Câncer é causado pelo homem, diz estudo

Por Paula Rothman, de INFO Online
• sexta, 15 de outubro de 2010
Getty Images
As próprias ações do homem, como a poluição e uma má alimentação, seriam responsáveis pelo surgimento do câncer

SÃO PAULO - O câncer é uma doença da era moderna, causada por fatores ambientais gerados pelo homem, como poluição e dieta.

A afirmação acima é resultado de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Para eles, após analisar milhares de vestígios do antigo Egito e Grécia (inclusive múmias) praticamente sem encontrar traços da doença, a conclusão é simples: o câncer, que segundo a Organização Mundial de Saúde é responsável por 13% dos óbitos no mundo, é causado pelo homem.

“Em sociedades industrializadas, o câncer é a segunda maior causa de morte, atrás apenas de doenças cardiovasculares”, escreve a equipe liderada pelo professor Michael Zimmerman em um trabalho publicado na prestigiada revista Natutre. “A história desse problema tem o potencial de melhorar nossa compreensão da prevenção da doença, bem como suas causas e tratamentos. A impressionante raridade de casos em antigos vestígios físicos pode indicar que o câncer era raro na antiguidade, o que levanta a questão sobre o papel de fatores cancerígenos no meio ambiente nas sociedades modernas”.

O trabalho se baseia em diversos dados. A equipe estudou restos mumificados e evidências descritas na literatura no período do Antigo Egito. Somente referências literárias foram usadas para estudar a Grécia antiga, uma vez que não há vestígios de corpos do período. Também foram usados estudos de restos de humanos e animais de períodos anteriores, sendo que a análise de alguns animais vai até a época dos dinossauros.

A evidência de câncer em fósseis de animais, primatas não-humanos e humanos primitivos é muito rara. Centenas de múmias foram analisadas ao redor do mundo e somente duas tiveram confirmação microscópica de câncer. A radiografia de múmias no Cairo e na Europa também não mostrou nada.

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas