Google fotografa Rio e SP para Street View

Por Paula Rothman e Felipe Zmoginski, de INFO Online
• segunda, 04 de janeiro de 2010
Divulgação
Este carro vai rodar pelas avenidas Paulista e Atlântica

SÃO PAULO - O Google vai iniciar, esta semana, o trabalho fotográfico para registrar imagens das ruas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Marcelo Quintella, gerente de produto do Google no Brasil, vinte carros Fiat Stilo vão circular pelas ruas de São Paulo ao longo das próximas semanas para registrar cenas de ruas, prédios e calçadas.

Quintella explica que o mapa de São Paulo foi dividido em 20 regiões e, cada uma, será coberta por um veículo específico. Já o Rio de Janeiro conta conta com 10 veículos, também cedidos pela Fiat na parceria com o Google.

Os carros chegam às ruas com 80 quilos de equipamentos, incluindo oito câmeras horizontais apontadas para registrar desde a calçada até fachadas de casas e prédios, além de uma nona câmera aponta para o céu. Os veículos foram adaptados por engenheiros da montadora e do Google para integrar sistemas como o GPS e o odômetro.

Quintella evitou fazer previsões para a conclusão do trabalho fotográfico nas duas maiores cidades do país. Afinal, o trabalho depende de fatores climáticos e do trânsito nas regiões a serem fotografadas. Em dias de chuva ou de trânsito muito ruim, por exemplo, os carros do Google não rodam.

O trabalho que será iniciado esta semana no Rio e em São Paulo já foi feito em Belo Horizonte. Na capital mineira, cinco carros do Google levaram menos de um mês para fotografar toda a cidade.

Agora, o Google estima que precisará de mais dois ou três meses para fazer a edição do material. A disponibilização online, no entanto, não tem data marcada, pois a ideia é lançar Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro juntas.

Comentários

///

Últimos downloads

///