26/02/2014 17h59 - Atualizado em 26/02/2014 20h33

Nasa descobre 715 planetas fora do Sistema Solar

NASA
Sistema multi planetário

A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta quarta-feira (26) a descoberta de 715 planetas. Quatro deles são potencialmente habitáveis.

A descoberta foi feita pelo telescópio Kepler. Segundo a Nasa, esses mundos fora do sistema solar orbitam 305 estrelas. Isso revela sistemas com múltiplos planetas muito parecidos com o nosso sistema solar.

Quase 95% destes planetas são menores que Netuno, que é quase quatro vezes maior do que a Terra. Quatro deles são menores do que o nosso planeta. Além disso, eles orbitam suas estrelas em um lugar que os deixa na zona habitável. Isso significa que a distância do planeta até a estrela permite que a superfície seja adequada para a água líquida, que pode gerar vida.

Um desses novos planetas em zona habitável, o Kepler-296f, orbita uma estrela 5% mais brilhante que o Sol e com metade do tamanho da nossa estrela. Kepler-296f tem duas vezes o tamanho da Terra, mas os cientistas ainda não sabem se o planeta é gasoso ou um mundo de água cercada por um oceano profundo.

Segundo os astrônomos envolvidos com a pesquisa, a presença de vários planetas em torno de uma estrela parece ser bastante comum. Estes sistemas com múltiplos planetas são um terreno fértil para a astronomia, pois fornecem pistas sobre a formação de planetas.

Jason Rowe, um dos líderes da pesquisa, disse em nota que “quanto mais nós exploramos o espaço, mais descobrimos traços familiares de nós mesmo entre as estrelas”. Cada descoberta nos leva um passo mais perto de uma compreensão mais precisa do nosso lugar na galáxia.

Lançado em março de 2009, Kepler é a primeira missão da Nasa com o objetivo de encontrar planetas do tamanho da Terra potencialmente habitáveis. Desde então, Kepler descobriu 3600 candidatos a planeta. 

Comentários

///