Mercado
Nokia explica porque descartou o Android
Maurício Grego, de EXAME.com Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 17h40Nokia / divulgação |
![]() |
Stephen Elop, CEO da Nokia: |
SÃO PAULO – Domingo, antes da abertura do Mobile World Congress, Stephen Elop, CEO da Nokia, deu detalhes sobre a parceria com a Microsoft, licenciando o Windows Mobile para uso em seus smartphones.
Com esse acordo, a companhia finlandesa tende a abandonar o sistema operacional Symbian, que roda nos seus smartphones atuais.
Uma questão básica é por que a Nokia optou pelo Windows Mobile em vez do Android. O sistema do Google já é, segundo algumas pesquisas, o número um no mercado de smartphones e continua ganhando participação. Seria uma escolha óbvia.
Android supera Symbian, diz Canalys
Segundo Elop, se a Nokia tivesse adotado o Android, o ecossistema da telefonia móvel tenderia a virar um duopólio. Haveria a Apple, com o iPhone, num lado, e a Nokia, com o Android, no outro. "Mas nós queríamos criar uma terceira opção, um desafiante", disse ele.
No início, o acordo entre Nokia e Microsoft deve funcionar como um contrato de licenciamento simples. Ou seja, a Nokia vai pagar à Microsoft para usar o Windows Mobile. Mas Elop diz que a parceria deve trazer outros ganhos para a empresa finlandesa.
"Haverá redução de despesas e novas fontes de receita ligadas ao acesso que teremos aos serviços de buscas e anúncios da Microsoft. O ganho financeiro estará na faixa dos bilhões", disse ele.
A decisão foi mal recebida pelo mercado financeiro. Na sexta-feira, após o anúncio do acordo, as ações da Nokia caíram quase 15%.
Acordo com Microsoft derruba ações da Nokia
Além disso, funcionários da empresa ligados ao sistema Symbian chegaram a fazer um protesto contra a adoção do Windows Mobile.
Como é ex-executivo da Microsoft, Elop possui um grande lote de ações da empresa americana. Por isso, foi acusado de estar trabalhando em causa própria. Elop, é claro, nega tudo.
"Não sou cavalo de Troia", diz CEO da Nokia
O que ninguém nega é que a Microsoft deve colher os maiores benefícios desse acordo. Mesmo tendo ganhado uma versão completamente nova no ano passado, o Windows Mobile tem se mostrado fraco frente ao Android e ao iPhone. Com o maior fabricante de celulares do mundo ao seu lado, a Microsoft certamente aumenta suas chances.
Últimas notícias de Mercado
24/05/2012 - 16h18 - Analistas apoiam planos de demissão da HP
24/05/2012 - 16h12 - Fundo CIC pode comprar participação no Alibaba Group
24/05/2012 - 14h42 - Fidelity confirma venda de ações do Facebook aos seus clientes
24/05/2012 - 13h28 - Executiva do Facebook evita perguntas sobre fiasco do IPO
24/05/2012 - 13h08 - Vice-presidente de vendas da RIM deixa a companhia
-
ANDERSON ADORNO MATTEDE • 08/04/2011 - 13:18
KKKKKK!!!!, Essa foi boa... A Nokia confirma mais uma vez que pirou de vez... Essa estorinha infantil de duopólio versus terceiro competidor, quem vai engolir? A verdade é que a Nokia se fu(...) com a teimosia de um CEO que não aceitava perder o investimento feito na Ovi Store. Ele relutou em acreditar no sucesso do Android e preferiu não enxergar as possibilidades por trás da inovação. Não existe essa de apple X android. Os fabricantes de aparelhos com android também vendem aparelhos com outros sistemas operacionais e isso não é proibido. A nokia poderia trabalhar com Symbiam, Android, Windows e o que mais ela quisesse, mas não aproveitou e os resultados estão aí: Alguém quer comprar algumas ações da Nokia? Acho que não.
-
Renato Teles • 16/02/2011 - 19:12
@Leandro Gustavo Biss Becker: Concordo totalmente com você. Falou tudo.
-
Laércio Carvalho Silva • 16/02/2011 - 16:29
Por isso que Vírus com a Micro$oft é organico. Mal chegou na Nokia já instalou um Trojan.
-
Wallace • 16/02/2011 - 15:00
Caramba, voces descobriram tudo... Era uma supresa... Kin revela os planos da Microsoft de ter seu proprio celular... Mas nada melhor do que comprar o que está pronto e é a melhor "NOKIA". Já que OEMs nao querem estar presos a Microsoft, Microsoft também não quer mais estar presa a eles, então compramos a NOKIA. E se os fabricantes de PCs fizerem bico doce, compramos um deles tambem e fabricamos nossos computadores. Mas era supresa, vcs estão ficando muito espertos.
-
Wallace • 16/02/2011 - 14:50
Elop disse que a Nokia dará lucros bilionarios, e acredito. Só resta saber se vai ser agora ou quando for mais uma empresa do grupo Microsoft. Mas isso não importa para os acionistas, o que importa é dar rendimentos. E vai ai a dica, comprem ações Nokia, ta barato e vao valorizar bastante. Eu já pedi para meu agente comprar um montão.
-
Wallace • 16/02/2011 - 14:44
Não tema a concorrencia, deixa os 3 cavalos na corrida. Mas realmanete existem rumores de que a Microsoft vai comprar a Nokia, e outros de que logo vai fabricar seus proprios computadores :O Caramba, essa Microsoft vive dando febre na concorrencia, quando todos acham que conseguiram matá-la ela vem com essas supresinhas desagradáveis para quem tem medo de concorrencia.
-
Laércio Carvalho Silva • 16/02/2011 - 14:10
"Ela fez isso porque não queria fazer um duopólio". Boazinha ela, não é? Corta essa! Como o proprio RicardoS (André Ricardo) já falou em outras vezes, com outras palavras, "essas empresas visam o lucro" então isso não é uma questão de evitar o duopólio, monopólio ou o que seja. _________________________________________________________________________ __________ De fato o Elop ainda tem ações da Microsoft, que se valorizaram depois deste acordo, e pode ter um interesse em adquirir, se já não o tiver feito, ações da Nokia com a desvalorização que está acontecendo. ________________________________________________________________________________ ___ Então não há nenhum interesse de uma empresa que além de monopolista, não vejo problema em se isso, é sempre uma empresa que gosta de obrigar padrões totalmente fechados.
-
Carlos Radamés Viana Vieira • 16/02/2011 - 13:49
Sei não, acho que isso é só jogada da Microsoft para comprar a Nokia, olha aí, foi fazer o anúncio e as ações já caíram. Se a Nokia queria somente vender celular ela deveria ter optado pelo Android que já está mais consolidado no mercado, o WP ainda vai ter que conquistar usuários. E essa "estória" querer evitar um duopólio, qual é a empresa que não quer ter o monopólio de um setor???, e olha só quêm foram chamar pra parceria, a Microsoft, simplesmente a empresa que inventou o termo "monopólio" no campo da computação.
-
Leandro Gustavo Biss Becker • 16/02/2011 - 10:08
Só digo uma coisa, eu já peguei um WP7 na mão (modelo da HTC) e só tenho uma coisa a dizer, é show de bola (pra não dizer palavras impróprias). As pessoas costumam falar sem nem mesmo ter pego um WP7 ou pelo menos visto um ao vivo. Eu tenho um Milestone com Android 2.1 e gosto muito também, principalmente pq paguei um preço mais ou menos justo e não a fortuna que é um iPhone no Brasil. Eu não sei pq defender uma ou outra marca disso ou daquilo tão religiosamente. Cada um que compre o que mais lhe agradou depois de testar e não pq alguém falou que é a melhor coisa do mundo e o resto é lixo.
-
Diego Da Silva Rocha • 16/02/2011 - 09:20
Nem todos os acionistas tem poder de voto, e não foram só os acionistas que não gostaram, o preço das ações também despencou, ou seja, a Nokia perdeu valor com esse acordo.
-
Thiago Henrique • 16/02/2011 - 08:06
""Escrever Micro$oft ou M$ é tão old, sabe?"" Fazia tempo que não via um comentário tão gay aqui na info...
-
Wallace • 15/02/2011 - 22:07
Volto a perguntar: Onde eles estavam quando a decisão foi tomada por todo o conselho???
-
Wallace • 15/02/2011 - 22:03
Esse é apenas o ultimo suspiro desses acionistas, se tivessem poder de veto a aliança nem teria acontecido. Onde eles estavam quando a decisão foi tomada por todo o conselho???. --- Defesa Durante sua participação na MWC, Stephen Elop se defendeu dos rumores de que seria um enviado da Microsoft para assumir a Nokia e ajudar a realização do negócio. "Toda a equipe administrativa e todos os conselheiros participaram da decisão. Todos estão de acordo com a estratégia", diz.--- http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/02/15/acionistas-da-nokia-querem-d errubar-ceo-e-parceria-com-microsoft/ ---
-
Carlos Eduardo Raudeliunas • 15/02/2011 - 21:34
Porque estão falando mal do WM. Antes do Google e do Iphone "melhorar" usei o WM5, WM6, WM6.1, WM6.5 e sempre foi muito bom para instalar aplicativos e usar para trabalhar. O Iphone e o Android são mais legais para games, apesar de muitas pessoas usarem para trabalho. Já o WM é mais focado para o trabalho, excelente compatibilidade com Outlook e outros recursos.
-
LA • 15/02/2011 - 21:03
Teclado trash! ♪ "Lá, lá, lá, lá, lá, lá, laralalalá (musiquinha trash dos Smurfs XD), Titio Balmer e Titio Elop foram fazer piquine na floresta-tá" ♫♪ KKKKKKKKKKKKKKKKK XD só q nenhum piquinique tá completo se não tiver areia na cobertura do bolo! http://www.theregister.co.uk/2011/02/15/nokia_shareholders_are_revolting/ KKKKKKKKKKKKKKKKK SERÁ que vai sair mesmo Nokia com WP7 esse ano? Agora quem quer tocar "Head´n´Roll" são os acionistas da Nokia!!!! KKKKKKKKKKKK XD KKKKKKKKKKKKKKKKKK M$ + Nokia = Losers Alliance! KKKKKKKKKKKKKKKK
-
LA • 15/02/2011 - 21:01
♪ "Lá, lá, lá, lá, lá, lá, laralalalá (musiquinha trash dos Smurfs XD), Titio Balmer e Titio Elop foram fazer piquine na floresta-tá" ♫♪ KKKKKKKKKKKKKKKKK XD s[o qenhum piquinique tá completo se não tiver areia na cobertura do bolo! http://www.theregister.co.uk/2011/02/15/nokia_shareholders_are_revolting/ KKKKKKKKKKKKKKKKK SERÁ que vai sair mesmo Nokia com WP7 esse ano? Agora quem quer tocar "Head´n´Roll" são os acionistas da Nokia!!!! KKKKKKKKKKKK XD KKKKKKKKKKKKKKKKKK M$ + Nokia = Losers Alliance! KKKKKKKKKKKKKKKK
-
Cristina Nascimento • 15/02/2011 - 18:09
Eita ferro!!! Me amarro é nos comments, rsrsrs! :- D
-
Mateus Marques Martinelli • 15/02/2011 - 16:36
DALMER DA MOTTA VIEIRA, acho que não. Li em algum lugar que a Nokia iria ter o direito de modificar o WP7 e em outro lugar li que o nome seria Nokia Windows Phone 7 que eu achei de péssimo gosto. Uma coisa ruim da notícia é ter falado que o Symbian seria abandonado. Eles precisam do Symbian em smartphones de baixo custo.
-
Dalmer da Motta Vieira • 15/02/2011 - 15:04
Com isso a Nokia passa a ser uma mera produtora de hardware, pois a Microsoft já deixou claro que não aceitará que mudanças significativas sejam feitas no sistema sob o pretexto de não fragmentá-lo.... Mudando de foco, mas permanecendo no mesmo assunto, penso que a Nokia deve ter um plano B, pois caso a parceria não dê certo nesse acordo Caracu (onde a Microsoft entrou com a Cara!) pra onde ela vai correr?
-
Wallace • 15/02/2011 - 12:04
Que venha o Meego também Laércio. O que é bom deve ser continuado. Diferente de voces, eu quero mais é ver diversidade no mercado. http://www.hardware.com.br/noticias/2011-02/breve-wp7.html
-
Laércio Carvalho Silva • 15/02/2011 - 11:39
Preferíamos MeeGo
-
Wallace • 15/02/2011 - 11:32
Nada mal para um produto com 90 dias de vida e que nem foi distribuido por aqui ainda, portanto ainda lhe falta várias configurações regionais. Mas pelo que tudo indica receberemos direto o Nokia. Alguém aqui pode reclamar da concorrencia ou preferem um monopolio Android???
-
Ricardo Andre Varnier • 15/02/2011 - 11:28
Poxa, tenho um Telefone HP iPaq de 2005 e sempre me deixou feliz, espcialmente se levar em conta o que tinha prá época: bluetooth e Wi-Fi G! Tenho também um palmtop HP iPaq de 2004, que sempre funcionou direitinho. Ambos usam MS e a grande vantagem é que eu, usuário de Windows, a integração com Outlook e dispositivos é excelente, pois não precisa nada, exceto um conector. Nada de instalar programas de terceiros para sincronizar com o Outlook e vice-versa. Hoje, 2011, os considero lentos. Bugs? 2 atualizações - menos que meu doi Nokias e Ericsson (sem Sony) anteriores!
-
Diego Da Silva Rocha • 15/02/2011 - 11:08
A Microsoft vai PAGAR a Nokia para usar o seu sistema, isso que é marketing persuasivo: http://tecnoblog.net/56981/nokia-vai-ganhar-bilhoes-para-adotar-windows-phone-7/
-
Laércio Carvalho Silva • 15/02/2011 - 11:04
Em Nokia + Ex-M$= Trojan na Nokia
-
Diego Da Silva Rocha • 15/02/2011 - 11:02
A Nokia só escolheu o WP pra não dar o braço a torcer e ficar com o Android, que ela disse que não daria em nada quando foi lançado, e agora que ela viu que o Symbian estava sendo engolido pelo Android, veja que ironia, ela corre para Microsoft.
-
Laércio Carvalho Silva • 15/02/2011 - 10:57
Vejam esse video da PCWorld Brasil, também divulgado pela IDGNow! : http://www.youtube.com/watch?v=VBKTvOGQ8aI Sobre o WP7. ________________________________________________________________________________ ______ Outra covardia Android VS WP7 . http://www.youtube.com/watch?v=q35k_tD6FyE ________________________________________________________________________________ _____ E por ultimo uma outra grande covardia iPhone 4 VS WP7: http://www.youtube.com/watch?v=-VdofIeChgU
-
Wallace • 15/02/2011 - 10:37
@Hugo Silva: Se a Microsoft é uma empresa jurassica e na sua primeira versao lança um produto maravilhos desse, e se ela resolver se modernizar? I loved Windows Phone 7 http://www.youtube.com/watch?v=Dh2u9hpBEio O fanatismo torna as pessoas cegas, os videos estão no youtube a espera de voces. Windows Phone compete em igualdade com o iPhone na experiencia do usuário. Android até descartei pelos comparativos, a briga fica entre WP e iPhone. Que se cuidem os concorrentes, o Nokia vem aí com um WP mais forte ainda.
-
Laércio Carvalho Silva • 15/02/2011 - 10:19
[Ironia MODE ON] Parabéns pela ótima referencia!(Site do MSN) O Baboo ainda está com saudades... faz tempo que ele não é referencia pra você. Ele vai acabar falindo se a pessoa que mais o requisita/divulga continuar o ignorando.
-
Wallace • 15/02/2011 - 10:14
Até agora só malharam o WP7 e ninguém postou videos comparativos. Vão la no Youtube ver as comparações ou até mesmo o WP7 em ação. Quando fizerem o comercial na TV vai vender igual água. Melhor ainda vai ser ver o Nokia com todas as melhoria no WP7 que foram anunciadas ontem pelo Ballmer. O desespero por parte dos defensores do SL já é geral como podemos ver aqui. Mas está feito!!! Microsoft está no páreo. Só resta o Google continuar trabalhando e quem é defensor do Android também, pois Microsoft e Nokia já mostraram a que vieram.
-
Wallace • 15/02/2011 - 10:10
Não chorem crianças, na verdade até o Android precisa de um bom hardware, mas os OEM não estão nem aí para o controle de qualidade. Veja no video como é sofrivel o zoom de paginas no Android, chega a ser irritante. http://msn.techguru.com.br/durante-a-mwc-microsoft-anuncia-grandes-n ovidades-para-o-windows-phone-7/#more-12800
-
Marcio Cordeiro • 15/02/2011 - 09:45
A Nokia como uma grande empresa e na minha opinião dona dos melhores celulares sabendo que estava em queda e sabendo que o Android está em ampla expansão e aceitação deveria ter optado nem que fosse inicialmente pelo Android. Não sei se esse comentário de Elop foi muito feliz,afinal sabia que o Android poderia alavancar as ações da Nokia. "Segundo Elop, se a Nokia tivesse adotado o Android, o ecossistema da telefonia móvel tenderia a virar um duopólio. Haveria a Apple, com o iPhone, num lado, e a Nokia, com o Android, no outro. "Mas nós queríamos criar uma terceira opção, um desafiante", disse ele." Como diz o ditado em time que tá ganhando não se mexe, então a melhor opção seria Android. Sem contar que o Android é cheio de aplicativos e com a vantagem de ser gratuito, personalizável, já o Windows como sempre tudo é pago e restrito.
-
Thiago Alberto de Souza • 15/02/2011 - 09:41
Tudo bem que a Nokia resolveu jogar um galo morto na rinha pra brigar com o verdinho e o branquelo. Mas windows no meu celular só se ele tiver atualização todo dia e service pack a cada 3 meses pedindo pra reiniciar o celular com aquelas mensagens em contagem regressiva. Ahh e tem que ter bateria removivel.. pra quando dar tela azul e ele num aceitar nem desligar.
-
Willian Fortes • 15/02/2011 - 09:33
Escrever Micro$oft ou M$ é tão old, sabe? Alguns aqui parecem viver num mundo onde empresas lançam produtos por lançar e nem se preocupam com o lucro. Afinal para que investir em pesquisa, desenvolvimento, lançamento e ter retorno financeiro por isso né? Só a Microsoft que visa o lucro. Google, Facebook, Apple e Revista Info não...
-
Ricardo Valle Aleixo • 15/02/2011 - 09:28
Acho que de fato a Nokia contratou um agente disfarçado da MS para CEO. Isso não dará boa coisa, a MS está sempre atrasada nas suas opções. Tinha um WindowsCE que funcionava multi-tarefa em uns micrinhos de bolso 5" (tive um da Compac) e enterrou o produto ao invés de evoluir para as novas plataformas. Tiro no pé, todos os que acreditaram na mobilidade estão à sua frente.
-
Thiago Henrique • 15/02/2011 - 08:37
De fato, criaram uma terceira opção. Resta ver se a jurassica M$ vai se superar e enfrentar mano a mano, alcançando a interatividade e criatividade do Google e Apple. (cá entre nós, pelo menos é melhor que ainda continuar com o lixo do Symbian)
-
Bruno Marcelo • 15/02/2011 - 02:22
@ricardoS, recomendo que antes de postar conteudos de valor riquissimo de conteudo, analise as specificações tecnicas pra um smartphone rodar o WM7... ____ Não é qualquer Mobile SO que EXIGE NO MINIMO uma controladora 3d, 1gb de ram e 1ghz de core pra ser executado...
-
Damyhonn dos Santos Paulino • 15/02/2011 - 01:48
Sinceramente, acho que foi uma péssima decisão da Nokia. Indo contra a maré a essa altura do campeonato. E o motivo da decisão "Criar uma terceira opção?". Tá maluco esse CEO!
-
Marcelo Gennari • 15/02/2011 - 01:03
Ele está certo, criou a TERCEIRA opção!
-
Hugo silva • 15/02/2011 - 00:09
Como a nokia é bonzinha sempre pensando em nós, pobres consumidores e idiotas. Quer comparar a Jurássica Microsoft com as inovaçãos ousadas e criativas da Google? Tá dificil de engolir, esse angu tem caroço
-
Wallace • 14/02/2011 - 23:05
E ainda tem mais, o WP7 ta arrepiando nos comparativos com o IE7 sem aceleraçao. Caraca Balmer, pra que humilhar a concorrencia com o IE9 mobile acelerado???
-
Wallace • 14/02/2011 - 22:33
Vendo a cara de felicidade do Balmer da para perceber que virão como um rolo compressor para cima da concorrencia, ja imagino como serão os comerciais do Nokia WP7 no horário nobre da Globo.
-
Wallace • 14/02/2011 - 22:25
Sem copiar e colar e sem multitarefa (só nao tinha para aplicaçoes de terceiros) já causa arrepios na concorrencia. Agora com o anuncio de todas essas funçoes já no Nokia, mais melhoria da propria Nokia. Essa parceria promete!!! Não vejo a hora de comprar o meu. http://blogs.estadao.com.br/link/ballmer-anuncia-atualizacoes-para-celular/
-
Carmelo • 14/02/2011 - 21:47
Nossa! E eu achei que ele ia dizer que não adotaram o Android porque era bom demais para eles... Agora, francamente falando, quando vi um executivo da MS indo para a Nokia, já imaginei que boa coisa não sairia. Info: pare de publicar essas notícias que magoam os fãs da Microsoft, pôxa.
-
Augusto Marreiros • 14/02/2011 - 21:20
Concordo com a decisão da Nokia. Se ela tivesse escolhido o Android, teríamos de optar entre este sistema e o iOS. Há que se pensar que os ganhadores somos nós, consumidores, pois poderemos escolher entre três grandes sitemas.
-
Laércio Carvalho Silva • 14/02/2011 - 21:15
E aqui o MeeGo PRE-ALPHA: http://www.youtube.com/watch?v=QqeeQd-YNL0
-
Wallace • 14/02/2011 - 20:56
Mostre a verdade e deixe que as pessoas escolham --- http://www.youtube.com/watch?v=E-cfEjdy2vU --------- http://www.youtube.com/watch?v=4gUnjFEFudw ---- Vendo os vídeos não é dificil entender a escolha da Nokia.
-
Laércio Carvalho Silva • 14/02/2011 - 20:54
Vem com os itens de séries como ctrl+alt+del, tela azuis, erros de nº 12133, vírus e worms?
-
Drigotav Tav • 14/02/2011 - 20:11
Se essa parceria acabar com a fragmentação do sistema operacional, pra mim já está ótimo. Vou dar mais uma chance pra Nokia e pra MS.
-
SdnNvs • 14/02/2011 - 20:02
Pensei que trambicagem descarada era só no Brasil... o CEO da Nokia veio da Microsoft, deve ser amigo de boteco do Balmer, tem um monte de ações daquela empresa e vem com essa de que vai fazer uma experiência, um terceiro player no mercado de SO para dispositivos móveis. Belíssima manobra...
-
renan claudino • 14/02/2011 - 19:51
Ninguem aguenta o Windows no pc, pura falta de opção, esse poço sem fundo de bugs não cabe num celular, Deus me livre de encarar, pena, gotava da Nokia.
-
Samuel Oliveira • 14/02/2011 - 19:46
Gutemberg, a maior parte do mercado está vendo esse parceria com desconfiança, se vc ler os comentarios das materias aqui na Info vc pode ter uma ideia disso, se a Info tratasse a questão de outra maneira, ai sim, acharia que estivesse sendo imparcial. Quanto ao Win Phone 7, é visivel sua inferioridade, a Microsoft querer competir em um mercado competitivo como esse lançando um sistema monotarefa?? Quanto a essas estatisticas ate o momento a Microsoft liberou são relatorios de vendas vagos, então o mercado imagina coisas. A Microsoft chegou atrazada, mas está correndo atraz, não sei se será capaz de alcançar o Google e a Apple, vamos ver no que vai dar.
-
Carlos Eduardo Oliveira de Macedo • 14/02/2011 - 19:42
Vamos ver se a Nokia vai se dar bem com essa adoção. Bom mesmo é pra Microsoft. Ela deve estar soltando rojões e dando pulos de alegria. Sorte dela.
-
Fábio Rodrigo Moser • 14/02/2011 - 19:38
Gutemberg falou simplesmente TUDO! Falou tudo que eu sempre tive vontade de dizer pra Info, cara parabéns! É isso ae mesmo, concordo 100%! E concordo com o Ricardo Lima, também! :)
-
side Carneiro • 14/02/2011 - 19:31
Voces acham mesmo que virá algo de bom da uniao dos 2 patinhos feios do mundo móvel?
-
Gutemberg Ribeiro • 14/02/2011 - 18:26
Nossa como fiquei triste com a forma que essa notícia foi publicada pela INFO. Sou leitor assiduo da mesma, porém fiquei decepcionado com a forma que esta notícia foi publicada, e penso se realmente vou continuar lendo a info. Pensei que fosse uma marca imparcial mas acho que me enganei. 1. Como vocês conseguiram fazer de uma notícia tão boa para o mercado virasse um "xingamento online"? 2. Como vocês podem falar mal de um produto se vocês nem o nome dele certo escrevem? O produto chama-se Windows Phone 7, não Windows Mobile. O Windows mobile é legado, produto totalmente diferente, e embora possa parecer intencional, mas o 7 em seu nome, não quer dizer uma continuação do Windows Mobile 6.5 e sim apenas um alinhamento com os produtos atuais da Microsoft, como o Windows 7 etc... 3. Sobre a baixa de ações. Foi ridículo depois de tanta especulação, as ações da Nokia cairem 15%. Quem acompanha ações americanas, e estava de olho no mercado exterior, viu que a Nokia no mercado de Smarthphones estava QUEBRANDO para não dizer JÁ QUEBRADA. Existe uma carta enviada pelo Elop para os funcionários da Nokia e que o mesmo publicou na internet dias atraz falando que a empresa estava quebrando, perdeu mercado de smarthphones etc. 4. Comparar o Windows Phone 7, com Android e iOS nos dias de hoje? Pessoal ACORDA. O iOS tem quase 5 anos. Android 3. O Windows Phone 7 tem menos de 90 dias. Olhando pro mercado, número de aparelhos vendidos, número de desenvolvedores registrados, e número de applicações no Zune Marketplace, assim como as pesquisas de satisfação com os usuários... 90 dias? A Microsoft está ganhando e mesmo sem a Nokia. O único parceiro OEM que tem feito besteira e "queimado" a plataforma até hoje, é a Dell. Os demais tem feito um ótimo trabalho. AH! Vale lembrar uma coisa. O Windows Phone 7 foi criado com base numa pesquisa gigante com os usuários de iPhone, Android e outros smartphones. E desses mesmos usuários, 70% migrou pra o Windows Phone após o lançamento que foi quando a pesquisa de satisfação foi feita. 9 em 10 usuários estão satisfeitissimos! Well, infelizmente a "macula" do insucesso no mercado de consumer(no mercado corporativo teve muito sucesso até hoje) do Windows Mobile 6.x, fez com que muitos não aderissem ainda ao Windows Phone 7. No dia que eles pegarem um NAS MAOS e testarem, vão realmente ver o que é um smarthphone de verdade :) Sobre o "Caso Elop", para quem não sabe, ele saiu da Microsoft ANTES mesmo de cogitar a ida para a Nokia recentemente. A saída dele voi por vontade própria. Fica aqui minha opinião sobre esse desastroso post da INFO. PS: Os comentários aqui refletem a MINHA e SOMENTE MINHA opnião. E não de meus funcionários e empregador. []s Gutemberg Ribeiro
-
Ricardo Lima Santos • 14/02/2011 - 18:24
Rodrigo, acho que você está equivocado em relação ao novo OS móvel da Microsoft, o Novo não é o Windows Mobile e sim o Windows Phone Seven, que foi densamente elogiado pelos críticos e taxa uma taxa de satisfação de mais 90% com seus clientes. Pesquisa no You Tube sobre o WP7. E entenderá porque a Nokia decidiu por ele.
-
Rodrigo Navarro Lima • 14/02/2011 - 17:59
Na minha opnião, a Nokia sempre teve os melhores Hardwares, mas nunca um bom software.. Em termos de computadores, indiscutivelmente o melhor custo-benefício é o Windows, mas na telefonia, esse acordo significa andar para trás. o Windows Mobile é extremamente lerdo e "pré-histórico" em relação aos seus concorrentes, inclusive o Symbian. Espero que a Nokia não utilize somente o Windows em seus Smartphones, caso isto ocorra, terei de procurar outra marca boa de aparelhos celulares, com um melhor software.





30
