07/02/2014 17h20 - Atualizado em 07/02/2014 17h23

Terra brilha mais do que todas as estrelas do céu de Marte

NASA/JPL-Caltech/MSSS/TAMU
Curiosity

O jipe-robô Curiosity, da agência espacial americana (Nasa), fez um registro curioso da Terra a partir de Marte. Na imagem, o planeta aparece mais brilhante do qualquer estrela no céu da noite marciana.

O registro foi feito no dia 31 de janeiro, durante o pôr do sol. A visão do jipe-robô de seu planeta natal mostra também a Lua, logo abaixo da Terra. No momento da imagem, a distância entre a Terra e Marte era de 160 milhões de quilômetros.

Curiosity pousou em Marte em 6 de agosto de 2012. A missão de dois anos do Curiosity consiste em explorar a região marciana conhecida como Cratera Gale. O objetivo é tentar descobrir se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se tem condições que preservaram os seus indícios.

Nos últimos meses, o jipe-robô tem explorado uma região cercada de montanhas, o Monte Sharp, que tem 5.500 metros de altura. Segundo a Nasa, há evidências favoráveis para a sobrevivência de micróbios no local.

O solo do local preserva uma história da transformação das condições ambientais de Marte. O jipe-robô procura antigos ambientes habitáveis ​e importantes mudanças nas condições ambientais do planeta. A Nasa usa imagens como a vista acima para avaliar essas mudanças no ambiente. 

Comentários

///