Nasa transmite ao vivo pouso da sonda Curiosity em Marte

Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• segunda, 06 de agosto de 2012
Divulgação/NASA/JPL-Caltech

São Paulo - Amantes brasileiros da astronomia podem acompanhar todos os passos da Nasa antes, durante e depois da aterrisagem da sonda Curiosity em Marte pelo site oficial da agência espacial americana. Ao entrar no portal, o internauta já é direcionado para a página de streaming do pouso da sonda no solo marciano.

O veículo deve chegar às 5h31 GMT (2h31 pelo horário de Brasília) desta segunda-feira (6). Segundo a Nasa, o clima deverá estar bom nesse horário para que o aparelho possa pousar em Marte.

Isso porque uma tempestade de poeira atingiu o hemisfério sul do planeta na madrugada passada. Porém, ela já começou a se dissipar. "A tempestade de poeira está transformando em apenas uma inofensiva nuvem de poeira", explicou em entrevista coletiva Ashwin Vasavada, um dos cientistas que trabalha na missão.

A Curiosity deve tocar a superfície do planeta vermelho quando Marte se encontrar a cerca de 248 milhões de quilômetros da Terra, pondo fim a uma viagem de mais de 565 milhões de quilômetros.

Atualmente, a sonda viaja a uma velocidade de 12.800 quilômetros por hora, e quando atingir a órbita do planeta, deverá chegar a 21.200 km/h. Quando entrar na atmosfera de Marte, cem vezes menos densa que a da Terra, começará uma complicada missão de aterrissagem, conhecida como os "sete minutos de terror".

O atrito atmosférica sozinho não é suficiente para frear a velocidade da queda, por isso a cerca de 11 quilômetros da superfície será ativado um paraquedas de 16 metros de diâmetro, o maior já feito pela Nasa.

Nesse momento, o paraquedas, que pesa 45 quilos, diminuirá a velocidade da queda para 320 quilômetros por hora. A Curiosity, lançada em 26 de novembro de 2011, terá uma missão de dois anos em Marte e seu objetivo é descobrir se o planeta já foi capaz de abrigar formas de vida.

*com Agência EFE

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas