Corporate

Petrobras instala BrOffice em 90 mil PCs

Kátia Arima, da INFO Sexta-feira, 19 de março de 2010 - 14h24


Divulgação
Petrobras instala BrOffice em 90 mil PCs
  • FACEBOOK
  • RSS
  • IMPRIMA
  • ESPALHE

  • @Braulio (26/03/2010 - 01:20), estás certo! Como se ñ bastasse a "desprivacidade" velada e armazenamento em massa de dados pessoais na net (redes sociais, chats, etc), as info-empresas criaram A NUVEM para ampliar ainda mais, de modo gigantesco, os mecanismos de estudo e venda de hábitos/preferências da população a empresas, além de facilitar a vida de hackers e espiões. Mesmo com termos de privacidade, deu-se chance de esquadrinhar tudo de todos ao hospedar/transmitir remotamente arquivos de qualquer tipo e de qualquer pessoa sob a bandeira da comodidade, eficiência, progresso, etc. Para quem acha q ñ há computador q processe banco de dados global sobre tudo, modernas técnicas de análise permitem, ao custo de poucos cliques de mouse, condensar imenso volume de dados de modo impressionantemente abstrato para responder ao interesse de quem paga. Infelizmente países desinformados como o Brasil lideram listas de serviços q violam sua própria privacidade; é 1 tiro no pé.
    enviado por: Alisson Oliveira em 08/04/2010 - 13:42
  • Pessoal, na minha opinião não é pelo custo e sim porque o Microsoft Office 2010 será online (http://www.microsoft.com/brasil/office2010/grandes_empresas.html), nada interessante para a Petrobras ter suas informações sabe se lá onde... Não é?
    enviado por: Braulio J. Batista Braga em 26/03/2010 - 01:20
  • Há vários comentários sobre gastos com treinamentos. Quantos de vocês tiveram treinamento para usar o MS Office? Open source não é apenas um sistema gratuíto, é a oportunidade de customizar um software para suas necessidades. Open source é o que há de melhor para o desenvolvimento tecnológico nessa área.
    enviado por: Roney Vieira Silva em 24/03/2010 - 16:00
  • @Marcio Garcia, apesar de possível se colocar em PC e realmente é um SO mais barato(MacOS) mas é ilegal instalar nele. Mac OS é um SO fantástico mas sai caro, se não for para um nicho especifico, já que tem que se compra um hardware, diga-se de passagem um excelente hardware, mas é para intusiástas, profissionais multimidia e outros, certamente, que eu não citei.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 22/03/2010 - 20:43
  • Código livre "aberto"!!?. É a economia, giro monetário, pesquisa e desenvolvimento, oportunidades, novidades e sofisticações, direitos, tributação, entre outras coisas mais...Enfim pra onde vai mesmo!?!?!?
    enviado por: Humberto de Souza em 22/03/2010 - 20:18
  • 90 mil pc, demorou para adotar uma ferramenta como o BRoffice, devem colocar o linux como OS onde for possível, ou até mesmo mac OS que é mais barato, imaginem 90 mil anti vírus que não irão mais adquirir nem gerenciar.
    enviado por: Marcos Garcia Inocenti em 22/03/2010 - 20:03
  • ... E os futuros trabalhadores que vierem já podem vir com a exigência de ter conhecimentos em software livre, como em outros concursos públicos, para que se permitam a contratação de mais algum funcionário.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 22/03/2010 - 16:22
  • Boa solução para reduzir custos mais a longo prazo a empresa vai gastar para dar treinamento para seus colaboradores sim mais pensado no futuro quando todos os colaboradores se adaptarem a esse novo programa eles iram ter o retorno esperado.
    enviado por: antonio em 22/03/2010 - 12:24
  • É por decisões como essa que a Petrobras apresentou o segundo maior lucro das américas, à frente da Microsoft, inclusive. Parabéns Brasil empreendedor, parabéns TI que não se deixa alienar. Lucros: 2º) Petrobras - US$ 16,6 bilhões, 3ª) Microsoft - US$ 16,2 bilhões
    enviado por: Carmelo em 22/03/2010 - 12:14
  • Concordo contigo Geraldo Lins. Falo isso de uma solução bem feita: com algo assim em mãos as pessoas responsáveis por solução em software livre pode fazer consultorias ou mesmo ensinar para os lideres de determinado setor para passar aos seus subordinados. A proximidade deste funcionário em relação aos que serão treinados depende muito da estrutura da empresa. Afinal uma vez o serviço feito não haverá manutenções periódicas e sim implementação de soluções que dependem da intenção criadora. Quando for algo que não meche na experiencia do usuário não necessita de treinamento mas se houver a necessidade não é para haver problemas afinal esse funcionário acabará ficando ocioso com a necessidade minima de manutenção preventiva. E BB, SERPRO, ITAIPU, PETROBRAS e Metrô de São Paulo não começaram isso ontem. E eles não são qualquer emprezinha que se diz ter tentado, o que o fulano amigo do outro que escutou um veterinário colega de um estagiário da lanchonete que dá o café ao auxiliar de digitador que tira xerox de propaganda de dentista que ao entregar a um funcionário amigado com o cara que faz a limpeza na TI, um programa de migração. Por isso para muitos aqui é uma surpresa mas para quem já frequentava os foruns, presencialmente ou não, isso já era esperado a anos.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 21/03/2010 - 23:00
  • Desafio qlqr um a mostrar aki uma grande empresa q gastou muito mais com treinamento do q com a licença ao trocar um sistema pago pelo livre. Esse povo q discute no âmbito da hipótese tendo casos concretos pra analisar não merece o meu crédito. (E para Ronaldo S.: claro q essas maravilhosas empresas americanas sabem tudo sobre o pré-sal, só não o exploravam pq Lula pagou mais do q elas poderiam ganhar com a exploração...)
    enviado por: Geraldo Lins em 21/03/2010 - 15:33
  • Olha, acho muito bom quando uma empresa, ainda mais pública, incrementa uma solução para reduzir custos. Porém acho que essa providência deveria ser tomada após um minucioso levantamento das necessidades. Conforme alguns leitores comentaram, não resolve trocar uma ferramenta de trabalho na empresa por economia e depois gastar o dobro em suporte. Não e a Microsoft que é culpada por todos usarem MS Office, compra quem quer, adota quem quer. Eu uso MS Office 2007 na empresa em que trabalho e como Gerente de TI não pretendo mudar. Me desculpem os defensores do código aberto, mas quando o linux dominar o mercado será igual à Microsoft, pois todos já terão sido vampirizados e aí, como alguns segmentos já fazem, começarão a comercializar seus produtos, sem mencionar que um profissional que faz manutenção em software aberto tem sua hora muito mais cara que um profissional da Microsoft. Caso não acreditem, façam suas cotações e depois comentem.
    enviado por: Luiz Lucas da Silva Neto em 21/03/2010 - 14:50
  • Essa notícia é bem legal e essa bobeira de formato é só salvar em pdf faço isso no GOOGLE DOCS que também é excelente. Ainda somos reféns do windows mas isso esta prestes a acabar. Haja visto que já utilizo o CHROME como navegador.
    enviado por: Fabricio em 21/03/2010 - 11:03
  • Humm, o pessoal tá se comportando, gostei, pois eles sabem q se naaaaum.... o titio Virgílio põe todo mundo de castigo!! hihihihihihihihihihihi! ; )
    enviado por: Cristina Nascimento em 21/03/2010 - 08:41
  • iiiih começou a briga, e ainda naum li, to postando sem ler nada, eu só presumo pelo título.
    enviado por: Cristina Nascimento em 21/03/2010 - 08:29
  • "incompatibilidades com formatos enviados pelos fornecedores multinacionais"... Já tá mais do que na hora de pararmos de dançar a música dos outros e fazer a nossa própria música. E não só tratando de formatos de documento.
    enviado por: Caio Yuri da Silva Costa em 20/03/2010 - 21:44
  • É... empresa pública é isso ai. Vai economizar 40% com licenças e gastar 250% a mais com treinamentos e perda de produtividade, tempo e incompatibilidades com formatos enviados pelos fornecedores multinacionais. Ou voces acreditam no "Lula" e pensam realmente que é a Petrobras que desenvolve tecnologia para o pré sal ... ou para aguas profundas. Então pede para ele explicare por que tantas milhares de viagem para Houston, Le Trait, Oslo, as verdadeiras capitais da tecnologia do Petroleo.
    enviado por: Ronaldo Santana Ramires em 20/03/2010 - 18:21
  • Essa noticia não vou nem comentar!
    enviado por: Eliezer Campos Miranda em 20/03/2010 - 10:54
  • Ótima decisão da Petrobras. Assim vão economizar dinheiro público, ou seja, dinheiro nosso. Espero que outras empresas e órgãos do Governo façam isso também.
    enviado por: Renato Teles em 20/03/2010 - 09:48
  • Realmente o BrOffice não é de todo ruim, tem suas vantagens, e a principal é o custo. Porem, para quem trabalha com o BrOffice sabe como ninguém que ela não funciona em equipamentos mais simples, qualquer computador com processador abaixo de 2Ghz e com pouca memória vai penar para usar ele. A empresa em que trabalho adotou o BrOffice em troca do Office 97/2000, resultado, as maquinas que abriam documentos em menos de 3 segundos, agora levam 1 a 2 minutos para abrir o mesmo documento. Resultado, houve a necessidade de se trocar as estações de trabalho, resumindo, o barato pode sair caro.
    enviado por: CLEVERSON GALARÇA DOS SANTOS em 20/03/2010 - 09:01
  • Para completar a noticia: "Outro passo importante para a adoção do código aberto na empresa foi a escolha do navegador de internet Firefox, cuja implantação foi iniciada em 2008. Os computadores da Petrobras também já rodam o sistema operacional Linux." Fonte: http://www.tiinside.com.br/19/03/2010/petrobras-inicia-instalacao-do-broffice-ne ste-mes/ti/172357/news.aspx
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 20/03/2010 - 07:59
  • Pergutem a 100 pessoas aleatórias se elas usam alguma coisa no MSOffice que não tenha no BROffice...
    enviado por: Geraldo Lins em 19/03/2010 - 23:43
  • De fato, pelo fato dado, uso o BrOffice faz um tempão, no Ubuntu, e pra dizer a verdade, somente o PPT (M4) abrindo é que as vezes, fica meio doidão... se usar o "BrOffice Apresentação" fica bacana, atende!
    enviado por: Claudio Cardozo em 19/03/2010 - 18:22
  • maravilha o broffice não é , mas pro usuario basico não tem problema e é um bom corte de custos pra empresa ,os departamentos que precisam das funções citadas pelo fabio ulmann tem mais é que continuar pagando , é quem só digita carta pagar 200 reais por maquina pra que ?
    enviado por: márcio luís barbosa machado em 19/03/2010 - 18:11
  • Não podemos nos limitar. Se vai dar resultados deve ser adotado, se não deve ser abandonado, não importando se é pago ou não.
    enviado por: André Ricardo em 19/03/2010 - 17:13
  • Nos negócios o que vale são os resultados. Não existem resultados sem investimentos. Nunca economizei no meu negócio quando sabia que teria bons resultados para cada centavo investido. Há uns 2 anos um amigo tinha uma casa e uma empresa capengando necessitando de investimentos. Ele poderia ter ficado com a casa e ter perdido a empresa, preferiu vender a casa e investir na empresa, hoje tem uma casa muito melhor e uma empresa muito maior. Agora quem pensa pequeno nunca sai do buraco.
    enviado por: André Ricardo em 19/03/2010 - 17:10
  • Muito sábia a atitude da Petrobras de buscar a redução de custos, mas sem impor aos usuários algo que não seja bom, cada departamento vai avaliar se o produto atende ou não as suas necessidades, alem da redução de custos que é uma busca incessante de qualquer empresa, não se pode impor nada simplesmente por ser gratuito em detrimento da produtividade, pois existem produtos que parecem ser caros, mas que se pagam sozinhos pelo retorno produtivo que eles trazem a empresa. Isso é negócio. Além do mais o BrOffice é bem fraquinho para usuários avançados, mas atende bem o uso básico. Isso Explica essa flexibilidade da Petrobras na adoção do BrOffice. E viva a diversidade de produtos. A dominação de um produto ou outro é muito ruim para o consumidor. Dinheiro toda empresa tem e está disposta a gastar o que for necessário, desde que traga resultados muito maiores, não importa o preço. Eu não consigo entender porque algumas pessoas criticam tanto um software comercial como o MS Office, o que importa se custa R$500 ou R$1000??? É muito barato. Quem comprou uma licença do MS Office 2003 em 2004, ainda tem um produto funcional, e já se passaram 6 anos. Se o custo de aquisição foi de R$1000, o seu custo mensal foi de R$13,89 em 6 anos, isso é bem barato. Por que ninguém critica um software de gestão empresarial que custam no mínimo 1 salário mínimo por mês, e é um custo vitalicio, independente do cliente ter só 3 computadores? A resposta é simples. É tudo uma questão de custo/benefício. Se uma empresa mesmo que pequena assim (3 computadores) pode pagar 1 salário mínimo mensal pelo uso de um software comercial, o dono da empresa não é bobo, ele sabe que se ele não adotar esse sistema tudo será feito manual e o custo com o aumento do quadro de funcionários será muitas vezes maior e não terá a mesma eficiência. Melhor do que o MS Office, o BrOffice não é, se tem quem pague por uma licença do MS Office, é porque o custo/benefício é bom para quem paga. E podem ter certeza de que a Petrobras ainda vai continuar comprando muitas e muitas licenças do MS Office para departamentos específicos.
    enviado por: André Ricardo em 19/03/2010 - 17:06
  • Estou com 200 R$, em que eu gasto? No office 2007? Ou numa placa de vídeo razoavel? Dane-se vou jogar um pouco pois o office não vai melhorar a performasse dos meus jogos. hehehehehehehe
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 19/03/2010 - 16:43
  • So faltou uma coisinha a quem interessar possa, a favor da economia. http://www.slideshare.net/edigleyg3/software-livre-apresentao-banco-d o-brasil-cisl2008
    enviado por: Jose Vidal de Melo em 19/03/2010 - 16:22
  • Muito se fala, nada se faz, a pirataria deve estar na maioria dos que aqui comentam, uso o Office no meu trabalho, que é um orgão público, tem suas vantagens, sem dúvida. Mas vejo o tanto de $$$ que se gasta com ele. Acho emsmo que o exemplo do Banco do Barsil pode sem dúvida alguma ser adotado por quanquel orgão público. Gostaria de ver uma empresa privada dizer que seus funcionários terão que adotar o BrOffice, e ai? Quanto ao formato DOCX, é claro que é imposição da Microsoft, diz que diminui o tamanho do arquivo e coisa e tal, mas é o padrão dela, segue quem quer e pode. Na Europa alguns países já adotaram o ODF. Na prática continuo com meu bom e velho BrOffice mesmo sem firulas de enfeites visuais, afinal eu só uso no máximo 15% da sua capacidade. Ponto de vista, questão de gosto, questão de ser correto, por opção, para acompanhar o Ubuntu, são muitas as variáveis.
    enviado por: Jose Vidal de Melo em 19/03/2010 - 16:21
  • @Carmelo: Mais um pouquinho de "uuu"!!!
    enviado por: fabio lima em 19/03/2010 - 16:13
  • concordo com o jose Vidal de Melo, mas tem que ser mais radical e padronizar para ODF, isso facilita em tudo, o problema é a INERCIA MENTAL dos empregados ou colaboradores como queiram, fiz uma migração em uma empresa de 300 funcionarios e a produtividade aumentou em muito inclusive usando o evolution se integrando com o exchange, resumindo o problema é cultural.
    enviado por: wagner venturin em 19/03/2010 - 16:02
  • Denis James, você exagerou, eu falei "Chuuuuuupa Microsoft" e não "Chuuuuuuupa Microsoft". Com esse "u" a mais você distorceu completamente o sentido da frase. E sobre o "algo errado" que você mencionou, vou dizer o que é: Milhões de reais por algo que é gratuito. E 40% deve ser mais do que gastam com o software da área fim, o que é absurdamente ridículo. Os que gostam, continuem doando seu dinheiro, os que tem que apresentar resultados, aí está um bom exemplo.
    enviado por: Carmelo em 19/03/2010 - 15:57
  • Acredito que para a maioria dos usuários numa empresa como a Petrobras não há problemas de trocar o Microsoft Office por BROffice ou outra suite qualquer, mas há muitos usuários que são dependentes de Suplementos do Excel (BI, dados de processo em Real Time, etc) que não tem como abandonar essa ferramenta. Esse tipo de ferramenta é algo que a maioria dos freetards nem sabe que existe, pois a maioria não trabalha numa posição que necessite de dados que esses Suplementos do Excel buscam, facilitando muito as tarefas de aquisição e tratamento de dados. "Infelizmente" quem necessita desses Suplementos precisa ficar dependente do Excel, pois eles são feitos apenas para essa plataforma.
    enviado por: Fábio Umann Ladeira em 19/03/2010 - 15:53
  • Rídiculo o comentário de Carmelo, o capitalismo existente atualmente estimula a concorrência e melhora seus produtos, se a Petrobrás escolheu utilizar software livre pois algo de errado tinha com o que ela utilizava e não vejo motivos para comemorar e dizendo "chuuuuuuupa Microsoft".
    enviado por: Denis James em 19/03/2010 - 15:34
  • Noticiazinha tipica da INFO nos finais de semana pra trazer ibope. Que mediocridade. Daqui a pouco vão falar, no proximo sabado, que o BB também está usando(e ele realmente usa). Tem muito usuário por aí de saco cheio quando alguém vai e manda um documento em *.DOCX e a criatura não tem office 2007. No caso do BRO vc resolve(a questão de usar um formato que o office 2007 dá assistencia muito mal-feita) com uma solução portatil e leva ele em um pendrive inclusive para aquele seu amiguinho desconfiado que não quer que instale nada na "maquina" dele.
    enviado por: Laércio Carvalho Silva em 19/03/2010 - 15:31
  • Realmente, Ney RJ e Daniel Cevidanes, a opinião de vocês deve ser mais bem fundamentada que a da Petrobrás, 5ª maior empresa do mundo, maior da América Latina. E tecnicamente falando, chuuuuuupa Microsoft!!!
    enviado por: Carmelo em 19/03/2010 - 15:27
  • Este negócio de investir em software livre pra se livrar de custos é uma grande BALELA! Uso residencial tudo bem, mas se for pra economizar dinheiro é só mesmo nas atualização de versão... Afinal, quem sabe mecher num BrOffice saberá mecher numa versão mais atualizada, e poderá baixá-la de graça, e em contrapartida se vc quiser ter o MSOffice 2010 vc vai ter que pagar uma taxa de atualização... Como foi no Windows. É a longo prazo. Mesmo assim a empresa tem que dispor de grande quantidade de dinheiro pra fazer treinamentos em seus funcionários.
    enviado por: Daniel Cevidanes em 19/03/2010 - 15:05
  • Esta parece ser uma decisão de algum gerente querendo puxar saco do chefe dizendo que esta medida vai trazer economia para empresa. Em breve estarão contratando empresas terceirizadas para ensinar aos novos usuários e dando suporte ao grupo. Isso sem contar que não há preço que aplaque a ira dos empregados que ficam bastante chateados de trocarem o 6 por 3. Se fosse uma empresa miserável, até se compreendia, mas não a Petrobrás, só se estiverem economizando para doar para a campanha de uma certa candidata à presidência. É claro... há quem goste, há quem se acostume. Mas há gosto para tudo, eu ao menos prefiro o que há de melhor.
    enviado por: Ney RJ em 19/03/2010 - 15:00
  • Bom, como eu já uso o BrOffice há mais de dois anos, acho que a Petrobras esta fazendo a coisa certa. Só não concordo muito com decisão de usar ou não ser de cada setor. Os usuários de informática são muito fiéis a costumes. Vidal
    enviado por: Jose Vidal de Melo em 19/03/2010 - 14:32

Comente essa notícia

INFO Online - Copyright © 2012, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.