Brasil é mercado promissor para startups

Por Paula Rothman, da INFO
• quinta, 23 de agosto de 2012
Divulgação/juliadeboer

São Paulo - Todos estão prestando atenção no Brasil agora. Essa é a mensagem que fica para os empreendedores nacionais com a chegada de um dos maiores eventos mundiais de startups ao Brasil.

Em sua primeira edição fora de Europa, o The Next Web acontece entre 22 e 23 de agosto. Em seu primeiro dia, foram mais de 600 pessoas de 20 países diferentes reunidas em um espaço de eventos na Vila Leopoldina, em São Paulo. Pelos corredores, inglês e espanhol eram as línguas mais ouvidas.

Ao fundo, música popular brasileira para descontrair o ambiente. “Quisemos manter o caráter internacional do evento”, disse à INFO Online Boris Van-Zaten, o holandês co-fundador do TNW. De fato, todas as palestras – até mesmo as feitas por brasileiros – foram realizadas em inglês.

Primeiro a se apresentar, o brasileiro Michell Zappa mostrou como resolver cinco grandes problemas de infraestrutura no país combinando inovação e produtos já existentes. Observador de tendências, ele presta uma espécie de consultoria a empresas apontando o que esperar do mercado em termos tecnológicos em médio prazo. “Tecnologia é tudo aquilo que criamos”, começou ele.

Trânsito, saúde, dinheiro, moradia e corrupção foram os temas de sua apresentação de meia hora. Para combater os engarrafamentos no país, por exemplo, ele cita a combinação de monitoramento de trânsito (que já acontece) a carros autônomos, como os desenvolvidos pelo Google. Já para a construção de casas populares mais baratas, ele mostrou vídeos de impressoras 3D que funcionam em grande escala. “Parece uma realidade distante, mas já está acontecendo”, disse Zappa.

O primeiro dia do TNW contou ainda com apresentações de Andreas Gal, Diretor de Pesquisas da Mozilla que falou sobre uma internet baseada em aparelhos mobile, e de membros das empresas Adyen, VivaReal e Baby.com.br debatendo o e-commerce na América Latina. Já Romero Rodrigues (CEO do Buscapé), Sergio Kulikovsky (Certisign) e Julio Vasconcellos (Peixe Urbano) ajudaram a traçar um panorama histórico das startups no país e a contextualizar o mercado para os estrangeiros.  Entre uma apresentação e outras, os organizadores do TNW mantinham o clima descontraído do evento – o que incluía a distribuição de garrafinhas de cerveja na plateia.

Comentários

///

Salários

///
Cargo 0-2 anos
Diretor de TI 16.000 - 20.000
Gerente de TI 11.000 - 16.000
Gerente de Projeto 6.000 - 8.500

Whitepapers

///