Para se Inspirar

Por Kátia Militello
• quarta, 31 de agosto de 2011
DESAFIO ⁄ na cadeira, Leonardo Porto, criador do design para a reportagem sobre crowdsourcing, com Rafael Costa, Victor Caputo, Maurício Moraes e Gustavo Poloni.

De tantas possibilidades que a internet trouxe para a vida das pessoas, talvez a mais impactante seja seu poder de estimular a colaboração. Nesta edição da INFO experimentamos de um modo diferente esse poder. Tudo começou com a ideia de fazer uma reportagem sobre crowdsourcing, modelo de produção que une, por meio da internet, jovens talentos de diversas áreas e empresas que procuram por soluções diferenciadas, seja para criar uma campanha publicitária, um logotipo ou um vídeo.

Para entender a fundo o conceito e ilustrar a reportagem, recorremos ao Zooppa, um site global em que o usuário cria conteúdo específico para um desafio proposto, que, no nosso caso, era o design das oito páginas da reportagem.

Publicamos um briefing do que seria o texto, as fotos a serem usadas, e as especificações gerais do nosso projeto gráfico.

Em duas semanas, 486 designers baixaram as informações e 23 nos enviaram propostas adequadas ao padrão da revista. O vencedor, Leonardo Porto, você vê aí na foto, sendo carregado pela equipe da INFO que trabalhou na matéria. Leonardo, 18 anos, cujo perfil está na seção Colaboradores, passou um dia na Redação para acompanhar a finalização das páginas que desenhou. Dois dias depois, embarcava para Nova York, onde vai estudar publicidade e design gráfico. Corra à página 50 para ver seu design e entender mais sobre crowdsourcing e consumo colaborativo, conceitos que podem mudar, no futuro, a forma como trabalhamos e consumimos.

Você tem ainda muito o que ler nesta edição. A reportagem de capa é inspiradora. A editora Renata Leal conta a história de empreendedores que criaram startups a partir de ideias próprias ou inspiradas em modelos bem-sucedidos. Eles souberam usar de forma criativa a internet e as redes sociais, como o Facebook, para inovar em negócios com grande potencial.

Dinheiro para financiar essas empresas novatas não falta. Nunca se viu tanto interesse dos fundos de investimentos estrangeiros pelo Brasil. Se está nos seus planos partir para um negócio próprio, a hora é esta.

Não perca ainda o teste dos novos sistemas operacionais para smartphones da Apple, o iOs 5, e da Microsoft, o Windows Phone 7.5; a história da entrada no Brasil da gigante Amazon, que antecipamos com exclusividade; a inspirada linha do tempo que conta os 10 anos do iPod, elaborada em detalhes pelo redator-chefe Gustavo Poloni e os designers Oga Mendonça e Yana Parente; e o divertido relato do colunista Dagomir Marquezi, que acordou em 2031 e nos manda notícias do futuro. Boa leitura e até outubro!

Leia também

///

tags

///

últimas notícias de Extras

///

Comentários

///

Whitepapers

///