terça-feira, 25 de maio de 2010 - 19:36
Mauricio Moraes

Google Analytics não serve mais pra nada

Foi bom enquanto durou. Após uma decisão polêmica, o gratuito Google Analytics está a um passo de não produzir mais estatísticas confiáveis sobre visitas de sites.

Nesta terça-feira (25), o Google anunciou ter criado uma extensão para Internet Explorer, Firefox e Chrome que barra o envio de dados do computador quando uma pessoa entra em uma página que usa o Javascript do Google Analytics. O que isso significa? Que qualquer um pode navegar pelos sites monitorados pelo serviço como um fantasma: ninguém jamais saberá que a pessoa passou por ali, nem quanto tempo permaneceu ou quais páginas visitou.

É uma bomba nuclear na confiabilidade das estatísticas, das quais dependem possivelmente milhões de empresas e usuários. Não são poucos os sites que se baseiam nesses números para monitorar a audiência. Decisões são tomadas de acordo com os dados apresentados pela ferramenta. Agora, no entanto, ninguém poderá saber se a audiência caiu realmente ou se um monte de gente decidiu sumir, usando o plug-in do Google.

O pessoal de Mountain View justificou a decisão, dizendo que deseja respeitar a privacidade do usuário. Será? Desde quando é possível descobrir a identidade de um visitante pelo Analytics? Já era de se esperar que a medida causasse revolta. Usuários deixaram comentários raivosos nos posts do Google nos blogs do Analytics e do Google Public Policy.

Um deles chegou a mencionar um possível motivo para a mudança: “Seria uma maneira de melhorar as vendas do Urchin?” Para quem não sabe, Urchin é a ferramenta não-gratuita de monitoramento de sites que o Google comprou, tempos atrás, e deu origem ao Analytics. Uma licença custa cerca de US$ 3 000. É caro, mas ainda sai mais barato do que adotar soluções como o Omniture. Vejam que curioso. O Urchin não precisa de código Javascript para monitorar páginas – justamente o que a extensão vai bloquear. Curioso, não?

Ainda que não se sabe se os internautas se preocupam com isso e se o complemento será instalado em milhares de máquinas. Mesmo que ninguém faça isso, sempre haverá uma dúvida. E ela só poderá resolvida com o uso de outro serviço, que não falseie as estatísticas sobre os visitantes de um site.

Categorias

Tags

Comentários

///
  • Caro Maurício Moraes, é uma pena saber que li o nome deste post em um resultado de pesquisa no Google ao utilizar a palavra analytics.

    A primeira vista, cheguei a pensar que era verdade, devido a fonte deste artigo ser a Info Abril. Dediquei alguns minutos lendo os comentários até que criei coragem de deixar também registrado a minha opinião sobre este post.

    Consegui entender a sua mensagem, porém não quer dizer que a ferramenta tornou-se inútil. Todos sabemos que a cada dia surge novos internautas, estes sem conhecimento algum sobre o que é a internet ou o que há nos bastidores de um website. Sendo assim com ou sem plugin os visitantes estarão lá. Com dados capturados pelo Analytics ou não.

    Quantas empresas usam o Analytics? Até mesmo vocês usam, então o resumo final deste post poderia ser a afirmação de que ” O POST DE MAURÍCIO MORAES SOBRE O ANALYTICS NÃO SERVIU PARA NADA”. Mas, não é assim que pretendo encerrar meu comentário. Prefiro dizer que o seu post está de parabéns, seja sensacionalista ou não. Se o seu post não tivesse este título não chamaria a minha atenção e se não a atenção de outras pessoas, sejam especialistas, técnicos e etc…

    Intensionalmente ou não, houve comentários pró e contra a sua opinião (opinião do autor), como meu recente comentário. A opinião de quem tem pouca bagagem nesta área, mais que deseja manter-se atualizado.

    Aos demais colegas, também dou meus parabéns, cada um falou o que pensou. Se cada um de vocês fizessem comentários talvez nem eu deixaria o meu.

    Resumindo usa quem quer, e quem puder usa ferramenta paga, seja Google ou não.

    Abraços a todos.

    Luciano Henriques da Costa • 3/11/2010 - 22:29
  • Pessoal, opiniões divergentes a do Maurício Moraes são super bem-vindas, afinal de contas esse espaço é para discussão. Entretanto, ofensas pessoais já foram e serão excluídas, ok? Conto com a compreensão de vocês! Abraços,

    Virgilio Sousa • 25/8/2010 - 17:58
  • Mauricio, por ser um blog que reflete a opinião de um autor que está ligado a uma fonte de informação que é considerada referência por muitas pessoas, este blog deve refletir sempre os assuntos com maior transparência e profundidade.

    Este comentario da Natalia foi o pior, mostra total falta de interesse da informação correta e do conhecimento das pessoas que realmente se importam com tal situação.
    Informações técnicas sem profundidade podem comprometer empregos e empresas.

    Hering Rogerio de Souza • 13/8/2010 - 10:51
  • Maurício, foi ótimo teu post, parabéns.
    Fiquei impressionada com a dificuldade das pessoas entenderem que a questão não é a existência ou não existência de plug-ins que bloqueiem o envio de dados para o Analytics, mas a questão do PRÓPRIO Google criar um.

    Próxima vez, para que você continue pertecente à categoria de jornalista diante dessa aba de comentários, sugiro que faça desenhinhos no texto. Ilustrações didáticas.
    Acho que funcionam melhor.

    Natalia Frizzo • 2/6/2010 - 15:13
  • Pra quem ficou confuso sobre as intenções do Google ou impacto da ferramenta eu sugiro a leitura do FAQ sobre o plugin de opt out.

    http://www.directperformance.com.br/faq-plugin-de-opt-out-para-google-analytics

    eduardo cereto • 1/6/2010 - 12:02
  • Maurício, sinceramente acho que vc cometeu um grande equivoco, sei q é um blog q reflete a opnião do autor, mas como jornalista, deveria ter ido coletar mais informações sobre o assunto com especialistas (q tem varios), assim evitaria um artigo com grandes problemas conceituais e que não se limitam ao título!
    O que vejo claramente é a falta do ebtendimento do panorâma geral partindo diretamente para explorar as partes (tem algum tema em jornalismo que descreve isso?). Pra ficar em apenas em poucos fatos q mostram claramente que faltava um, conhecimento melhor do que estava sendo falado, podemos observar q já existiam outros plugins que evitavam a monitoração dos Web Analytics, um deles, o InPravice já nátivo no IE e não requer nem instalação. E mesmo assim nunca afetou siginificamente os WAs no mercado incluindo o GA! Num extremo, onde 100% das pessoas adotam e não temos mais amostra (que seria uma hipótese quase impossível que deu base a outros equívocos! Nesse cenário pouco provável, onde a fonte de dado mais confiável seria pegar os dados diretamente do log do sevidor, mais teríamos diversos problemas sendo o principal deles causados pelo erro de Cache. Pra terminar nada mais cômico do q a teoria da conspiração do Google querendo vender Urchin, e q não passa nem do primeira aula de estratégia de uma faculdae.

    Resumindo, Amigo Mauricio, da próxima vez va mais a fundo no entendimento do contexto q vai analisar. Como jornalista contar com profissionais da área para melhor estrturar a maneira de expor um asunto pode ajudar na sua principal missão Info que a de prover informassão integra, consistente e interessante ao seu leitor. Fico a disposição para discutir os pontos críticos desse artigo e de outro que venha a escrever, principalmente nas áreas de medição e performante, para sites, mídias digitais incluindo LP e mídias digitais!

    Espero ter colaborado! Abraço!

    Tiago Turini • 30/5/2010 - 5:24
  • Maurício, sinceramente acho que vc cometeu um grande equivoco, sei q é um blog q reflete a opnião do autor, mas como jornalista, deveria ter ido coletar mais informações sobre o assunto com especialistas (q tem varios), assim evitaria um artigo com grandes problemas conceituais e que não se limitam ao título!
    O que vejo claramente é a falta do ebtendimento do panorâma geral partindo diretamente para explorar as partes (tem algum tema em jornalismo que descreve isso?). Pra ficar em apenas em poucos fatos q mostram claramente que faltava um, conhecimento melhor do que estava sendo falado, podemos observar q já existiam outros plugins que evitavam a monitoração dos Web Analytics, um deles, o InPravice já nátivo no IE e não requer nem instalação. E mesmo assim nunca afetou siginificamente os WAs no mercado incluindo o GA! Num extremo, onde 100% das pessoas adotam e não temos mais amostra (que seria uma hipótese quase impossível que deu base a outros equívocos! Nesse cenário pouco provável, onde a fonte de dado mais confiável seria pegar os dados diretamente do log do sevidor, mais teríamos diversos problemas sendo o principal deles causados pelo erro de Cache. Pra terminar nada mais cômico do q a teoria da conspiração do Google querendo vender Urchin, e q não passa nem do primeira aula de estratégia de uma faculdae.

    Resumindo, Amigo Mauricio, da próxima vez va mais a fundo no entendimento do contexto q vai analisar. Como jornalista contar com profissionais da área para melhor estrturar a maneira de expor um asunto pode ajudar na sua principal missão na Info que a de prover informassão integra, consistente e interessante ao seu leitor. Fico a disposição para discutir os pontos críticos desse artigo e de outro que venha a escrever, principalmente nas áreas de medição e performante, para sites, mídias digitais incluindo LP e mídias digitais!

    Espero ter colaborado! Abraço!

    Tiago Turini • 30/5/2010 - 5:23
  • Que escolha de título infeliz, Maurício. Total irresponsabilidade. Tem muita gente que lê isso e realmente acredita. Se puder, seja menos dramático da próxima vez, ok? O mercado agradece.

    Facebook User • 28/5/2010 - 17:10
  • O jeito é coletar estatísticas direto no servidor web. Não vai ser completo como o Analytics, mas é mais confiável.

    Se o servidor entrega o site pro user, ele tem mais do que o direito de saber para onde está enviando.

    Só vai complicar as medidas de quanto tempo o user permaneceu na página…

    Marcos Elias Picão • 28/5/2010 - 0:15
  • Sinceramente, decepcionante ver a Info colocar um profissional que se expõe de forma tão desqualificada pra falar um assunto desse. Só reflete total desconhecimento da área, falta um mínimo. Propaganda sensacionalista.

    Parece pretexto para venda de outros sistemas de estatísticas, ainda mais quando o autor comenta que usa mesmo um outro sistema além do Analytics.

    Por essas e outras que já deixei de comprar a Info impressa há quase um ano.

    Facebook User • 27/5/2010 - 22:17
  • Não serve mais pra nada? Mas continuam usando, né?
    var pageTracker = _gat._getTracker(“UA-5652544-1″);

    Otávio Müller • 27/5/2010 - 13:58
  • Rapaz, esses empregados da info, insistem em achar que os leitores são idiotas, que coisa mais antiga, porque a galera da info não tenta se atualizar e postar noticias fresquinhas? é só copy e past de outros sites mais renomados? affemaria, quanta displicência. só cheguei até aqui pois vi o link pelo twitter e infelizmente veio encurtado, se eu tivesse visto a origem do link, jamais abriria, a tempos não venho aqui na info justamente pelo amadorismo de quem trabalha nessa pseudo redação. Sem mais.

    vanilton coelho • 27/5/2010 - 12:42
  • Bem tolinho você, Maurício…

    Sugiro um curso de estatística básico no futuro para não passar vergonha (não tem ena faculdade de jornalismo, né?) Ou mesmo um pulinho na Wikipédia, o novo pai dos burros! Afinal, a estatística é a ciência de, a partir de observações de uma *amostra* de dados de um universo, inferir decisões e níveis de confiança para este universo. Se você precisa de todas as informações sobre visitantes, é melhor utilizar os logs de seu site (e que mesmo assim serão incompletos).

    Minha sugestão de próxima matéria: “IBGE não serve mais para nada pois usa apenas amostras da população!” Ou por acaso eles batem em TODAS as portas do Brasil para seus questionários?

    Carlos Marvel • 27/5/2010 - 8:44
  • Ai, meu Deus do céu. Que que eu escrevo aqui, Maurício?

    Chefe de Cozinha Geek • 27/5/2010 - 1:10
  • Pessoal: Vou repetir mais uma vez. Isso aqui é um blog e, por isso, reflete a opinião do autor. Vocês podem discordar dela, mas saibam que, ao entrar nesta página, vão ler textos e títulos que refletem isso. Não há matérias ou reportagens aqui: são posts. Quanto ao uso do Analytics pelo site da INFO, só tenho a dizer que não é a única ferramenta de medição adotada por nós. Também preciso fazer uma observação em relação aos métodos alternativos de burlar o serviço do Google, mencionados aqui nos comentários: os usuários leigos (que são maioria no mundo e na web) estão longe de usá-los. Será muito fácil para eles, no entanto, instalar uma extensão oficial “para preservar a sua privacidade”.

    Mauricio Moraes • 26/5/2010 - 23:52
  • Mauricio, em primeiro lugar a noticia sobre o desenvolvimento deste plugin já ocorreu nos grupos de webanalytics há pelo menos dois meses. Notícia velha para quem é da área.

    Embora a matéria esteja correta, seu título está errado, mas isso deve ser vício de repórter de política: sensacionalismo. É muito diferente escrever “O artigo do Maurício não serve para nada” de “O Maurício escreveu um título incorreto”.

    Mas como o colega do Grupo Webanalytics Brasil Paulo Uda deixou claro lá em cima, caso a sua análise fosse considerada pelos seus colegas o script do Google Analytics da Info já estaria desativado. Baita credibilidade.

    Facebook User • 26/5/2010 - 21:06
  • Pessoal nao causem alarde por favor.

    Nao existe nenhuma novidade nisso tudo e o autor do artigo foi muito infeliz na escolha do titulo, por favor. Existem milhares de maneiras do google analytics nao contabilizar (AdBlock, Desbailitar JavaScript, Desabilitar Cookies, Plugin do Firefox que nao executa Tags).
    Ou seja, o google analytics sempre trouxe e sempre vai trazer um numero aproximado, que chega bem proximo sim a realidade afinal a quantidade de usuarios que aderem a este tipo de alternativa de bloqueio é pequena.
    Agora como Eduardo disse ai em cima, existem ferramentas especificas para medir audiência com intuito publicitario o IVC por exemplo faz uma auditoria da farramenta de analytics e do log de web server para certificar os numeros de acesso dos sites que comercializam publicidade e diferentemente do Ibope/Nielsen e ComScore ele nao faz pesquisa ele trabalha com dados, pesquisas também por suas vez são relativas, sites regionais e pequenos nunca vão aparecer com a sua real significancia. Resumindo se você quer vender anúncios no seu site é melhor ter seu numero auditado e certificado pelo Instituto Verificador de Circulação que está no Brasil pra isso.

    Carlos Augusto • 26/5/2010 - 20:56
  • Ridículo.
    Passa do pessimamente mal informado e chega ao maldoso e ofensivo a inteligência dos leitores.
    Ainda mais com uma teoria de ‘conspiração’ mal informada que indica que o Google quer alavancar um de seus produtos de nicho que está longe de seu portfolio principal e nem tem estratégia de desenvolvimento.
    Desculpe, mas acho que esse tal de Maurício Moraes devia escrever para o canal de culinária.

    Marcos Antunes Cabral • 26/5/2010 - 20:44
  • Prezado Maurício,

    Como especialista em internet e editor da Info, vc poderia recomendar que as tags de monitoramento do Google Analytics que estão instaladas nas páginas da Abril(inclusive nesta página) fossem retiradas. Já que o Google Analytics não serve mais pra nada, concorda?

    Paulinho Uda

    Facebook User • 26/5/2010 - 18:45
  • Ops… Desculpem-me pela ignorância, mas essas estatísticas já não estão furadas desde que lançaram os bloqueadores de cookies, a navegação em InPrivate do IE8, etc?

    Flavio Ferraz • 26/5/2010 - 16:10
  • Nossa, achei o texto uma tempestade em copo d´agua…. na real, muita gente navega anônimo na internet e nem por isso atrapalha a analise estatística…

    Quer uma ferramenta decente de web-analitics? pague por ela… isso que o google fez só prova, mais uma vez, que ferramentas gratuitas não são confiáveis quando se trata de informaçõe…s importantes…

    Facebook User • 26/5/2010 - 15:17
  • Nossa, achei o texto uma tempestade em copo d´agua…. na real, muita gente navega anônimo na internet e nem por isso atrapalha a analise estatística…

    Quer uma ferramenta decente de web-analitics? pague por ela… isso que o google fez só prova, mais uma vez, que ferramentas gratuitas não são confiáveis quando se trata de informações importantes…

    e na real? acho que esse plugin não vai mudar em nada….

    Facebook User • 26/5/2010 - 15:15
  • Google-boy: Hey! Nós criamos um plugin que bloqueia a contabilização do Google Analytics para preservar a privacidade do internauta.
    Internet-boy: good…
    Google-boy: Mas esse plugin não bloqueia o Urchin, nossa alternativa comercial.
    Internet-boy: ¬¬

    Fabiano Fernandes Oliveira • 26/5/2010 - 14:26
  • Olá sou certificado Google Analytics e trabalho com isso a algum tempo. Percebi que temos algumas opiniões erradas e conflitantes aqui e queria tentar esclarecer um pouco as coisas.

    Não faz sentido afirmar que essa nova opção vai acabar com o Google Analytics. Na realidade nem faz sentido dizer que isso vai afetar de algum jeito as medições online. Vou explicar melhor.

    Os erros sempre estiveram e sempre estarão ai, é uma característica da internet e as ferramentas de Web Analytics foram construídas com essa premissa. Todas as análises em uma ferramenta de Web Analytics são feitas em cima de trends, ou seja comparando uma mesma métrica em dois diferentes períodos. Portanto não interessa se existe um erro ou pois este será homogêneo o que não vai alterar a comparação.

    As ferramentas de Web Analytics são excelentes para realizar análises para dizer se o seu site melhorou ou não e exatamente em qual aspecto, com que tipo de usuários, etc. Mas realmente não é uma ferramenta ideal para compara audiência com outros sites. Cada site pode usar uma metodologia de medição dierente que pode distorecer bastante os dados. Existem ferramentas especificas para medir audiência como a da Ibope/Nielsen e ComScore. Se você quer vender anúncios no seu site é melhor aparecer bem nessas ferramentas.

    Voltando as ferramentas de Web Analytics existem basicamente 2 tipos. As baseadas em tags e as baseadas em logs. O Google Analytics é baseada em tags e o Urchin pode ser tanto baseado em tags quanto em logs.

    A extensão que o Google lançou tenta dar uma escolha clara para o usuário se ele quer ou não ser incluído nas medições pelo Google Analytics. Mas o usuário sempre teve como impedir estas medições. Ele pode usar o adblock, pode desabilitar javascript, pode desabilitar cookies, etc. Além disso tem outros fatores que podem impedir as medições independentes do usuário como latência de rede, firewall corporativo. Isso gera um erro real nos dados das ferramentas de Web Analytics, porém esse erro numa base amostral grande é consideravelmente constante o que o torna previsível.

    As ferramentas de logs não são afetadas pela maioria dos problemas que causam erros nas ferramentas de tags. Porém outros fatores ainda mais impactantes afetam seu funcionamento sendo o mais importante “cache”.

    O próprio Google sugere que o Urchin seja configurado para usar tags ao invés de logs. Pois deste modo é possível capturar mais informações sobre a navegação e interações do usuário e com uma confiabilidade maior (mesmo com todos os fatores que impactam nas medições por tags).

    Quem ainda tiver dúvidas e interesse eu sugiro que procure uma opinião mais profissional de alguém do mercado de Web Analytics. Para começar sugiro o seguinte whitepaper sobre exatidão em ferramentas de Web Analytics.

    http://www.advanced-web-metrics.com/blog/2010/04/23/understanding-web-analytics-accuracy/

    Facebook User • 26/5/2010 - 13:41
  • Bom texto, mas o título é sensacionalista demais, não vejo motivos para um título desses. Como já citado no twitter agora pela manhã, a aderência disso será totalmente proporcional ao tipo de divulgação que o Google fará em cima disso. No começo essa opção de barrar o script será normal ao meu ver, como dito acima, o google está oferecendo a opção do “não querer”. Não acho que seja um ato Microsoft de ser, dominar e depois cobrar, mesmo sendo isso, não existe apenas o Google aí fora… Acho que esse clima apocalíptico é desnecessário.

    Facebook User • 26/5/2010 - 12:16
  • Maurício, desculpe a sinceridade. Você escreveu um artigo legal e útil. Mas…usou um título desses com que finalidade? Sensacionalismo? Anda aprendendo coisas com a imprensa esportiva ou com o pessoal que cobre a vida dos “famosos”?

    Cara…você está referenciando um dos produtos mais importanntes do Google… um produto que MUITAS GRANDES EMPRESAS possuem como principal ferramenta para tomada de decisões. Cuidado com suas palavras, cara…sério mesmo! Isso pode abalar muito o mercado brasileiro de Web Analytics. Muita gente que se esforçou tanto para provar que utilizar essa ferramenta pode acabar simplesmente na rua devido a uma má interpretação do seu texto.

    Um abraço!

    Facebook User • 26/5/2010 - 11:52
  • Realmente, não dá para entender. Se eles dizem que devem tirar o serviço, por violar a privacidade do usuário, isso cai bem como uma confissão, então, nesse caso será que podemos processá-los por terem nos monitorado? rsrs ;) . Eu utilizo esses relatórios, não só para elaborar estratégias de publicidade, mas, também como forma de vender anúncios. Concordo com o Fabio Luis Griebner, eles tão jogando o jogo da Microsoft. Tô preso à eles :( .

    Facebook User • 26/5/2010 - 11:25
  • Na verdade, nunca saberemos se um plugin do Google não fará o mesmo tipo de log. A muito tempo bloqueio em todas as redes que administro. Em casa ou no trabalho. Por firewall, independente de navegador. Não tenho nada contra uma determinada empresa querer saber onde seus usuários estão navegando, mas que instale sua própria solução, administrada pela mesma. Não faço isso só com o google, mas com todas as outras, como o famoso eXTReMe Tracker, citado anteriormente. Não sou só eu, mas muitos administradores fazem o mesmo, visando reduzir o máximo o consumo de banda inútil que este serviço gera. Mas eu faço isso em respeito aos meus usuários mesmo. Então, dizer que as estatísticas do Analitcs são corretas hoje em dia, é besteira.

    Daniel Bastos • 26/5/2010 - 11:18
  • Por ser uma ferramenta gratuita, não temos o direito de exijir nada.
    Concordo com Fernando Falci, a imagem da empresa não ficou muito boa depois de descobrir que os carros do Google Street View estavam armazenando os dados das redes sem fio (http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/05/19/italia-franca-e-alemanha-investigarao-google-street-view/)

    Marcos Yoshihiro Nakamine • 26/5/2010 - 8:54
  • Eles são inteligentes demais até!! Já falei outra vezes e volto a falar: o Google se tornará pior do que aquilo que é taxada a Microsoft hoje! Primeiro tudo gratuito, compram e quebram todos ao seu redor, depois com o monopólio na mão cobram quanto querem pelo que quiserem! Só muda a personagem, mas a novela é a mesma!

    Fabio Luis Griebner • 26/5/2010 - 8:09
  • Bom, cada um entende como invasão de privacidade um certo nível de intromissão. Uns acham que o que o Google Analytics faz é invasão, outros não. O método usado no Analytics é usado por dezenas de sites contadores de acesso em todo mundo e ninguém fala nada. Um antecessor dele foi o eXTReMe Tracker, bastante usado ainda hoje. Só enchem o saco do Google porque é o Google. Aliás, qualquer servidor web com log ativado já faz essa coleta de dados. Entrou, já tá passando informações, sem nenhum script na página. Depois é só analisar com um AWStats da vida. Aliás, o AWStats é facílimo adulterado, basta um bloco de notas, uma calculadora e um pouco de lógica.

    Rodrigo Melo • 26/5/2010 - 0:21
  • Dizer que os caras querem respeitar a privacidade dos usuários… tá de brincadeira… esses caras sabem de tudo que se faz na Rede.
    Ademais, o que o Analytcs recolher são dados tipo, data de acesso, se foi acesso direto ou linkado, navegador utilizado… nada que possa comprometer a privacidade do usuário…
    E deppois os mesmos caras mandam e-mail oferecendo créditos do Analytics para seu anúncio ficar melhor rankeado… que tosco.
    Achava que fossem mais inteligentes.

    Sergio P Villamarin • 25/5/2010 - 23:03
  • “dizendo que deseja respeitar a privacidade do usuário.” Gente, esses caras armazenam TUDO o que a gente faz da vida nos seus servidores. Quem disse que eles se preocupam com a privacidade de alguém?

    Manoel Salgueiro • 25/5/2010 - 22:45
  • Acho que isso também faz parte de uma tentiva de mudar a imagem do Google, visto que várias vezes eles são questionados por terem posse de muuuuitas informações do usuário.

    Fernando Falci • 25/5/2010 - 22:26
  • Faz muito tempo que utilizo o PIWIK no meu site pessoal: http://www.victorfontes.com sempre considerei mais preciso que o analytics justamente por causa da galera que usa o ad-block. O piwik é sensasional e é software livre, a desvantagem é que ele roda no seu servidor, mas não chega a consumir muitos recursos

    Victor Fontes Costa • 25/5/2010 - 21:17
  • muita choradeira por nada, visto que o plug-in NoScript para o Firefox já permitia barrar o script do Analytics do Google – e é um dos add-ons mais usados no Firefox. Isso é democracia, igual em países onde o voto não é obrigatório e vota quem quer, logo a maioria decide, assim como as estatisticas de seu site serão aquelas dos visitantes possíveis de serem identificados no momento. Na verdade essa coleta de dados nunca deveria ser feita sem o consetimento do usuário – isso deveria ser ilegal e passível de punição na justiça! Seria o mesmo que cada televisão ja viesse com o sistema do IBOPE embutido sem o consentimento do telespectador. Que bom que o plugin estará disponivel.

    Kristian Gomes • 25/5/2010 - 21:04
  • Eu já bloqueio o Google Analytics com o Ad Block Plus há muito tempo.

    Carlos Alberto • 25/5/2010 - 21:01
  • E aonde acho essa extensão???

    Facebook User • 25/5/2010 - 20:46

Comente

///
Nome: ( Sair )
Email:

Fãs

///

Notícias

///
INFO Online - Copyright © 2012, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.