Carreira
Diploma de tecnólogo vale em concurso e pós
Rogerio Jovaneli, de INFO Online Segunda-feira, 26 de julho de 2010 - 09h47Divulgação |
![]() |
Segundo o MEC, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país |
SÃO PAULO - O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação em concursos públicos, esclarece o ministério da educação.
O diploma desta modalidade de curso superior em tecnologia também é válido normalmente para quem pretende dar continuidade aos estudos, por meio de programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado), garante o MEC.
A existência de muitas dúvidas entre os graduandos sobre a validade do documento obrigou o ministério a esclarecer o assunto.
“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos”, esclarece.
O que é Tecnólogo
A exemplo dos cursos de bacharelado e licenciatura, os cursos superiores de tecnologia, que formam os chamados tecnólogos, têm como requisito para o seu ingresso a conclusão do ensino médio.
A diferença é que bacharéis e licenciados recebem uma formação mais generalista, enquanto os tecnólogos obtêm especialização profissional em áreas específicas.
Últimas notícias de Carreira
07/02/2012 - 12h22 - Luiz Cláudio da Costa é o novo presidente do Inep
05/02/2012 - 13h47 - CNPq prepara edital de bolsas em engenharia
05/02/2012 - 10h57 - Vida digital aquece carreira em propriedade intelectual
04/02/2012 - 15h03 - 5 coisas para fazer na véspera do concurso
03/02/2012 - 11h45 - Engenheiro-chefe de testes deixa o Google
-
Jacinto • 24/01/2011 - 11:26
É importante respeitar a escolha que os outros fazem sobre tudo. vamos la ver uma coisa, existem cursos de bacharelato com 5 anos mas tambem existem outros com 4, ja eu o meu curso de TECNOLOGO é de 3 anos! então qual dos bachareis aí citados é mais importante o de 4 anos ou o de 3? quem pode me dizer? vamos lá deixar de vaidade quem quiser que faça o curso de tecnologo em menos tempo, mas saibam que podemos fazer a pós graduação, mestrado e doutorado de qualqquer forma ja foi aprovado. e chega de preconceitos porrque somos todos tecnicos superiores. So que o tecnologo tem mais visão ele sabe o que quer e onde quer chegar, para mim não foi questão de não ter tempo foi minha opção!
-
Ricardo Pilat • 24/08/2010 - 19:03
Boa! O preconceito com esses cursos está acabando a cada dia. Eu me formei no IBTA (hoje Veris), fiz o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas lá porque vi um ranking do Guia do Estudante que qualificou muito bem a faculdade e não me arrependi. Hoje trabalho na área e sempre fui prestigiado nas empresas que trabalhei.
-
Everton William Fujimoto • 09/08/2010 - 12:51
Moacir: Os cursos da fatec tem no mínimo 2600 horas/aula, e se você quiser fazer todas as optativas, totaliza mais de 3300 horas/aula, suficiente para formar, com folga, qualquer bacharel. Mas como você disse, horas/aula não necessariamente significa qualidade. Dependendo do aluno e da instituição, um curso de 1600 horas/aula pode valer mais que 3000 horas/aula de outro curso. Ainda mais se o outro curso possui 1500 horas/aulas de cursos externos que você tem que fazer para cumprir carga horária porque a faculdade não cobre isso na mensalidade. Como cursos do sebrae, por exemplo. (já vi muitas faculdades que fazem isso). Marcos S. Se você acha o curso de Ciências da Computação muito ingrato, é porque você nunca conheceu um bom profissional formado em ciências da computação, ou melhor dizendo, um bacharel em ciências da computação melhor que um tecnólogo. Se você for ver nas disciplinas dos cursos, vai ver que um curso de tecnologia de processamento de dados, prepara muito melhor para ser analista de sistemas e gerente de projetos que um de ciências da computação. Isso porque o foco do curso é diferente. Se você faz ciências da computação, é porque você quer desenvolver SO, drivers, etc... Desenvolver sistemas comerciais e administrativos é um privilégio dado ao bacharel de ciências da computação.
-
Moacir Garcia • 03/08/2010 - 21:56
Vitor Luiz Rubio, boas palavras! Infelizmente alguns bacharéis têm a visão muito limitada. Estudaram muito, porém nada aprenderam, de fato. O principal alguns não aprendem na sua longa jornada acadêmica: tolerância. Muitos criticam também os licenciados, que na maioria das vezes são responsáveis pela nossa formação até chegarmos ao ensino superior. Pela arrogância de alguns bacharéis - quero enfatizar que nem todos são assim – sabemos que estamos sendo notados. O temor de assumirmos seus lugares no mercado de trabalho tem provocado medo, intolerância, preconceito, menosprezo por nossa categoria. Quem dita as regras é o mercado. Este requer profissionais qualificados. Não importa quanto tempo passamos nos corredores da faculdade. E se 1600 horas/aula – que é o mínimo para um curso de graduação tecnológica - é pouco para satisfazer o ego dos bacharéis, por que será que uma pós-graduação de 360 horas/aula pode representar mais de 40% de reajuste no salário de um profissional, dependendo da instituição em que trabalha? MOACIR GARCIA – Tecnólogo em Gestão de RH http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/
-
Vitor Luiz Rubio • 03/08/2010 - 10:51
Muito boa a matéria. Sou Tecnólogo em processamento de dados formado pela FATEC-SP e hoje faço pós graduação (lato sensu) na própria Fatec. Também tenho um MCP (Microsoft Certified Professional) e trabalho como Analista de Sistemas Sr. na Thomson Reuters Brasil. Posso afirmar que os cursos da FATEC, embora tecnólogos, tem uma ótima base teórica, com matérias como "Estruturas de dados" só pra citar uma, afinal são cursos de 3 anos, e uma formação mais focada. Também afirmo que uma certificação em uma tecnologia qualquer é importante, mesmo se você for bacharel ou mestre. Puxa vida, @Cyro Pamplona Corte Real Neto, quanta arrogância. Você deve ser o cara, com certeza já escreveu vários artigos de tecnologia, ou até um livro. Você está dando aulas já? Cyro Pamplona Corte Real Neto, abra seus olhos, o pseudo-conhecimento apenas enfuna, mas não constroi. @Cyro Pamplona Corte Real Neto, Você passou na prova da poscomp? Bom, quando tentar vai ver que não sabe nada. Se quiser tentar te encontro lá, daqui a 2 anos. Vamos ver se o seu curso é assim tão melhor que o dos outros, e se você teve um bom aproveitamento do curso. Você não passa de um troll que fica levantando polêmica nos comentários. tsc. Muleque.
-
marcos s. • 02/08/2010 - 21:45
Agora avacalhou de vez. Na verdade o curso superior de ciência de computação é muito ingrato. A culpa é dos sindicatos que só querem receber. Não defendem a classe. Os empresários estão rindo atoa. Mais mão de obra barata. Agora voces vao ver como vão ficar os salários. Porque não criam um curso técnico de medicina ou para ser juiz ou de engenharia... Nossa ajudante está fazendo um curso de computação. Perguntei o que ela está aprendendo. Ela disse: Word e excel. Totalmente banalizado. Primeiro jornalismo, agora o nosso. Não tenho nada contra as pessoas que estão se aproveitando da brecha. Como disse: a culpa é do governo e dos sindicatos. Com relação aos concursos, posso dizer que não vai mudar muita coisa. A cobrança está só aumentando até para formados. Estão cobrando matérias de MBA. Coisas que tecnólogo nem sonha. Mas podem passar. Afinal , concurso é concurso.
-
Moacir Garcia • 02/08/2010 - 09:49
Maiores informações sobre TECNÓLOGO e legislação educacional favor visitar nosso Blog "Tecnólogo & Educação" (http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/). MOACIR GARCIA Tecnólogo em Gestão de RH http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/
-
Everton William Fujimoto • 30/07/2010 - 09:21
É exatamente isso Leandro!!!
-
leandro dos anjos santos • 30/07/2010 - 09:19
Quanta arrogância e hostilidade. O MEC autorizou e pronto. O que o mercado quer e precisa é de apenas pessoas competentes. E isso não vem taxado em NENHUM DIPLOMA(SEJA TECNÓLOGO OU BACHAREL). putz...
-
Everton William Fujimoto • 29/07/2010 - 23:16
Ah, só para concluir, se tempo na cadeira da faculdade fosse melhor, os repetentes estão mais preparados que todos os "bons alunos".
-
Everton William Fujimoto • 29/07/2010 - 23:13
Cyro: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/ranking-das-melhores-faculdades-de-ti -02092009-24.shl Por alguma razão, ela (a Fatec-SO, que eu cursei) está em 3º no país, então dizer que não está entre os 15 primeiros quer dizer que você simplesemente colocou um "acho" ao invés de colocar fatos. E como você pode dizer que "você não deixa engenheiro da usp no chinelo" se você nunca viu meu trabalho? Eu trabalhei junto com engenheiros formados na USP. (e metade deles foram mandados embora durante a crise, enquanto me chamaram para um projeto no México com adicional salarial) E se for muito difícil abstrair o que eu realmente queria exemplificar, é que não é a faculdade que faz o aluno, aluno esforçado pode ter tanto nas UF's, quanto nos seus "péssimos" (como você diz) cursos de tecnologia. E o primeiro ponto de arrogância foi "Acho louvável isso más nao queiram que empresas como a petrobrás e tantas outras considerem técnologo em seus concursos e que vcs sejam contratados a frente dos bacharéis como eu. Que estou fazendo uma faculdade de 5 anos na UENF. " E se você acha "Essa frase acima é de uma ignorancia sem tamanho"(referente ao meu comentário), se surpreenda ao saber que profissionais que passam 3 anos fazendo mestrado sem trabalhar, costumam ser menos valorizados que profissionais que passaram esses 3 anos trabalhando na área. Isso sem falar naqueles que tem anos de experiência mas nunca fizeram sequer um curso técnico e ganham pelo menos 5 mil/mes? Só para também explicar, pois parece ser um pouco difícil de vc entender, esse 1 ano de experiência prática faz muita diferença no mercado de trabalho. As empresas preferem conhecimento prático, ao invés de teórico, e conhecimento prático não se pode medir através de provas ou da faculdade que o aluno cursou. E não é porque o investimento para a Fatec foi menor (realmente foi menor que o da USP) que quer dizer que tenha qualidade pior, por alguma razão, somente a Unicamp ficou na frente da Fatec-SO nas maratonas de programação em nível estadual e somente o ITA ficava na frente da Unicamp em nível Federal (falo das dos anos que eu ainda cursava, pois sempre estava no mural). Se salário de professores de universidades indicassem qualidade, faculdades particulares sempre teriam os melhores cursos. Sem falar que professor da USP ganha mais é com projetos para, por exemplo, FAPESP, que com aulas (pelo menos os de pós)
-
Cyro Pamplona Corte Real Neto • 29/07/2010 - 09:42
Não tenho o mínimo de medo e concordo plenamente com o seu ponto de vista moacir por mim os técnologos vão obter ótimos empregos mas com certeza não um emprego como o de um bacharel pra mim um técnologo é um ensino técnico que tem vantagens como fazer uma pós ou prestar concurso publico mas não pode competir de nenhuma maneira na prova de titulos com um bacharel que cursa uma faculdade plena. E leonardo quem começou com a arrogancia pela faculdade que cursa foram vcs. assim "E se vc acha que sua faculdade é melhor porque o curso é de 5 anos, nenhuma empresa privada valoriza mais sua faculdade do que um profissional formado na Fatec, com 1 ano de experiência prática depois de formado (nesse caso, totalizando 4 anos após o início do curso)." Essa frase acima é de uma ignorancia sem tamanho :P Fatec não esta nem entre as 15 melhores :P E ainda disseram que deixam um engenheiro formado na usp no chinelo ahushausha! "Com todo respeito aos Tecnólogos, num mercado tão competitivo, um engenheiro de sistemas, (cientista da computação), em conhecimento, ainda estará à frente de um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento (ou qlq outro técnologo em TI). Acho bacana o MEC valorizar, pelo menos resolve o problema de milhares que optaram pelo caminho "mais curto". Mas ainda acho que o mercado tem muito preconceito, dúvido que pagariam o mesmo que alguem com um curso dito normal..."
-
Cyro Pamplona Corte Real Neto • 29/07/2010 - 09:41
Não tenho o mínimo de medo e concordo plenamente com o seu ponto de vista moacir por mim os técnologos vão obter ótimos empregos mas com certeza não um emprego como o de um bacharel pra mim um técnologo é um ensino técnico que tem vantagens como fazer uma pós ou prestar concurso publico mas não pode competir de nenhuma maneira na prova de titulos com um bacharel que cursa uma faculdade plena. E leonardo quem começou com a arrogancia pela faculdade que cursa foram vcs. assim "E se vc acha que sua faculdade é melhor porque o curso é de 5 anos, nenhuma empresa privada valoriza mais sua faculdade do que um profissional formado na Fatec, com 1 ano de experiência prática depois de formado (nesse caso, totalizando 4 anos após o início do curso)." Essa frase acima é de uma ignorancia sem tamanho :P Fatec não esta nem entre as 15 melhores :P E ainda disseram que deixam um engenheiro formado na usp no chinelo ahushausha! "Com todo respeito aos Tecnólogos, num mercado tão competitivo, um engenheiro de sistemas, (cientista da computação), em conhecimento, ainda estará à frente de um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento (ou qlq outro técnologo em TI). Acho bacana o MEC valorizar, pelo menos resolve o problema de milhares que optaram pelo caminho "mais curto". Mas ainda acho que o mercado tem muito preconceito, dúvido que pagariam o mesmo que alguem com um curso dito normal..."
-
Moacir Garcia • 29/07/2010 - 00:35
Fico admirado como alguns bacharéis têm medo do tecnólogo. Não entendem que a possibilidade de ocupar uma vaga numa boa empresa ou num órgão público está acessível para aqueles que estudarem e se dedicarem com afinco, independentemente se o curso superior é tecnólogo, bacharel, licenciatura ou seqüencial. Vivemos ainda em um país elitista, onde toda vez que os filhos de pedreiro, de faxineiro, de gari tentam concorrer em “pé” de igualdade no mercado de trabalho com aqueles que tiveram condições de cursar uma boa faculdade, alguém se levanta para criticar iniciativas que possibilitem o mínimo necessário para que todos consigam uma ocupação digna. Assim, jamais conseguiremos distribuição igualitária de renda neste País, onde apenas 10% da população concentram mais de 90% das nossas riquezas. MOACIR GARCIA Tecnólogo em Gestão de RH
-
Leonardo Rodrigues • 28/07/2010 - 21:27
Parei de ler "em alem da minha faculdade ser bem melhor que a de vcs". Parabéns, seja feliz com seu curso, vida e maturidade. Passar bem =D
-
Cyro Pamplona Corte Real Neto • 28/07/2010 - 21:18
Everton e Leonardo alem da minha faculdade ser bem melhor que a de vcs o curso de ciencia da computação é bem mais completo que os seus técnologos alem do mais no bacharelado c tem uma grande oportunidade de c exercer uma pesquisa através das diversas bolsas CNPQ que os cursos de bacharelado oferecem coisa que não acontece no técnologo, se envolvendo assim em projetos importantes vc já consegue a experiencia q vcs dizem facilmente isso dentro da faculdade. E não everton vc não deixa nenhum engenheiro da usp no chinelo. A fatec tem um orçamento anual de 67 milhoes enquanto a uenf tem um orçamento de 107 milhoes. Professor da fatec em fim de carreira ganha R$6.800 na uenf + de R$10.000 C vc comparar com a usp que é até melhor conceituado que a uenf amigo seu curso de técnologo na fatec não da nem pro cheiro sahushausa Eu não culpo vcs por esse pensamento praticamente louco mas sim a faculdade de vcs que vende informações falsas. Pra vcs terem noção eu nao consegui nem achar a posição de vcs na avaliação do mec. Mas não tem problema nao vale a pena discutir vcs veram isso na pele no mercado de trabalho...quando vcs perderem todas as entrevistas de emprego para bachareis.
-
Everton William Fujimoto • 28/07/2010 - 14:42
Cyro, curso de tecnologia em 2 anos só em faculdades particulares... Meu curso na Fatec foi período integral por 3 anos, e mesmo sendo "só" 3 anos, deixo muito engenheiro da USP com anos a mais de experiência que eu no chinelo. E se vc acha que sua faculdade é melhor porque o curso é de 5 anos, nenhuma empresa privada valoriza mais sua faculdade do que um profissional formado na Fatec, com 1 ano de experiência prática depois de formado (nesse caso, totalizando 4 anos após o início do curso).
-
Leonardo Rodrigues • 28/07/2010 - 08:15
No fundo, aqui no Brasil toda faculdade é "enchimento de linguiça", inclusive as públicas que você acabou de louvar. Conheço faculdades públicas de nome forte, inclusive as citadas, que realmente só tem o nome. Qualidade de ensino no Brasil é uma porcaria, estudo em pública (Fatec), tenho amigos na USP, UFRJ, UFMG e sei do que estou falando. Pode até ser melhor que particular, mas continua sendo uma m3rda. Tempo de curso não quer dizer absolutamente nada, apesar de ainda existir o preconceito secular e pré-histórico de certos dinossauros brasileiros.
-
Cyro Pamplona Corte Real Neto • 28/07/2010 - 02:53
"Certificações é o canal, e é preciso ter consciência que são 4 ou 5 anos "enchendo linguiça" com cadeiras na faculdade que não fedem e nem cheiram, tipo Administração... Piscologia das Organizações... Entre outras..." Rapaz, vc está mal informado "Overbits Technology" ou no mínimo nunk entrou em uma universidade publica. C vc ver as cadeiras da uenf da puc ou da UFRJ que são as 3 melhores do RJ e estao entre as 12 primeiras no brasil verás que o negocio é mais embaixo beeem mais embaixo.
-
Cyro Pamplona Corte Real Neto • 28/07/2010 - 02:48
Acho louvável isso más nao queiram que empresas como a petrobrás e tantas outras considerem técnologo em seus concursos e que vcs sejam contratados a frente dos bacharéis como eu. Que estou fazendo uma faculdade de 5 anos na UENF. Com o seu técnologo terminado em 2 anos! Não é preconceito é a realidade.
-
Leonardo Rodrigues • 27/07/2010 - 08:20
Ronaldo, não entendi direito a sua frase "Cursos de tecnologia são exclusivos da area de informatica". Caso esteja se referindo aos cursos tecnólogos, saiba que está errado. Existem cursos tecnólogos de todas as áreas, como gestão ambiental, recursos humanos, segurança do trabalho, e por aí vai. Caso esteja usando a palavra "tecnologia" para se referir apenas a computação, sistemas e informática, também está errado. Tecnologia é uma palavra bem mais abrangente que isso e muito mal utilizada hoje em dia.
-
Moacir Garcia • 26/07/2010 - 20:11
A possibilidade legal de se fazer pós-graduação - tanto lato sensu quanto stricto sensu - e ainda concorrer a concursos públicos não é novidade para o tecnólogo. Inúmeros pareceres e resoluções do MEC - Parecer CNE/CEB 17/1997, Parecer CNE/CES 436/2001, Parecer CNE/CES 29/2002, Resolução CNE/CP 03/2002, Nota Técnica MEC/DPAI 001/2007, Nota Técnica MEC/DRSEPT/SETEC 109/2009 - corroboram essas prerrogativas. O desconhecimento sobre a profissão, tanto por empresários quanto pelos próprios tecnólogos – que muitas vezes se menosprezam – faz com que haja preconceito, pois tais profissionais são comumente confundidos com técnicos ou no máximo intitulados de “técnicos” de nível superior, termo pejorativo para profissionais qualificados e especializados em suas áreas de formação, como qualquer outro profissional que passou mais tempo nos bancos da faculdade. Se buscássemos nos informar mais não haveria necessidade do MEC estar repetindo antigas prerrogativas do tecnólogo. Isso vale para todos, seja estudantes, empresários, organizadores de concursos públicos, etc. Moacir Garcia Tecnólogo em Gestão de RH
-
Moacir Garcia • 26/07/2010 - 20:11
A possibilidade legal de se fazer pós-graduação - tanto lato sensu quanto stricto sensu - e ainda concorrer a concursos públicos não é novidade para o tecnólogo. Inúmeros pareceres e resoluções do MEC - Parecer CNE/CEB 17/1997, Parecer CNE/CES 436/2001, Parecer CNE/CES 29/2002, Resolução CNE/CP 03/2002, Nota Técnica MEC/DPAI 001/2007, Nota Técnica MEC/DRSEPT/SETEC 109/2009 - corroboram essas prerrogativas. O desconhecimento sobre a profissão, tanto por empresários quanto pelos próprios tecnólogos – que muitas vezes se menosprezam – faz com que haja preconceito, pois tais profissionais são comumente confundidos com técnicos ou no máximo intitulados de “técnicos” de nível superior, termo pejorativo para profissionais qualificados e especializados em suas áreas de formação, como qualquer outro profissional que passou mais tempo nos bancos da faculdade. Se buscássemos nos informar mais não haveria necessidade do MEC estar repetindo antigas prerrogativas do tecnólogo. Isso vale para todos, seja estudantes, empresários, organizadores de concursos públicos, etc. Moacir Garcia Tecnólogo em Gestão de RH
-
Everton William Fujimoto • 26/07/2010 - 18:14
@Ronaldo Santana Ramires: Pelo que eu vi, para fazer mestrado ou pós os cursos de tecnologia são reconhecidos por todas as instituições, e para aqueles que não se graduaram na USP, a faculdade mais aceita é a Fatec. Mesmo contra os cursos de bacharel e licenciatura de uniesquinas ou mesmo federais. @Overbits Technology: independente de ter bacharel ou tecnologia, para TI o salário de PJ é sempre maior que de CLT. Apesar de eu gostar mais de trabalhar como CLT.
-
Ronaldo Santana Ramires • 26/07/2010 - 17:01
Cursos de tecnologia são exclusivos da area de informatica. Eu sou formado em Tecnologia de Processos de Produção pela Fatec-SP. Nunca sofri nenhum tipo de discriminação, principalmente por que, aqui em SP a Fatec como instituição tem um peso muito grande no curriculo, e embora não fosse reconhecido por algumas outras instituições de ensino (para fazer pós ou mestrado), o mercado de um modo geral acolhe muito bem, paga muito bem, e no fundo é isso que importa. Não troco meu curso por nenhum outro mesmo. O mais curioso é que ja fui chefe de engenheiros....
-
Overbits Technology • 26/07/2010 - 14:42
Eu sou Tecnólogo... Fiz 6 semestres de 9, em Ciência da Computação, mas mudei de cidade e só depois de um tempo consegui me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas... Durante esse tempo, resolvi sobreviver com pequenos contratos em serviços prestados, e até hoje mesmo depois de formado, compensa mais trabalhar por conta própria, não é assim uma Brastemp (até agora, a não ser se for concursado, empresa nenhuma valoriza como deve um tecedor de idéias), desenvolvo pequenos sistemas juntamente com o suporte técnico, não tenho décimo terceiro, nem férias, mas também não tenho horários, nem chefes... Realmente a Petrobras não aceita tecnólogo, só bacharelado... Mas quando surgem umas bronquinhas de criptografia apelam é para o tecnólogo aqui... kkk Brincadeira, foi só uma vez... Mas na real tem muito engenheiro de software por aí fuleiro... Certificações é o canal, e é preciso ter consciência que são 4 ou 5 anos "enchendo linguiça" com cadeiras na faculdade que não fedem e nem cheiram, tipo Administração... Piscologia das Organizações... Entre outras... Claro, são matérias importantes, mas achei o curso de Tecnólogo mais específico, vai direto ao ponto.. Ideal pra quem já tem uma certa vocação.
-
Everton William Fujimoto • 26/07/2010 - 14:29
Cursei tecnologia de processamento de dados na Fatec, e nunca tive preconceito nenhum para conseguir emprego, ou mesmo para salários. Na empresa em que trabalho mesmo, por exemplo, tem diversos bacharéis (no caso engenheiros e matemáticos) formados na USP, e em momento algum eles são considerados melhores ou piores que eu. E digo mais, pelo simples fato de ter estudado em faculdade pública, eles valorizam muito mais que qualquer curso de bacharel de uniesquinas que existem por aí. Tanto Sistemas de Informação quanto Ciências da computação. Sobre comentários que fizeram sobre concursos da petrobrás, não cheguei a ler o edital, mas todos os concursos que chego a ler editais de áreas afins a minha (processamento de dados), pedem profissionais formados em "Processamento de dados, Ciências da Computação ou áreas correlatas". Sempre bem especificado. O que normalmente limitam, são cursos com menos de 2000 horas de aula... Pelo menos eu e meus colegas de faculdades, nunca sentimos esse preconceito. (atualmente tenho 23 anos e sou analista de sistemas senior da Bayes Forecast)
-
Tarcisio Cavalcante • 26/07/2010 - 14:04
O fato de ter a duração mais curta não é um atrativo apenas para os estudantes que querem entrar no mercado de trabalho mais rápido, mas também para profissionais que precisam complementar os estudos e não têm tempo para um bacharelado de 4 anos.
-
Carlos Rubens Careneiro de Castro • 26/07/2010 - 13:55
Um dos melhores profissionais da área de TI que eu conheço, não tem nenhuma formação acadêmica. É um profissional disputado a tapa no mercado. Acho que não importa onde formou ou com quanto tempo. O diploma tem o valor que cada um dá a ele.
-
Leonardo Rodrigues • 26/07/2010 - 13:42
Realmente, existem muitas confusões quanto ao curso tecnólogo, inclusive em alguns comentários daqui. Primeiro: curso tecnólogo É ensino SUPERIOR. Segundo: tecnólogo não se refere apenas a cursos de "tecnologia" (informática, sistemas, redes e etc.). Existem cursos tecnólogos de todas as áreas, inclusive humanas. Como os colegas Lucas e Henrique, estou fazendo tecnólogo de 3 anos, economizando um ano e sendo possível fazer pós-graduação em menos tempo.
-
Henrique Anderson de Oliveira • 26/07/2010 - 12:57
Acho interessante essa divulgação, pois ainda existe muita confusão sobre esse assunto. A algum tempo atrás mesmo, um amigo me questionou: o curso que você fez (graduação de tecnólogo em Gestão de TI) é ensino superior? Não é técnico? Infelizmente esse tipo de pergunta ainda é normal. Atualmente faço pós-graduação, conforme a reportagem informa que é possível, e realmente é! Porém, ainda acho que existem visões diferentes (não acho que chegue a ser preconceito) sobre a qualidade desses cursos, comparando-se com bacharelado e licenciatura. Sobre os concursos, realmente a Petrobrás não aceita esse tipo de graduação (pelo menos foi o que eu interpretei nos editais que eu lí) e, pela qualidade e grandeza dessa empresa, acharia muito oportuno se eles revisassem essa questão. Como brasileiro, gostaria muito de participar de concursos dessa empresa, assim como participo de outros. Se serve como conselho, acho interessante ao estudante que escolhe essa opção de graduação realizar um curso técnico após a conclusão desse, pois agrega muito valor ao currículo (pensando que, em 04 anos, você pode se formar na faculdade e concluir um curso técnico). Isso foi o que eu fiz!
-
Lucas Fernando Cabral Rodrigues • 26/07/2010 - 12:36
Bom faço Tec. Em Análise e desenvolvimento de Sistemas na rede Federal, a duração é de 3 anos, sei do preconceito, mas a diferença (no meu caso) é de 1 ano (ou 2 semestres)e depois é só fazer uma pós graduação! Com isso economizei 1 ano da minha vida! Depois de pos graduado o preconceito contra tecnólogo muda, ao menos por aki onde moro! Oq me incomoda é o fato de ''confundirem'' o curso Superior em Tecnologia com o curso Técnico em pleno Século XXI :|
-
Guilherme da Silva Marinho • 26/07/2010 - 12:07
Pois é, Daniel Cevidanes, o governo autoriza o curso, depois diz que é válido pra concurso, mas ele próprio não aceita. Quem deveria combater o "preconceito" é justamente o criador do mesmo. E agora diz que não existe isso ... rsrsrsrs
-
Daniel Cevidanes • 26/07/2010 - 11:54
Guilherme da Silva Marinho, isto que vc disse é uma baita realidade, infelizmente, aparentemente o governo não "reconhece" o tecnólogo como tendo capacidade igual a um bacharel. Pra mim, o ensino tecnóloco é mais focado, assim como é defendido na materia, por isto, vc aprende mais naquela determinada area. Concursos Públicos são 8/80, vc tem que ter o ensino superior, tecnólogo ou certificado não é nada pra eles! Max Ronald, discordo parcialmente de vc. É evidente que o ensino superior, vc abrange mais, vc estuda mais vertentes daquilo que é proposto, mas isto é relativo, como eu disse no comentário anterior: Conheço pessoas que têm somente o ensino médio, trabalhando na IBM como programadores. O título é o parâmetro de conhecimento que as empresas têm para nivelar e saber o que vc é capaz de fazer... Agora o conhecimento, é vc quem corre atrás! Abraços!
-
Daniel Cevidanes • 26/07/2010 - 11:45
Richard Augusto Santos Sousa, vc está completamente certo no seu comentário, mas vale ressalvar que, um curso técnico, (estes feitos na Etecs em São Paulo mesmo, por exemplo), dão uma boa bagagem para quem quer insirido no mercado de trabalho, ao exemplo, se vc fizer entrevista, e disser que sabe mexer com DHCP, (lembrando é um exemplo), (o conteúdo programático nas Etecs na área de TI é bem rasoavel) eles te contratam... É claro que, titulo não põe nada a mesa, conheço pessoas somente com ensino médio que trabalham como programadores na IBM, vc tem que se esforçar e correr atrás. Conhecimento não enche espaço e se vc tiver a oportunidade de completar o ensino médio, fazer um curso como tecnólogo, e ainda, fazer um curso certificado... Vai pro mercado, só pro abraço!
-
Richard Augusto Santos Sousa • 26/07/2010 - 11:29
Sou especialista em Redes e tenho diploma de Tecnólogo. Na verdade, hoje em dia, não basta você ser tecnólogo ou bacharel, as empresas valorizam um profissional certificado. É um diferencial. Diploma é pré-requisito. Quanto a concursos, saberiam me dizer se isso vale pra Petrobras? Porque ela deixa bem explícito nos seus editais que não aceitam tecnólogos, um puta preconceito.
-
Guilherme da Silva Marinho • 26/07/2010 - 11:28
Na teoria isso é lindo. Só que em alguns concursos públicos, é especificado no edital que não é aceito técnólogo. Um exemplo disso é a Petrobrás. Até as terceirizadas são obrigadas a encarar o tecnólogo como técnico.
-
Max Ronald • 26/07/2010 - 11:26
Com todo respeito aos Tecnólogos, num mercado tão competitivo, um engenheiro de sistemas, em conhecimento, ainda estará à frente de um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento. Acho bacana o MEC valorizar, pelo menos resolve o problema de milhares que optaram pelo caminho "mais curto". Mas ainda acho que o mercado tem muito preconceito, dúvido que pagariam o mesmo que alguem com um curso dito normal...
-
ANDERSON WERNEK • 26/07/2010 - 10:53
Muito bacana essa matéria. Coloca em cheque-mate de uma vez por todas as descriminação do profissional formada nessa área. E valoriza ainda mais o mercado profissional - que é muito fraco. Sempre respeitei a pessoa que decidiu escolher um curso bacharel. Talvez ele não saiba ainda qual segmento da sua area a escolher. Já eu (e outros 480 mil) escolhi um dos segmentos, resolvi escolher o tecnólogo. E que sei, que farei o meu melhor. Esperamos agora que empresas se modernizem. Empresas estatais e privadas. O Brasil precisa crescer, e na educação, acredito que seja o melhor caminho. "Semeando educação colhemos vitórias"





12
