Internet
Google não vai mais rodar em IE6
Paula Rothman, de INFO Online Sábado, 30 de janeiro de 2010 - 10h11Getty Images |
![]() |
SÂO PAULO – Na noite de ontem, o Google anunciou em seu blog que não irá mais rodar no Internet Explorer 6.
A empresa iniciará o processo em 1o de março, começando com Google Docs e Google Sites.
“A web evoluiu nos últimos dez anos”, começa o texto. “De simples páginas de texto a aplicativos interativos que incluem vídeos e voz. Infelizmente, browsers muito velhos não podem rodar muitas dessas novas funcionalidades adequadamente”.
O Google aconselha seus usuários a atualizaresm suas versões de navegadores a uma das opções mais recentes: Microsoft Internet Explorer 7.0, Mozilla Firefox 3.0, Google Chrome 4.0 e Safari 3.0.
A empresa afirma também que estará descontinuando o uso de browsers que não tenham suporte de seus fabricantes.
O comunicado vem pouco depois que uma falha no IE6 levou a ataques contra o Google e outras empresas americanas. Segundo dados da StatCounter, apesar do número de usuários do browser ter diminuído desde o lançamento do IE8, 13,5% dos usuários de internet ainda utilizam IE6.
-
Não se trata de disputas entre eles, mas sim de segurança. Se o IE6 causou problemas de segurança ao Google, obvio que não vai querer mais rodar nele. Se continuar poderia causar + problemas ao Google.
enviado por: Raquel Calil em 03/02/2010 - 10:34 -
Microsoft recomenda: Largue o IE6 http://blogs.technet.com/srd/archive/2010/01/15/assessing-risk-of-ie-0day-vulner ability.aspx Aproveite e abandone o windows também!!!
enviado por: Rudinei Edgar Weschenfelder em 02/02/2010 - 17:52 -
Aqui é briga de cachorro grande MS x Google. Quem é cãozinho vira-lata, faminto e sarnento (povinho do open-source) fica de fora.
enviado por: Fernando Luiz em 02/02/2010 - 14:59 -
digo, discussões.
enviado por: Cristina Nascimento em 02/02/2010 - 13:17 -
"Creio que não se trata da disputa Microsoft x Google e sim... blábláblá..." Pow nem li, parece um testamento, hihihihiiihihi, eu fico rindo é das discusões e insultos!!
enviado por: Cristina Nascimento em 02/02/2010 - 13:15 -
Depositando a culpa na conta desses 13,5%, fiquei várias noites sem conseguir dormir.... está na hora da Microsoft seguir os padrões ANSI, a Microsoft parece não perceber o cerco ficando cada vez mais apertado, ainda acha ter monopolio dos OS...
enviado por: Charles J Ferrari em 02/02/2010 - 12:05 -
Morte ao IE6!!! (aliás, a todos os IE's!!!)
enviado por: João Paulo Mafra em 02/02/2010 - 11:26 -
Se for pensar pela questão da segurança até td bem... o IE 6 é fraco mesmo... mas o fato é que não da para saber o pensamento dos caras.Não mesmo .
enviado por: Jefer em 02/02/2010 - 10:03 -
Creio que não se trata da disputa Microsoft x Google e sim de um ato preventivo. Se a porta da minha casa está quebrada e permite que qualquer um entre, eu vou arrumá-la. O problema é que uma das portas do Google é a Microsoft, então, por bem, lacra-se a porta.
Li um comentário dizendo que se um site roda no IE6 ele também deveria rodar nos outros navegadores mais avançados.
Este é um comentário completamente "cego". O problema não são os sites ou os novos navegadores, o problema é que o IE6 possui um padrão próprio criado pela Microsoft e e adotado somente por ela, um completo tiro no pé.
Em outra reportagem podemos observar que grande fatia dos usuários ainda usa o IE6. Agora pergunto: quanto tempo a Microsoft perde para que seus próprios sites funcionem em ambas as plataformas?
E outra, não quer dizer que amanhã nada mais da Google rodará no IE6, quer dizer apenas que os produtos Google daqui pra frente não terão mais a garantia de funcionar no IE6.
Também sou contrário aos que mencionaram o W3C como inútil.
E a resposta pra isso é o HTML 5.
Com certeza quem segue o W3C vai ter muito mais facilidade pra se adaptar ao novo modelo.
O fato é que esta "guerra" está muito além disto. São culturas completamente diferentes. A Microsoft tende a centralizar e a Google tende a expandir. Quem ganha com isso somos nós.
Hoje posso desenvolver um site em .Net (Microsoft) e usar as API´s das ferramentas do Google com bibliotecas criadas pela própria Google para o .Net. Criar meus documentos no velho conhecido Word e depois visualizá-los no Google Docs, ou vice-versa. Tenho a opção de usar o mais conveniente. E é isso, todos nós temos o direito de optar. Não está feliz com a Microsoft, tem medo de se tornar puxa-saco do google? Que venha o Firefox. Não quer fazer parte da turma open-source, vamos usar o Mac. Nada disso te agradou? Então estuda e crie a sua própria revolução.
Esta discussão não deveria ter sido diminuída à esta pseudo-rivalidade de usuários e sim à crise de segurança pela qual estamos passando.
A primeira ofensiva da Google após os ataques não foi contra a Microsoft e sim ao Governo Chinês.
A Microsoft teve que se virar nos 30 pra resolver o quanto antes esta falha de segurança no IE6 pois muitas empresas ainda o usam como navegador padrão.
Na minha opnião este tema não trata apenas de segurança de TI mas sim de segurança mundial. A questão não é se a Google é maior monópolio que a Microsoft, ambas agem de acordo com as regras do mercado atual. A questão é se o que a China faz ou fez é ético fronte a nação mundial que é a Internet.
enviado por: Paulo Silva Kaneko em 01/02/2010 - 20:06 -
Isso pra mim não é novidade, pois eu já venho adotando este proceder em todos sites que crio para meus clientes. Nenhum deles roda em IE6 devido justamente à falta de segurança. Se quiserem ver um exemplo tentem entrar pelo IE6 neste site www.grupoalpha6.com.br, e verão que não é permitido, tem de atualizar...!
enviado por: Marcos R Lima em 01/02/2010 - 14:14 -
Começa assim, tira o suporte ao IE6, daqui a pouco ao IE7 e 8. Daqui a pouco, até o Windows vai ser hostilizado pelas soluções Google...kkk
Isso sim vai ser um Furia de Titãs legal de se ver.
enviado por: Leonardo Akira Kiam em 01/02/2010 - 13:27 -
Ai Ronaldo Santana Ramires, A maioria das pessoas que migram de Browser não é porque não usaram o IE é sim porque usaram é necessitaram de algo a mais, pois a web 2.0 está ai e a Microsoft continua para no tempo em relação ao IE, O não ruim e sim atrasado não evoluiu e isso até um usuário novato é capaz de notar
enviado por: Fabio da Silva Lima em 01/02/2010 - 13:15 -
Quanta discussão só porque a Google não vai mais permitir que o IE6 funcione em parte de suas aplicações. O IE6 continuara funcionando e existem outros aplicativos online que realizam as mesmas funções do Google Docs, etc. Quanto mais, buscadores é o que não faltam.
enviado por: Caio Lima em 01/02/2010 - 12:18 -
So na marra p corrigir essa gente lerda que não gosta de atualizar nada.
enviado por: Luís Alberto em 01/02/2010 - 12:11 -
Ahhhhhhhhhhh.... Aleluia! Mais um grande golpe no IE6. Viva ao Css! =] byebye Ie6.
enviado por: Diego Falcão Ferreira em 01/02/2010 - 11:21 -
IE6 deveria ter sido extindo a tempos. Quando criamos site muitas vezes entra em conflito com o IE6, é um saco! Morte a IE6! O pior que muita gente não atualiza para a versão nova, ou troca de navegador.
enviado por: Marcos Melo em 01/02/2010 - 10:41 -
O Google está apenas criando uma defesa contra novos ataques. Também sou desenvolvedor.
O IE6 está muito desatualizado quanto aos padrões web. Porém muitas pessoas tem dificuldade em mudar de navegador devido alguns sites serem desenvolvidos para o IE e não conforme os padrões web.
enviado por: Leandro Chaves em 01/02/2010 - 10:16 -
" Sou desenvolvedor, e já fais tempo que não do mais suporte ao IE6
" Se desenvolver tão bem quanto escreve, deve passar fome...
enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 01/02/2010 - 10:02 -
" É o fim do Google. Ou o começo do fim. Wave foi o primeiro passo em direção ao buraco. Nexus foi o segundo. Banir IE6 é o passo definitivo. " enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 30/01/2010 - 12:24
Wave foi fail sim... mais idai ? não perderam nadinha com isso...
mais Nexus não foi, pelo menos até onde eu sei...
não é o fim, muito menos o começo do fim, é apenas o começo do futuro...
Sou desenvolvedor, e já fais tempo que não do mais suporte ao IE6
enviado por: fabricio augusto soares silva em 01/02/2010 - 09:41 -
Pois é Jefer, monopólio nenhum presta mesmo. Toda empresa (principalmente as norte americanas) que chega em posto semelhante abusa da força que tem, é um maior crônico da cultura de negócio deles.
enviado por: Marcos Oliveira em 01/02/2010 - 09:33 -
Morte ao IE6 !!! \o/
enviado por: Marcos Oliveira em 01/02/2010 - 09:28 -
Não tenho gostado da postura do google ultimamente...não mesmo.
enviado por: Jefer em 01/02/2010 - 09:19 -
sinceramente não sei porque as pessoas insistem em nao evoluir... ficar no Ie6 e uma grande burrice da humanidade ,, eu particularmete uso o chrome eu gosto dele da interface e da simplicidade de ser usado até hoje nao tive problemas com compatibilidades de páginas. E queria pedir ajuda para que entendesse um pouco mais de tudo isso que esta acontecendo, sou leigo no assunto e queria me interar mais nas novidades de mercado o porque a google faz isso os prós e os contras; Se alguem está com vontade de me explicar ficarei grato. Entre em contato
matheuscapano@hotmail.com
desde já grato
enviado por: matheus de oliveira capano em 01/02/2010 - 04:40 -
Aguardando a resposta da M$ a google!!Kkkkkkkkkkkkkkk
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 01/02/2010 - 02:46 -
Quem tem ki fazer os Burruarios a atualizar e a M$ e naoo a google..
Vai coloca o dedinho no ... do vizinho que acaba levando chumbo na asa!!
Se a m$ nao aposentou o Ie6 algum motivo tem ne...e naoo seria uma google que iria desbancar ele..
Povin idiota,a que o ie6 e ruim,nao presta,e uma bosta e nanana e blah blah blah..Entaum muda todo mundo pro chorme,quem sabe e a solução de todos os problemas ne
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 01/02/2010 - 02:45 -
A google faz esse anuncioo ai loguin a M$ coloca as unhas pra fora tbm..
Meu sonho e os produtos MS nao suportar no chorme.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
A google mal estabilizou no mercado e ta rosnando já pras gigantes??heeeee vai sobra e pra google skuta só!!!
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 01/02/2010 - 02:41 -
volteiii genteeee,eu tava de ferias
enviado por: Eliezer Campos Miranda em 01/02/2010 - 02:35 -
A questão seria... Pq o que roda no IE6, não roda no IE7 e/ou IE8???!
Qual é a bronca? Se um software, principalmente browser, bastante utilizado, deveria sofrer atualizações para rodar coisas novas, e ainda suportar tudo que tinha nas versões anteriores... Não é essa a lógica? As vezes estamos "presos" nessas atualizações ou que não suporta as antigas simlesmente pq não temos o que fazer... Não posso mudar o Detran (por exemplo) e fazer com que ele deixe o IE6, está fora dos meus limites... Acho que o Google só está dando aquele aviso clássico em rodapé de páginas: "Esse site funcionará melhor em 800x600 e no IE acima do da versão 3.0"... Não vejo o pq a celeuma, só acho que assim dessa forma como se está publicando é meio queimação de filme, da Google no caso.
enviado por: Overbits Technology em 01/02/2010 - 01:17 -
"Se nem usam o IE por que reclaman tanto ???? Será que não usam mesmo ???"
Tem gente que trabalha com desenvolvimento, tem outras que são administradores de rede que sofre com virus que vem graças ao IE6... nem todos são meros usuários. Essas pessoas tem todo o direito de dizer que o IE6 está atrasando o desenvolvimento do mundo, e o Google faz bem de suspender o suporte a esse navegador.
enviado por: Zero Cool em 31/01/2010 - 22:52 -
Fala, Túlio! Não falei do artigo em si, e sim de alguns comentários que li, entendeu?
Abraços || http://lsmagalhaes.blogspot.com
enviado por: Lucas Sampaio em 31/01/2010 - 16:57 -
@Lucas Sampaio, nõa viaja velho! Aonde no texto você viu banir o IE 7 e 8? Isso se aplica ao IE 6 apenas, e para navegadores que tem suporte descontinuados.
enviado por: Túlio Marco A da Silva em 31/01/2010 - 16:02 -
Concordo que se deva banir o IE6, tanto pelo caso da compatibilidade, quanto dos recursos e da segurança. Agora, daí a banir o IE7 ou IE8 é puro preconceito. Pessoalmente, não gosto do browser por conta de seu recurso de abas e favoritos, que eu considero um pouco inferior ao FF3.6, mas não há como negar que o navegador agora está à altura dos demais concorrentes (falo do ponto de vista de usuário, não de desenvolvedor). Outro detalhe: banir também as versões 7 e 8 é um puro tiro no pé para o Google. Quanto a empresas que desenvolvem aplicações específicas para IE6, já passou da hora de evoluir. Não consigo compreender porque ainda usam este sistema obsoleto em recursos, enquanto temos várias outras opções mais atuais e estáveis, tanto da Microsoft como não. || http://lsmagalhaes.blogspot.com
enviado por: Lucas Sampaio em 31/01/2010 - 15:11 -
É... A página do Detran aqui só roda em IE6, atualizei todos os micros da rede para IE8 e me dei mal, mas acabei descobrindo que roda no Opera atualizado sem problemas nenhum, fica até mais rápido... Gosto do Firefox mas sei que não é 100% para todos os sites... Profissional em informática tem que estar atento a isso e não ficar só criticando, pq como disse antes nem tudo funciona 100% da maneira que queremos.
enviado por: Overbits Technology em 31/01/2010 - 15:09 -
O grau de infantilidade nas pessoas que "atacam" o IE ou a MS é tamanho, que chega a dar nojo. Coisa de criança mesmo. Falar em "matar", "banir", "jurassico", ora isso é coisa dos tempos de criança na escola que falava : "meu pai é mais forte do que o seu". Quem vai determinar uma coisa ou outra é a mão invisivel do mercado, não um bando de bebes chorões. Se nem usam o IE por que reclaman tanto ???? Será que não usam mesmo ???
enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 31/01/2010 - 12:26 -
Também concordo com o Lucas, e acho que o Google deveria ter começado assim:
“A web evoluiu nos últimos dez anos, e o IE quase nada, então não rodaremos nossos aplicativos nesse brotosauro” usem o Chrome ou Firefox mas isso não !!!
www.infomdi.com.br
enviado por: Fabio da Silva Lima em 30/01/2010 - 21:24 -
É o fim do Google. Tão bem financeiramente que os sócios estão vendendo as ações. É o primeiro passo de uma empresa a beira de quebrar.
enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 30/01/2010 - 18:09 -
Concordo Lucas. O Google deve matar o Internet Équis Plorer. Que o Internet Équis Plorer têm todas as doenças!
enviado por: Fábïö em 30/01/2010 - 18:08 -
Eu acho que já está na hora de sepultar o IE6. Se há empresas que ainda precisam do IE6, o problema é delas. Eu uso XP até hoje, beleza, eu estou COMPLETAMENTE errado, eu tenho de arcar com as consequências. Se amanhã ou depois a aplicação que eu precisar não for mais compatível com XP, o problema é meu. Eu sou exceção e o mundo não pode parar por causa do meu umbigo. A mesma coisa ocorreu com o Windows 98 e o Windows 3.1/3.11, ninguém queria largar, mas chegou uma hora que nada funcionava neles, então, mesmo que a pessoa tivesse um piripaque, teria de atualizar o sistema e o computador. As empresas que ainda tem sua base de IE6 tem de ter consciência que pode demorar 1 ano, 2, 5, não importa, quanto mais demorarem a mudar, mais problemas terão. Morte ao IE6!!!!
enviado por: Rodrigo Melo em 30/01/2010 - 17:28 -
O Google deveria bloquear TODAS as versões do IE :)
enviado por: Lucas S em 30/01/2010 - 17:20 -
O IE8 é lento demais. Eu uso o Firefox e às vezes preciso usar o IE. Qndo se aperta Ctrl+T dá a impressão q o pc travou. Realmente meu equipamento não é dos melhores, mas eu navego no FF bem mais rápido (mesmo ele estando com 11 extensões).
enviado por: Geraldo Lins em 30/01/2010 - 15:36 -
Olha... tudo bem que o IE6, está de certa forma obsoleto. Mas a Microsoft assumiu o compromisso de suportá-lo até 2014, ainda no início de seu ciclo de vida e o Google deveria respeitar essa decisão. Até porque, existem inúmeras empresas que dependem de um sistema estável voltado a um navegador e uma versão específica, e o IE6 é parte de desse sistema em muitos casos. Atualizar, testar, e tornar todo um sistema estável com uma nova versão de um navegador, custa tempo e dinheiro, e não é algo simples, como para um usuário doméstico.
Quanto à pessoas dizendo que o IE 8 é ruim, penso que é puro preconceito e falta de informação. Essa versão está a altura de todos os navegadores atuais e atende muito bem as necessidades de que o usa.
O que o Google está fazendo é um jogo, para prejudicar a concorrência na esperança que as pessoas mudem para o Google Chrome. Só isso.
enviado por: Fábio Rodrigo Moser em 30/01/2010 - 13:07 -
dizem que o IE é ruim, mas é incrível quando não abre os sites aqui no opera ou chrome, o IE é a salvação.
enviado por: mozart rozendo melo em 30/01/2010 - 13:02 -
Leandro G. de Sá, também desenvolvo sites e passo por todos os problemas que você relatou, mas aprendi um truque simples para minimizar os hacks. Desenvolver todo o CSS e Javascript para rodar no IE6. Faz-se o layout, testa-se todo no IE6 e depois vê nos outros navegadores. Depois que comecei a fazer isto, nunca mais precisei usar hacks, nem para IE, nem para os outros. A única coisa que eu uso é uma correção para canal alfa do PNG para IE6. A W3C não consegue se impor, principalmente à Microsoft, eu não perco tempo tentando obedecê-la. Cada fabricante de navegador faz o que quer. O importante, na minha opinião, é tornar o site visualizável à maior parte do seu público-alvo e infelizmente, no Brasil ainda há muito IE6, para nossa decepção.
enviado por: Rodrigo Melo em 30/01/2010 - 12:54 -
ainda bem que vão banir esse IE6,poderia ir mais longe e banir o 7 e o 8 também,incrível mesmo é ver pessoa defender esse navegador vagabundo e ultrapassado...
enviado por: SandroSFC em 30/01/2010 - 12:48 -
Ué, baseado em que é um passo definitivo pro FIM DO GOOGLE? O Google nunca esteve tão bem financeiramente, tem grana pra se meter na besteira que quiser e se não der certo, não faz diferença alguma. O IE já deveria ter sumido há muito tempo, mas a M$ demorou 6 anos pra fazer o sucessor. Não que o IE fosse tão avançado, mas que eles ficaram parados mesmo. Tem mais é que banir mesmo. E por fim, estão banindo o IE 6 do Google DOCS e Google Sites (páginas grátis), que como sabemos é um troço que poucos usam. O buscador, que ainda é a grande fonte de renda do Google permanece com suporte a ele e até mesmo ao IE 5.5. É como a Microsoft, fez a porcaria do Vista, não foi bem, e por ter hegemonia de mercado, fez o Windows 7 e recuperou sua reputação. O Google pode se dar ao luxo de cometer erros e fazer novas tentativas, desde que não sejam erros no seu buscador.
enviado por: Rodrigo Melo em 30/01/2010 - 12:43 -
Fim do Google? Não concordo! É pura ignorância continuar usando IE6. Alias, pq usar o IE6? Seria pq ele tem um "ótimo" desempenho? Creio, e afirmo com toda certeza q não! A pior coisa q existe, é qndo vc termina de desenvolver um site, dentro de todas as regras da W3C, ou seja com código válido, em todos navegadores funciona, e qndo vai testar no IE6, vem a surpresa, é necessário criar inúmeros hacks CSS para corrigir, ou melhor dizendo, adaptar ao navegador obsoleto. O Wave não foi um tiro na água, mas uma ferramenta q ninguém sabe pra q serve, porem, a estrutura é interessante. O Nexus, segundo passo? Onde? Qndo? PQ? Banir o IE6 é forçar os usuários a trocar de navegador, não pq o Google tem o Chrome, mas sim, para minimizar tantas incompatibilidades.
Essa é minha opinião! Parabéns pela iniciativa Google!
enviado por: Leandro G. de Sá em 30/01/2010 - 12:41 -
É o fim do Google. Ou o começo do fim. Wave foi o primeiro passo em direção ao buraco. Nexus foi o segundo. Banir IE6 é o passo definitivo.
enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 30/01/2010 - 12:24 -
Muito boa essa iniciativa. O IEca já devia ter sido banido hà muito mais tempo. Agora já dá pra pensar CSS nos layout sem a necessidade dos hakers. Valeu!
enviado por: Marcos Vieira dos Santos em 30/01/2010 - 11:53 -
Parabens Google! Espero que todos que foram prejudicados por esse ataque apóiem esse boicote ao jurássico IE 6.
enviado por: Marcus Winicius de Oliveira em 30/01/2010 - 11:48





