Cursos de engenharia mudarão de nome

Por Mariana Amaro, de INFO Online
• segunda, 29 de junho de 2009

SÃO PAULO – O Ministério da Educação anunciou hoje (29/06) que mudará o nome de diversos cursos, entre eles, vários relacionados a tecnologia.

Existem no Brasil 26 mil cursos de graduação. Desses, pelo menos 7 mil têm nomes diferentes para o mesmo projeto pedagógico. Os primeiros a mudar de nome são os cursos de engenharia, com 258 nomenclaturas diferentes que deverão ser agrupadas em 22.

Com nomes comuns, o MEC pretende facilitar a elaboração dos projetos pedagógicos de cada curso, ajudar estudantes nas escolhas profissionais e dar mais clareza às empresas e órgãos públicos nos processos de seleção de funcionários.

Depois da unificação, cursos de engenharia como Computação com ênfase em engenharia de software, Software e Tecnologia da Informação ou Computacional passarão a ser chamados de Engenharia de Computação. Também mudarão de nome as engenharia de Automação e Sistemas, de Automação Empresarial, de Controle e Automação Industrial e de Instrumentação, Automação e Robótica. Todos eles serão chamados de Engenharia de Controle e Automação. Redes de comunicações serão de Engenharia de Telecomunicações e as graduações de Engenharia Mecatrônica deverão ser reenquadradas em Engenharia Mecânica ou de Controle e Automação.

A lista com os nomes atuais e a futura nomenclatura pode ser encontrada no site do MEC. A sociedade e o meio acadêmico poderão propor mudanças e inclusões até o dia 31 de julho, pela internet. Para participar é preciso enviar o formulário de avaliação para o email referenciais.sesu@mec.gov.br.

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas

Salários

///
Cargo 0-2 anos
Diretor de TI 16.000 - 20.000
Gerente de TI 11.000 - 16.000
Gerente de Projeto 6.000 - 8.500

Whitepapers

///