6º maior rio do mundo está no fundo do mar

Por Paula Rothman, de INFO Online
• segunda, 02 de agosto de 2010
Divulgação
Um rio com mais de 60km de comprimento corre no fundo do Mar Negro

SÃO PAULO- Pesquisadores da Universidade de Leeds usam submarino controlado remotamente para observar um rio submerso.

Eles estimam que este chamado canal submarino seja o sexto maior rio do mundo, contanto com os existentes em terra.

Os canais submarinos são parecidos com os rios, mas se formam por correntes fluxos subaquáticos que misturam areia e lama. Por serem mais densos do que a água do mar, eles acabam fluindo no fundo.

O estudo, liderado pelos Drs Dan Parsons e Jeff Peakall, analisou um canal no fundo do Mar Negro, com cerca de 60 km de extensão e que teria se formado há seis mil anos. Ele transporta mais de 22 mil metros cúbicos de água por segundo a uma velocidade de mais de 6 km/h, o que o torna dez vezes maior do que um dos maiores rio da Europa – o Reno.

Em alguns locais, o canal possui 35 metros de profundidade e pontos com mais de 1,6 km de largura.

Esse tipo de estrutura é o meio de transporte de sedimentos que se acumulam no fundo do oceano, como gás e óleo. Além disso, estudá-las pode trazer pistas sobre o clima no passado e até mesmo sobre a formação das montanhas.

Os pesquisadores de Leeds procuram compreender a forma de sedimentação desses sistemas. Eles usaram o Autosub3, um robô de 7 metros com forma de torpedo, para explorar o fundo do Mar Negro e analisar o rio submarino.

A partir dos dados, será possível criar simulações em computador que ajudem a compreender melhor o fundo dos oceanos. Elas podem ser úteis, entre outras coisas, para a construção de plataformas de gás e petróleo.

Comentários

///