Nasa divulga imagem da supernova Kepler

Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• terça, 18 de setembro de 2012
Divulgação/Nasa

São Paulo - A Nasa divulgou imagens da supernova Kepler. Elas foram capturadas pelo Telescópio do Observatório de Raios X Chandra, lançado em 1999.

Uma supernova é uma explosão violenta que resulta na morte de uma estrela de elevada massa ou de uma anã branca. As supernovas podem se tornar mais brilhantes que toda a galáxia por certo tempo. Durante esse período, elas emitem tanta energia como o Sol emitirá ao longo de toda a sua vida.

Quando o astrônomo Johannes Kepler observou o surgimento de uma nova estrela, em 1604, ele não imagina que, na verdade, ele via remanescentes de uma supernova. Só foi possível chegar a essa conclusão porque a estrela era muito mais brilhante do que Júpiter no céu noturno e sua luz diminuiu com o decorrer das semanas.

Agora, a Nasa conseguiu registrar detalhes dessa explosão. Isso é possível porque os fragmentos dessa supernova continuam ativos. Por isso, eles são monitorados pela equipe de cientistas do Observatório de Raios X Chandra.

A Nasa ressalta que a imagem acima é o resultado de mais de 200 horas de observações feitas em 2006. As observações sugerem que a explosão pode ter sido muito mais poderosa e ter acontecido a uma distância muito maior do que se pensava até agora.

A imagem mostra variações nos níveis de energia capturados por meio de Raios X pelas cores: vermelho, amarelo, verde, azul e roxo. Ela também revela o formato adotado pela explosão estelar.

Essas várias cores obtidas pelo Raio X foram combinadas com uma imagem óptica que mostra as estrelas ao redor da supernova.

kepler

Leia mais notícias sobre tecnologia.

Leia também

///

tags

///

Comentários

///