Virtual parece real, diz Jacob no FutureCom

Por Vinicius Aguiari, de INFO Online
• quinta, 28 de outubro de 2010
Divulgação/IBM
O pesquisador Jean Paul Jacob: "Hoje, produzimos mais transistores do que grãos de arroz"

SÃO PAULO - O brasileiro e pesquisador emérito da Universidade de Berkeley, Jean Paul Jacob, fez hoje uma das mais concorridas apresentações da edição 2010 do FutureCom.

Com bom humor e irreverência, Jacob mostrou como as novas tecnologias irão interagir com os seres humanos no futuro. Partindo do tema “O Futuro: Mais SECSO para todos!”, -onde SECSO seria um acrônimo para Simplicidade, Eficiência, Colaboração, Segurança e Oportunidades -, Jacob afirmou que, no futuro, cada vez mais o limiar entre o mundo dos átomos e dos bits será menor.

“Hoje, produzimos mais transistores do que grãos de arroz. Coisas que a nossa percepção parecem reais, são na verdade criações digitais”, disse ele, citando como exemplo o vídeo dos bebês patinadores patrocinado por uma marca de água mineral e altamente viralizado no YouTube.

Na seqüência, Jacob apresentou uma série de inovações que parecem terem sido retiradas do filme “Minority Report”. O pesquisador falou sobre cartões de crédito inteligentes, com tela sensível ao toque e capazes de armazenar múltiplas contas; uso de etiquetas alimentadas por radiofreqüência em sistemas de pedágios e de compras em supermercados –inclusive, eliminando os caixas; e de celulares equipados com microprojetores capazes de colocar imagens em superfícies em vez de usar uma tela eletrônica.

O pesquisador também falou sobre lentes de contato equipadas com diodos de luz e capazes de projetar imagens na retina do usuário; comentou ainda sobre o fim do livro de papel.

“Hoje o que temos é um monte de tinta derramado sobre um pedaço de árvore morta. As fontes nem ao menos se ajustam à visão do leitor”, disse ele. No final, Jacob pormenorizou. “É claro que tudo que apresentei aqui são pesquisas, nem todas elas estarão no mercado amanhã. Mas é nessa direção que caminha o nosso futuro”, convencendo o público presente.

O FutureCom 2010 se encerra hoje (28), às 19h, com show da cantora Maria Rita.

Comentários

///