Robô visita ponto mais profundo do mar

Por Felipe Zmoginski, de INFO Online
• sábado, 06 de junho de 2009
Divulgação
Embarcação Nereus (em amarelo) é içada do mar: visita a águas profundas

SÃO PAULO - Uma embarcação-robô obteve sucesso em visitar o ponto mais profundo do oceano terrestre.

Chamado de Nereus, o robô desceu à profundidade de 10,9 mil metros no Abismo Challenger, nas Fossas Marianas, uma depresão no oeste do Pacífico, o ponto em que a crosta terreste é mais baixa em todo o globo.

Conduzido pelo Hole Woods Oceanographic Institution, o projeto que levou Nereus até o fundo do mar visava analisar as características da água, solo, vegetação e vida na profundeza mais remota do oceano. Entre as espécies recolhidas pelo robô está um novo tipo de pepino, pouco conhecido pelos biólogos.

O projeto do instituto oceanográfico foi apoiado pela Universidade do Havaí que incluiu ferramentas tecnológicas na embarcação, como aplicações que permitem a Nereus tomar decisões sozinho e encontrar os melhores caminhos para cumprir uma missão pré-determinada.

No caso da visita às Fossas Marianas, Nereus esteve o tempo todo ligado a uma embarcação na superfície por vários quilômetros de fibra óptica. A conexão permitia controlar remotamente a embarcação submarina.

Se eventualmente os cabos se rompessem ou a embarcação na superfície afundasse, por exemplo, o robô possui inteligência para perceber o acidente e retornar sozinho à superfície.

De acordo com o instituto oceanográfico, a embarcação será usada em missões científicas em águas profundas em diferentes pontos do mundo.

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas