segunda-feira, 30 de abril de 2012 - 11:44

Combate Coletivo à Criminalidade (CCC)

Fraude em Caixa Eletrônico

Foto de Spencer Toth Sydow

No sábado, quase fui vítima de um novo golpe de caixa eletrônico. Na realidade eu nem sei se posso chamar o golpe de “novo” porque essencialmente ele é antigo. Trata-se de engenharia social. E no caso, chama-se estelionato pelo uso de artifício. Fiz um vídeo e postei no youtube explicando didaticamente o golpe (http://youtu.be/OxkQ1THrNME).

Basicamente, o delinquente instala na gaveta de depósito do caixa eletrônico um dispositivo que impede o envelope de entrar totalmente na máquina (porém ele entra o suficiente para ser perdido) e, quando o mecanismo de devolução é acionado, o dispositivo também impede a saída do envelope. Assim, o envelope com cheque ou dinheiro fica “preso” dentro do caixa e a vítima, sem ter o que fazer, vai embora e ali abandona seu numerário. O golpeador aguarda não haver ninguém por perto, entra no caixa e retira o dispositivo e, quando o puxa, junto vem o envelope da vítima.

Eu quase cai mas não cai. Me abaixei e notei o aparato e o arranquei. Estava nos dois caixas eletrônicos que estavam disponibilizados aos clientes. E veio o envelope junto. Mas eu dei sorte.

Como consegui arrancar o artifício, decidi por a boca no mundo. Compartilhei para meus cerca de 3000 contatos do facebook e pedi compartilhamento. Devemos ter atingido um bocado de gente. Isso no sábado, dia 28.04.2012.

E hoje pensei: puxa vida… qual a vantagem que leva alguém que denuncia um golpe na rede e ajuda as pessoas a terem/ tomares ciência de tal prática e evitarem cair nesses golpes? A vantagem é humana. É uma conduta cidadã.

Mas pensei eu que já que participamos em todo o lugar de programas de recompensa que visam fidelizar o cliente, será que a segurança pública não poderia fazer o mesmo?

As equipes de segurança digital, prevenção de fraudes e demais certamente são pequenas e limitadas àquilo que conseguem detectar. Mas e se potencializássemos a “equipe de investigação” a TODOS os cidadãos? Criaríamos uma equipe alerta para golpes e pulverizaríamos para todos os lugares do Brasil a identificação de fraudes. Como? Recompensas! Pontos no programa xis, um troféu de agradecimento, prêmio em dinheiro…

Certamente os benefícios do banco em reduzir os custos de ressarcimento e aumentar sua equipe de prevenção de fraudes compensaria. E cada vítima potencial, viraria um detetive, numa invasão de homens morcego e mulheres morcego.

Can we Gotham?

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