Asteroide passará perto da Terra hoje

Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• quinta, 13 de setembro de 2012
NASA/JPL-Caltech

São Paulo - Um asteroide potencialmente perigoso passará perto da Terra hoje (13). Recém-descoberto, ele deve se aproximar do nosso planeta por volta das 20 horas, segundo o horário de Brasília.

Esse asteroide é chamado de 2012 QG42. Ele foi descoberto em 26 de agosto pelo programa de monitoramento Catalina Sky Survey, no Arizona, nos Estados Unidos da América.

O 2012 QG42 tem entre 190 e 430 metros de diâmetro. Esse tamanho equivale a um prédio de 14 andares.

Hoje, ele atingirá a distância mínima com relação ao nosso planeta. O asteroide fica a 2,8 milhões de quilômetros da Terra. Essa distância é pequena se for considerado que ela é 7,5 vezes o espaço daqui até a Lua.

Os pesquisadores consideram esse asteroide um pouco ameaçador porque ele poderá bater no nosso planeta. Porém, isso só corre o risco de acontecer em um futuro muito distante.

Durante sua passagem ele ficará brilhante por causa do Sol. Porém, não será o suficiente para ser visto por pequenos telescópios normalmente utilizados por astrônomos amadores.

O site Slooh.com irá fazer uma transmissão ao vivo da passagem do asteroide nessa noite com ajuda de um telescópio nas Ilhas Canárias. Ela será aberta ao público e poderá ser acompanhada por meio de computadores e smartphones com iPhone ou Android.

Leia mais notícias sobre tecnologia.