orkut adere a ´guerra´ contra o IE 6

Por Guilherme Pavarin, de INFO Online
• segunda, 10 de agosto de 2009
Reprodução
Opções de troca de browsers no orkut: em breve, a rede social não suportará mais o IE 6

SÃO PAULO – O orkut, a maior rede social do país, anuncia que deixará de fornecer suporte ao Internet Explorer 6, em breve.

A mensagem de alerta surge logo na página inicial do site, caso o usuário adentre com o IE 6.  Segundo a mensagem descrita, “o processo será gradual”. O curioso é que a equipe do Google, dona do orkut, na hora de sugerir um novo navegador, em vez de promover o Chrome, permite que haja a escolha igualitária entre três browsers: Internet Explorer 8, Firefox e o doméstico Google Chrome.

Com o YouTube, há pouco menos de um mês, o anúncio foi diferente. O pedido de atualização continha dois ícones de Chrome na mesma página, além das duas opções da Microsoft e da Mozilla, favorecendo, ainda que de maneira tímida, o “browser da casa”.

Ambos os serviços do Google estão no grupo que deseja se livrar, amigavelmente, da versão antiquada do browser da Microsoft, lançada em 2001. Em tal agremiação, também está o Digg e outros sites que pedem a atualização dos usuários em suas páginas iniciais.

Do lado mais fervoroso estão os adeptos do movimento “IE 6 No More”, ou “Internet Explorer 6 Não Mais” em tradução livre, que já conta com mais de setenta sites apoiadores. O manifesto contra a existência do IE 6, de acordo com os líderes da causa - entre eles, o Justin.TV -, diz que trabalhar com a versão é algo “frustrante”, “restringindo o que os programadores podem criar”.

O “IE 6 No More” encoraja os desenvolvedores a espalharem uma série de banners por sites e blogs a fim de popularizar a campanha. Alguns donos de sites, porém, não tomam partido ou preferem não lutar contra o IE 6, visto que uma boa parte das suas visitações provém do browser.

O Digg, por exemplo, divulgou em julho que 10% de todo o tráfego do site era visto por usuários com IE 6 - e para mudar isso realizou uma pesquisa com os visitantes, questionando o porquê não atualizavam seus navegadores.

O orkut, bem como o YouTube, não informa a data exata que encerrará sua compatibilidade com o Internet Explorer 6.
 

Comentários

///

Últimos downloads

///