Internet
Internet não pode ser livre, diz Hugo Chávez
Reuters Domingo, 14 de março de 2010 - 11h35Wikimedia Commons |
![]() |
Hugo Chávez, presidente da Venezuela: ´internet precisa ser regulada´ |
CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse no sábado que a Internet precisa ser regulada, quando criticou um site local de notícias que dias atrás difundiu a informação sobre o falso assassinato de um de seus ministros.
Chávez ainda questionou a televisão por assinatura pedindo também que se iniciem processos normativos para sua difusão.
"Li uma declaração da chanceler alemã, Angela Merkel. Ela disse algo muito correto, que a Internet não pode ser uma coisa livre onde se faça e se diga o que seja, cada país tem que aplicar suas regras", disse o militar aposentado em um ato do partido oficial, o PSUV.
O mandatário, acusado por organizações de direitos humanos de ser um detrator da liberdade de expressão, agregou que "os canais que entram na Venezuela por satélite não podem transmitir o que quiserem, envenenando a mente de muita gente, precisamos de regulação, de leis".
O presidente comentou que o site noticiasdigitales.com publicou durante dois dias informes que relatavam um atentado fictício a seu ministro de Obras Públicas e aliado próximo, Diosdado Cabello, que ainda é presidente da Conatel, órgão regulador das telecomunicações.
"Temos que trabalhar nisso. Vamos pedir apoio do promotor e da promotoria, porque isso é um delito. Tenho informação de que essa página periodicamente publica apelações de golpe de Estado", acrescentou o militar aposentado.
Há três anos a Venezuela negou a concessão para transmitir em sinal aberto o canal RCTV da oposição, que no final do ano passado foi tirado do ar da rede por assinatura por pedido da Conatel, que fechou ainda 64 emissoras de rádio.
Opositores do governo disseram temer que Chávez siga as linhas de controle de Internet de alguns de seus aliados políticos e comerciais como a China, Irã ou Cuba.
Não obstante, até o momento o mandatário não deu sinais desse tipo e inclusive convidou seus seguidores que inundem as redes sociais como o Twitter para difundir a revolução socialista que ele defende.
-
Que coisa...
No fim da reportagem está dizendo que Chávez convidou seus seguidores a inundar as redes sociais "para difundir a revolução socialista". A que custo? Às custas da liberdadde de expressão de quem não simpatiza com sua ideia? Meio contraditório, não?
enviado por: José Jorge de Melo Júnior em 18/03/2010 - 18:00 -
Anem,6 com esses comentarios grandes ta parecendo o saint clair!!
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 16/03/2010 - 20:14 -
Bom, o negocio é simples: As buscas tem filtros, mais podem ser controlados pelo usuário, então é mais eficaz para leigos. A Internet é livre e não existe um filtro tão inteligente que determine o que é conteúdo impróprio e o que é conteúdo "saudável". Sendo assim, cabe, com certeza aos pais e Instituições determinarem e aplicarem essas diretrizes sobre seus filhos e semelhantes. Não adianta brigar, falar e discutir, se tivesse uma forma de bloquear ou de controlar de forma tranquila o que as pessoas veem, acessam ou publicam, ja teriam feito, mais não é tão simples. Então, o controle tem que ser feito em casa, pelas próprias instituições e mesmo assim não é perfeito, mais é a melhor solução. E outra, Hugo Chavez quer reprimir o direito dos outros "falarem" ou "publicarem" porque isso é uma ameaça pra ele, senão seria totalmente ao contrario, não precisa nem fazer força pra enxergar essa situação!! A Internet é livre e é o que tem feito o mundo girar e tem mais coisas boas do que coisas ruins, ela difunde conhecimento, alegria, auxilia pessoas, familias no mundo todo, fez a felicidade de milhares de pessoas com redes de auxílios em todo lugar, une pessoas em todo mundo, com ela não existe distancia pra quem ama, é o escape de milhares de pessoas que ao invés de criarem rebeliões ou conflitos, tem preferido falar o que pensa aqui mesmo pela rede, haja visto nós aqui (não estou querendo falar que vamos fazer uma rebelião, rs). E é isso, a Internet não é algo que deva ser reprimida, se tem algum erro, é do usuário, então temos que reprimir o usuário e não a "World Wide Web"!!
enviado por: Charles Frederic Potel em 16/03/2010 - 13:00 -
Leandro tudo isso depende de "aonde" você esta navegando...Tudo depende também da educação que vem de casa para as pessoas.Você não esta errado quando menciona a poluição visual de tantos e tantos sites cheios de links pornograficos e ets, e estão em todo tipo de sites, tem razão...mas não é mto diferente na vida real tbm...muitas vezes sem querer acabamos topando com esse tipo de situação.Concordo com a ideia de um certo controle sob a web.Mas...meu medo é uma certeza que eu tenho...se for permitido isso, não seram bloquados somente coisas problematicas como pornografia, mas muitos outros sites de conteudos livres que não apresentam problema algum, sites/blogs para download de videos serão com certeza todos ou boa parte banidos, entre outras coisa, por "incentivar a pirataria" entre outras coisa...enfim...meu problema não é com a ideia de um bloqueio de prnografias e coisas afins mais sim com a ideia de que isso fujira sim ao controle, e pode ficar até mesmo impraticavel a navegação por tão absurdo o controle que pode se tornar...e...pode sim acontecer, se for feito esse filtro pode acontecer, e as chances são grandes, muito grandes. :(
enviado por: Jefer em 16/03/2010 - 08:01 -
o pior de tudo é ler coisas do tipo:"E o Lula/PT quer fazer isto por aqui também.."...putz...vá se informar...o Projeto de Lei da Informática é do ex-Senador Eduardo Azeredo, do PSDB-MG.
Ler e se informar a galera nao quer nao....mas falar o que quer na internet, sem nenhuma responsabilidade, puro achismo, tá cheio de gente!!!
E outra coisa, podemos não concordar com nada que o tal Chavez faça, contudo a Venezuela é um país soberano e como tal, tem um presidente que representa seu povo. Assim, o Brasil deve respeitar as suas decisões internas, desde que não ofenda os interesses brasileiros, porque no final das contas, cada povo tem o representante que merece. Inclusive nós!!
enviado por: Paulo Sanches em 16/03/2010 - 07:08 -
Desde quando alguma coisa"LEI" no brasil funciona? não danada se ser e pouca coisa!
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 15/03/2010 - 18:03 -
Jefer, é muito comum você estar navegando em sites normais e aparecer pornografia ou sites de "namoro" como propaganda.
Sendo que os sites de "namoro" em questão tem imagens sugestivas.
Não é nem questão de procurar não.
Digita o nome de qualquer mulher na busca de imagens do google e aparece um monte de pornografia.
Existe um exagero sim em querer censurar a internet, mas é fato que nela a situação é muito mais caótica que na rua.
enviado por: Leandro em 15/03/2010 - 17:41 -
Mas para achar...é preciso procurar.Quam procura na internet, pode achar isso na rua.Minha avó já dizia "Quem procura acha".*/*
enviado por: Jefer em 15/03/2010 - 17:25 -
Jefer, na rua tem censura. VocÊ não vê um casal transando no meio da rua, ou um outdoor com uma cena de filme pornô. Nem niguém panfletando sobre o neo-nazismo. muito menos um velho na rua com uma camisa clube dos pedfilos. Na internet tem tudo isso bem mais fácil do que na rua.
enviado por: Gabriel Leite Ribeiro Alves em 15/03/2010 - 17:12 -
CARACAS!!
E o Lula/PT quer fazer isto por aqui também...
Pelo menos estão tentando...
enviado por: Slavis Kalento em 15/03/2010 - 17:04 -
Cada país tem o ditador que merece
enviado por: Leonardo Akira Kiam em 15/03/2010 - 14:33 -
testamento? não entendi cris. :/
enviado por: Jefer em 15/03/2010 - 14:01 -
Pow qnto testamento aki embaixo, hihihihihiiihihihihi : D
enviado por: Cristina Nascimento em 15/03/2010 - 13:36 -
"O que você não acha na internet, encontra na rua." essa fraze é muito correta colega.
enviado por: Jefer em 15/03/2010 - 13:13 -
Se foce feito realmente um filtro de conteudo de internet o mesmo bloquearia, com certeza "alguns" sites de pornografia e lixos diversos, mas tenham certeza...varios sites com conteudo livre e diversos seriam bloqueados tbm...A coisa é...Span não é desculpa para querer criar filtro de conteudo e bloqueios, tenho meu browser de email, configurado para enviar spans direto a lixeira, se o usuario de internet realmente não consegue fazer nem ao menos algo desse tipo, e prefere ficar reclamando , por favor , então desista da internet!Carambam é sempre assim , a massa paga pelos crimes dos poucos. Bloquear acesso de internet seja la qual for...é inaceitavel. Se não estiver fazendo mal a ninguem, é inaceitavel. */* que conversa horrivel.
enviado por: Jefer em 15/03/2010 - 13:12 -
Puxa vida! Como é bom ter um lugar onde postar/escrever seus pensamentos, idéias e loucuras (por que não). Se tem porcaria e doidos varridos? Ô se tem! Porém, nunca houve, na história humana, tanta sensação de liberdade, quanto nesta era de internet. Censura? Deveríamos censurar a miséria, a fome, a corrupção, a ditadura e toda forma de enriquecimento ilícito e imoral. Censurar, coibir a livre expressão de pensamentos e idéias, isso sim, deveria ser proibido. Se existem pessoas que exacerbam e falam demais, se xingam e extrapolam, são espinhos de uma árvore ainda em formação, talvez em defesa de si própria. Afinal, se damos pedradas é em legítimo instinto de sobrevivência. Tal e qual o direito de portar armas, o homem tem direito de se precaver de ataques, mas, nunca o de calar a boca de quem quer que seja. Falem mal, mas, falem de mim! Estou vivo, logo, sinto alegrias e tristezas; bem estar e dores.
enviado por: Waldir Moreira de Souza Jr em 15/03/2010 - 13:07 -
Olha galera.... Na boa... Respeito à opinião de todos..
Mas para mim, controle de mídia, manipular sites, manipular televisão... Tudo isso não passa de uma grande idiotice...
E quem acredita nisso, não passa em um iludido.... Ou vocês que apóiam acham que "ate que ponto conseguem monitorar algo???"
Acredito que, se vc não quer encontrar algo, não procure... Se não acha algo correto, não faça...
Cada um tem sua vida... cuide da sua.. e deixe as outras pessoas cuidarem das delas... Cada um sabe de si...
Esse tema é igual ao do desarmamento.. Ridículo o papel de que estava a favor... Ou vocês acham que bandido compra ARMA em loja com nota fiscal... RIDICULO..
Se a geração dos jovens estas ficando "BURRA" problema é dela. Ou dos pais que não sabem educar...
Acho que a realidade do mundo "SIM" deve ser mostrada e exibida e falada de todas as formas possíveis... Não adianta bloquear a palavra “pedofilia” nos buscadores, "sendo q seu vizinho sem nem você saber tem um centro na casa dele ao lado da sua"
Isso é a coisa mais ridícula que estou lendo em toda minha vida... Pessoas defendendo uma visão idiota de políticos corruptos de uma política suja, onde o único interesse é ficar no poder fazendo a sociedade ficar por fora de como o resto do mundo funciona...
Afff;;; percebo que o povo tem mais é que se "foder" mesmo..
Tem que se transformar na “China Americana”... Perder todos os direitos que tem e virar um bando de “cavalo xucro” sem saber o que se passa no mundo...
PARABENS AOS QUE CONCORDAM COM O INTELIGENTISSIMO HUGO CHAVES... MUIIIIIITO INTELIGENTE NUSSS... FICO PASMO
enviado por: William Forti Bueno em 15/03/2010 - 12:35 -
Olha galera.... Na boa... Respeito a opnião de todos..
Mas para mim, controle de midia, manipular sites, manipular televisão... Tudo isso nao passa de uma grande idiotice...
E quem acredita nisso, nao passa em um iludido.... Ou vcs que apoiam acham que "ate que ponto conseguem monitorar algo???"
Acredito que, se vc não quer ecnontrar algo, nao procure... Se não acha algo correto, não faça...
Cada um tem sua vida... cuida da sua.. e deixe as outras pessoas cuidarem das delas... Cada um sabe de si...
Esse tema é igual ao do desarmamento.. Ridiculo o papel de que estava a favor... Ou vcs acham que bandido compra ARMA em loja com nota fiscal... RIDICULO..
Se a geração dos jovens esta ficando "BURRA" problema é dela. Ou dos pais que nao sabem educar...
Axo que a realidade do mundo "SIM" deve ser mostrada e exibida e falada de todas as formas possiveis... Nao adiata bloquear a palavra pedofilia nos buscadores, "sendo q seu vizinho sem nem vc saber tem um centro na casa dele ao lado da sua"
Isso é a coisa mais ridicula que estou lendo em toda minha vida...
Afff;;; percebo que o povo tem mais é que se "fuder" mesmo..
Tem que virar como a china,,.. perder todos os direitos que tem e virar um bando de cavalo chucro sem saber o que se passa no mundo...
PARABENS AOS QUE CONCORDAM COM O INTELIGENTISSIMO HUGO CHÁVEZ... MUIIIIIITO INTELIGENTE NUSSS... FICO PASMO....
enviado por: William Forti Bueno em 15/03/2010 - 12:34 -
O que você não acha na internet, encontra na rua. A internet não lhe dá nada que você não peça. Se digitar "pedofilia" ou "como montar uma bomba" em um buscador, o que acha que terá como resposta? Agora, porque pouca gente ou ninguém digita "paz mundial"?
Não nego que a internet deva ser monitorada, mas ser for controlada, deixará de ser o que é, e sempre existirão outros meios.
enviado por: Tomas Hernan Vasquez Ormeno em 15/03/2010 - 11:29 -
Pessoal, cuidado com o PiG (http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?cat=55). O Hugo Chavez fechou a RCTV porque ela descumpriu normas. Aqui no Brasil também há esse tipo de regulação, mas as emissoras as cumprem senão também poderiam ser fechadas. Meu intuito não é defender o Chavez, mas destacar que é importante não acreditarmos cegamente no que a imprensa diz. A imprensa, em grande parte, é um instrumento de condicionamento mental e manipulação das mentes menos privilegiadas. Há muitos interesses por trás de notícias aparentemente inocentes. Façamos um julgamento responsável.
enviado por: João Paulo Mafra em 15/03/2010 - 11:28 -
Hugo Chaves pode parecer um lunático a primeira vista, mas acho que devemos olhar como ele tem resistido a algumas regras que parecem normais para as outras nacões. Fazer um filtro na internet não seria algo tão ruim assim, pois vivemos num país onde a grande massa é manipulada por uma mídia controladora, e é claro, cada um que se cuide e não se influcencie com isto! Mas qual é o limite desta influência? O fato de não sabermos nos faz ignorantes e não questionador dos valores atuais, assim aceitando quase tudo que nos é proposto.
enviado por: Edgard da Penha Costa Cescato em 15/03/2010 - 11:14 -
Alexandre, o Passaporte Abril é uma ferramenta que pode ser utilizada em todos os sites da Editora Abril. Para comentar em nossoa sitea, no ato de cadastro, bastaria apenas seu nome e e-mail. Fique tranquilo, pois todos os seus dados são sigilosos e estão seguros. A ferramente é utilizada apenas para idenficação, pois imagine centenas de comentários assinados por centenas de "Zé das Couves"? :-) Abraços,
enviado por: Virgilio Sousa, Gestor de Comunidades INFO em 15/03/2010 - 10:54 -
não da para levar a serio um ser humanno como esse homen...Ele não vale mais nenhum comentario meu alem disso.Tristeza para humanidade ter como um de seus lideres mundiais uma criatura assim...Triste.
enviado por: Jefer em 15/03/2010 - 10:43 -
Está na hora desse ditador sumir da face da terra. E que suma junto com ele o nosso presidente ridículo, que agora virou fã assumido.
enviado por: Fábio Horbach Garcia em 15/03/2010 - 09:57 -
A internet deve, com todas as suas consequencias, ser totalmente e indiscutivelmente livre. O ser humano deve aprender pela primeira vez na história a lidar com a total liberdade.
enviado por: Max Ronald em 15/03/2010 - 07:46 -
Digam não a 'revolução socialista'.
enviado por: JARDEL FELIPE ROCHA em 15/03/2010 - 07:41 -
Discurso típico de ditador que não tolera oposição a seu governo.
enviado por: Luis Alfredo Barbosa em 15/03/2010 - 07:29 -
Que a internet deve ter "limites" eu concordo. Até porque a internet deve ter normas e leis que regulem-a assim como a vida normal. Agora, que seja reprimida, censurada, bloqueada ou qualquer outro tipo de "controle excessivo" sou totalmente contrário. Leis, normas e punição sim, controle e censura não.
enviado por: GRZ em 15/03/2010 - 02:18 -
Por uma parte, a humanidade é dose, destrói suas próprias criações (utilizando a net para suas neuras sexuais)... Daí vem um imbecil querendo controlar o que não entende, quer ser populista a força. Não aguenta oposição de nenhuma espécie. São pessoas que chegam ao poder por causa da desgraça alheia, qual bolsa auxílio é oferecida lá... Lingua Zero? Pq tá parecendo que só se preocupam em calar as mídias especializadas. Sei que um dia posso ser vítima de alguma mídia, mas a probabilidade disso acontecer é proporcional as cagadas que eu venha a fazer ou pura ingenuidade minha.
enviado por: Overbits Technology em 15/03/2010 - 01:51 -
Duas observações:
Uma é que ninguém comentou nada sobre a opinião da Angela Merkel, que pelo texto compartilha da mesma idéia do Hugo Chavéz.
A segunda é que acho que a info também compartilha da mesma ideia que a Merkel e Hugo, pois para poder exercer meu direito de expressão tive que fazer um cadastro e entregar para info: nome, cpf, e endereço completo!
Esta tudo controlado!!!
enviado por: Alexandre Parente Lima em 15/03/2010 - 00:03 -
AFfs,esse cara ai so solta besteira!!Vai fazer isso no seu pais pra lá..akee naoo!!r'un
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 14/03/2010 - 22:10 -
O problema não é a internet, o problema são as pessoas...
enviado por: Drigotav Tav em 14/03/2010 - 22:06 -
Não sei porque o Lula acha que tem que apoiar as ditaduras do Cháves na Venezuela, e do Fidel Castro e irmãos em Cuba e do Amadinejad no Irã.
Eles mudam as leis para tornar ilegal a liberdade da imprensa e do povo se exprimir e discordar da politica desses ditadores autoritários.
Engraçado é que o que se nota é que quem já foi perseguido por uma ditadura no passado, quando chega ao governo quer se impôr através de ditadura imposta por alterações às leis de liberdade de expressão que eles mesmos criaram.
E depois vem o Lula dizer que o povo tem de respeitar as leis desses países. Tem cabimento isso? Como pode querer que respeitem leis que censuram o povo?
enviado por: Manuel Lemos em 14/03/2010 - 21:38 -
Luis Cesar, nisso vc também não deixa de ter razão. Lembro-me que com 13, 14 anos, sem Estatuto da Criança e do Adolescente, cara, eu fazia coisas de arrepiar os pelos da bunda!! E eu sabia o que estava fazendo. Sabia do perigo de cada ação.
enviado por: Marcos Antonio da Silva em 14/03/2010 - 21:36 -
O negócio é q a verdade Dói !!! É ridículo querer controloar internet ou televisão ... 'cada um acredita no que quer', ou alguem aqui toma as correntes de email como verdades absolutas???
enviado por: Rafael Silva em 14/03/2010 - 16:15 -
Marcos, você diz que o site é bom. Teve conversas legais. Mas aí aparece uma "banda podre" e você quer logo culpar liberdade de expressão da internet? Não quero dar uma de puritano, sacanagem faz parte, mas como aqui na vida real, procura coisa boa ou ruim quem quer. No caso dos menores, se os pais não tem capacidade para ditar regras a estes na frente do PC, o problema deles é bem maior do que a internet, não acha? Acha que sem internet esses adolescentes safadinhos estariam livres de um bacanal? Acho que se fazem isso na frente do computador fazem pior longe dele...Discernimento se dá com instrução, educação, não com proibição. E o Chavito, bem ao estilo de um demagogo filho de uma p...teme isso, que seu povo pense.
enviado por: luis cesar fernandes caldas em 14/03/2010 - 15:24 -
A Internet livre incomoda mesmo muita gente, especialmente os ditadores. Como eles tem inveja dos irmãos Castro! Um país inteiro à disposição, sob seu domínio, e os descontentes que morram de fome!
enviado por: Rogerio Augusto Pinto da Silva em 14/03/2010 - 15:01 -
E ele está absolutamente ERRADO! Gente, a internet é tudo o que ela é hoje justamente por causa da liberdade. Só por causa de alguns casos de abuso dessa liberdade não devemos jogar fora o único meio de comunicação não censurado do mundo. Meio esse que é poderoso o suficiente para ameaçar governos totalitários como China, Irã, Cuba e, é claro, Venezuela. Entenderam por que Chávez quer uma internet regulada?
enviado por: Fábio Alves Corrêa em 14/03/2010 - 14:00 -
Hugo Chaves é um ditador.
O que ele quer é controlar o pensamento das pessoas, iludir seu país, mostrar que tudo está bem quando na verdade não está.
Se a internet um dia for filtrada ou controlada seria terrível, e falando de nosso país seria inconstitucional. Pois todos devem ter o livre arbítrio, e o livre pensamento. Hugo Chavez quer forçar, usando até mesmo força bruta e exército, forçar as pessoas a pensarem a seu favor, todos serem conservadores de direita, ele não aquenta oposição.
O MUNDO CAMINHA PARA ISSO MESMO, CADA VEZ UMA LIBERDADE MAIS CERCEADA, TODOS OS LUGARES FILMADOS, TODAS AS PESSOAS CADASTRADAS E RASTREADAS. NUM FUTURO PRÓXIMO EXISTIRÁ O CRIME IDEOLÓGICO, ISTO É SERÁ CRIME VOCÊ TER UMA CERTA OPINIÃO.
Recomendo o livro (tem filme) 1984 do escritor George Orwell. E Também a obra "Revolução dos Bichos".
enviado por: Sandro Sans em 14/03/2010 - 13:53 -
A internet é um reflexo da 'vida real'. Do mesmo modo que há pessoas que prejudicam outras do lado de fora dessa teia, há a necessidade de proteção do lado interno também.
enviado por: Geraldo Lins em 14/03/2010 - 13:01 -
E ele está absolutamente certo. Veja esse Chatrolette! por exemplo. Lí sobre ele aqui na Info. Entrei e o que ví até agora foram uma porção de bumbuns, uma porção de pintos, dois casais transando ( provavelmente cena de algum filme pornô, uma garota de 15, da China me perguntou se eu queria ver...aquilo dela, dois garotos ( um americano e outro frances não perguntei a idade, mas com certeza eram menores), me pediram para ver minhas partes ( para um deles eu disse: Vá fazer seus deveres de casa garoto!" e ele me mandou ir praquele lugar que todos sabem). Só tive tres conversas legais desde anteontem até hoje. Uma com uma jovem do Chile, com quem falamos sobre o terremoto e em bom portugues. Uma com um Jovem americano que demonstrou saber muito sobre o Brasil ( não apenas os esteriótipos, coisa que me deixou surpreso) e uma com um garoto polonês de 16 anos, com quem conversei mais. Conversamos sobre política, sobre o frio, sobre os americanos, sobre Histlória, sobre a mãe dele com dificuldades no banco onde ela trabalha. O que me pareceu desse site?...Que é bom, sem dúvida, mas que precisa ser mesmo observado, muito de perto.
enviado por: Marcos Antonio da Silva em 14/03/2010 - 12:46





30
