pelo Linux tambem que vem instalado na maquina, que é gratuito mas o fabricante poe uma margem em cima porque nao é bobo e é uma oportunidade de negocio. Só que quando a maquina vem com Linux quem diz ser do ramo sabe que o usuário ou compra ou poe o Windows pirata, isso é fato. O que muitos reclamam é de ter de pagar, pelo Windows 7 que vem na maquina, o que muitos queriam era mesmo o Windows 7, mas nao querem pagar, sao coisas diferentes. A verdade é que a maioria quer Windows, seja pago ou pirata.
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 14:27
  • @Evanio Giraldi Magalhães, como você pode perceber o google é uma grande empresa que produz websites e softwares para diversas plataformas e navegadores. Como seria possível testar a compatibilidade com todos sem fazer uso dos mesmos? Quanto ao uso cotidiano deve-se ao fato do google ser uma empresa "liberal" com seus funcionários e lhes dando opção de escolher qual sistema preferem usar, portanto, o uso do navegador e do sistema operacional, até então, não era da empresa e sim do funcionário.
    enviado por: Igor da C. M. Belchior da Cunha em 02/06/2010 - 14:22
  • Essa eu sinceramente não entendi.. se o Google desenvolveu o Chrome, porque ainda utilizam o IE??
    enviado por: Evanio Giraldi Magalhães em 02/06/2010 - 13:57
  • Democracia é vc comprar um Notebook HP, por exemplo, e ser obrigado a pagar pelo Janelas 7 q vem com ele. Isso sim é DEMONcracia. Você NÃO TEM a opção de comprar o laptop SEM o Janelas 7. Democracia? Esses são os 90% do mercado do Janelas. Repense seus argumentos, pelo menos os de número de usuários. Pessoas q gastaram milhares de reais em treinamentos Micro$oft realmente têm alguma dificuldade de aceitar q pagaram muito por muito pouco, e é natural q não aceitem o óbvio.
    enviado por: Luciano de Lucena Rezende em 02/06/2010 - 13:33
  • "O resultado da democracia é o que esta aí, Windows para todos os lados." Acredite, essa frase não tem nada de democracia. Trabalhei por 2 anos no suporte técnico da velox, 6 dias por semana, sem direito a feriados, atendendo em média 60 clientes por dia. Vamos as contas, foram 24 dias por mês, num ano 288 dias, como trabalhei 2 anos são 576 dias, ouvindo cerca de 60 clientes por dia foram cerca de 34.560 pessoas ouvidas e posso lhe afirmar, com certeza, que em 80% dos casos em que eu perguntava "qual o sistema operacional do seu pc?" a resposta que ouvia era "o que é isso?". Você poderia afirmar que o fato de windows estas em 90% dos pcs do mundo é democracia se ao comprar o computador lhe fosse feito a pergunta: "qual sistema o senhor deseja que instalemos no seu equipamento?", do modo que está é como o mundo dos celulares, as pessoas não se interessam no que está rodando, simplesmente querem que funcione.
    enviado por: Igor da C. M. Belchior da Cunha em 02/06/2010 - 13:23
  • Não @André Ricardo, falo dos dias atuais. Evoluiu? É claro que sim. Porém falta muito para chegar ao nível dos Unixes.
    enviado por: Paulo Roberto Uhlig em 02/06/2010 - 13:22
  • @Paulo Roberto Uhlig: Não estaria você falando da Microsoft de 10 anos atras? http://tinyurl.com/y2k2kv3
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 13:08
  • @André Ricardo, realmente o mundo "Windows" tem seus pontos positivos. Mas quando a segurança está em primeiro lugar (E quase sempre está) os *nix são imbatíveis. Não existe sistema 100% seguro, mas o Windows está distante de estar 60%.
    enviado por: Paulo Roberto Uhlig em 02/06/2010 - 13:02
  • @Luciano de Lucena Rezende: Seus argumentos são típicos dos Linuxiitas. Viva as alternativas, elas estão aí e as pessoas estão fazendo suas escolhas, deixe que seja assim. Viva a democracia também, cabresto esta naqueles que se limitam ao mundo GNU, fechando os olhos para tudo o que é proprietário, abrindo mão das melhores soluçoes que existem no mercado em prol do fundamentalismo GNU. O resultado da democracia é o que esta aí, Windows para todos os lados. Defendo a democracia, GNU e software proprietário reinam aqui nos meus computadores, mas só as melhores soluções, independente do seu tipo de licença.
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 12:49
  • Alienados na maioria dos casos não têm consciência de seu estado de alienação. Muitas vezes nem mesmo sabem o q significa o termo alienação. Cavalos usam um acessório chamado "cabresto" que os impede de olhar para os lados, e pelo visto muitos aqui usam isso, não têm autonomia e/ou capacidade para olhar para os lados e estudarem/avaliarem opções alternativas. Com certeza nunca nem mesmo usaram uma estação Linux, provavelmente por acharem "muito difícil"... "Profissionais" com visão/capacitação limitada, presos numa única "tecnologia" proprietária. Muito provavelmente julgam o termo "reciclagem profissional" algo desnecessário, e certamente nunca fizeram uma. Sejam profissionais completos. Tirem o cabresto. Olhem para os lados, não dói.
    enviado por: Luciano de Lucena Rezende em 02/06/2010 - 10:14
  • A falha dessa lógica é que ela assume que o invasor seria incapaz de comprometer plataformas alternativas, como Linux ou Mac OS X. O Microsoft Windows, por virtude de seu domínio de mercado, é o alvo da grande maioria dos ataques de malware. Assim, abandonar o Windows pode reduzir os riscos operacionais diários. Mas, quando se trata de ataques de precisão e com alvo certo, plataformas alternativas não oferecem nenhuma defesa melhor. Portanto, o abandono do Windows não teria impedido os ataques da Operação Aurora (operação da china de invasão). Na verdade, as plataformas alternativas podem até tornar um ataque de precisão muito mais efetivo. A plataforma Mac OS X oferece uma ilusão de segurança superior porque os desenvolvedores de malware não se dedicam a investir tempo e recursos criando código que só funcionaria em 5% dos alvos possíveis. No entanto, ano após ano o Mac OS X tem sido invadido em questão de minutos – ou mesmo segundos – no concurso anual Pwn2Own. link: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/03/26/vencedor-de-concurso-de-hackers-cr itica-apple-e-microsoft/
    enviado por: leonardo diniz em 02/06/2010 - 09:10
  • Antes de a Google decidir basear sua estratégia de segurança na decisão de qual sistema operacional usar, o gerenciamento e os administradores de TI da Google deveriam ler o venerável clássico de segurança de informação “Hacking Exposed”, atualmente na sexta edição. O primeiro passo de um ataque é obter detalhes do alvo – ou de seus rastros http://tinyurl.com/2d5zs4z
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 08:56
  • Piadistas não, são um bando de mentirosos, vc nao percebe que o Windows 7 foi um fracasso e pouquissimas licenças foram vendias, e que todas as empresas ja migraram para LInux? KKKK. Cada um ve como quer.
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 08:53
  • @André Ricardo, bela piada a matéria do link, a M$ tem um time de humoristas hilários!
    enviado por: Marcos Oliveira em 02/06/2010 - 08:31
  • Estão culpando/criticando o Google e esquecendo o óbvio... Não foi um press release, foi uma informação que vazou... O que cada empresa faz internamente é problema dela.
    enviado por: Rodrigo Kroehn em 02/06/2010 - 04:51
  • Cada um defende o seu, mas a verdade é uma só http://tinyurl.com/2bj5jxx
    enviado por: André Ricardo em 02/06/2010 - 00:39
  • @Ronaldo Santana, argumento totalmente ridículo. Primeiro que marketing não necessariamente consiste dissos. Segundo que não é política do Google sair atirando assim contra os outros. É claro que eles têm coisa pra defender e que essa decisão tem um pé do Chrome OS nela, mas não quer dizer que necessariamente ela tenha sido com o objetivo de fazer propaganda negativa do Windows, coisa que existe todo dia e que não valeria tanto ao Google o esforço, eu acho.
    enviado por: Ugo Portela Pereira em 01/06/2010 - 23:33
  • É bem a cara do Google. Fazer o anti-marketing. Colocar um banner do chrome para os usuarios de IE dizendo que o chrome é mais rapido. Eliminar todos as maquinas Windows para dizer que o Linux, quer dizer o Chrome Os é mais seguro. Normal. faz parte do jogo sujo do marketing.
    enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 01/06/2010 - 23:04
  • @Luciano de Lucena Rezende: Nada mais justo que o Google faça campanha em prol do seu OS. A partir do momento que um fabricante de software tem o seu proprio OS, não faz nenhum sentido que se use um OS de outro fabricante. O que é motivo de sátira é ficar inventando mentiras para justificar a mudança. Ops, faz parte da campanha. O Google precisa sim investir na educação dos seus usuários, senão vão continuar tendo sérios incidentes de segurança tanto no Linux como no Mac. http://tinyurl.com/y2k2kv3 https://lwn.net/Articles/367874/ http://www.geekzon e.co.nz/foobar/6229
    enviado por: André Ricardo em 01/06/2010 - 21:09
  • Entre linux e mac prefiro gastar 600x mais num mac do que um linux gratis
    enviado por: Eli Campos \o/ em 01/06/2010 - 21:08
  • Com comentários como os de André e Flávio resta alguma dúvida da visão curta e obtusa dos usuários "fanáticos" de Windows? Presta atenção no "náipe" dos argumentos! rs! Sou usuário de Windows mas não sou fanático, pois sou totalmente consciente da inferioridade desse sistema, e apenas o uso porque ainda não existe o pacote Adobe CS4 para Linux. Esperando ansiosamente a Adobe lançar a versão Linux da sua Suíte! Uso Windows por obrigação =(
    enviado por: Luciano de Lucena Rezende em 01/06/2010 - 20:31
  • Demorou, tomou a medida necessaria depois que o prejuizo aconteceu.
    enviado por: Marcelo Yonamine em 01/06/2010 - 20:27
  • Todo mundo sabe q é verdade. Quer mais segurança, go Mac e Linux !
    enviado por: Thiago Henrique em 01/06/2010 - 19:10
  • Provavelmente encerrarão o desenvolvimento da versao for Windows, bem porque agora nao tem mais onde testar essa versao internamente KKKKK.
    enviado por: André Ricardo em 01/06/2010 - 19:10
  • Pergunta: Como eles vão dar continuidade no desenvolvimento do Chrome para o Windows?
    enviado por: Flavio Barbosa de Camargo Junior em 01/06/2010 - 18:49
  • aposto duas moedas que a próxima guerra que veremos não vai ser entre países, vai ser entre corporações.
    enviado por: Manoel Salgueiro em 01/06/2010 - 18:41
  • Falta de respeito com os mais velhos. Agora vai ter um monte de CIOs querendo dar uma de descolado, inteligente, poupador e não alienado abandonando o windows também.
    enviado por: Carmelo em 01/06/2010 - 18:00
  • Eu sou a favor da suposta decisão do google. Em nome da segurança dos clientes, vamos eliminar o vírus!
    enviado por: Diego Sousa e Silva em 01/06/2010 - 17:54
  • Dá-lhe Mac!
    enviado por: Marcos Antonio da Silva em 01/06/2010 - 17:13
  • 1) desculpa esfarrapada para dizer que o problema de segurança não era deles 2) se a falha é do IE, por que mudar o SO e não apenas o browser? Não oderiam usar o Chrome? Ou não deveriam estar usando? POr que usar o IE se o Chrome é melhor, feito por eles? 3) como se o Chrome também não tenha falhas, como qualquer software. Há... vai ver que era por isto que não usavam só o Chrome
    enviado por: Slavis Kalento em 01/06/2010 - 17:10
  • Que bom que o Google não usa mais Windows, pois o pobre coitado sempre levava a culpa dos incidentes de segurança. O ruim é que agora não tem em quem botar a culpa né Google... Ah, ja sei quando acontecer de novo vao dizer que foi um funcionario teimoso que instalou o Windows na sua maquina, KKK.
    enviado por: André Ricardo em 01/06/2010 - 15:31
  • Eles podem mudar com autorização do CIO, mas a praxe deve ser não dar essa autorização, então pode-se dizer que aboliu.
    enviado por: José Henrique Lício do Nascimento em 01/06/2010 - 15:21
  • Viu só até o Google está mudando, faça como nós, mude: use Ubuntu, gratis, seguro, democrático.
    enviado por: Pedro de Sousa Besse em 01/06/2010 - 14:41
  • Windows na Google pra quê? Jogar nas horas vagas?
    enviado por: Carmelo em 01/06/2010 - 14:25
  • Empresa decide internamente e tem gente querendo dar pitaco. Vai entender...
    enviado por: Guilherme Mac em 01/06/2010 - 14:07
  • sinceramente eu esperava uma postura mais correta do google, se for para abolir o SO, então que dissessem, "estamos buscando um padrão para nossa empresa , onde usaremos o propio SO da empresa, etc...", Eu apoiaria em 100%, mas isso me decepcionou.
    enviado por: Jefer em 01/06/2010 - 13:55
  • Claro claro agora a culpa é do windows, grande hipocrisia do google , ficar afirmando coisas assim, os computadores hoje e seu uso pessoal/profissional, é burrice xingar o windows pois a sua contribuição para a evolução até hj é inegavel, se for por no papel acredito que pelo menos 80% dos propios "googlers" (usuários do google) são usuários d e windows e 99% pelo menos já foram usuários de windows.É muito facil xingar... pelo menos lançem seu OS e deem um tempo de mercado ao mesmo para depois ficar falando.
    enviado por: Jefer em 01/06/2010 - 13:49
  • O marketing atual usa qualquer artifício, caro Renato da Silva.
    enviado por: Fábio Horbach Garcia em 01/06/2010 - 12:52
  • Acho que é pra forçar a galera interna a já ir usando o O.S. deles...
    enviado por: Sandro Klostermann em 01/06/2010 - 12:52
  • Até onde eu sabia, inclusive com notícia na Info, era que lá eram dadas três opções para o funcionário escolher: Ubuntu, Windows ou MAC OS...
    enviado por: Willian Fortes em 01/06/2010 - 12:52
  • Isso é o que eu chamaria de rehab em TI! Desintoxicação do Windows.
    enviado por: Ariel Sullivan Lins Patriota em 01/06/2010 - 11:50
  • É lógico que eles não usam Windows! Vocês acham que o Google ia comprar um pacote narcótico de licenças da Microsoft? Eu também to querendo me desintoxicar! Vou pra rehab também!
    enviado por: Ariel Sullivan Lins Patriota em 01/06/2010 - 11:48
  • Pensei que eles só usavam Linux e Mac OS há muito tempo...
    enviado por: Renato Teles em 01/06/2010 - 11:29
  • Sei não, só acreditaria nisso se houvesse uma nota da empresa dizendo que está descontinuando o uso do Windows. Essa história de um jornal disse que um funcionário disse que não sei o que, é meio difícil de acreditar. Outra coisa, o título da matéria diz que o Google eliminou o uso do Windows, mas o texto deixa claro que os funcionários ainda podem obter uma máquina com tal sistema operacional. Ta soando meio contraditório.
    enviado por: Renato da Silva em 01/06/2010 - 11:19

Comente essa notícia

INFO Online - Copyright © 2012, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.