Internet
Procuradoria denuncia orkut à Justiça
Fabiano Candido, de INFO Online Terça-feira, 20 de julho de 2010 - 19h41SÃO PAULO - A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o Google.
Na ação, os procuradores acusam a rede de relacionamento orkut – que pertence ao Google – de servir como meio para práticas criminosas, como apologia ao crime, pedofilia, falsa identidade e crimes contra a honra. Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes na Internet, cerca de 1,3 mil registros de crimes têm alguma referência ao orkut.
Os procuradores relatam que a empresa não é culpada direta pelos crimes. No entanto, consideram que o Google não disponibiliza recursos – sistemas, no caso – para monitorar a rede social e evitar que criminosos, como pedófilos, ajam na rede social.
Eles consideram ainda que a empresa é incapaz de proteger os usuários do orkut e até as pessoas que nunca acessaram à web de ter um perfil falso na rede social.
Caso o juiz do caso aceite as acusações, o Google será multado e terá o orkut bloqueado se não criar, em 120 dias, soluções para defender os internautas que usam a rede social dos criminosos virtuais. Segundo a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, são elas:
- Manter o IP de criação de qualquer comunidade ou perfil e manter registros periódicos de “log” das comunidades;
- Criar e manter sistemas aptos a identificar a existência de perfis, comunidades ou páginas dedicados à pedofilia, interrompendo imediatamente seu funcionamento, comunicando tal fato imediatamente ao Estado e preservando, por um ano, os “logs” realizados até então;
- Criar e manter sistemas aptos a identificar (em especial por meio de ferramenta que busque palavras constantes de lista a ser fornecida e atualizada pelo Estado) a existência de perfis, comunidades ou páginas dedicados à apologia ao crime, inclusive de marcação de brigas/rixa entre torcidas de agremiações esportivas rivais, comunicando a existência ou suspeita de existência imediatamente ao Estado, viabilizando ao Estado o acesso pleno ao respectivo conteúdo, preservando, por um ano, os “logs” realizados e interrompendo seu funcionamento ou limitando seu acesso, caso assim seja determinado pelo Estado;
- Criar e manter sistemas e canais de comunicação que permitam a qualquer usuário devidamente identificado, que tenha sido diretamente ofendido por conteúdo veiculado em perfis, páginas ou comunidades, requerer a supressão de tal conteúdo;
- Promover ampla campanha midiática, incluindo no mínimo jornais, rádio e televisão em “horário nobre”, com o objetivo de alertar pais e responsáveis acerca dos riscos de utilização da rede mundial de computadores, e, em especial, do Orkut;
Procurada, a assessoria do Google não foi localizada na hora da publicação da notícia.
Últimas notícias de Internet
09/02/2012 - 11h50 - Campus é lugar de garimpar talentos, diz executivo da Intel
09/02/2012 - 11h30 - iTunes vai exibir show de Paul McCartney nesta madrugada
09/02/2012 - 10h24 - Membro do Megaupload é libertado na Nova Zelândia
09/02/2012 - 09h05 - Diretor da Wikipedia e matemático são destaques de hoje na Campus Party
08/02/2012 - 20h40 - Ciborgue que ouve cores faz palestra na Campus Party
-
E dizem que a censura e a reserva de mercado morreram com o fim da ditadura.
kkkkkkkkkkk
enviado por: Mauro Sókrates em 25/07/2010 - 16:20 -
Seria tão bom se tirassem o Orkut do ar! Nunca vi uma ferramenta tão tosca. Li aqui no site da Info que o Google está trabalhando numa Rede Social pra desbancar o Facebook... Foi ai que eu me perguntei: E o Orkut, isto já não é uma Rede Social? É o primeiro indício que a própria Google acha o Orkut um fiasco, que só não é maior porque foi dominado pelos internautas Brasileiro, (sem hipocrisia, por motivos particulares eu tenho uma conta no mesmo), e por menor que seja a receita eles ainda ganham com publicidade, mas infelizmente é fraco na segurança, (algo que eu já venho falando a algum tempo), é confuso, parece um serviço mal acabado, ou não terminado, como preferir... Enfim estão fazendo tantas imendas no Orkut que dá mesmo vontade de abandonar de vez esta porcaria, mesmo sabendo que seus familiares distantes estão todos lá. FIM AO ORKUT!
enviado por: Daniel Cevidanes em 22/07/2010 - 16:58 -
O orkut por ser uma ferramenta de entretenimento mais usada no Brasil torna-se alvo fácil para pessoas com segundas intenções. Na verdade a procuradoria está fazendo o seu papel de certa forma correta, pois, se continuar a existir esses perfis "fakes" com mais facilidades, as pessoas que não usam o orkut estarão sujeitas a estarem expostas de forma inadequada. O google por sua vez não está muito preocupada com esses casos de perfis falsos, porque já está na hora de acabar com o anonimato e a falta de privacidade, pois o Orkut nunca ofereceu uma real segurança aos usuários.
enviado por: Edivaldo Reis Moura Junior em 22/07/2010 - 10:42 -
@José Manuel da Silva, o anonimato é proibido.
enviado por: Anônimo em 22/07/2010 - 09:36 -
Giovan Carlo, recentemente o Google mudou a regra e a idade mínima para ter um perfil é de 13 anos.
enviado por: Leonardo Rodrigues em 22/07/2010 - 08:33 -
Ah tá... Vamos proibir a liberdade do anonimato por decreto e culpar os pedófilos né? Adoro este país...
enviado por: José Manuel da Silva em 22/07/2010 - 05:18 -
Sinceramente? Vamos falar do tao falado, pedofilia, TEM QUE PUNIR OS PAIS que permitem o acesso aos filhos ou que nao estao cuidando dos mesmos, o orkut é bem claro que quando voce entra, tem que ser maior de 18 anos! Sendo de maior pra cair em besteiras fúteis, somente uma pessoas muito inocente, querem entrar em tudo sem ter maiores conhecimentos, é como ja ter ouvido varios comentarios de como dirigir um carro e nao conhecer a tecnologia e se meter a besta sem treinamento. TEM TANTA COISA PRA MELHORAR NESTE PAÍS, MAS ISSO É O MAIS FÁCIL NÃO É? ELES TEM QUE DIZER QUE FAZEM ALGUMA COISA.
enviado por: Giovan Carlo em 21/07/2010 - 21:47 -
se alguem publicar alguma coisa sobre mim no orkut vou ser o ultimo a saber ja q nao uso tal ferramenta q julgo tao inutil qnt a vuvuzela no iphone. alias, se alguem falar disso pra mim vou achar q essa pessoa nao utiliza muito o cérebro e provavelmente gosta de passar as tardes/noites de domingo assistindo aos programas da TV aberta. sobre uma analogia q fizeram ai, acredito q um perfil fake no orkut se parece mais com um outdoor no meio do deserto do saara. o orkut é só mais um site na vastidão da internet, só é importante para qm o julga importante oq não é o meu caso. qm iniciou essa ação provavelmente ao inves de trabalhar deve passar o dia inteiro navegando por este site pra fofocar oq achou nele depois, tipo alguns jornalistas fazem com o twitter.
enviado por: Teo Venier em 21/07/2010 - 21:03 -
@W Costa, cara... eu particularmente não acho que o Orkut deva ser imune a processos, mas ao meu ver o foco está errado... o Orkut foi a FERRAMENTA usada e não o AUTOR do crime. De nada adianta punir o Orkut se os reais infratores continuam no anonimato e impunes... é como achar uma faca usada em um assassinato e prende-la... e o assassino continuar anônimo... é algo no mínimo... inútil. Claro, essa é somente a minha humilde opinião. Aí corre o risco de no futuro, empresas desistirem das redes sociais por causa dos marginais que nunca vão presos. Imagina se param de fabricar facas pq podem ser usadas pra matar? Pelo amor de deus...
enviado por: Arthur de Oliveira Cavalcante em 21/07/2010 - 20:07 -
Esta discussão é bem interessante porque mostra como "justiça" é um termo muito subjetivo, cada um tem sua concepção do que é e o que não é justo. Tenho absoluta certeza de que se alguém aqui tivesse sido vítima de difamação no Orkut ou tivesse tido algum prejuízo nesse sentido e tivesse feito denúncia ao Google (que, a propósito, pode levar muito tempo pra ser resolvida... conheço uma pessoa que passou por isso, o ex-marido junto com a namorada forjou um perfil da antiga esposa e postou coisas horríveis), bem, acredito que tal pessoa seria ferrenha ao defender a responsabilização do Google... Quando sentimos na pele a coisa é outra. De qualquer forma, cada pessoa tem sua opinião e cada país tem sua legislação. Creio que é importante que a sociedade brasileira se una para a criação de uma legislação que procure espelhar, ao máximo, a real opinião dos brasileiros e, depois de criada, velar para o seu cumprimento. Como fonte de informação, indico o site http://www.internetlegal.com.br/ do advogado Omar Kaminski, que mantém muita informação na área do Direito em TI. Abraços a todos os colegas que trabalham nessa difícil área e a todos os internautas.
enviado por: W Costa em 21/07/2010 - 19:45 -
OK, e o Facebook, já oferece tudo isso?! Quando o Orkut morrer, o alvo será o Facebook?! Por favor, isso é ridículo! Agora o Orkut/Google é culpado de tudo! Se você receber um e-mail com um link e ao clicá-lo cair num phishing ou instalar um malware, a culpa será de quem?!
enviado por: REVerdi em 21/07/2010 - 19:09 -
Tem gente aqui confundindo as coisas... não foi o Orkut que GEROU esses crimes, se não puderem mais usar o orkut, vão usar outras ferramentas... não adianta nada tapar o sol com peneira...
enviado por: Arthur de Oliveira Cavalcante em 21/07/2010 - 18:59 -
Hmmmmm... deixa eu ver se eu entendi... é mais importante punir e arrancar uns trocados do Google do que evitar os crimes né? Mas agora fiquei confuso, pq as operadoras de telefone celular não são multadas por permitirem que presidiários dêem ordens para seus bandos aqui do lado de fora? E as brigas de torcida vão parar porque não vai mais poder marcar pelo Orkut? Cara... que piada... (PS: ODEIO profundamente o Orkut)
enviado por: Arthur de Oliveira Cavalcante em 21/07/2010 - 18:55 -
O @Osni de Almeida filho e o @Marcos Oliveira estão 100% certos. O Google bem que pode colaborar para coibir o crime. Ficar se fazendo de desentendido não cola. Aí está pedindo mesmo para se ferrar. Vejam que não é censura, só querem colaboração. E colaborar contra o crime é dever de qualquer cidadão. Por mais livre que a Internet seja ela não pode ser uma anarquia geral. Vivemos em uma sociedade e precisamos agir de forma compatível. Obviamente que não é bloqueando o Orkut que vão eliminar o crime. Mas, ao mesmo tempo, se o Google não quer colaborar está sim ajudando os criminosos. Aliás, se o Google colaborasse (e não é difícil para eles fazreme isto) com certeza as práticas criminosas iriam diminuir muito. Afinal, os ciminosos só usam e abusam do Orkut porque ficam impunes. Onde houver a possibilidade de serem pegos com certeza vão pensar 2 vezes antes. Não vai evitar todos, mas com certeza muitos vão parar. Seja por que não estão mais "seguros", seja porque serão pegos. É uma vergonha para o Google. E, por favor, os fanboys do Google que me desculpem, mas creçam um pouco e parem de achar que só porque eles fornecem serviços de graça são um deus. Aliás, quem disse que é de graça? Se é pago com anúncios, o custo do anúncio é dos anunciantes, que repassam isto para os preços dos seus produtos. E quem é que paga os produtos? Dinheiro não se cria. Alguém paga a conta. Todos pagam, direta ou indiretamente. Usando ou não os serviços do Google.
enviado por: Slavis Kalento em 21/07/2010 - 17:33 -
Nos casos de comunidades sobre crimes e afins o Orkut tem que ser responsabilizado mesmo, e não é difícil de identificar e eliminar. E o Google nem precisa ficar policianto, basta abrir um canal que nós usuários denunciamos, eles só precisam "analisar e deletar".
enviado por: Marcos Oliveira em 21/07/2010 - 15:29 -
@Alan Pires Ferreira desculpa cara, mas foi engraçado o comentario dele sobre censura contra o Brasil. Se aqui mal tem uma legislção descente vigente. Quanto mais uma ditadura, só antigamente funcionou. Porém quando fizer uma legislação penal descente e uma legislação de Telecom descente. Ai sim, é algo a se preocupar
enviado por: Jefferson Rodrigo Areias da Silva em 21/07/2010 - 15:04 -
@Marcelo Rodrigues Gonzaga, vc criticou as analogias e fez uma também, da faca (horrível, aliás). E se vc chegou agora na conversa, a justiça brasileira vem, faz tempo, solicitando ao Google medidas de controle do Orkut. O Google nunca deu a mínima. Acho que eles estão pedindo para se ferrar mesmo.
enviado por: Marcus em 21/07/2010 - 13:46 -
Não acredito que estou nem vendo uma notícia dessas ... um absurdo! Para a pessoa cometer um crime ela não precisa do Orkut, existem pedófilos e muitos deles nem sabem o que é um computador.
Fotos com pornografia infantil???
Essas o criminoso coloca em um DVD e distribui para os amigos pedófilos ou até manda para o e-mail e ninguém vai saber.
Marcar briga???
Manda um e-mail, liga para a galera, manda SMS.
Sugiro para a Procuradoria que proíba além do orkut: telefone fixo, celular, email, msn, twitter, bate-papo da UOL, blogs ..... aiai .. cansei ... pra acabar com tudo isso vamos voltar para era das cavernas!
Então meus caros, não adianta querer colocar a culpa de um problema social em redes sociais, por que antes de existir na internet elas existem na vida real. Não esqueça que o Orkut surgiu bem depois que o ser humano pisou na Terra!
enviado por: Leandro Guimarães Fernandes em 21/07/2010 - 13:41 -
Realmente como um colega ae postou, a partir do momento que o orkut "virou midia" os seus criadores e donos tem certa responsabilidade sim.
Por que do contrario podemos comprar horario na rede de tv aberta e expor aquela pessoa que vc odeia ao ridiculo e de quebra a rede de tv pode se negar a fornecer os dados do seu cliente e nem mesmo exigir documentos para vincular a propaganda. Que tal?
enviado por: Osni de Almeida filho em 21/07/2010 - 13:06 -
Devia ser bloqueado sim, site que deixa discriminar as minorias menos favorecidas e não toma providencia a respeito devia ser bloqueado, ou então todos para se cadastrar fosse obrigatório o uso do RG e CPF e endereço assim esses safados pensariam duas vezes antes de publicar alguma coisa ofensiva a alguma pessoa ou região do país. Cadeia nesses bandidos racistas.
enviado por: Wendel Leonardo da Silva em 21/07/2010 - 12:31 -
Meodeos, quanta bobagem vocês falam. Analogias das mais toscas possíveis. Sim, publicidade no terreno dos outros. Ahã? E daí? O que isso tem a ver com Orkut? O problema são as pessoas. Ferramentas são ferramentas. Se alguém mata com uma faca, você processa quem, o fabricante da faca? PQP né?! Vocês realmente são gênios em direito processual hein. Lindo isso.
Tem gente que ainda não aprendeu que INTERNET não é tão simples assim. É igual desenvolvimento de software com aquela velha analogia de ENGENHARIA CIVIL. Não rola, não é a mesma coisa. São regras específicas.
O Google pelo contrário do que alguns "entendidos" aqui reclamam, faz sim sua parte. Leiam um pouco mais sobre as ferramentas que ele disponibiliza para controle no Orkut e vocês vão ver. O problema é que lidamos com PESSOAS, seres HUMANOS, e qualquer ação é praticamente IMPOSSÍVEL de se prever.
Você pode tentar inibir, mas até um certo ponto. Num sistema onde estão milhares então, isso é uma árdua tarefa. Ao invés do Governo simplesmente criticar e ficar falando o ÓBVIO, como sempre faz, porque não chama o Google e explica que precisa de mais esforço?! Tudo nessa justiça é processar, e depois chamar para conversar.
E esquecem, principalmente, que não só no Orkut que as coisas acontecem, é na INTERNET inteira, e principalmente, na vida SOCIAL fora dela também. Dizer que polícia não faz nada é o ÓBVIO, mas dizer que o problema é o cárater das pessoas hoje em dia, ninguém fala. O problema é essa sociedade que não dá limite, não tem justiça. As pessoas se sentem impunes, em qualquer lugar. Esse é o ponto.
enviado por: Marcelo Rodrigues Gonzaga em 21/07/2010 - 12:24 -
Como sempre o mal do brasileiro é o brasileiro, o problema não é o orkut são as pessoas que postam lá, tenho uma solução boa: Parem de usar! Orkut tem limite mínimo de idade, os pais que permitem ao filho uar deviam também orienta-lo sobre como proceder não? Novamente jogamos a culpa que normalmente é nossa nos outros para justificar um erro que é nosso. Se cada um cuidasse do seu nariz esse tipo de coisa seria melhor. Vamos fazer igual a China, cortemos tudo que posso ferir uma pessoa irresponsavel, vamos bloquear tudo que "achemos" imoral, vamos deixar só a televisão mostrando besteiras, aproveitem que vão bloquear o orkut e travem também o Twiter, o Facebook e outros mais.
enviado por: Douglas Magalhães Carnevale em 21/07/2010 - 11:44 -
Essas analogias que vcs fazem estão todas furadas.. não tem nada a ver. As leis não funcionam assim.
enviado por: Marcus em 21/07/2010 - 11:43 -
@Drigotav, nesse caso do outdoor, você iria processar a empresa de publicidade que colocou sua foto e o difamou, ou iria processar o dono do terreno que está a estrutura física do outdoor? Pense direitinho.
enviado por: Danilo Gomes em 21/07/2010 - 11:20 -
Como você se sentiria se no outdoor da entrada principal da cidade tivesse sua foto e um monte de acusações contra você? Não processaria a empresa dona do outdoor? Não esperaria que no mínimo a empresa cobrisse o outdoor imediatamente? Não exigiria que a empresa revelasse à justiça o nome do cliente fez tal ato de difamação? É isso que a procuradoria exige. É muito fácil se esconder num serviço anônimo para ficar atacando as pessoas e extravasando suas frustrações. Se o Orkut exigisse RG e CPF e que a pessoa realmente tenha 18 anos, não teria o sucesso e o dinheiro atuais. A mídia não importa, seja jornal, seja internet.
enviado por: Drigotav Tav em 21/07/2010 - 10:52 -
Funciona assim: o Google tem escritório no Brasil e ganha dinheiro aqui com publicidade. Se ele disponibiliza um Orkut da vida para as pessoas é com único intuito de aumentar o público de seus links patrocinados. Neste público estão representados todos os estratos sociais, incluindo os grupos de pedófilos, intolerantes (de vários seguimentos) e francos criminosos. Não se pode impedir que isso aconteça. Mas se a empresa quer ganhar dinheiro aqui, nesta sociedade, tem que jogar conforme as regras: deve criar mecanismos que ajudem a esta sociedade que o sustenta a manter a ordem. O Google sempre diz colaborar com as autoridades, e as autoridades sempre dizem que a colaboração está aquém do necessário. Se um dia o Google achar que o custo para disciplinar o Orkut, de acordo com a lei brasileira, inviabiliza o negócio (não dá lucro), tenham certeza que ele simplesmente vai pegar a sua bola e voltar para casa: isso é o capitalismo. By Fabio Soares.
enviado por: Anônimo em 21/07/2010 - 09:33 -
Olha pessoal... Acho que essas analogias que vcs fazem comparando com facas, carros, etc... não tem nada a ver. Com essas comparações vcs criam uma lógica totalmente furada e seguem com uma linha de pensamento errado. A lei não funciona com esse tipo de raciocínio/comparações. Eu concordo que o Google pode ser cobrado sim. Acho que o Google fica numa posição muito confortável ao dizer que não tem nada com isso, que a culpa é dos usuários, blá, blá, blá... O Google tem a missão de indexar e tornar disponível toda a informação na internet, não é? Pq não cria um mecanismo para indexar e monitorar informações do Orkut? A resposta é: pq isso não traz lucro para o Google. Só isso. É mais fácil dizer que a culpa é dos usuários.
enviado por: Marcus em 21/07/2010 - 09:32 -
Putz, esses idiotas que não têm o que fazer, agora querem ser os "donos da internet". Excluindo os casos de "pedofilia", o restante é tudo inútil, pois limita nossa privacidade e liberdade de expressão.
enviado por: Carlos Santana Coelho em 21/07/2010 - 09:26 -
Essa justiça, que nada entende de tecnologia, vai deixar o Brasil com uma fama de péssimo lugar para se investir em tecnologia e internet. Veja o quanto somos atrasados: Os lançamentos de vídeo games, ou de produtos tecnológicos que só chegan no Brasil meses depois do lançamento em outros países. Isso porque temos uma lei que TODOS os jogos precisam ser aprovados por um orgão chamado "Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação". Isso faz com que todos os jogos atrasem seu lançamento em nosso país ou em alguns casos nem seja lançado. Em breve o mesmo irá ocorrer com os DATACENTERS do Google ou de outras empresas, irão deixar seus servidores em outros países como na Argentina, e disponibilizar o conteúdo para nós. No final das contas quem sai perdendo?
enviado por: Danilo Gomes em 21/07/2010 - 09:24 -
Nao é uma questao de ser culpa do orkut ou nao, mas sim que eles tem que pelo menos fornecer dados para que a justiça puna os criminosos.
Por que a partir do momento em que o google se nega a dar as informaçoes esta ajudando diretamente o criminoso.
E ai nao é mais como no caso da montadora de carros, ou quem fabrica facas...Pois esses nao "protegem" um assassino que usou a faca da empresa ou o carro de determinada empresa.
Por isso acredito que é valido sim a açao do rio.
enviado por: Osni de Almeida filho em 21/07/2010 - 08:42 -
daqui a pouco vão falar:
"Os fabricantes de armas precisam montar sistemas para quando alguém for atirar, reconhecer quem é inocente e atirar somente em criminosos".
Que governo mais lixo...francamente...
enviado por: Eduardo Alves Lisboa em 21/07/2010 - 08:37 -
Concordo em bloquear o orkut !!! Nunca achei graça com esse merda de orkut !!
enviado por: Diogo Mendes de Souza em 21/07/2010 - 08:31 -
Há que se tomar uma providência extra, pois o nº de suicídios vai ser maior do que o do Japão ou Coréia...
Criou-se hoje uma obrigação ao ser humano de "ser online". Quem não usa esse tipo de serviço e consegue viver "normalmente" (e olha que eu consigo!), é tido como um ermitão, um nojento, um radical, "o" ignorante.
Acho louvável essa ação da PGE-RJ, e acredito também que bom-senso e educação vão além de serem obrigações "do Estado para com o cidadão".
enviado por: Ney Fabrício em 21/07/2010 - 08:17 -
É como se culpássemos as montadoras pelos acidentes causados por quem dirige! Sei não.. acho q o pessoal aí quer aparecer na mídia...
enviado por: Ricardo Fernandes Machado em 21/07/2010 - 08:16 -
Acho que a Procuradoria deveria impedir tb o trânsito de veículos, pois causa acidentes, ou os contatos telefônicos em geral, pois alguns deles são realizados para elaborar alguma atividade ilícita, ... tsc tsc... matam a vaca porquê ela tem carrapato! Salve a Coreia do Norte que nem vaca tem, não é?
enviado por: @ronaldo2712 em 21/07/2010 - 07:33 -
Eu concordo que o Google deveria ser mais atuante para inibir crimes digitais no Orkut, mas dizer em bloquear o Orkut é demais. Se bloquearem em pouco tempo já vão circular mensagens na internet de "como desbloquear o Orkut". A justiça brasileira pelo visto não entende nada de internet. Lembre o caso da Cicarelli.
enviado por: Luis Alfredo Barbosa em 21/07/2010 - 07:27 -
Como sempre a culpa é dos outros e nunca é da impunidade da justiça brasileira. Isso é muito triste.
enviado por: Marina Stanquini em 21/07/2010 - 01:38 -
Esse povo ta louco! a Google realmente tem q criar mais modos para limpar o orkut, mas esse pov ta ficando loko, em vez de ir atras desses politicos corruptos e bandidos sem vergonha, ficam atras de internet. To revoltado até hj pq prenderam os donos do Brasil Séries! Esses sites de compartilhamento só divulgam e incentivam as pessoas a comprarem as séries que elas gostam e são realmente fans.
enviado por: Luis Eduardo Nery Santos em 21/07/2010 - 00:24 -
Vamos atrás do Google, afinal todos os assassinos, ladrões, traficantes e corruptos já estão na cadeia !!! E aproveita fecha a Petrobrás, que fabrica combustível usado pelos criminosos !!! PQP, tem que ter muita paciência mesmo...Isso tudo deve ser inveja, porque o maior avanço de nossa justiça até hoje foi a introdução da máquina de escrever
enviado por: Fernando Mendes Telesca em 20/07/2010 - 23:20 -
Depois do Orkut a Procuradoria vai denunciar a "Internet" então vão tentar fechar todos os provedores do Brasil ou criar um Grande Firewall da China aqui.
Se um alguém dá um tiro e mata voce não processa o fabricante da arma.
enviado por: Raphael Miranda em 20/07/2010 - 23:00 -
É uma ação valida.
Os usuarios que usam o orkut para fins pacificos não devem se preocupar...
Ao meu ver, uma pequena porcentagem dos usuarios utilizam o orkut com intuito construtivo; percebo que se tornou uma grande fonte de inversão de valores, entretenimiento de pessima qualidade (similar a boa parte da programação da tv brasileira).
Boa parte das nossas crianças, e jovens estão sim, consumindo esse tipo de produto como um placebo;
onde na verdade deveriam estar buscando informação de qualidade, desenvolvendo seu senso critico e consequentemente ser util a sua comunidade.
enviado por: emanuel queiroz em 20/07/2010 - 22:53 -
Fábio Moser: Se é válido, é da mesma forma válido que usem isso também nos outros sites de relacionamento. Mas sou + como o Alan Ferreira comentou, puna-se também os fabricantes de facas, de garfos, de tacos de beisebol e de qualquer outra coisa que possa ser usada contra o outro, inclusive os carros! Cada pessoa é responsável pelo que faz, se eu te alugo uma casa e você a usa para guarida de um sequestro que você cometeu, que responsabilidade eu tenho com isso? Mesmo que eu queira de você antecedentes criminais (que você sabidamente pode falsificar), como posso traçar corretamente um perfil psicológico seu?
enviado por: Paulo Ricardo Neto em 20/07/2010 - 22:01 -
ORKUT NÃO XINGA PESSOAS, PESSOAS USANDO O ORKUT XINGAM OUTRAS PESSOAS. Colocar a culpa na rede social é simplesmente uma piada sem tamanho!!! O que o governo quer é acabar com a liberdade de expressão dos usuários do orkut, e não "proteger" os usuários. Nosso governo é tão nojento, ô raça!!!
enviado por: Lucas S em 20/07/2010 - 21:53 -
Se preparem para o aumento do controle e da censura... Nenhum site de relacionamento tem meios de impedir a criação de páginas falsas. É o estado do Rio de Janeiro passando VERGONHA perante o mundo, querendo impor sistemas de vigilância que estaria seguramente oculta aos nossos olhos, se vai exigir isso do Orkut, porque não do Facebook e das centenas de outros sites de relacionamento por aí? É uma ação do mesmo nível que proibir os pais de aplicar palmadas nos filhos. Alertar sobre riscos de uso da internet é incentivar a ignorância e a falta de cultura e informação, é querer que as pessoas assumam a total escravidão, onde éramos cerceados e só tínhamos acesso ao que queriam...
Completo absurdo!
enviado por: Paulo Ricardo Neto em 20/07/2010 - 21:48 -
Ótima ideia: logo em seguida devem fechar também a fábrica de facas Tramontina - afinal, outro dia um criminoso usou uma delas para degolar um inocente! Aproveitem e fechem também as montadoras de picapes, pois outro dia, dentro de uma delas, o lacaio de um jogador de futebol deu umas coronhadas na cabeça de uma moça que apareceu com um filho dele... Esse nosso judiciário só tem gênios!
enviado por: Alan Pires Ferreira em 20/07/2010 - 21:47 -
O governo não consegue nem proteger seus cidadãos e quer que um site proteja seus usuários, poupe-me =.=
enviado por: Fighter em 20/07/2010 - 21:24 -
Isto chega a ser ridículo, vamos aproveitar e banir todos os e-mails também. Afinal também é possível criar e-mails de pessoas que nunca acessaram a internet. Impor que o Google tenha que fazer campanha "acerca dos riscos de utilização da rede mundial de computadores", “que qué isto”!?!?! Ele responsável por toda a internet toda agora? Este tipo de informação deveria vir das autoridades. O Brasileiro é um dos que passa mais tempo conectado no mundo todo, e nunca, NUNCA vi uma propagandinha, por mais “michuruca” que seja das autoridades, mas é muito mais fácil (e barato) fazer as empresas pagarem o pato! Brasilzão que só me da orgulho!!!
Mas fazer oque!?!? Já vai uma dica para a Procuradoria do RIO, se preparem para banir, Facebook, My Spaces, Twitter e por ai vai. O problema é que os criminosos estão muito mais criativos que a Justiça. Seja na Internet ou aonde for, a Justiça está sempre um passo atrás, alias quando ela resolve se mexer.
Mas vamos lá! Bora meter placebo neste problema, pois tirar o Orkut do ar ou punir o Google, não vai ajudar em nada a combater os crimes que ocorrem lá, só vai ajudar os criminosos a pensar em outra forma de continuar infringindo a lei, e infelizmente criatividade sobra para eles! Mas vocês também são criativos né? Punir o Google que super idéia! Parabéns Hein!!!!
enviado por: Bruno Dezan Neto em 20/07/2010 - 21:16 -
"Eles consideram ainda que a empresa é incapaz de proteger os usuários do orkut e até as pessoas que nunca acessaram à web de ter um perfil falso na rede social."
O Estado é incapaz de proteger os próprios cidadãos e a justiça ainda quer fazer uma coisa como essa?
Dá vergonha, sinceramente, vergonha da justiça brasileira quando o assunto é internet.
enviado por: Rodrigo Rodrigues Melo em 20/07/2010 - 20:52 -
Acho isso ótimo, muito válido mesmo. Está mais do que na hora de dar um bom "chacoalhão" no Google, que, sempre faz vistas grossas, para o pior que há no Orkut.
enviado por: Fábio Rodrigo Moser em 20/07/2010 - 20:37 -
a idéia não é má, porem, devemos também responsabilizar os desenvolvedores de software por produzirem softwares com bugs...
francamente...
enviado por: Douglas Poerschke Rocha em 20/07/2010 - 20:29 -
"Promover ampla campanha midiática, incluindo no mínimo jornais, rádio e televisão em “horário nobre”, " Ah tá. No intervalo da Sessão da Tarde teremos uma aulinha de como usar internet. Não posso perder.
enviado por: Otávio Müller em 20/07/2010 - 20:22




12
