Google está falhando em buscas, diz Facebook

Por Vinicius Aguiari, de INFO Online
• terça, 25 de outubro de 2011
Getty Images
Para o diretor de Plataforma da rede social, resultados de buscas devem levar em conta indicações dos usuários

São Paulo – Para o diretor de plataformas do Facebook, Ethan Beard, o Google e outros sites de busca estão falhando ao não entregarem para os usuários o que eles procuram.

Segundo Beard, os resultados das buscas precisam levar em conta os fatores sociais de indicação e compartilhamento dos usuários. Porém “um embate entre Google e Facebook nesse sentido não seria interessante para as empresas, apesar de beneficiar o usuário”. As afirmações foram feitas ao jornal britânico The Telegraph.

Beard está em Londres para apresentar aos desenvolvedores britânicos as novas funcionalidades do Facebook, que serão incorporadas ao modelo Timeline de exibição dos perfils. Os novos perfis devem entrar no ar durante o mês de novembro.

Para o executivo, os sites de busca devem entregar seus resultados baseados nas indicações dos contatos dos usuários, que são suas fontes mais confiáveis. “Antes da internet, você pedia indicação as pessoas. Então veio o e-commerce e soluções como a Amazon. Elas são eficazes, mas não possuem indicações pessoais. Os algoritmos foram forçados a fazer um monte de coisas para as quais eles não foram desenvolvidos”, diz ele.

Desde que adotou o botão +1, o Google tem tentado tornar seus resultados mais sociais, porém ainda esbarra na baixa popularidade da funcionalidade. Ao mesmo tempo, o baixo engajamento dos cerca de 40 milhões de usuários do Google+ não contribui para tornar os resultados das buscas mais “humanos”.

Por sua vez, apesar de contar com cerca de 800 milhões de usuários engajados, o Facebook não possui um mecanismo de busca, e repassa as informações de seus usuários ao Bing, da Microsoft. 
 

Comentários

///

Últimos downloads

///