Segurança
Senhas do Gmail e Yahoo! caem na rede
James Della Valle, de INFO Online Terça-feira, 06 de outubro de 2009 - 10h47Reprodução |
![]() |
SÃO PAULO – Após dados de mais de 10 mil contas do Hotmail terem caído na rede, outras listas com senhas de usuários do Gmail e Yahoo! começaram a aparecer.
Ao todo são mais de 20 mil pares de senhas e logins publicados em diversos sites, todos confirmados como autênticos, segundo a Neowin.
As informações são adquiridas com o auxílio de técnicas como phishing e engenharia social. O usuário recebe uma mensagem que o leva a colocar suas credenciais de acesso em uma página falsa, onde elas são gravadas.
Entre os serviços afetados pela fraude estão o Hotmail, Gmail, Yahoo!, Comcast e Earthlink, entre outros.
A Microsoft admitiu o problema ontem e informou que vai trabalhar com os usuários para recuperar contas roubadas. Muitos acessos na Europa foram congelados até que a empresa tenha controle total da situação.
O Neowin afirmou que usuários devem evitar a utilização de sites que identificam perfis bloqueados no Windows Live Messenger. Eles podem comprometer a conta do serviço e do e-mail.
-
Não sendo minha conta é noix!
Os serviços não ensinam os usuários a se protegerem...
o usuário continua burro e vai continuar
não há nenhuma mobilização na internet pra ensinar isso,
cada site que contenha informações pessoais importantes dos usuários deveria "obrigar" de alguma forma o usuário a ver um video falando sobre segurança...
com certeza isso iria alertar uma parte.
[]'s
enviado por: Filipe F B em 09/10/2009 - 16:43 -
Escrever errado também é "burrice", um analista de sistemas que se preze escreve certo. Então antes de chamar o povo de "burro" aprenda a escrever direito.
enviado por: Gë em 09/10/2009 - 13:14 -
Não fui eu que falei que era burrice foi o outro cara.
*_*
enviado por: Emanuel Henrique Almeida Alves em 09/10/2009 - 12:56 -
Falou,falou e não entendia nada!!
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 09/10/2009 - 09:35 -
Percebo ânimos exaltados, mas, comentarei somente a notícia:
1 - Ocorreu na Europa
2 - Usuários leigos não é um privilégio só de países subdesenvolvidos como o Brasil ou Desenvolvidos como Inglaterra, França, etc...
3 - Usuário é usuário e como tal é passível dos erros, os quais achamos grotescos, mas, até mesmo nós experts na área somos passíveis de erros e/ou distração.
Enfim, não existe segurança 100% então cada um tem de fazer sua parte e quanto a acharmos uma solução, como treinamentou, vídeos institucionais, já se perguntou se o usuário quer isso?
Tem gente que NÃO sabe usar computador, porque NÃO gosta, usa por OBRIGAÇÃO então esses, nunca aprenderão a utilizá-lo devidamente.
Esta é minha opinião !!
enviado por: Valdemir Santana em 08/10/2009 - 18:16 -
Rafael,
De forma alguma estou dando "Coices" porque não sou cavalo.Estou apenas respondendo a nivel as criticas feitas a mim.
Não nasci sabendo de forma alguma nem fiz cursos de informatica.Mesmo assim hoje trabalho no departamento de TI de uma das maiores empresas fabricante de sorvete do estado de Goias.
Realmente aprendi com alguns erros,mais se a população "vamos dizer leigos" continuar assistindo so "kcta e planeta" e não procurar alguma coisa interessante para ler e ficar informados eles sempre vão ser leigos o que não e nosso caso e detalhe,a culpa sempre vai ser da COITADA DA MICROSOFT QUE E FALHA,QUE NÃO PRESTA E ETC".
PERGUNTA PRA ALGUM AMIGO SEU LEIGO SOBRE A VENDA DA GVT PARA VIVEND E TELEFONICA PARA VEER SE SABEM PELO MENOS LHE FALAR O QUE E VIVENDI(E DE COMER)?
AGORA PERGUNTA O QUE PASSOU NO ULTIMO CAPITULO DO PANICO NA TV,OU NO KCTA E PLANETA PRA VC VER,TE FALAM NA HORA.
DEPOIS AINDA FALAM QUE EU QUE INSULTO AS PESSOAS AQUI..KKK
TADINHA DA GIGANTE MICROSOFT SE CONTINUAR ASSIM EM BREVE O HOTMAIL VAI MUDAR PARA bingmail.
BING,NOVA GERAÇÃO DE SERVIÇOS FEITO PARA "LEIGOS".
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 08/10/2009 - 17:50 -
Henrique,
Ja ouviu falar em erros de digitação?Erros de digitação não e brurrice pelo que eu saiba.
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 08/10/2009 - 17:38 -
Me lembro que aprendi sozinho a mexer num computador, tais erros ajudam para que a pessoa não faça esse tipo de coisa mais, a inclusão digital não serve de nada se o dito cujo não plantar de um conhecimento, vejam que o governo nunca faz nada completo, de que adianta ter uma maquina se não se sabe usar, não tirando o valor da do projeto, que é uma ideia muito boa.
enviado por: Emanuel Henrique Almeida Alves em 08/10/2009 - 16:41 -
TRISTE NOTICIA... VEMOS QUE AINDA EXISTEM MILHARES DE PESSOAS QUE CLICAM ONDE NAO DEVEM E/OU EXPOEM DADOS EM PAGINAS ALHEIAS. QUE ISSO SIRVA DE LICAO E COMECEM A PRESTAR MAIS ATENCAO ONDE NAVEGAM.
enviado por: Rodrigo em 08/10/2009 - 16:14 -
Achei que esse era um espaço para comentários sobre a notícia, mas vejo que também serve para troca de ofensas sem nenhum sentido.
Assim sendo, vou contribuir um pouquinho...
Julgando por seus posts, o Sr. Eliezer Campos Miranda tem a petulância de sugerir que nasceu sabendo usar um computador e como se comportar diante de situações diversas, e que nunca fez nada considerado "burro" em um computador, visto que julga os que erram como "burros". Acho que deveria descer do pedestal e, em vez de criticar com xingamentos, poderia contribuir com algo que ajudasse a reverter a situação atual. Acho também que é por atitudes como a que esse cidadão toma que existem usuários com séria dificuldade em aprender - são taxadas de burras, e se sentem intimidadas ao fazer a única coisa que podem para aprender: perguntar. Se na concepção dele os usuários ditos leigos são "burros", ele seria o quê? Um cavalo? Provavelmente... Até agora apenas vi os coices.
Agora, voltando ao assunto... Concordo que deveria haver uma preparação para os usuários antes de uma inclusão digital... Seria como ensinar um pássaro a voar antes de jogá-lo árvore abaixo.
enviado por: Rafael Arruda de Vasconcelos em 08/10/2009 - 15:32 -
Eliezer, antes de chamar pessoas que não conhece de burros, olhe para si mesma - "...são burro..." não é muito inteligente.
enviado por: Henrique Pinheiro em 08/10/2009 - 13:40 -
concordo com a eliezer e, a burrice é a ignorancia ou seja, a falta de conhecimento, tirando as palavras da anna.
enviado por: Emanuel Henrique Almeida Alves em 08/10/2009 - 12:32 -
não nas acho que essa burrice se deve não ao fato de não raciocinar sobre algo mas burrice por falta de conhecimento sobre o assunto, como que ocorre em vários aspectos no nosso pais.
se tivessemos politicos mais firmes que não pensassem só sobre o salário que eles ganham, talvez teriamos mais pessoas inteligentes.
enviado por: anna kamilla dos santos tomiotto em 07/10/2009 - 22:20 -
E brurrice mesmo ainda tem gente ai que me criticou.Mais to mentindo////?
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 07/10/2009 - 21:15 -
sempre usei criptografia.
sempre mantive o meu pc superprotegido, é que nem aquela história de ter que desabilitar o sudo no ubuntu.
não desabilitei ele, mas também ninguém me invadiu, porque não instalo qualquer coisa no sistema.
creio que a falha estão nos cursos de informática que tem por ai no pais, pois só no curso tecnico por exemplo que aprendemos a ter mais cuidado com as pragas que temos por ai.
curso básico só oferece curso de como mexer no windows (coisa muito fácil) e aplicativos de escritório.
enviado por: anna kamilla dos santos tomiotto em 07/10/2009 - 21:14 -
Faço manutenção em computadores na cidade onde moro e na maioria das vezes, essas falhas de segurança são do próprio usuário e não adianta de nada um site colocar na sua página um vídeo explicando sobre segurança básica, como sugeriu aí um internauta. Seria como um manual de aparelho, que pra maioria das pessoas não serve pra nada!
enviado por: Elias Pinheiro em 07/10/2009 - 18:36 -
O maior culpa de tudo isso ainda é o usuário, com a facilidade de se comprar um computador hoje em dia, todo mundo tem um em casa assim como tem uma TV, e aí acontece esse tipo de coisa. E lhes pergunto, para que incluir e ensinar as pessoas digitalmente? A sociedade é hipócrita e quer pessoas "burras" porque é mais fácil manipular.
enviado por: Gë em 07/10/2009 - 17:58 -
É hoje em dia quem não sabe muito, vai sair perdendo, até hoje (durante 5 anos) , nunca conseguiram hackear meu email, orkut, twitter, e outras 30 contas de blog´s, perfis, e outros.
Sou contra a Inclusão (em partes!!!) , como o nosso amigo falou, acrescento algumas coisas, a inclusão deixa de ser inclusão no ponto que o usuario, não tem conhecimento minimos sobre aquilo que está na frente dele, ele além de se prejudicar, prejudica todos, pra falar a verdade na maioria das vezes vira server de Spams, distribui o virús.
Já to apoiando esses caras, pelo menos eles vão dar uma dor de cabeça nesses debis que não sabe usar um computador.
comentem isso á vontade.
+_+
enviado por: Emanuel Henrique Almeida Alves em 07/10/2009 - 17:49 -
Bruno,
Isso serviria pra mim?
Realmente o tal do Brasileiro e Americanos são Burro em informatica..
Nem leigos não podem ser chamados...
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 07/10/2009 - 16:28 -
Não sendo minha conta é noix!
Os serviços não ensinam os usuários a se protegerem...
o usuário continua burro e vai continuar
não há nenhuma mobilização na internet pra ensinar isso,
cada site que contenha informações pessoais importantes dos usuários deveria "obrigar" de alguma forma o usuário a ver um video falando sobre segurança...
com certeza isso iria alertar uma parte.
[]'s
enviado por: Filipe F B em 07/10/2009 - 16:23 -
Antes de criticarem ou mesmo opinarem, voltem para escola.
enviado por: Bruno Otavio em 07/10/2009 - 16:08 -
É burrice mesmo!!!
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 07/10/2009 - 13:54 -
Não sei se é inclusão digital desordenada que propicia estas coisas. Acho que tem a ver com a cultura do usuário em geral. As pessoas tendem a confiar demais quando não estão cara a cara. Eu gerenciava um site de mensagens em que as pessoas colocavam no cadastro o email e a senha do email! Mesmo podendo colocar qualquer outra senha, vinte por cento dos usuários pesquisados colocavam a mesma do email! E não era uma pagina de pishing ou qualquer aplicação maliciosa.
Talvêz a solução seja mesmo criar mecanismos que dêem dinamicidade nas senhas para evitar que o usuário seja vítima desse tipo de erro que vai continuar acontecendo.
enviado por: Marcos Vieira dos Santos em 07/10/2009 - 07:55 -
Maldita Inclusão digital!!!
É por isso que esse tipo de coisa funciona as pessoas mal sabem ligar o computador e já querem sair por ai usando a internet, conheço pessoas que tem orkut, msn, manda mensagens cheias de coisas piscando e nem sabem o que é uma planilha, elas compram o micro em 72x e nem se preocupam em fazer um curso seque, mesmo que seja de 3 meses básico, Sou a favor da Inclusão Digital, mas não como está acontecendo, é preciso incentivar o aprendizado, e não colocar uma distro meia boca e dar pro cara usar pq é mais barato, coloquem uma Distro descente e incentivem o aprendizado isso é inclusão!
enviado por: Anderson Machado em 06/10/2009 - 23:28 -
Pessoal, antes de eu ser Analista de Sistemas, há uns 15 anos atrás eu era leigo em informática. Muitas pessoas possuem dificuldades em lidar com inúmeras ferramentas existentes e não são orientadas devidamente sobre o uso das mesmas. Acho que ao invés de criticarmos essas pessoas, devemos ajudá-las. Por exemplo, ao acessar o meu internet banking, eu erro de propósito o dígito verificador da minha conta e depois a senha para ter certeza que estou no site do banco, pois ocorrerá a validação dos meus dados. Tem que ser por aí!!!
enviado por: Gláucio da Silva Luziano em 06/10/2009 - 23:16 -
Há que sempre se ter muita atenção quanto a logins e solicitação de dados :|
Franbogado
enviado por: Fran Bogado em 06/10/2009 - 23:08 -
Com todo o respeito, mas para um usuário de um web mail inserir os dados de login em qualquer local que não seja a interface oficial (campos "normais" e únicos), além de ser leigo, é muito sem noção... Ex: quando faço login no passaporte Abril, já sei qual a tela que vai mostrar, se aparecer algo diferente um dia, o mínimo que eu tenho que fazer é desconfiar... É por isso que os espertinhos criam pragas: tem gente que CAI.
enviado por: Fábio Horbach Garcia em 06/10/2009 - 17:00 -
Ronaldo,
Realmente quase todos os usuarios são leigos.Por isso que eu uso o oromail.E otimo e não tem spams ou essa porcariada ai que rola pela net.
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 06/10/2009 - 15:25 -
Olá Vany! O phishing independe do navegador. Basta acessar a página maliciosa e inserir seus dados. Ele geralmente chega por e-mail com um link.
enviado por: James Della Valle em 06/10/2009 - 14:11 -
Lembro-me que tempos atrás dei uma idéia num sei onde dentro de algum lugar de sugestões para o google sobre a crianção de senhas temporárias que seriam descartadas ao primeiro acesso. Seria uma senha que vc manteria uma regularidade de criar ou o sistema criaria uma regra que mesclaria com a sua senha de modo que vc sempre soubesse como usá-las onde vc usaria elas em situações de risco e que necessitaria de usar mesmo assim, como acessar sua conta duma "LAN House" ou na casa duma amigo a qual não confia muito na "saúde" da máquina dele. Obviamente esta senha seria bem limitada e não permitira nada além de acessar os recusros mais básicos e seria destruída assim que houvesse o primeiro acesso. Isso para viagens, e situações parecidas com as que vislumbraram aqui nos comentários poderia ser uma boa.
enviado por: Raphael Vieira em 06/10/2009 - 13:57 -
Senhor Eliezer Campos Miranda, observe que você mesmo utilizou a palavra "leigo" é óbvio se é leigo não e um expert em informática e clicou em um link que ele achava ser autentico por falta de experiência, ai então lhe pergunto: será que você mesmo NUNCA fez alguma coisa errada no quesito informática? Ou nasceu gênio? Pois em muitas vezes errando que se aprende. Mas concordo que deve-se haver mais atenção no vem no e-mail. | Vany Laubé, não depende do browser utilizado, mas sim de e-mails falsos com links que ao serem clicados lhe levarão a uma página clonada solicitando que seja digitado o e-mail e a senha e assim esses dados são enviados a hacker. Fique sempre atenta aos e-mails que recebe em caso de dúvida apague o e-mail sem clicar em nenhum link.
enviado por: Ronaldo Marques em 06/10/2009 - 13:19 -
Gostaria de saber se quem usa o Firefox ou outro browser teve o mesmo problema ou a questão envolve mesmo o sistema operacional... Windows Vista e XP passaram pela mesma problemática? Esta informação ficou faltando na matéria...
Grata, Vany - jornalista tb, blogueira e twitteira (que soube, inclusive via twitter, desta matéria!) - sou usuária Google, e, claro, Firefox ;D
enviado por: Vany Laubé em 06/10/2009 - 12:26 -
kkkkkkkkkkkkkkk.Tavendo não adianta nada ser a Gigante em email,serviços mais se os usuarios são leigos o sulficiente para cair num simples golpe de pagina de orkut falsa....Ou em um email que fala que seu orkut foi bloqueado e para desbloquear fazer loguin,sinceramente fico e com dó da Google e Microsoft que tem a reputação queimada por causa de seus proprios usuarios LEIGOS(para não chamar de burros).Fala serio,deveriam prestar mais a atenção no que acesssam.Não e so porque pagam uma internet da GVT de 10MB baratinha que voce pode sair entrando em qualquer pagina.Anti-virus e pra virus e não usuarios leigos.Alias bem que deveria existir um para os usuarios né.
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 06/10/2009 - 11:34
|
|









19






