sexta-feira, 25 de setembro de 2009 - 19:54

Picasa ainda morre de medo do Flickr

picasa-tem-medo-do-flickr

Entra versão, sai versão, mas o Picasa continua igual em uma coisa: o programa do Google continua morrendo de medo do Flickr.

A compatibilidade e a transferência facilitada dos dados são preocupações do Google com seus aplicativos online. No Gmail, é possível redirecionar as mensagens para um serviço concorrente, por exemplo. Há ferramentas que permitem importar as fotos dos Picasa Web Albuns, exportar posts do Blogger ou até mesmo salvar todos os seus contatos do orkut. Tudo bem simples. Mas o software Picasa, que acaba de chegar à versão 3.5, é deliberadamente limitado nas opções de exportação.

Não há como fazer upload para o Flickr, o mais popular serviço do gênero. Isso mostra que o Google prefere dificultar a vida de milhões de usuários – tudo para garantir a audiência do Picasa Web Albuns e seu ridículo espaço máximo de 1 GB de armazenamento. Dizem que a Microsoft é malvada, mas até mesmo a Galeria de Fotos do Windows Live oferece essa opção. É óbvio.

A sorte é que um usuário deu um jeito na situação e criou o Picasa2Flickr, um pequeno botão que pode ser acrescentado ao programa do Google. Ele funciona em conjunto com o Flickr Uploadr, mas enfrentou uma briga absurda durante mais de um ano. A cada nova versão do Picasa, o pequeno complemento deixava de funcionar. Depois de um tempo, o Google desistiu. Poderia muito bem ter incorporado a funcionalidade de uma vez.

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///