Internauta poderá ver Copa ao vivo na web

Por Rogerio Jovaneli, de INFO Online
• segunda, 10 de maio de 2010
Getty Images
A seleção brasileira estreia contra a Coreia do Norte, dias 15, às 15h30 (horário de Brasília)

SÃO PAULO - Todo ano de Copa do Mundo é a mesma coisa: muitos jogos bons para assistir, não só da seleção brasileira, e, devido ao horário das partidas, em regra, voltado para o continente europeu, muita dificuldade dos amantes do futebol para poder acompanhar.

Normalmente, as companhias tentam ajudar os seus funcionários, possibilitando que os seus empregados assistam aos jogos no próprio local de trabalho. Mesmo assim, essa opção é restrita apenas aos jogos do Brasil.

Outra estratégia é liberar o funcionário mais cedo, ou deixá-lo entrar mais tarde, mas a distância entre casa e trabalho faz com que os loucos por futebol sofram um bocado. Muitos acabam perdendo boa parte do espetáculo.

Mas há uma terceira opção: assistir aos jogos da Copa de 2010 no próprio computador. Isso mesmo! A TV Globo irá transmitir as partidas, ao vivo, também pela internet.
A exemplo do que aconteceu na última Copa das Confederações e vem ocorrendo na Uefa Champions League, maior competições de clubes do mundo, o internauta brasileiro poderá acompanhar os jogos ao vivo da seleção brasileira – bem como de outras equipes do Mundial – no site GloboEsporte.com.

A emissora carioca, dona dos direitos de transmissão do evento esportivo no país, é a única que passará os jogos na web no Brasil.

De acordo a Fifa, entidade máxima do futebol, os direitos de transmissão das partidas são comercializados juntamente com os direitos de televisão (no Brasil, a Globo transmite por meio de seu canal na tv aberta e também no Sportv, canal fechado, especializado em programação esportiva).

A Globo, como de costume, a cada Copa, vendeu parte dos direitos para outras redes, que poderão passar o Mundial, casos da TV Bandeirantes (canal aberto) e das fechadas ESPN Brasil e Bandsports (empresa do grupo da Band).

“Aproximadamente 60% dos mercados em todo o mundo têm os direitos de transmissão via internet incluídos no seu pacote. Os demais ficam apenas com a transmissão pela tv”, diz a FIFA.
Recentemente, o diretor de tecnologia da emissora, Fernando Bittencourt, destacou que 2010 é o ano do HD.

"Boa parte dos jogos será de manhã ou de tarde. Acreditamos que a audiência deve crescer muito na internet, com o desenvolvimento da banda larga, e na tv móvel", disse o executivo.

Além da transmissão pela web, a TV Globo revelou no último dia 5 que irá exibir os jogos em 3D, em 25 salas de cinema da Rede Cinemark, fruto de parceria com a entidade maior do futebol.

Horário dos jogos

Na primeira fase do Mundial, a seleção brasileira joga contra Coreia do Norte e Costa do Marfim, dias 15 e 20 de junho, no horário das 15h30 (horário de Brasília, e fecha a sua participação na etapa de classificação jogando contra Portugal, em 25/6, às 11h.

Além desses dois horários, haverá jogos dessa fase inicial às 8h30, como a segunda partida da Argentina, do astro Lionel Messi, contra a Coreia do Sul, no dia 17/6.

A etapa decisiva de mata-mata da Copa do Mundo da África do Sul reserva jogos apenas às 11h e 15h30. Em se classificando – e essa é a torcida dos brasileiros –, a seleção do técnico Dunga jogará no horário da tarde.

No site da Fifa já está disponível o calendário de jogos da Copa, com datas e horários das partidas. O Mundial da África do Sul começa no dia 11 de junho, com o jogo entre a seleção local e o México, às 11h.

Comentários

///