Carreira
Onde aprender PHP na internet?
James Della Valle, de INFO Online Quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010 - 10h52Getty Images |
![]() |
SÃO PAULO – Quer aprender PHP ou obter novos exemplos de utilização de uma das linguagens de programação mais populares da rede? A INFO separou alguns links com idéias e tutoriais interessantes para você.
Criada por Rasmus Ledorf, ela se mostrou importante para o desenvolvimento de projetos por causa da sua velocidade e portabilidade, sem falar na sintaxe similar ao Perl e o C/C++.
A própria documentação da linguagem, agora na versão 5.3.1, é uma das melhores formas de conferir exemplos de uso. Mesmo assim, não deixe de conferir esses sites e tutoriais:
O site é um dos mais completos em termos de tutoriais, exemplos e até resenhas de livros sobre o assunto. O PHP Classes ainda conta com uma área de discussões e até um serviço de vagas para quem quer trabalhar com a linguagem. Em inglês.
Site que reúne informações e notícias sobre as principais comunidades brasileiras de PHP. Ao todo, são 20 grupos que trocam informações, divulgam cursos e oportunidades na área.
Uma versão em português do manual do PHP cobre praticamente tosos os aspectos da linguagem, com direito à explicações calara e exemplos práticos.
A página oficial do PHP traz todos os recursos necessários para o desenvolvimento com a linguagem. Além disso, os visitantes podem conferir informações sobre as últimas versões estáveis, além dos projetos em fase de teste.
-
O artigo é excelente! Não sei por que estão reclamando tanto!
enviado por: Fábio Damas em 07/02/2010 - 16:51 -
usei alguns desses enquanto aprendia... só tem que tomar cuidado com alguns ai... =X
sugiro para quem está iniciando, e sabe inglês que use o w3schools... é super simples, ajuda muuuito quando bate aquela falta de teoria...
uso até hoje, e é claro, baixar o manual do PHP... o melhor, o mais completo e o que te avisa quando um recurso não mé viável... programar php sem ver o manual pode ser cilada...
site do w3schools: http://www.w3schools.com/
o manual aparentemente está ai =)
não é difícil para quem já sabe bem web e conhece alguma linguagem de programação... boa sorte o/
enviado por: Charles J Ferrari em 07/02/2010 - 00:31 -
Com embasamento técnico avançado ou não, o que observo é um monte de pessoas malhando, várias reportagens, várias críticas, em vez de criticar, porque não, unir os conhecimentos e difundir um material, interessante para todos, enquanto uns tem iniciativa de forma digamos desencontrada, na visão dos mais experientes, por que não ajudar a produzir, estas matérias.
enviado por: carlos alexandre fiad da silva em 06/02/2010 - 22:13 -
Minha opinião é o seguinte faltou muito link bom aqui para aprender php eu acho que a matéria da info não está enquadrando todas as boas referências que tem de php......
enviado por: michael douglas barbosa araujo em 05/02/2010 - 15:56 -
@AlexandraTas: Bom, entendi errado então. Perdão. De fato o PHPSP não apresenta muitos artigos técnicos, mas começamos o PHPSPCast exatamente pra isso. Tantamos agradar os dois públicos e tal.
@Messala: É, de fato; a abordagem atrapalha muitas vezes a mensagem a ser transmitida. A exemplo, conheço praticamente todos pessoalmente que comentaram aqui; no final do dia tá todo mundo bebendo da mesma cerveja.
O importante é respeitar opiniões, como já disseram: isso é algo público e portanto precisa conter dados relativamente decentes. nosso trabalho é nos esforçarmos por isso. Mas sempre com respeito aos demais.
enviado por: Augusto Pascutti em 05/02/2010 - 15:06 -
boa to afinzão de aprender php!!
enviado por: Jefer em 05/02/2010 - 14:30 -
"Egos inflados", é exatamente isso que torna boa parte das comunidades, não só de php, um antro de desordem. Talvez não seja o seu caso, Pascutti, mas é inegável que boa parte das discussões, na maioria das vezes, terminam ou trancados ou com alguém pisando em pescoços (será que devo deixar claro que não me refiro a tópicos de dúvidas corriqueiras mas sim discussões aprofundadas?). Para quem está começando, as comunidades servem mais como fontes sortidas de coisas interessantes.
enviado por: carlosMessala em 05/02/2010 - 09:42 -
Antes de mais queria dar os parabéns ao James Della Valle pelo artigo. PHP é de fato uma linguagem muito popular que atrai não apenas desenvolvedores de software, mas também profissionais de outras áreas que não têm como formação principal a programação, que é o caso de Web designers, engenheiros, cientistas, etc.., mas precisam de usar PHP por algum motivo. Por isso informação sobre onde aprender é bastante útil, principalmente para essas pessoas.
Para além disso eu acrescentaria mais algumas recomendações. Em inglês existe também o site PHPBuilder.com que é dos mais antigos sites de tutoriais de PHP. O PHPClasses também mencionado, publica também tutoriais numa secção especial do blog do site sobre assuntos de PHP e temas relacionados. Quem quiser escrever tutoriais e ter boa divulgação, pode enviar para lá. Os tutoriais publicados aí são também divulgados no Planet-PHP.net, e assim têm uma enorme divulgação mundial.
Quantos aos sites nacionais, penso que faltou mencionar o PHPBrasil.com que é dos sites mais antigos de PHP no Brasil. Para quem precisa de ajuda e tem dúvidas, recomendo a lista PHP-PT. É das mais antigas em Português e tem muitos milhares de participantes querendo ajudar. http://br.groups.yahoo.com/group/php-pt . Para assuntos mais complicados recomendo antes a lista http://br.groups.yahoo.com/group/php-especialistas .
enviado por: Manuel Lemos em 05/02/2010 - 02:30 -
Augusto, primeiro eu não disse que o PHPSP não era uma fonte confiável, deixa eu citar: "PHPSP não é uma fonte boa de código e de estudo e todos sabemos e comentamos isso." A parte do comentários inclusive membros da coordenação do PHPSP já manifestaram essa opinião, não cabe dar nomes aos bois. Mas isso não quer dizer que não seja uma fonte confiável, ou que o trabalho de vocês não deva ser valorizado. Só representa a minha opinião, nada mais que isso, que o PHPSP não tem vários tutoriais para iniciantes e muitos exemplos de código para iniciantes só isso.
enviado por: Alexandre dos Santos Andrade em 04/02/2010 - 23:50 -
@NeyRJ: Algumas "boas" empresas: IBM, Yahoo, Facebook, Flickr (agora é do Yahoo), Youtube, Wikipedia, Wordpress.com, Digg ... Se essas não são suficientes, melhor você procurar outro planeta OU fundar sua própria internet.
O PHP é uma ótima linguagem para iniciantes por causa do fácil aprendizado. E tão complexa como qualquer outra linguagem, mas o cara pode sair desenvolvendo com muito pouco aprendizado.
Todo comentário é válido, desde que munido de fundamento.
enviado por: Augusto Pascutti em 04/02/2010 - 20:35 -
Para o iniciante eu não recomendaria o PHP. Alguém conhece alguma boa empresa que utiliza esta linguagem? eu perguntei BOA de verdade...
enviado por: Ney RJ em 04/02/2010 - 19:36 -
@james conforme o Dohms falou, no Brasil há mais de 20 grupos de usuários regionais. Então ao invés de colocar somente o PHPSP, o ideal é explicar que existe uma iniciativa chama PHP Brasil Comunidades, que reune todos os grupos regionais de PHP.
Uma das grandes vantagens do PHP é a forte comunidade e é extremamente importante para os iniciantes buscarem ajuda nos grupos de usuários. Para saber onde e como buscar ajuda, o ideal é visitar o site do PHPBC(http://www.php.org.br/sobre), podendo assim conhecer o grupo de onde o usuário mora.
Obs.: O manual do PHP traduzido para português pode ser encontrado no próprio site do PHP(http://www.php.net/docs.php)
Um abraço a todos!
enviado por: Almir Fernandes de Souza Neto em 04/02/2010 - 18:19 -
Para iniciantes o www.phpbrasil.com também poderia ser inserido, lá na última página, mas tem vez também.
enviado por: @Sugamele em 04/02/2010 - 16:21 -
Sites que deveriam ser inseridos:
PHP SP (pelo PHPSPCast) www.phpsp.org.br
Iann Tech (pelo Cast php5minutes) www.ianntech.com.br
PHPBC Comunidades http://www.php.org.br/
E com toda certeza o que mais deve ser lembrando é o PHP.NET
enviado por: Paulo Jonnhy em 04/02/2010 - 16:07 -
@James Della Valle documentação do PHP na primeira página é excelente pedida, inclusive para quem tiver persistência pode ser a fonte de quase todo aprendizado básico para quem nunca usou uma linguagem de programação na vida.
Fóruns e comunidades servem como apoio para tirar dúvidas quando surgirem além de networking. No mais, do conteúdo nacional para por aí.
enviado por: hlegius em 04/02/2010 - 16:05 -
Sem problemas hlegius. Vou passar as fontes da segunda página para a primeira e retirar os mais controversos. Você sugere a inclusão de algum link além dos listados? Abs
enviado por: James Della Valle em 04/02/2010 - 15:57 -
@James Della Valle o problema não é que o foco sejam iniciantes, o problema é que você colocou links onde as pessoas ensinam coisas TOTALMENTE erradas sobre a linguagem. Não adianta publicar meias-verdades sem nenhum conhecimento. Se queria ajudar, porque não pegou alguém que entenda do assunto para preparar um material para a Info ? Seria bom para todos, principalmente para os iniciantes !
O desencontro de informações só traz complicações para quem quer aprender.
Desculpe-me se pareci ofensivo, mas este artigo seria digno de remoção.
enviado por: hlegius em 04/02/2010 - 15:51 -
Pessoal,
Vamos tomar mais cuidados com os comentários agressivos a pessoas e/ou a grupos específicos. Todos aqui que trabalham com a linguagem a algum tempo (outros a MUITO tempo) conhecem fontes e sabem tratar a relevância e as informações nela contidas.
O ponto principal de discussão, não é se as fontes são válidas ou não. É o valor destas fontes a uma pessoa que está iniciando, que não tem noção de muita coisa. Precisamos sempre lembrar que tudo que envolve o fator humano é passível de erro e que o principal - além de publicar material para os outros - é se ater a formação da pessoa que está se utilizando daquele material.
Ensinar não é suficiente, não basta. Precisamos hoje de profissionais dedicados e com profundos e sólidos conhecimentos. A única fonte para tal tipo de conhecimento é o manual da linguagem e livros sobre engenharia da computação, algoritmos, etc.
Se falando sobre fontes da linguagem, não existe outra confiável a não ser a da linguagem. O artigo peca nisso. Ele não se preocupa com a formação do profissional. Alguns dos sites são de pessoas com ótimas intenções e sólidos conhecimentos; outros ... nem tanto.
Em relação a comunidade, ela é válida. Ninguém segue só numa carreira profissional. As comunidades existem para ajudar as pessoas (estejam ela começando ou precisando de alguma ajuda). É ótimo poder contar com uma pessoa pra te auxiliar no aprendizado ou em algo. Tudo depende do ser humano, essa é a beleza e problema de tudo.
Concordo com o ponto dos egos, mas discordo do argumento utilizado pra isso. Comunidades são essenciais pra linguagem e pros profissionais sim.
PS: Alexandre Tas, falar que o PHPSP não é uma fonte confiável é um tanto quanto aborrecedor pra mim; não por fazer parte dele, mas por trabalhar constantemente e gratuitamente para que profissionais daqui tenham visibilidade e melhor formação. Falar que não fazemos muito é um tanto quanto maldoso; quando somos o grupo de usuário que mais contribui com a linguagem no mundo.
enviado por: Augusto Pascutti em 04/02/2010 - 15:41 -
Olá pessoal. No final da lista, pedi para que os leitores incluíssem seus sites de pesquisa preferidos sobre o assunto. Como o Rafael e o marcelo fizeram por exemplo. Quanto ao conteúdo, a lista inclui material básico para estudo e exemplos mais epecíficos, bem como documentação e fonte de recursos (manual do php em português, o PHP Classes e o próprio PHP.net). Grato.
enviado por: James Della Valle em 04/02/2010 - 15:38 -
@sugamele Fazer o que cara opinião e de cada um, mas o problema é dentro do escopo do artigo de aprendizado do PHP, ou seja começar ele cita artigos e sites bons para ter uma noção de php se aprofundar é com cada um!
enviado por: Alexandre dos Santos Andrade em 04/02/2010 - 15:31 -
Concordo com Eduardo Sampaio, vou deixar de usar __autoload() para usar o inclui_classes
enviado por: @Sugamele em 04/02/2010 - 15:29 -
O artigo do Raphael Monroe (http://www.raphaelmonroe.com/tutoriais/tutorial-php-5-construcao-de-layout/) foi o melhor artigo sobre PHP 5 Orientado à Objetos que já li em minha vida!!!!111one11!1
Muito Obrigado INFO!!!
enviado por: Eduardo Sampaio em 04/02/2010 - 15:28 -
Alexandre dos Santos Andrade, você trabalha para o Telmo Jr. ??? Aff.....não vou falar mais nada.
enviado por: @Sugamele em 04/02/2010 - 15:23 -
Deplorável. Isto não merece nem revisão, deveria ser dropado e ganhar um espaço na blacklist das engines de busca.
Quem entende mesmo de PHP tem vergonha de pseudo-artigos sem quaisquer embasamentos como este.
Melhor material sobre PHP além da excelente documentação no próprio site da linguagem são as comunidades :)
enviado por: hlegius em 04/02/2010 - 15:18 -
É triste ver um bando de programadores que participam dos grupos regionais de usuários reclamando da reportagem, que citou todas fontes válidas e, que na minha opinião, realmente são os melhores lugar para se aprender PHP hoje, confundindo as coisas, em primeiro lugar o PHPSP não é uma fonte boa de código e de estudo e todos sabemos e comentamos isso.
Em segundo os blogs tratam de assuntos específicos que seus autores acham mais urgentes, essa é a nossa realidade. Os eventos, treinamentos e etc. São importantes, mas não são lugares para se aprender PHP, mas sim para aperfeiçoar.
Uma grande atitude para o PHP no Brasil seria abandonar os egos autoinflados e começar a fazer algo que realmente desse resultado para todos e não para as mesquinharias individuais.
Parem de fazer campanha contra quem se estabeleceu e aprendam!
#prontofalei
enviado por: Alexandre dos Santos Andrade em 04/02/2010 - 15:14 -
Este artigo, chega a ser vergonhoso. Vocês pediram para um jornalista sem conhecimentos tecnicos procurar essas fontes, ou alguém que .net escrever este artigo. Vocês deveriam ter vergonha de publicar essas fontes.
enviado por: @Sugamele em 04/02/2010 - 15:06 -
James,
Acredito que você deixou de fora a fonte mais importante para aprendizado de PHP, a comunidade, fator mais marcante da linguagem.
Pelomenos 20 dos 26 estados do Brasil possuem Grupos de Usuários que promovem treinamentos, palestras, workshops, artigos e listas de discussão onde é possivel obter muita informação e aprendizado.
Em SP o grupo PHPSP (www.phpsp.org.br) é bem ativo, realizando eventos e mantendo um Podcast sobre PHP, o PHPSPCast.
Para os outros estados o Site do PHPBC (PHP Brasil Comunidades) reune uma lista de todos grupos no www.php.org.br
A comunidade por si possui diversos outros programadores com blogs excelente sobre topicos simples e avançados de PHP além de Twitter e os canais de IRC na freenode como #php-br e #phpsp.
Por favor inclua estes recursos na matéria, algumas das recomendações feitas possuem desvantagens que devem ser expostas.
enviado por: Rafael Dohms em 04/02/2010 - 14:58 -
Cara eu sempre busco informações sobre PHP e ZEND FRAMEWORK no site blog.adlermedrado.com.br
Fica a dica ai para quem quiser aprender também, pois o blog exibe um conteúdo com conhecimentos avançados.
enviado por: Marcelo de Sá Ferreira em 04/02/2010 - 11:53 -
PHP é uma ótima opção para se programar para web.
Já a utilizo a 5 anos e não a troco por outra tão cedo.
enviado por: Leandro Chaves em 04/02/2010 - 11:41





12
