Aprenda a montar uma carta de apresentação

Por James Della Valle, de INFO Online
• sexta, 09 de outubro de 2009
Getty Images

SÃO PAULO – Camila Mariano, gerente de atendimento da Catho Online, preparou diversas dicas de como elaborar uma carta de apresentação coesa.

Camila elaborou um questionário que pode ajudar os candidatos a definir a necessidade da carta, bem como os elementos principais que fazem parte de sua composição, confira:

-Em quais ocasiões é recomendado fazer a carta de apresentação?

Geralmente, os profissionais enviam uma carta de apresentação em uma das três situações:

- abordar empresas que não possuem vagas em aberto
- responder anúncio de vagas
- para esconder algumas "falhas" em sua carreira profissional, destacando os pontos positivos

É interessante o currículo vir sempre precedido de uma Carta de Apresentação, pois a mesma será vista como um diferencial, já que a grande maioria dos profissionais não tem o costume de encaminhá-la.

A Carta pode ser enviada tanto para as vagas em aberto, como para empresas nas quais o profissional tenha interesse em trabalhar, independente de existir uma oportunidade em aberto ou não.

-Quais elementos devem ter na carta de apresentação?

Ao preparar uma carta de apresentação, deve-se pensar em uma comunicação simples entre quem busca uma oportunidade de emprego e quem procura um bom profissional.

Esta carta deve ser objetiva, contendo uma página no máximo, destacando os pontos fortes e omitindo os pontos fracos do perfil do profissional.

A carta deve conter sempre o nome do destinatário. No entanto, no caso de o candidato não saber quem vai ler a carta, o problema pode ser resolvido com um "prezado (a) senhor (a)".

O primeiro parágrafo deve conter o objetivo do profissional e os principais conhecimentos na área. No parágrafo seguinte, é importante que o profissional ressalte sua formação acadêmica e principais qualificações, como idiomas e vivência internacional, além da disponibilidade para viagens e mudança de cidade.

O documento deve continuar com evidências substanciais, por meio das quais o leitor deva considerar o candidato para o cargo. É necessário que sejam citadas as experiências profissionais e os cargos ocupados, destacando as principais realizações em cada empresa onde atuou de forma sucinta e atrativa.

Ao final, o candidato se coloca à disposição para uma possível entrevista e informações adicionais sobre sua carreira.

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas

Salários

///
Cargo 0-2 anos
Diretor de TI 16.000 - 20.000
Gerente de TI 11.000 - 16.000
Gerente de Projeto 6.000 - 8.500

Whitepapers

///