Internet
Estudante revela exposição sofrida na web
Cauã Taborda, de INFO Online Terça-feira, 01 de fevereiro de 2011 - 21h11Arquivo pessoal |
![]() |
SÃO PAULO - Naína Yamasaki, uma estudante de 21 anos sentiu o lado cruel da internet quando um vídeo no qual mantinha relações sexuais com seu namorado vazou.
A agressividade dos acontecimentos fez Naína largar a faculdade e apostar em horizontes estrangeiros. Com muita garra ela decide, dois anos depois, pela primeira vez contar como se sentiu e apresentar os problemas que vive, neste caso que representa como somos frágeis e desprovidos de proteção na web.
Em 2008, a estudante de publicidade e propaganda Naína estava no ápice dos seus 19 anos. Ela já nem se lembrava de um vídeo, feito com seu namorado quanto tinha 16 anos, nem mesmo imaginava que poderia ter sua imagem explorada, invadida e agredida por aqueles que considerava próximos. “Fiquei uma semana sem dormir, sem comer, sem sair de casa que não fosse para ver a advogada”, lembra Naína com pesar sobre o incidente que lhe afeta até hoje.
O vídeo gravado, aquele que Naína esqueceu de excluir de seu computador, de alguma maneira chegou à faculdade. “Depois de um tempo meus amigos me contaram que todos na faculdade estavam vendo o vídeo. Havia baderna no C.A [centro acadêmico] e no D.A., as pessoas trocavam pendrives”. Mas o pior foi quando Naína sentiu a velocidade cruel da rede. Com buscas no Google sobre ela própria e sua mãe, Tizuka Yamasaki (Gaijin - Ama-me como sou, Lua de Cristal entre outros) descobriu que o vídeo estava se espalhando em blogs, sites e suprimindo qualquer outro resultado, inclusive notícias e informações de trabalho.
“Meu scrapbook estava cheio de mensagens maldosas de gente que eu não conhecia. Um monte de homens me adicionando. Digitei meu nome na busca do Orkut e vi dezenas de comunidades divulgando o vídeo, o link do meu perfil na rede, no Facebook, o Fotolog de quando eu tinha 15 anos, meu telefone, meu celular, meu endereço e falando que a garota do vídeo era filha de uma cineasta famosa”.
Em 2008, em meados de outubro e nos meses seguintes, podemos constatar a explosão do assunto no Google Trends, mas como é de costume na web, o assunto esfriou rapidamente. “As pessoas consideram esse tipo de crime banal, pois em um ou dois anos todo mundo esquece por que outras vitimas são expostas, mas não fazem ideia de como muda completamente a vida de alguém”.
Últimas notícias de Internet
25/05/2012 - 00h41 - Vídeo: PC Siqueira invade o INFONews
25/05/2012 - 00h15 - Os 10 personagens mais nerds dos games
24/05/2012 - 22h41 - Veja os comentários de grandes nerds sobre Douglas Adams
24/05/2012 - 22h39 - Saiba por que o dia 25 é o dia da toalha
24/05/2012 - 22h35 - Dia da toalha: veja nosso "onde está Wally" geek
-
Thiago Henrique • 08/02/2011 - 14:04
Da próxima vez, não filme nem fotos... (3) Aqui aconteceu a mesma coisa, ela até mudou de cidade..
-
Igor da C. M. Belchior da Cunha • 07/02/2011 - 19:04
Até que ela dá pro gasto.
-
Cristina Nascimento • 07/02/2011 - 10:11
É mto fácil criticar qndo naum se passa o mesmo q ela passou. Eu vivi uma situação semelhante no final dos anos 80, eu, a adolescente pobre e feia, gamei pelo bonitinho da classe, só q o q ele keria era me usar e contar pra classe toda, afinal ele namorava a bonitinha e filhinha de papai da classe. Acabei com a fama de "kebra galho" dos mulekes e qual naum foi meu desespero qndo fui flagrada na casa de um. Qndo se é adolescente se faz mta besteira e dpois é q se v as consequencias. E como q eu iria dizer pros meus pais o real motivo de eu naum kerer mais ir pra escola? Se falasse naum seria como essa aí q a mãe passou a mão na cabeça naum, e como a maioria faz com os filhos, se eu contasse era surra mesmo e castigo dpois. Tive q engolir tudo calada: as chacotas, as gozações, foram uns 4 ou 5 anos de agonia, tive alguns descanços mas vez ou outra me lembravam dessas coisas até q eu saí do colégio em 91, voltando a estudar a noite em 93, aí tudo passou. Oje eu, a patinha feia do colégio, continuo solteira, infelizmente e estranhamente pra alguns, e com as mesmas medidas de qndo era adolescente, sem filhos, livre leve e solta, e as dondocas do colegio estão gordas e com filhos. O Príncipe Encantado virou um sapo feio e gordo, com filhos tb, e naum casou com akela q ele namorava nos tempos de colégio naum. A justiça foi feita, ninguem mas me axa uma P.!
-
Paulo Sergio • 04/02/2011 - 22:26
Infelizmente, vemos sempre essa estória: "ô, coitada... teve seu vídeo divulgado na internet!". Bom, vamos pensar um pouco: ela tinha 16 anos, e não se fala na idade do namorado (bem provável ser maior, por isso o silêncio). Fazer sexo é como usar drogas. É bom, mas tem riscos e em muitos casos, vicia. Quem diz que usar drogas é ruim, é desinformado. Ninguém usa algo ruim. Agora, as consequências, essas sim, são desastrosas! Os adolescentes estão cada vez mais precoces em relação ao sexo e, infelizmente, tende-se a transformar em legal uma coisa que é moral e familiar: a educação para o sexo. Se essa jovem tivesse, no mínimo, a responsabilidade de não guardar o vídeo no computador, não teria passado por isso, pra começar. Aliás, se não tivesse sequer feito o vídeo, também não teria passado por isso. Fico me perguntando: qual o objetivo de registrar um momento tão íntimo e jogar no pc, hoje em dia cada vez mais compartilhado, mesmo o pessoal? Um clique errado e lá se vai tudo pra Web. E onde está a memória dessa juventude? Ou será que sexo, agora, não tem mais emoção, só diversão? Infelizmente, o que está faltando, em toda essa situação (gravação, armazenagem, roubo, publicação) é a presença da família como educadora das crianças e jovens, onde os pais passam a seus filhos os valores que levarão para a sociedade. Quantos dos que foram "expostos" (não digo ser o caso aqui) não estiveram, em algum momento, divertindo-se com a "exposição" de outros? Então, valorizar a si mesmo, em primeiro lugar, e respeitar o sexo como o momento mais íntimo entre duas pessoas, é o que se faz urgente difundir. O restante vem por consequência.
-
Igor da C. M. Belchior da Cunha • 04/02/2011 - 09:12
@Felipe Zmoginski, sites de buscas tem como propósito encontrar o que está por ai, parece óbvio, mas muita gente não entende o conceito. Se o conteúdo está na internet é dever do site de busca indexar o conteúdo e é responsabilidade daquele que disponibiliza ou busca o material, assumir a responsabilidade sobre a sua pesquisa e o que será feito com o que foi encontrado.
-
Laércio Carvalho Silva • 02/02/2011 - 21:36
A minha opnião você é responsável pelo que você faz video, podcast, fotografia ou qualquer outra forma de manifestação de pensamento ou demonstrações de sentimento. ________________________________________________________________________________ ______ Se fêz algo que é pra ser segredo e que possa ser difamatório essa pessoa é total responsável por proteger qualquer que seja a mídia. Se alguém divulgou o processo cai diretamente em todos aqueles que fizerem isso sem a autorização. _______________________________________________________________________________ Se alguém um dia reproduzi-se, ilegalmente, minhas canções apartir de uma K7(Algo antigo) eu não processaria a Sony e a BASF por causa que foram nos aparelhos dessas marcas. Vou processar o "fulano" que começou e as outras pessoas que copiaram. Essa é a lógica. Por isso eu não iría mandar uma carta ao governo dos EUA e processar o criador da Internet por causa dessa possibilidade de espalhar conteúdo. _______________________________________________________________________________ Quanto aos indexadores de páginas, Google por exemplo, realmente é muito complicado remover as palavras e isso acabar prejudicando outras pessoas de nomes semelhantes e que precisam, de alguma forma, aparecer na internet. Eu tenho certeza que se fosse possível o Google o faría. _______________________________________________________________________________ Por isso pra mim a internet tem que continuar livre. Se hoje em dia alguém tiver algo a esconder: Esconda bem! Ou nem faça por onde.
-
Felipe Zmoginski • 02/02/2011 - 21:01
Amigos, O calor dos comentários pede algumas explicações. No meu ponto de vista, a função do jornalismo não é colocar os fatos debaixo do tapete.A matéria cumpre boa tarefa ao relembrar o caso e voltar ao debate sobre privacidade na web. O texto do Cauã busca refletir se os mecanismos de busca agem corretamente ao indexar resultados muitas vezes ofensivos ou difamatórios. Num momento em que tramitam no Congresso projetos que prevêem regular a internet, é positivo debater o atual estágio de proteção que os usuários brasileiros possuem na web. Nesse sentido, o depoimento corajoso de Naína à INFO contribui para evitar que, no futuro, outras pessoas passem pelas mesmas dificuldades. Não é nosso objetivo fazer juízo de valor sobre o comportamento íntimo das pessoas. Particularmente, não me parece de inadequado que alguém faça registro de suas intimidades. O que queremos discutir é: uma vez que esses dados foram furtados e jogados na web, eles devem ser indexados em buscas? Ou a pessoa que se sente vítima de ofensas tem o direito de pedir aos buscados que exclua tal resultado?
-
Eder Henrique V. Ribeiro • 02/02/2011 - 19:48
Da próxima vez, não filme. (2)
-
Fred Prateado • 02/02/2011 - 18:59
Pior é ver que em determiandos momentos, é ela mesma quem esta filmando...e a carinha de de felicidade dela? rs
-
Allyson Caetano • 02/02/2011 - 16:56
Em primeiro lugar pra mim ela não deveria ter deixado gravar........
-
carlos leonardo • 02/02/2011 - 15:52
@alexandre melo : cara vc disse tudo ! se quer evitar isso apenas nao filme
-
Cleidson Teixeira Vinhas • 02/02/2011 - 15:14
@Helcio Hirao - É, mas se roubarem o meu dinheiro só vou ficar um pouco mais pobre. Só que essa menina tinha que ter a consciência que se roubassem o computador ou os arquivos esse vídeo vazaria. Quem aqui nunca fimou ou fotografou algo do gênero? O problema não é filmar,é sim deixar assim solto. Meus arquivos estão salvos no e-mail com pasta zipada com senha.
-
João Antônio Silva de Araújo • 02/02/2011 - 15:10
A questão maior não é o video ter vazado, mas como as pessoas ainda abordam assuntos como sexo na adolescência. há um tabu a ser quebrado!
-
Helcio Hirao • 02/02/2011 - 15:00
Poxa, não acredito nesses comentários. Quer dizer que a menina é culpada por ter feito o vídeo, em primeiro lugar? Quem invadiu o computador e vazou o vídeo não tem culpa, é isso? Então, pela lógica de vocês, o assaltante não tem culpa, o culpado é você porque tem dinheiro, é isso? -- Oh, roubaram o meu carro! -- Bem feito, quem mandou ter carro!, é isso? Então, o músico, o cineasta, o programador que teveram sua canção, seu filme, seu software pirateados são os culpados porque fizeram uma música, um filme ou um joguinho, é isso? Se o vídeo da menina estava guardado no computador dela, é dela. Vocês não guardam o SEU dinheiro em SUA carteira que fica em SEU bolso? De quem é o dinheiro? Seu ou de quem for esperto para botar a mão levar? Duvido que alguém diga: "Ah, tudo bem, a culpa é minha porque não guardei o dinheiro dentro do sapato, o ladrão foi mais esperto e ele merece". Outra coisa: quem nunca teve 14, 15, 16 anos e fez m3rd4? Alguns ainda continuam fazendo...
-
Laércio Carvalho Silva • 02/02/2011 - 14:53
Peço desculpa como eu escrevi. Muitas vezes faço isso com muita pressa de passar a mensagem e acabei não prestando a atenção a erros gramaticais ou até ausência de algumas palavras.
-
Laércio Carvalho Silva • 02/02/2011 - 14:46
Eu não vejo nenhum problema ela ter se filmado fazendo sexo. _________________________________________________________________________ ___ Gente sexo é lindo é pra se ver mesmo. Ela podia muito bem está filmando agora e na posteridade se assistir por recordação, assim como você tira fotos de si, afinal quando ela envelhecer mais vai querer se assistir. E ela tivesse casado com pessoa que ela fez sexo? Qual o problema? ___________________________________________________________________________ Ela foi negligente. Pois de alguma forma ela facilitou o acesso desse arquivo e alguém conseguiu ver, copiar e disponibilizar. E essa pessoa que fez isso é a total irresponsável. Hoje em dia existe criptografia e outras artimanhas para quem quer dificultar o acesso a determinado dado que acaba não valendo o esforço alguém ir atrás de cometer o crime dessa disponibilização não autorizada. Quer ter algo secreto que possa ser constrangedor? Cuide muito bem aonde isso deverá ficar! ____________________________________________________________________________ A tecnologia está aí para ser usada e não dá pra responsabilizar sempre o meio de comunicação por causa disso. Tendo em vista a facilidade de se copiar e mudar a rota de qualquer conteúdo de forma tão fácil. Por isso vai ter gente reclamando da internet por várias coisas e a culpa, diretamente, não é dela e sim da pessoa que não tomou tais precauções. __________________________________________________________________________ Acho também uma tolice das pessoas que viram o video, que muitas vezes são adultos, ficarem apontando pra garota e discriminando-a pelo que ela fez. Particularmente, não conheço e não tenho amizade com nenhuma prostituta. Mas sei que muitos me discriminariam e discriminariam qualquer pessoa que tivesse essas relações com elas. Nessas horas é que eu vejo que muitos pensam com a "cabeça" de baixo e tem "esperma" na cabeça de cima. Ela acaba sendo como se fosse uma Maria Madalena e mesmo com lições antigas, ainda que você não seja religioso, e ainda assim não aprendem. Se hoje eu não tenho nenhuma amiga ou até amigo que faça atos como esses que envergonham muita gente na sociedade é porque não frequento os mesmos lugares que favorecem a isso. Por isso penso que a atitude foi corretíssima da empresa que a contratou em NY. Pois a mesma poderia ter atributos que acrescentariam na empresa, como a honestidade por exemplo, e que isso sim seria relevante. ___________________________________________________________________________ Agora aí vai uma SUGESTÃO PARA A INFO: Bem que vocês poderiam ter preservado o nome dela. Tudo bem ela mora em NY mas se ela um dia quisesse voltar? Técnicas de SEO: O site de vocês tem relevância para o Google e outros sites de buscas. Voltar com o nome dela aqui é mais uma forma de o nome dela passar mais e mais tempos com o nome dela voltado a pornografia. A história é bacana. Eu compreenderia do mesmo jeito a notícia e vocês podia perfeitamente escrever que o nome dela está sendo preservado _____________________________________________________________________________ Presto minhas solidariedades a essa garota.
-
Carlos Radamés Viana Vieira • 02/02/2011 - 14:05
Essa garota era tão sem noção e ainda continua sem noção. Pra quê ainda tocar no assunto, quantas pessoas já tiveram vídeos publicados na net e mesmo assim não fazem todo esse escandalo. Foi querer começar cedo na vida e dar uma de atriz pornô, taí no que dá. Transar todo mundo transa, gravar vídeo muitos fazem, inclusive eu, mas os que ainda tenho estão bem guardados, criptografados, longe da net e nem a PF pode achá-los. Se não foi ela mesmo que vazou o vídeo, com certeza foi um amigo muito próximo que ela mesmo fez questão de mostrar o vídeo, aí foi só passar no micro e baixar. Ela não é tão vítima assim...
-
Marcus • 02/02/2011 - 13:53
"repleto de pessoas que foram muito cruéis comigo e que parecem precisar de sofrimento alheio para se sentirem felizes e superiores" Prova disso são os comentários dos leitores aqui. Um absurdo mesmo. Triste.
-
Alexandre Melo • 02/02/2011 - 13:28
Da próxima vez, não filme.
-
Danilo Oliveira Santos • 02/02/2011 - 12:26
Ela já foi tão exposta que reconheceu que talvez algumas pessoas a mais vendo o video não iria fazer tanta diferença, o mais importante seria divulgar o sofrimento passado, porém eu escolheria nunca mais falar do assunto se fosse o meu caso. Aliás como a internet representa a sociedade e é extremamente machista, hein. Qual o nome do namorado dela? Para ele deve ter sido um troféu.
-
Moises Augusto • 02/02/2011 - 12:10
UUUU... A Info tem que contratar alguém de segurança da informação para ler as matérias. Seus jornalistas não conhecem o termo "privacidade". Nossa... voltou o assunto da JAPA.
-
Vinicios Campos de Oliveira • 02/02/2011 - 11:54
Ah para vai... se não quer sua imagem exposta não fazia o video, não segurava a camera olhando pro espelho, fala sério... vai voltar pro trend topics rapidinho... o google e tenso até hoje não desvinculou ela do banco de dados com a palavra chave certa acha na hora a japa... Para uma revista e site de técnologia expor uma pessoa assim é inaceitavel, poderia ter feito a matéria sem citar nomes, agora ela vai processar a INFO...
-
Felipe Rodrigues • 02/02/2011 - 11:46
Que feio!! "Perdi a leveza da minha personalidade". Clara de passione perde pra essa. Quer dizer que tudo bem transar sendo filmada mas se cair na web fica "meio neurótica"??
-
Virgilio Sousa, Gestor de Comunidades INFO • 02/02/2011 - 11:43
Pessoal, tivemos que deletar e editar alguns comentários. Temos termo de uso do site no link http://info.abril.com.br/noticias/termo-de-compromisso.shtml. Pedimos o respeito de todos os usuários, caso contrário teremos que tomar outras medidas, principalmente em situações de reincidência.;-) Abraços,
-
Jansen Brilhante de Albuquerque • 02/02/2011 - 11:01
Concordo com a Ericah Muller e com a Elisa Garcia, entre quatro paredes vale tudo, inclusive filmar. O que está errado no quadro apresentado são as pessoas que abusam da privacidade alheia e ainda resolvem explorar este acesso indevido. Conheci um cara que tinha orgulho de ter entrado na sala de uma delegada de nossa região e furtado o cartão de memória da máquina fotográfica dela sem ser descoberto. O vídeo e as fotos resultantes deste furto podem não ter bombado na Internet, mas se espalharam de forma bastante rápida por aqui, pois revelava um desprendimento da delegada com relação ao ato sexual que os reprimidos de plantão não estavam a fim de aceitar. O que aconteceu com a delegada? Foi transferida para uma cidade BEM distante. O cara que divulgou as fotos? Anda por aí, livre e sem noção, sem nem um tapa no pulso, afinal de contas, a "culpa" foi dela por ter feito o vídeo em primeiro lugar... E a vida segue, mais ou menos...
-
Marcos Oliveira • 02/02/2011 - 11:00
É o cúmulo da hipocrisia jogar a culpa só em cima dela, as pessoas mostram seu pior lado quando esse tipo de coisa acontece, são cruéis sem justificativa. Um ser humano decente ignoraria um video desses, mas infelizmente a maioria vira psicopata num cenário desses e ainda tentam se justificar.
-
Anderson da Costa Porto • 02/02/2011 - 10:33
Na boa? Ela está estressada à tôa. Poderia simplesment dizer, "Ah, isso aí é um vídeo de quando eu tinha 16 anos, fazendo sexo com meu namorado" e basta! Não precisa ficar nessa nóia toda. Sexo é normal, oras. O dela é apenas um entre milhões de vídeos que estão na Internet.
-
J-Chist • 02/02/2011 - 08:56
"Enquanto tratarmos a web da maneira convencional, sem ferramentas para garantir nossa proteção" E quem tem que garantir a proteção da intimidade não é o próprio dono dessa intimidade? As pessoas são fúteis, irresponsáveis e não respeitam coisa alguma, mas é claro que a culpa é exclusivamente da tecnologia, afinal de contas é a tecnologia que deve formar os valores morais de alguém.
-
Gabriel Santos Reis • 02/02/2011 - 08:30
Posso até estar errado ou sendo maldoso, mas não foi a web ou a internet que fez o vídeo, o maior culpado por esse incidente, foi essa garota de feito esse filme, pra que fazer isso? Aposto que ele deve te mostrado isso para alguém, que acabou roubando, pra que fazer isso? Assim como que fala o que quer ouve o que não quer, quem faz o que quer sofre o que não quer.
-
Eduardo T C • 02/02/2011 - 08:15
Poderiam ter trocado o nome da moça para manter a privacidade. Agora ela volta à tona na internet... Acho q o jornalismo da INFO nao preservou a privacidade dela.
-
Denis Hideo Nagamine • 02/02/2011 - 04:03
É isso mesmo, tem que filmar a transa e "disponibilizar" na internet, por que ? porque vivemos no sec 21 é claro.
-
joao • 02/02/2011 - 02:10
Vai morar no Egito ,lá ninguém está tendo acesso a internet !
-
Ericah Muller • 02/02/2011 - 01:52
Cauã, achei a matéria muito interessante. É importante alertar a molecada que insiste em não aprender com os erro alheios. Realmente é ingenuidade da menina voltar a falar desse assunto, pode chamar mais atenção para o caso que já foi "esquecido". Mas da mesma forma que foi esquecido uma vez, será esquecido de novo, mas dessa vez foi pelo bem, e com seriedade. O que me impressionou foi a sexualidade reprimida desses que aqui comentaram. Cabe a cada um o que fazer ou não em sua intimidade. Se VOCES não se permitem filmar uma transa, provavelmente não devem nem comer de quatro. Se não a mamãe tira a sobremesa né?!
-
Elisa Garcia • 02/02/2011 - 01:49
Não posso dizer se o conteúdo do site já foi melhor, mas posso dizer que a qualidade dos leitores tem caído muito, só lamento! Que papinho é esse galera, século 21 e vocês ai se oprimindo por causa de um video. Outra coisa, tenho certeza que a jovem menina não fez "merda", se vocês têm pelo menos o 1º grau completo sabem ler e entenderam que ela não teve nenhuma intenção de revelar o video. Boa sorte na sua vida menina!
-
Lucas S • 01/02/2011 - 23:57
Hahaha a moça de 16 anos faz merda aí vem a "justiça" tentar censurar a internet. Sei bem onde isso vai parar.
-
Geraldo Lins • 01/02/2011 - 23:21
A juventude dos leitores da Info deve ter sido chata pra ca**te. Que bom que na minha eu zuei muito. E que bom ainda mais por (quase) nada tem registro.
-
Lucas Santos • 01/02/2011 - 23:11
Gostaria de destacar alguns pontos sobre esta reportagem: 1- Graças a Info a garota voltar ao topo nas pesquisas do Google 2- Se a intenção dela era achar que algum dia isso tudo seria esquecido, então ela pensou errado, porque agora muita gente vai pesquisar o vídeo e fazer download, inclusive eu. 3- Ela não pode ser considerada a vitima em nenhum momento, pois ela claramente faz as filmagens segurando a maquina fotografica enquanto o namorado faz todo o serviço pesado. 4- Ela tava adorando aquilo tudo, olha a carinha dela, repararam? Agora segure as consequencias guria
-
Ricardo Maganhati Jr. • 01/02/2011 - 22:56
Só lamento!
-
Ricardo Maganhati Jr. • 01/02/2011 - 22:55
A explicação é simples: Tá querendo aparecer agora e fazer pinta de vítima! Editores da Info: a qualidade do site já foi boa! Ainda bem que temos a revista para nos salvar! Coitado de nós quando o conteúdo impresso deixar de existir! Basta um click e conteúdo sem qualidade será publicado!
-
Diogo Mendes de Souza • 01/02/2011 - 22:19
Af, faz merda e a conseqüência vem em seqüencia e vem reclamar !
-
Denis Hideo Nagamine • 01/02/2011 - 22:09
Compartilho com a opinião acima, ela gravou o vídeo já fez merda por ter feito isso. Outra coisa, esse assunto sendo noticiado pela INFO, com certeza vai ter alguns que vão procurar o nome dela no Google após a leitura.
-
User Normal • 01/02/2011 - 21:57
História pra boi dormir. Quem grava um video que não é pra ser visto? a minha teoria é que ela mesmo vazou o vídeo achando que iria fazer sucesso e viraria atriz pornô. Mas a idéia não funfo.
-
Eder Henrique V. Ribeiro • 01/02/2011 - 21:49
Tinha q ter 16 anos mesmo. Mas que falta de responsabilidade gravar um ato desse. Isso não justifica o comportamento de quem "roubou"o vídeo, mas nada teria acontecido se ela não tivesse gravado seu ato sexual.





30
