Unicamp lança portal com conteúdo gratuito

Por Redação INFO
• segunda, 29 de abril de 2013
Divulgação
Unicamp: portal de conteúdo e ferramenta livre para criação de material multimídia

São Paulo- Uma das mais reconhecidas universidades do país, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou hoje duas plataformas gratuitas para auxiliar alunos e professores de todo o Brasil: um portal com vídeos, fotos e animações e uma ferramenta para a construção de conteúdo multimídia. 

Batizado de e-Unicamp, o portal traz materiais criados pelos próprios docentes da Unicamp e é totalmente aberto ao público. Por enquanto, há mais de mil imagens, 300 animações e 50 vídeos cadastrados. “Tudo é livre, sob licença Creative Commons e pode ser usado como o usuário quiser”, disse a INFO Vera Solferini, do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da Unicamp (GGTE), que lançou o portal em parceria com as pró-reitorias de graduação e pós-graduação. 

A ideia é que o material apoie professores e alunos de todo o Brasil – e não apenas do ensino superior. Vídeos de língua portuguesa ou animações de matemática, por exemplo, poderiam ser usados como material em sala de aula ou material extra. 

Um dos objetivos do e-Unicamp é fornecer conteúdo para a adoção de novas tecnologias educacionais. Por isso, além do portal, foi lançada hoje uma ferramenta que permite a criação de conteúdo multimídia. A ToolDo foi desenvolvida pelo GGTE para que a própria Unicamp e outras instituições de ensino organizem a produção de material web. “Os professores criam conteúdo em uma página similar a um editor de texto, onde conseguem inserir imagens, links e assinalar onde é preciso criar uma animação ou vídeo”, diz Vera.  “A ideia é que a ferramenta facilite o fluxo de trabalho”. 

Mais informações sobre o ToolDo podem ser obtidoas no fórum do projeto. O e-Unicamp já está no ar e, em breve, deve receber mais 300 vídeos.

Comentários

///